Análise do filme Avatar
Avatar - Imagem: Trailer Oficial (20th Century Studios)

A princípio desde o início da carreira, o cineasta James Cameron tem sido conhecido por sua paixão pelos filmes de ficção científica. Seus filmes, como “Exterminador do Futuro“, “Aliens” e “O Vingador do Futuro“, são alguns dos exemplos mais notáveis ​​do gênero. Em 2009, Cameron dirigiu e produziu Avatar, um filme que treze anos atrás marcou uma nova era na história do cinema, veremos isso na análise de hoje. Sim senhoras e senhores, o tempo está voando para a gente.

Avatar foi um grande sucesso de bilheteria, e crítica. Arrecadando mais de US $2,7 bilhões em todo o mundo. Além disso, o filme foi elogiado pela inovação tecnológica, incluindo a criação de personagens digitais realistas chamados avatares. Nessa análise, vamos dar uma olhada no que são os avatares e como eles foram criados para o filme Avatar 2009.

Resumo do filme Avatar (2009)

Avatar é um filme americano de ficção científica dirigido, produzido, co-editado e co-escrito por James Cameron. Ele é o décimo filme mais bem avaliado de todos os tempos no site Rotten Tomatoes e o segundo filme mais rentável de todos os tempos.

O enredo do filme segue Jake Sully (Sam Worthington), um ex-fuzileiro naval paralítico que é enviado para Pandora, uma lua alienígena habitada por seres humanóides chamados Na’vi.

Continue depois da publicidade

Ele fica implantado como um avatar Na’vi, que lhe permite andar e correr novamente. Jake Sully se envolve com os Na’vis e aprende a respeitá-los, mas logo descobre que a empresa para qual trabalha está planejando destruir a tribo Na’vi para extrair o mineral unobtanium da lua. Essa situação lhe parece familiar?

Temas para refletir em Avatar

  • A relação do indivíduo com a natureza

A relação do homem com a natureza sempre é foco de debates em qualquer meio de comunicação. O filme Avatar demonstra claramente como a ambição das pessoas podem colocar em risco o futuro de uma espécie. O personagem Parker Selfridge estava à frente da missão de exploração do planeta Pandora.

Na nossa realidade, esse personagem representa claramente os chefes de grandes corporativas mundiais, uma vez que o desinteresse pela preservação da natureza, pelo bem estar dos indivíduos que ali moram, visando acima de tudo, o retorno de subsídios.

É lamentável o quanto isso esteve, está, e sempre estará cristalizado na nossa sociedade, enquanto o homem não aprender a viver harmonicamente com a natureza.

Continue depois da publicidade
  • Transferência de consciência é ético?

Vamos trabalhar com algumas suposições agora. Atualmente há pessoas que acreditam que um dia poderemos transferir nossa consciência para um computador, como se fosse um upload, por exemplo o bilionário Dmitry Itskov. 

No filme Avatar vemos que a consciência do ser humano pode ser transferida para a consciência de outro ser. Apesar da imortalidade não ser o foco do uso dessa transferência mental, no filme, isso seria um meio de alcançar a imortalidade.

Isso nos faz pensar que nesse filme, a raça Humana quebrou as barreiras da natureza ao criar corpos artificiais para colocar sua consciência neles. Qual a sua opinião sobre o assunto?

  • Cultura dos Na’vi

Avatar 2009 é um filme singularmente criativo e cativante que nos apresenta o fascinante mundo dos Na’vi. Os Na’vi são uma espécie de humanóides alienígenas de pele azul que habitam o planeta fictício de Pandora. Este filme cativante mergulhou profundamente em sua cultura e oferece uma perspectiva única de seu modo de vida. 

Continue depois da publicidade

Os Na’vi vivem em harmonia com a natureza, e o filme mostra seu respeito pelo planeta e por todas as suas criaturas. Os Na’vi também têm um forte senso de família e comunidade, e o filme explora suas relações uns com os outros. Desde sua língua até sua música e cerimônias, o filme pinta um quadro vívido da cultura Na’vi. Até suas próprias crenças espirituais e o uso da tecnologia são exploradores. A espiritualidade dos Na’vi, certamente demonstrada com muita profundidade. A fantasia do filme envolve quem está assistindo. 

Ao todo, Avatar 2009 é um filme inesquecível que nos traz ao mundo dos Na’ vi e nos oferece um vislumbre da cultura deles, e também para a nossa análise, é claro. É uma experiência impressionante e que não deve ser perdida. São poucos os filmes que criam em detalhe, o ambiente, os indivíduos desse ambiente, e o jeito que os mesmos vivem. É uma obra muito bem construída.

A biodiversidade de Pandora

O filme Avatar (2009) mostra uma variedade de espécies de animais, que são descritas como “Pandora biótica“, que são relativamente diferentes daquilo que consideramos normal na Terra.

Contudo, uma das mais interessantes e notáveis criaturas é a Banshee, uma espécie de aviário criado pela natureza. Esta sugestiva criatura tem asas, uma cauda e olhos azuis, e pode emitir um som aterrorizante, que fascina e encanta quem a observa.

Continue depois da publicidade

Outra espécie de animal, destacada no filme é a Hexapede, uma criatura de seis patas que é usada como um animal de carga nos seres humanos. O filme contém também uma abundância de plantas e outras formas de vida, como plantas bioluminescentes, flores deslumbrantes e até mesmo alguns animais aquáticos. Todos esses podem ser vistos no espetacular filme Avatar (2009), que nos possibilita conhecer melhor estas criaturas maravilhosas. É mágico como tudo foi feito para iluminar nossos olhos.

Cinematografia de Avatar

A cinematografia de Avatar de 2009 foi notável. O filme foi filmado nos Estúdios Cameron e foi dirigido por James Cameron. O uso da tecnologia de captura de movimento foi usado para criar um ambiente visualmente impressionante. E quando eu falo “impressionante”, acredite!

O elenco das cenas de ação, o mundo de Pandora, os ícones visuais e a relação entre os personagens são memoráveis. Cada atuação por parte do elenco faz o telespectador se apegar pelo personagem. O uso de efeitos especiais e a captura de movimento ajudaram a criar um visual incrivelmente realista.

Os planos de câmera fluídos, tornaram a experiência de visualização ainda mais memorável e a edição foi incrivelmente atenciosa aos detalhes. Cinematografia de Avatar foi um grande marco para a cinematografia moderna. Simplesmente inovadora.

Continue depois da publicidade

Efeitos Visuais do Avatar

É impressionante como o tempo não desvaloriza esses efeitos, foi uma obra muito a frente de seu tempo. O blockbuster de 2009, Avatar, apresentou aos espectadores alguns dos efeitos visuais mais impressionantes de sua época. O filme foi pioneiro na criação de imagens realistas e imersivas que influenciaram a indústria cinematográfica. Avatar usou técnicas de captura de movimento e animação 3D para produzir os efeitos visuais surpreendentes que apreciamos na tela grande.

Os personagens e os cenários foram recriados de forma quase perfeita para trazer à vida o mundo de Pandora e o seu ambiente único. Os efeitos visuais impressionantes do Avatar certamente ficaram para a história do cinema. É impressionante como o tempo não desvaloriza esses efeitos, foi uma obra muito a frente de seu tempo.

Avatar: Recepção da crítica Avatar

O filme, recebido com elogios por alguns críticos, mas também recebeu inúmeras críticas por parte de outros. Embora Avatar teve um impacto cultural significativo, a recepção crítica do filme foi uma mistura de elogios e críticas.

Alguns críticos elogiaram o visual impressionante, o enredo extenso, as performances dos atores e a altitude em que o filme foi filmado. Por outro lado, outros críticos argumentaram que o filme era muito semelhante a outros filmes de Cameron, assim como na história, personagens, trilha sonora e outros aspectos do filme. Só para ressaltar isso não torna o filme ruim, todavia seria muito chato receber só elogios direto, você não acha?

Continue depois da publicidade

Nessa análise, é importante ressaltar que Avatar foi um sucesso monumental, tendo arrecadado mais de 2,78 bilhões de dólares e se tornando a maior bilheteria de todos os tempos. Perceba… “a maior bilheteria de todos os tempos”, uma bagatela de 2 bilhões, é dinheiro para “Dedel” gente. Além disso, foi nomeado para nove Oscars, ganhando dois. O filme também deu grande destaque ao 3D e iniciou o começo da era 3D que vigora hoje. Isso mostra novamente que o filme veio para dividir águas, galera.

Quem é James Cameron?

O filme Avatar de 2009 foi dirigido por James Cameron. Cameron é um diretor de filmes premiado de renome, tendo sido presidente do Oscar, e seu trabalho conta com sucessos notórios como Titanic, Aliens e Terminator 2.

Ele também está à frente de vários projetos de aventura de alta tecnologia, incluindo o filme de 2009, Avatar. A direção de Cameron em Avatar é particularmente relevante por causa do enfoque na ação e na criação visual incomum, combinando os elementos técnicos mais avançados da tecnologia cinematográfica para produzir imagens realistas e vívidas.

O filme Avatar foi notadamente elogiado por suas cenas de ação, ambientes surpreendentes e personagens envolventes, e Cameron foi elogiado pelo excelente trabalho de direção. Fica aqui a nossa menção honrosa para a equipe por trás das câmeras, James Cameron é um gênio, mas toda a equipe de gravação, produção, entre outros, também merecem mérito.

Continue depois da publicidade

Avatar: Impacto cultural de um filme épico

Para a nossa análise do filme Avatar, também falaremos do impacto cultural duradouro desde seu lançamento. O sucesso do Avatar estimulou muitos a explorar o mundo do cinema 3D, enquanto seus temas espirituais o tornaram popular com uma ampla gama de culturas.

Avatar foi até mesmo creditado com um interesse renovado pelo ambientalismo, uma vez que as pessoas ao redor do mundo foram inspiradas a proteger e conservar o meio ambiente. Quando falam filmes com melhor CGI, o que vem a sua mente?

Como resultado, o filme também inspirou uma variedade de mercadorias e videogames, permitindo que os fãs se envolvam ainda mais com o universo Avatar. O impacto cultural do filme Avatar é inegável, e com certeza está sendo lembrado por muitos anos. Uma curiosidade é que o diretor James Cameron já chegou a dizer as seguintes palavras: “Alguém consegue lembrar os nomes dos personagens?”. Bem depois de uma década o filme, ainda lembrado, como um dos melhores filmes da história do cinema, continua marcando as novas gerações.

Quanto custou?

Mas como nada nessa vida é de graça, com o filme Avatar não seria diferente. O orçamento para o filme Avatar foi, sem dúvida, um dos maiores e mais caros de todos os tempos. Famosa produtora 20th Century Fox, que agora você conhece como Star, foi a responsável pela produção do filme.

Continue depois da publicidade

O orçamento do filme Avatar está estimado em $237 milhões de dólares. Dessas, cerca de $150 milhões foram gastos para criar o filme, desde o início do processo de produção até o lançamento em dezembro de 2009. Os outros $87 milhões foram gastos em marketing e publicidade. 

O filme usou uma combinação de efeitos visuais avançados e performance capture para criar seus personagens alienígenas, o que, com certeza, aumentou o custo final. O filme ainda foi um grande sucesso de bilheteria, tendo arrecadado mais de $2,78 bilhões de dólares no mundo inteiro. Com essas informações, podemos perceber que avatar teve não só um impacto cultural, como também um impacto na economia também.

É importante destacar que, apesar do orçamento do filme Avatar ter sido um dos maiores de todos os tempos, quando consideramos a arrecadação do filme, a relação custo-benefício foi realmente extraordinária.

Um dos grandes motivos para isso ter acontecido, foi por causa da grande recepção da audiência, já que o filme passou 8 meses em cartaz, e sua audiência permaneceu em uma linha constante de interesse durante esse tempo.

Continue depois da publicidade

Conclusão

Avatar é um filme detalhadamente desenvolvido, tanto na ambientação, quanto efeitos visuais, nas filmagens feitas com tecnologia de ponta. Dessa forma, não é atoa que esse filme ocupa o primeiro lugar do Rank de maior bilheteria da história dos cinemas, a equipe gigantesca que produziu merece todo reconhecimento. Afinal, um só jogador não joga por um time inteiro. 

Ademais fica aqui uma reflexão, muitas vezes esquecemos de dar o devido reconhecimento às pessoas por trás das câmeras. Toda a produção, filmagens, e outros merecem mérito, assim como o diretor James Cameron.

Essa foi a nossa análise de Avatar, sobre um dos melhores filmes que eu já assisti. Você gostou? Espero que sim. Então, compartilhe com aquela pessoa que assim como você, ama filmes. Aposto que você ouviu falar do sucesso de bilheteria de Avatar 2, veja mais. Até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui