Depois de quase dois anos de exclusividade no PlayStation 5, Final Fantasy XVI rompe suas amarras.
O que era apenas uma questão de tempo para os fãs do Xbox finalmente se materializou em um dos anúncios mais impactantes do Xbox Games Showcase: Final Fantasy XVI já está disponível para Xbox Series X|S.
Sem trailer enigmático. Sem janela vaga de lançamento. Um simples “está disponível agora”, como quem lança uma pedra no lago e deixa as ondas fazerem o resto.
Essa chegada, embora tardia — dois anos após o lançamento original no PS5 — carrega um peso histórico. Pela primeira vez, todos os jogos numerados principais da saga Final Fantasy podem ser jogados em consoles Xbox.
É como se a Square Enix tivesse, finalmente, desbloqueado um cofre há muito trancado.
O lançamento veio embalado como a Complete Edition, incluindo não apenas o jogo base, mas também os DLCs Echoes of the Fallen e The Rising Tide, além de brindes cosméticos e uma demo gratuita com transferência de progresso.
E mais: suporte ao Xbox Play Anywhere, que permite jogar tanto no console quanto no PC com uma única compra — algo que nem a versão de PlayStation oferece.
Mas Por Que Agora?
Por que soltar um dos jogos AAA mais ambiciosos da geração com um simples “já está disponível”?
A resposta parece estar na nova estratégia da Square Enix: menos apego a exclusividades e mais foco em alcançar públicos amplos.
Em outras palavras, a gigante japonesa entendeu que ser multiplataforma é o novo imperativo.
O jogo, que chocou parte da base ao abandonar os combates por turnos e abraçar uma pegada de ação brutal, ganha agora fôlego renovado em uma plataforma onde esse estilo é mais que bem-vindo.
E o timing não poderia ser melhor: com Final Fantasy VII Remake também a caminho do Xbox, a reconciliação está completa.
O muro caiu. E se depender da Square Enix, ele não será reconstruído tão cedo.