Preciosa: Uma História de Esperança segue a dura vida de jovem chamada Preciosa Jones, que enfrenta diversas dificuldades em seu caminho. O caótico ambiente familiar em que a jovem cresceu é o palco para abusos, agressões físicas e psicológicas, principalmente partindo de sua mãe.
As duas gestações de preciosa marcam a violência sexual da garota exercida pela figura que deveria representar proteção, seu pai. Como resultado, o seu primeiro filho nasceu com deficiências e limitações psicológicas. A dura realidade arrastou a jovem da escola por algum tempo. Uma das formas que Preciosa encontrou para tornar suas realidade menos insuportável, foi criar um mundo alternativo de fantasias.
No decorrer da trama ela encontra colegas e uma professora que consegue despertar um sentimento de esperança. Apesar de tudo vemos a garota tentando seguir com sua vida, buscando um futuro melhor não só para si mesma, mas também para seus filhos.
O filme culmina em uma cena chocante em que Preciosa faz exames e descobre que foi infectada pelo vírus HIV. Nesse momento, sua mãe percebe que a garota não era nada além de uma vítima de crueldade, e se arrepende, mas ainda sim afirma que tudo que ela fez foi por amor ao marido. Por fim, Preciosa apenas vira as costas e segue essa nova etapa de sua jornada.
Com a ajuda de pessoas que acreditam nela, como a Sra. Rain e a enfermeira social Sra. Weiss, Preciosa começa a reconstruir sua autoestima e a lutar por um futuro mais esperançoso.
Diretor de Preciosa: Uma História de Esperança
A princípio, o mesmo cineasta que dirigiu “O Mordomo da Casa Branca” também dirigiu “Preciosa: Uma História de Esperança”. Lee Daniels foi a mente por trás deste filme. A perspectiva única do diretor projetou um dos filmes mais emocionantes do cinema.
Dessa forma, algo que chama muito a atenção é a identidade que Daniels demonstra nesta obra. Por exemplo, as ruas marginalizadas são ainda mais realçadas com uma paleta de cores cinza e sem vida. Isso impulsionou muito a atmosfera desesperançosa que envolve aquela realidade. Além disso, a forma como a atriz narra o filme é interessante, é uma dinâmica que tende a documentar, o que é apropriado levando em conta a temática do filme.
Outro elemento bem peculiar no filme são as transições que a princípio não parecem fazer sentido nenhum. Com sequências de cenas aleatórias, o filme muda de arco de forma repentina e seca. Nessas transições vemos Preciosa em uma vida de Glamour, uma realidade dos sonhos. Porém, essas transições representam a forma que a protagonista encontrou de tornar seu sofrimento mais suportável, um escapismo.
O diretor ainda contribuiu para filmes como “O Lenhador” e “A Última Ceia”. Apesar de não ter um histórico tão extenso com obras muito populares, foi a visão única de Daniels que possibilitou “Preciosa: Uma História de Esperança” despertar emoções em tantas pessoas.
Em que foi baseado este filme
Uma das histórias mais comoventes da literatura, “Precious: A Story of Hope”, é uma adaptação do romance “Push”, do aclamado autor Safire. Embora o filme capture a essência da trama, ele perde de vista seus personagens no livro. Uma profundidade incrível é encontrada em exemplos convincentes como o personagem do Sr. Rain, cuja complexidade é ainda mais explorada e explorada.
O sucesso do livro também se reflete em suas altas avaliações na Amazônia, refletindo o impacto emocional que a história teve em centenas de leitores nos Estados Unidos. Infelizmente, porém, o livro ainda não recebeu tradução para o português ( brasileiro ), o que pode ser um obstáculo para leitores que não falam inglês.
Ainda assim, Push é um romance que vale a pena explorar, investigando temas profundos e comoventes que ressoam na humanidade universal. Esta é uma obra desafiadora e comovente que proporciona uma experiência literária rica e significativa para quem nela se aventura.
Elenco de Preciosa: Uma História de Esperança
Preciosa: Uma História de Esperança é um filme com elementos cinematográficos bem simples. O estilo mais parecido com um documentário, e a trama mostrando uma realidade não mirabolante como as de super heróis, e sim uma realidade marginalizada, cujos jovens ao redor do mundo vivem. Isso possibilitou a construção de um filme incrível com o custo baixíssimo. Quase toda a carga dramática do filme passa pelas atuações do elenco incrível. Os principais atores deste filme tiveram destaques fortes como:
Mo’Nique como Mary:
Mary é a mãe de Preciosa, e sem dúvidas é uma das personagens coadjuvantes mais odiadas do cinema. Sua performance neste filme lhe rendeu um mais que bem merecido Oscar na categoria de “Melhor Atriz Coadjuvante”. Se levarmos em conta a tendência de Mo’Nique em obras de comédia, o fato dela ter se destacado em um filme de drama se torna ainda mais impressionante. Por fim, a atuação dela contribuiu imensamente para tornar este filme marcante.
Paula Patton como Sr. Rain:
Outro personagem importante é a Sr. Rain, que representa o arquétipo do “Guia” no filme. Ela é mentora de Preciosa e também um porto seguro. Patton deu vida à professora de Preciosa. De fato, ela conseguiu estabelecer uma conexão consciente com Gabourey Sidibe. Contudo, levando em conta a importância de seu papel na trama, ela poderia ter diálogos mais aprofundados.
Outras intérpretes que tiveram um espaço bem menor no filme são: Amina Robinson, Chyna Layne, Angelic Zambrana, Stephanie Andujar, e Xosha Roquemore, elas interpretaram as colegas de classe que também tiveram uma certa contribuição para jornada de superação da protagonista. Por fim, o elenco de “Preciosa: Uma História de Esperança” é um dos pontos mais fortes que alavancou essa obra tão simples a outro patamar.
Gabourey Sidibe
Gabourey Sidibe possui uma filmografia bem curta, que em sua maioria são participações como personagens coadjuvantes. Por exemplo, em “Roubo nas Alturas”, “Pássaro Branco na Nevasca”, e “Irmão de Espião”. Contudo em “Preciosa: Uma História de Esperança” a atriz mostrou seu verdadeiro potencial.
Neste filme podemos contemplar uma das melhores performances de Gabourey Sidibe. Em uma entrevista no canal do YouTube chamado GQ, a atriz menciona uma amiga que em sua infância tinha uma amiga com uma mãe esquizofrênica. Essa amiga sofreu muitos abusos.
A autenticidade que Gabourey trouxe a seu personagem em “ Preciosa ” é palpável e comove o público tão profundamente que é impossível ficar indiferente à história. A capacidade da atriz de dar vida a experiências reais enriquece muito a narrativa ficcional, destacando o poder transformador do cinema ao lidar com assuntos tão complexos e emocionais.
Como resultado, o impacto emocional e o poder de “Preciosa: Uma História de Esperança” são amplificados pela performance magistral de Gabourey Sidibe, destacando como as verdadeiras motivações de um ator podem elevar o trabalho de um filme a outro nível de significado e ressonância.
Roteiro do Filme
O filme inicia com a seguinte frase “Tudo é uma dádiva do universo”, revelando muito sobre a mensagem que o filme quer passar. Logo de cara podemos perceber que preciosa é uma personagem cheia de aspirações positivas, legais, e que a princípio parecem certas. Contudo podemos perceber também que a sua perspectiva não é de uma adolescente com uma vida comum.
Outro detalhe interessante é ver como o caos familiar afetou até a forma como Preciosa raciocina. Por exemplo, quando a professora vai visitá-la e a simples ação de atender a campainha de sua própria casa se torna uma tarefa complicada, pois ela não apertava o botão correto até Mary (A Mãe Abusiva) explicá-la e chamá-la de imbecil.
Esses detalhes são parte de uma organização incrível na narrativa do filme. Essa trama com conceitos raciais e sociais foi bem estruturada por Geoffrey Fletcher. Todos estes fatores adicionam profundidade ao filme, como resultado a ilustre Awards Academy condecorou este roteirista com um Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
Em resumo, “Preciosa: Uma História de Esperança” é mais do que um filme, é uma reflexão profunda sobre os desafios enfrentados por indivíduos em situações difíceis e a resiliência necessária para superar tais obstáculos. A combinação de uma mensagem inspiradora, personagens complexos e um roteiro habilmente escrito fazem deste filme uma obra-prima do cinema contemporâneo.
Crítica
Acima de tudo é um filme muito difícil de se assistir sem se sentir impactado pela violência sexual que a personagem sofre, tal como sentir raiva do agressor, apresentadas por flasbacks. A forma explícita como as cenas de violência são apresentadas nos fazem, até certo ponto, esquecer que é uma obra ficcional. Nessa expectativa, faz-se necessário cenas fortes, para a história desumana que o filme quer mostrar, uma realidade de abusos, agressões, e traumas.
Além disso, podemos notar o trabalho incrível da atriz Gabourey Sidibe. A forma única como essa atriz se comunica através de sua personagem revela bastante, a pouca educação que Clarice Preciosa acessou. Com um linguajar abreviado, uma postura ríspida, e uma personalidade pouco convidativa, essa atriz expressou uma personagem acima de tudo fragilizada.
Só para ilustrar, uma das maiores polêmicas deste filme foi o fato de Gabourey Sidibe não ter levado o Oscar na categoria de Melhor Atriz para casa. Na noite da cerimônia ela concorreu a essa categoria contra atrizes como Sandra Bullock, Carey Mulligan, Meryl Streep, e Helen Mirren. É inegável que a performance de Sandra Bullock no filme um “Um Sonho Possível” se mostrou excepcional, mas não foi tão impactante quanto a de Gabourey Sidibe.
Por fim, toda a qualidade do filme refletiu de forma mais positiva na recepção do público. Posto isso, podemos destacar a classificação de 7,3 estrelas no IMDB, em uma escala de 116 mil votos. Portanto, essa obra atemporal vai continuar alcançando mais e mais pessoas, pois faz jus à gravidade de temáticas como abuso, agressões psicológicas, e falha no sistema social.
Trilha Sonora
Algumas das músicas que acompanham a trama do filme parecem ter um estilo propositalmente desconectadas com a atmosfera marginalizada que a protagonista vive. Contudo, se analisarmos a letra, percebemos um sentido profundo e como se conectam com a história da personagem. Um exemplo disso, é a canção “Did You Ever See A Dream Walking” que fala sobre sonhos, e como é bom quando eles se realizam.
E quando gradativamente vemos a protagonista progredindo, as canções de fundo que escutamos, repassam uma mensagem mais positiva. Esse jeito como as músicas integram a trama, parece representar os determinados períodos da jornada de Preciosa, possuem uma letra bem coerente.
Dessa maneira, a trilha sonora do filme não é o ponto mais forte, mas, as letras carregadas de mensagens sutis contribuem para nos fazer perceber que apesar de estar presa em um limbo, Preciosa segue enfrentando suas adversidades na esperança de encontrar um futuro melhor.
Onde Assistir Preciosa: Uma História de Esperança?
“Preciosa: Uma História de Esperança” está disponível na Amazon Prime Video. Porém essa obra é uma das poucas produções que permanecem disponível no Youtube gratuitamente com uma qualidade boa, pelo menos até o momento em que este artigo está sendo publicado. Para qualquer entusiasta do cinema, é indispensável assistir este filme pelo menos uma vez. Em conclusão, independentemente da plataforma em que você assistir, essa adaptação vai impactar você, não só uma, mas todas as vezes que você resolver assisti-la.
Conclusão
Acima de tudo, este filme pontua várias questões até os dias atuais, como por exemplo os padrões na sociedade. Vemos isso quando a protagonista apresenta um desejo de ser uma mulher branca, magra, e confiante. Podemos chegar a essa conclusão na cena em que ela olha para o espelho e vê essa figura refletida. Isso parece ser uma crítica dentro do filme a desigualdade racial, isso tudo é ainda mais reforçado se levarmos em conta o contexto histórico em que se passa o filme, década de 80 nos Estados Unidos.
Além disso, “Preciosa: Uma História de Esperança” oferece uma crítica contundente às falhas do sistema social ao traçar a jornada de uma jovem afro-americana, Preciosa Jones, que enfrenta profundas adversidades. O filme expõe vividamente como a falta de apoio e recursos para indivíduos desfavorecidos, como a violência doméstica e a falta de acesso a uma educação adequada, ciclos perpétuos de opressão e desespero.
Ao longo da trajetória de Preciosa, a obra expõe lacunas nos sistemas de assistência social e de educação, destacando a necessidade urgente de políticas e serviços que atendam às reais necessidades das comunidades marginalizadas, promovendo assim a reflexão crítica sobre as desigualdades sociais e a mudança sistêmica.
“Não é o sofrimento das crianças que se torna revoltante em si mesmo, mas sim que nada justifica tal sofrimento” – Albert Camus. É com essa citação que chegamos ao final da análise do filme “Preciosa – Uma História de Esperança”. Até a próxima!