shang-chi
Imagem: Shang-Chi/ Marvel Comics

Apesar de ser pouco conhecido pelo grande público, Shang-Chi: O Mestre do Kung-fu, já tem uma longa história nas páginas da Marvel Comics, e coleciona bons momentos durante sua jornada nas HQ’s.

O herói foi criado por Steve Englehart e Jim Starlin, e sua primeira aparição foi na revista “Special Marvel Edition #15″, em dezembro de 1973, ainda na “Era de Bronze” dos quadrinhos.

Nesta época, Bruce Lee estava despontando para se tornar um ícone da cultura pop e as produções eram muito influenciadas pelas artes marciais no geral, sendo que a aclamada série Kung Fu, estrelada por David Carradine, estava em seu auge.

Kung Fu - David Carradine
Imagem: David Carradine/ Kung Fu

Um ponto interessante, é que apesar de muitos fãs pensarem que o visual do herói foi inspirado em Bruce Lee, na verdade, inicialmente os criadores queriam que ele fosse mesmo parecido com o personagem de David Carradine na época.

Depois de testar o personagem na Special Marvel Edition, que na época era uma revista de reedições, a Marvel trocou o nome da revista para “The Hands of Shang-Chi: Master of Kung Fu”, a partir do número 17, em 1974.

Devido à onda de sucesso das artes marciais nos Estados Unidos na década de 1970, a revista tornou-se muito popular entre os leitores, sendo publicada até a edição 125, em Junho de 1983.

Nessa mesma fase, Shang-Chi também integrou o elenco de “Deadly Hands of Kung Fu”, que era dedicada especificamente aos lutadores de  artes marciais da editora, como Punho de Ferro, Filhos do Tigre, Colleen Wing e Misty Knight.

As HQ’s de Shang-Chi apresentam um universo místico gigantesco e repleto de novos conceitos, que com certeza serão muito explorados pelo Marvel Studios no futuro em suas produções cinematográficas.

O personagem faz parte de uma proposta do estúdio, em ser mais inclusivo com diferentes raças e etnias, sendo que Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é o primeiro longa do UCM a ser protagonizado por um ator de origem asiática.

Shang Chi
Imagem: Shang Chi/ Marvel Comics

O herói é considerado como um dos maiores artistas marciais nos quadrinhos da Marvel Comics. Mesmo não tendo poderes sobre-humanos, ele já provou que pode bater de frente com vários personagens poderosos, até mesmo contra alguns Deuses.

A história de Shang-Chi

Shang-Chi nasceu na província de Honã, na República Popular da China, sendo filho do lendário criminoso conhecido como Fu-Manchu.

Nos quadrinhos, o herói recebeu um intenso treinamento especial desde muito cedo em artes marciais, para se tornar uma máquina de combate a serviço do seu pai.

O garoto foi preparado desde criança para ser uma verdadeira arma viva, passando dias inteiros treinando arduamente, e até mesmo enquanto dormia, através de um dispositivo de realidade virtual.

Quando foi enviado em sua primeira missão que incluía assassinar o Dr. Petrie, ele conheceu um arqui-inimigo de seu pai, Sir. Denis Nayland Smith que expôs toda a verdade sobre quem era realmente Fu-Manchu.

Smith era o comissário de polícia da Grã-Bretanha na Birmânia e juntamente com seu amigo Petrie, frustrou muitos esquemas do vilão. Por esse motivo ele foi nomeado como cavaleiro pela Rainha.

Percebendo a real índole de seu pai, Shang-Chi decidiu não seguir suas ordens, mas renegar sua origem e lutar contra a organização criminosa de Fu-Manchu.

Smith e Shang-Chi conseguiram atrapalhar muitos esquemas do vilão, ganhando vários aliados e inimigos ao longo do caminho. A partir daí o herói ficaria conhecido como O Mestre do Kung-Fu.

Shang Chi
Imagem: Shang Chi/ Marvel Comics

Apesar de ser o principal antagonista das histórias do herói, Fu-Manchu não é um personagem nascido na Marvel Comics. A editora obteve os direitos do escritor inglês Sax Rohmer que o criou para uma série de revistas “pulp”.

O vilão é o arquétipo perfeito do “gênio do crime”, traiçoeiro, ardiloso, com um gosto em particular por ciências obscuras, torturas e venenos.

Contudo, em edições posteriores, a conexão de Shang-Chi com Fu Manchu seria desfeita, pois a Marvel perdeu os direitos do vilão. Dessa forma ele passaria a agir de forma misteriosa sem nunca ter seu nome mencionado.

No futuro, é revelado que Fu Manchu é na verdade, um feiticeiro que descobriu o segredo da imortalidade, sendo que essa seria apenas mais uma das várias identidades que ele já usou durante a história e em eu nome real é Zheng Zu.

Com a troca do vilão, a origem de Shang-Chi também seria alterada, de forma que o herói se tornasse um bêbado, com passado de treinamentos no território da cidade sagrada de K’un Lun, apesar dessa versão não ser bem aceita pelos fãs.

Os poderes e as habilidades do herói

Shang-Chi é um especialista em todos os estilos de artes marciais, tanto em combates desarmados quanto armados, incluindo o uso de espadas, bastões, nunchakus e shurikens.

Nosso herói é perito até mesmo em algumas técnicas mortais antigas, que já foram esquecidas pela humanidade. Embora ele não utilize armas de fogo, ainda assim tem um extenso conhecimento sobre elas.

Shang Chi - Marvel Comics
Imagem: Shang Chi/ Marvel Comics

Grande parte das habilidades do personagem estão ligadas ao seu completo domínio da energia vital conhecida como Chi, um elemento que se manifestaria como uma força cósmica que permeia todo o universo.

Estas técnicas lhe permitem superar as limitações físicas de uma pessoa comum, aumentando impressionantemente sua força e agilidade, ao ponto de permitir até mesmo que ele possa desviar de tiros.

Por exercer extremo domínio do seu sistema nervoso, Shang-Chi é muito resistente a ferimentos, a dor e também à certos tipos de venenos.

Depois de ser exposto à radiação cósmica dos incursores, o Mestre do Kung-Fu também ganhou a habilidade de criar diversas cópias de si mesmo, sendo que cada um dos seus clones pode agir de maneira independente.

Apesar de todo seu conhecimento, Shang-Chi ainda tem dedicado grande parte de sua vida ao aprendizado e aperfeiçoamento das artes marciais, sendo referido por alguns como o maior lutador de mãos vazias vivo no planeta.

Ele é um professor muito procurado e orientou muitos outros heróis em Kung-Fu e combate corpo a corpo. Alguns dos alunos mais importantes e parceiros de treino incluem o Capitão América, o Homem-Aranha, o Wolverine e a Dominó.

Suas habilidades como instrutor foi testada durante a Guerra dos Reinos, onde ele foi capaz de treinar um grupo de novatos em um curto espaço de tempo, a ponto de conseguirem repelir um exército Demônios de Fogo, usando as técnicas que ele ensinou.

Durante os eventos do arco Ilha-Aranha, ele ganhou brevemente os mesmos poderes e habilidades que o Homem-Aranha, depois de ser infectado pelo vírus-aranha.

Shang-Chi Ilha-Aranha
Imagem: Shang-Chi/ Ilha-Aranha

Nesta história, o Mestre do Kung-Fu e Peter Parker desenvolvem uma nova técnica marcial, batizada por eles como Luta da Aranha, que ajuda o “Cabeça de Teia” a superar a perda de seu Sentido-Aranha.

Na continuidade do Battleworlds das Guerras Secretas, Shang-Chi demonstra ser capaz de usar nove das dez técnicas da escola Dez Anéis, que são baseadas nos poderes dos anéis do Mandarim.

Shang-Chi mais tarde aprende e domina a técnica de intangibilidade de seu aluno Kitten e desenvolve uma nova técnica que transforma seus oponentes em pedra.

Shang-Chi nas equipes da Marvel

Shang-Chi já integrou diversas equipes da Marvel, sendo que as principais delas são Os Heróis de Aluguel, os Vingadores e o Serviço de Inteligência Militar MI-6, onde era um importante agente secreto.

Enquanto esteve nos Vingadores, Tony Stark criou equipamentos especiais para o herói, incluindo um par de pulseiras que lhe permitiam focar melhor seu “Chi” para aumentar ainda mais seu nível de força, além de um par de nunchakus alimentados por repulsores.

Durante o arco “Mundo de Vingadores“, Shang-Chi utilizou as famosas Particulas Pym para aumentar de tamanho e lutar contra um dragão que estava adormecido bem abaixo da ilha de Madripoor.

O Mestre do Kung-Fu se aliou aos Heróis de Aluguel durante a saga Guerra Civil, e nessa fase acabou se apaixonando por Maria Vasquez, a Tarantula. Contudo, ela possuía uma natureza extremamente violenta, fazendo com que ele se afastasse da garota.

Quando um dos ingrantes da equipe chamado Zumbido, foi capturado pela Ninhada (uma raça alíenigena) por ter matado um de seus filhotes, tentando culpar a Tarantula pelo acontecido, Shang-Chi ficou furioso e o assassinou da mesma forma que ele fez com a criança, arrancando sua cabeça.

Diante de tamanha violência de sua parte, o Mestre do Kung-Fu decide deixar os Heróis de Aluguel, e partir em uma jornada espiritual em busca da paz interior que sempre desejou alcançar.

Shang-Chi
Imagem: Heróis de Aluguel/ Marvel Comics

E aí nerd, depois de conhecer melhor a história de Shang-Chi, o Mestre do Kung-Fu, qual a sua opinião sobre esse incrível herói da Marvel? Deixe sua opião sobre o nosso conteúdo nos comentários e ajude a equipe Proddigital POP a continuar crescendo!

2 COMENTÁRIOS

  1. A inspiração em Bruce Lee foi posterior, o Paul Gulacy começou seguindo o que os outros artistas tinham feito, mas ele disse que um amigo o apresentou aos filmes de Bruce Lee e ele achou que era uma forma de homenagear o ator/lutador que já tinha morrido, a viúva, Linda, teria reclamado, mas a Marvel não cedeu, depois outros artistas como Mike Zeck e Gene Day, seguiram a ideia de se inspirar no Lee, hoje não ocorre tanto, mas até mesmo o brasileiro Mike Deodato seguiu essa ideia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui