Imagem de Ameaça Profunda. Distribuição: 20th Century Fox.
Imagem de Ameaça Profunda. Distribuição: 20th Century Fox.

A equipe de um estação de pesquisa e perfuração localizada no fundo da Fossa das Marianas é surpreendida por um evento que destrói a estação e coloca suas vidas em risco. Sem muita escolha, os poucos sobreviventes tem que se deslocar no fundo do mar até outra estação, afim de tentarem encontrar alguns veículos de salvamento que poderão levá-los de volta até a superfície. O problema é que o evento que destruiu a estação, que eles a princípio acreditam ser um terremoto, é, na verdade, o ataque de seres desconhecidos e saídos do fundo do mar.

Kristen Stewart e Vincent Cassel em cena de Ameaça Profunda. Distribuição: 20th Century Fox.
Kristen Stewart e Vincent Cassel em cena de Ameaça Profunda. Distribuição: 20th Century Fox.

Agora, além de sobreviver a condições extremas na mais profunda das fossas oceânicas, eles também terão que enfrentar criaturas desconhecidas e perigosas que querem matá-los. Esse é o enredo básico de Ameaça Profunda, filme que analisaremos nesse texto. Como o roteiro de Ameaça Profunda possui algumas “surpresas”, faremos essa análise com o mínimo de spoilers possível. Além disso, não discutiremos em profundidade o final do filme para não atrapalhar a experiência de quem ainda não assistiu à produção.

Pontos positivos de Ameaça Profunda

Ameaça Profunda foi lançado em 2020 pela 20th Century Fox (que também é uma das co-produtoras do filme) e conta com um roteiro escrito por Brian Duffield e Adam Cozad, tendo sido dirigido por William Eubank. Ambos os roteiristas já tinham experiência com a roteirização de “filmes grandes” quando escreveram Ameaça Profunda. Duffield já tinha ajudado a escrever o roteiro de um dos filmes da franquia Divergente e do faroeste Em Busca da Justiça (2015). Além de ter escrito sozinho o roteiro de A Babá (2017).

Cena de Ameaça Profunda. Distribuição: 20th Century Fox.
Cena de Ameaça Profunda. Distribuição: 20th Century Fox.

Enquanto Cozad, já tinha co-escrito os roteiros de Operação Sombra: Jack Ryan (2014) e A Lenda de Tarzan (2016). Já no caso de William Eubank, esse foi o primeiro grande filme dele como diretor. Eubank já tinha dirigido outros dois filmes menores e trabalhado bastante tempo como diretor de fotografia e também em outras funções dentro da indústria cinematográfica.

Contudo, pode se dizer que Eubank até que fez um bom trabalho. Ameaça Profunda é muito bem filmado. A experiência do cineasta com direção de fotografia e também com trabalho de câmera, fez com que ele conseguisse criar uma obra estética e estilisticamente bem interessante, com uma fotografia bastante destacada. Principalmente nas cenas no fundo do mar, onde Ameaça Profunda consegue transmitir bem a sensação de desespero e claustrofobia dos personagens.

As criaturas menores de Ameaça Profunda. Créditos: Bloody Disgusting.
As criaturas menores de Ameaça Profunda. Créditos: Bloody Disgusting.

Outro aspecto positivo do filme são seus efeitos visuais. Principalmente, as cenas subaquáticas são muito bem feitas e bastante credíveis. Não à toa, Ameaça Profunda recebeu uma indicação ao Visual Effects Society Awards, premiação organizada pela Sociedade de Efeitos Visuais (ou “Visual Effects Society”, no original em inglês) e que é uma das principais premiações desse seguimento da indústria cinematográfica.

Outro ponto alto do filme é seu elenco. Kristen Stewart está muito bem na pele de Norah Price, uma engenheira mecânica que protagoniza o filme. Além disso, Vincent Cassel, como o Capitão Lucien, e Jessica Henwick, como a bióloga Emily Haversham são destaques a parte. É interessante observar o contraste entre os personagens de Cassel e Haversham. Enquanto o capitão é destemido, preparado e quer salvar o máximo de pessoas que puder, a bióloga é talvez a personagem mais amedrontada do filme.

Kristen Stewart e Jessica Henwick em cena de Ameaça Profunda. Distribuição: 20th Century Fox.
Kristen Stewart e Jessica Henwick em cena de Ameaça Profunda. Distribuição: 20th Century Fox.

Quase sempre a beira de um ataque histérico, Jessica Henwick, no entanto, consegue superar seus medos e quase extintivamente vencer desafios que outros não conseguem. Sendo capaz, inclusive, de inúmeros atos de heroísmo e coragem. Haversham dá conta muito bem de demonstrar o desespero da personagem e também cada um de seus sentimentos.

Pontos negativos de Ameaça Profunda

Agora que já falamos um pouco sobre as principais qualidades de Ameaça Profunda, podemos nos dedicar um pouco a elencar seus principais defeitos. Pode-se dizer que o principal ponto baixo do filme é seu roteiro. O problema é que o roteiro é, normalmente, um dos pilares de qualquer produção cinematográfica. Assim, todo o esforço do elenco de Ameaça Profunda e de sua equipe de produção para criar um filme esteticamente interessante e tecnicamente competente, acaba sendo desperdiçado por um roteiro que não tem nenhuma originalidade e não oferece quase nada ao espectador.

Cena de Ameaça Profunda. Distribuição: 20th Century Fox.
Cena de Ameaça Profunda. Distribuição: 20th Century Fox.

Isso porque, no final, Ameaça Profunda se parece com qualquer outro filme genérico de monstro. Não há nada ali que você já não tenha visto antes em outros filmes. Uma estação de perfuração acaba atingindo uma espécie de câmara ou espaço protegido em que um ser monstruoso vive há sei lá quanto tempo. O ser, na tentativa de dar fim a ameaça, destrói a estação de perfuração. Esse ser também possui vários “filhotes” que atacam constantemente os humanos sobreviventes. Nos últimos minutos do filme, finalmente o tal mostro aparece. Tudo isso, já foi mostrado em diversas outras produções do gênero.

Ameaça Profunda, também mostra os “monstros filhotes” logo na primeira metade do filme. Portanto, não há surpresa aqui. Aliás, esses monstros menores, também não têm nada de original em sua forma ou constituição. Nos últimos minutos da produção, finalmente temos a chance de ver o monstro principal. Que apesar de enorme e ameaçador, não tem igualmente nada de original. Aliás, ele, na verdade, é uma espécie de versão cinematográfica e simplificada de Cthulhu, o famoso monstro cósmico criado nos anos 1920 pelo famoso escritor de H. P. Lovecraft.

Kristen Stewart e Vincent Cassel em cena de Ameaça Profunda. Distribuição: 20th Century Fox.
Kristen Stewart e Vincent Cassel em cena de Ameaça Profunda. Distribuição: 20th Century Fox.

Ameaça Profunda bebe da fonte de diversos filmes consagrados de ficção científica e horror, como Alien – O Oitavo Passageiro (1978), Cloverfield – Monstro (2008), Círculo de Fogo (2013) e outros filmes envolvendo a aparição de monstros e outras criaturas desconhecidas e ameaçadoras. Mas no fim, a obra carece da originalidade e apelo desses grandes filmes. Assim, Ameaça Profunda se parece com uma grande colagem de ideias vindas de diversos filmes desse subgênero.

Talvez, muito por conta disso, Ameaça Profunda foi um tremendo fracasso de público e crítica. Produzido a um custo estimado entre 50 e 80 milhões de dólares, a produção só conseguiu arrecadar cerca de 40 milhões de dólares em bilheteria. Se contarmos os custos de divulgação da obra, é possível afirmar que o filme deu algumas centenas de milhões de dólares de prejuízo para a 20th Century Fox. A crítica também não perdoou o filme. No Rotten Tomatoes, principal agregador de críticas especializadas da internet, Ameaça Profunda mantêm uma taxa de aprovação de apenas 48%.

A versão de Cthulhu que aparece em Ameaça Profunda. Distribuição: 20th Century Fox.
A versão de Cthulhu que aparece em Ameaça Profunda. Distribuição: 20th Century Fox.

Contudo, a obra não é totalmente “inassistível” ou uma “completa perda de tempo”. Ameaça Profunda é um filme regular (ou até bom) se você procura por uma diversão sem compromisso. Ou seja, se você quer apenas assistir um filme para “passar o tempo”, sem ter que pensar muito. No entanto, não espere encontrar na obra a originalidade ou a inteligência de produções como as que citamos acima.

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado do nosso texto. Tentamos analisar cada aspecto da produção, deixando escapar o mínimo de spoilers possível. Se você tiver interesse em assistir Ameaça Profunda, o filme está disponível no Star Plus. E aí, gostou do nosso texto? Se sim, não se esqueça de deixar um like e um comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui