Capa de Os Goonies
Os Goonies - Divulgação

Em plenos anos 80, um grupo de amigos enfrenta uma terrível ameaça dentro de seu bairro: a construção de um campo de golfe. Esse grupo de amigos chamam a si mesmos de “The Goonies” e moram todos no mesmo bairro. Entretanto, com a construção desse campo de golfe, suas casas serão demolidas.

A única forma que os moradores têm de salvar seus próprios lares é quitando a hipoteca de suas casas. Entretanto, a grande questão que fica é de que forma um grupo de crianças poderia reunir a quantia desejada de dinheiro para salvar seu bairro. A princípio, embora haja ideias, não há esperanças.

É somente quando encontrar um fabuloso mapa do tesouro, um verdadeiro milagre, é que se esforçam para bolar um plano perfeito. Esse mapa ilustra o que parece ser o porão de uma das casas do bairro. E o tesouro em questão é nada mais, nada menos que um tesouro pirata. Tudo o que é necessário para incentivar as crianças ainda mais.

Sem perder tempo algum, os Goonies se reúnem e começam a procurar por todos os prêmios que foram prometidos pelo mapa do tesouro. No entanto, como é de praxe nesse tipo de jornada, um grupo de bandidos invade o caminho de nossos heróis. E é aqui que tudo fica muito mais intenso.

Continue depois da publicidade

Veja aqui agora mesmo tudo sobre o nostálgico filme dos anos 80 The Goonies. Entenda nos mínimos detalhes como foi sua produção, quem foram seus atores. Além de ter, em primeira mão, curiosidades e recomendações de filmes e séries atuais que sigam o mesmo estilo cinematográfico.

O padrão por trás do filme Os Goonies

Mesmo quem nunca assistiu a filmes dos anos 80 pode encontrar um padrão que é seguido por Os Goonies. Há o grupo de heróis que normalmente são jovens e quase não tem recursos. Por isso, os espectadores mais jovens sentem uma conexão com esses personagens e assistem tudo até o fim.

Uma missão impossível é colocada na mão dessas crianças. O tipo de missão que parece totalmente improvável, como se tivesse saído diretamente dos livros de fantasia que estão guardados na estante de livros no fundo da biblioteca. Ao mesmo tempo, é o tipo de missão que se torna convidativa só pelo fato de tornar o grupo de amigos especial.

Assim, a jornada desses heróis tem seu início. Dependendo do tipo de filme, eles não precisam ir muito longe, como é o caso do “The Goonies”. Além disso, essa missão está convenientemente vinculada a uma solução para um problema do mundo dos adultos. Ou seja, as crianças, que são subestimadas, salvam os adultos que as subestimam.

Continue depois da publicidade

Os empecilhos no meio do caminho

Se a história do filme simplesmente acabasse ali. As crianças seguem um mapa, encontram o tesouro e entregam para os adultos salvando o dia. Pessoa alguma teria o menor interesse em assistir ao filme e ele não seria um bom projeto a ser concretizado.

Por isso, quão mais perigosa a jornada se torna mais atrativa e convidativa ela é para o seu público. Pode haver mistérios a serem solucionados no meio do caminho para poder seguir em frente. Ou as crianças devem passar por algum tipo de provação tanto em grupo quanto de forma individual.

No caso de The Goonies, os empecilhos aparecem em forma de bandidos que tem como propósito atrapalhar a missão das crianças. Nesse ponto, você pode encontrar em sua mente vários outros filmes que já se encaixam dentro desse formato que pode ser comparado com a Jornada do Herói.

Entre esses títulos, podemos citar Esqueceram de Mim. Um clássico de Natal que segue um padrão parecido com The Goonies. A grande diferença é que os heróis, no caso, é apenas um garoto que fica sozinho para lidar com os caras maus. Ou, ainda, podemos citar Beethoven, que, além das crianças, acompanha o cão protagonista.

Continue depois da publicidade

Seguir esse padrão é algo negativo?

Caso os filmes mencionados seguissem apenas a mesma fórmula, mudando apenas os nomes dos personagens, dos lugares e da missão, isso seria uma péssima coisa. Afinal, não haveria criatividade alguma dentro do processo de produção dessa obra. De forma que ela dificilmente poderia ser chamada de obra.

No entanto, por mais que The Goonies, Esqueceram de Mim e Beethoven tenham seus defeitos enquanto filmes, não podemos dizer que não são únicos. Eles seguem, sim, o mesmo padrão de roteiro. No entanto, dentro de seus respectivos universos, cada um faz uma grande inovação a partir dessa fórmula pronta.

Então, se apenas avaliarmos esse ponto de vista, não podemos desmerecer o processo criativo envolvido. Cada um desses títulos é único e tem seu valor dentro do gênero. Além de ter um lugar especial na memória de cada uma das pessoas que acompanharam essa aventura nas telas de suas casas.

Saiba quem foi o diretor de The Goonies e sua história

Richard Donner - Diretor de Os Groomies
Richard Donner – Diretor de The Groomies – Divulgação

Richard Donner nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no ano de 1930. Embora seu avô tenha feito alguns filmes e tenha sido ali que ele conheceu o cinema, levou alguns anos para que ele mesmo se envolvesse em produções. Antes disso, ele serviu durante alguns anos na Marinha dos Estados Unidos.

Continue depois da publicidade

Foi durante este período que ele se especializou como fotógrafo aéreo. Um ramo que está muito próximo da lógica por trás do cinema. Depois disso, ele chegou a frequentar a Universidade de Nova Iorque, mas logo abandonou a ideia. Em vez disso, ele decidiu atuar nas telas de cinema na cidade de Los Angeles no ano de 1958.

Sua estreia aconteceu por meio de papéis de pequena importância. Todos eles sempre em shows experimentais, que não tinham uma data fixa. Durante um desses trabalhos, o diretor Martin Ritt o contratou como assistente. A partir desse ponto, ele passou a trabalhar atrás das câmeras e caminhar para sua carreira como diretor.

Nova fase

O primeiro grande marco de sua história nessa nova carreira é a direção da série televisiva Em Nome da Lei, que tinha a participação de Steve McQueen. Em seguida, ele continuou a trabalhar com séries televisivas até o ano de 1961, quando finalmente dirigiu seu primeiro filme, X-15.

A partir disso, sua carreira começou a decolar até chegar ao próximo grande marco que foi a direção de The Curse. Um título cujo gênero é terror e foi notoriamente reconhecido por todas as autoridades cinematográficas.

Continue depois da publicidade

Então, ele foi diretor de Superman (1978) e Superman 2 (1980). Contudo, no segundo título ele foi demitido e Richard Lester toma seu lugar, desfazendo muito de seu trabalho. Em 2006, todavia, Richard Donner consegue fazer sua própria versão que ficou intitulada como Superman 2: The Richard Donner Cut (2006).

Finalmente, no ano de 1985, Richard Donner é contratado para ser diretor do filme Os Goonies ao lado de Steven Spielberg, que imaginou e produziu toda a obra. Já na época em que foi lançado, o filme se tornou uma febre no mundo inteiro. Por isso, hoje consta na longa lista de filmes cult produzidos ao longo dos anos.

Agora conheça um pouco mais sobre as obras que Richard Donner participou como diretor e entenda melhor sobre seu estilo. Assim, você pode conhecer um pouco mais sobre a sua importância para o The Goonies.

X-15 (1961)

Esse é um longa-metragem de drama em que um dos produtores é o famoso Frank Sinatra. Seu tempo de duração é 107 minutos. Além disso, houve uma importante cooperação por parte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para a sua produção. Sobretudo no que diz respeito à verificação de informações utilizadas.

Continue depois da publicidade

No filme, há três personagens, que são selecionados como pilotos de teste de um avião-foguete hipersônico experimental de voo suborbital, mais conhecido como norte-americano X-15. Esses três pilotos são o tenente-coronel Brandon, o Matt Powell e o major Wilde.

O filme mostra como suas condições de trabalho não eram exatamente as melhores. E a única pessoa que realmente admite o perigo que eles enfrentam é a esposa do tenente-coronel Brandon. A missão deles traz lágrimas aos olhos dos espectadores, bem como um sentimento de admiração pela coragem de cada um dos personagens envolvidos.

Sal, Pimenta e Dinamite (1968)

O nome original desse título é Salt, Pepper and Dynamite. Essa produção teve como roteirista Michael Pertwee. O mesmo roteirista que ficou responsável por inúmeros títulos. Tais como “É um ótimo dia” (1955), “Top Secret” (1952), “Senhoras que Fazem” (1963) e “Risos no Paraíso” (1951).

A obra conta a história de dois grandes amigos que possuem juntos uma boate. O filme se passa em um momento em que um corpo é encontrado no camarim dessa boate. A partir disso, a polícia passa a investigar vários crimes que ali foram cometidos.

Continue depois da publicidade

O longa-metragem tem a duração de um total de 102 minutos. Além disso, ela se enquadra no gênero de comédia, suspense e policial. Os principais atores que participaram da produção são Sammy Davis Jr., Michael Bates e Peter Lawford.

The Curse (1976)

Diferente das outras obras que o Richard Donner dirigiu, essa é uma obra cinematográfica britânica. Ela teve como principal distribuidora a 20th Century Fox. Além disso, seu tempo de duração é de 111 minutos. E teve uma rotulagem de indicação de idade para apenas maiores de 12 anos de idade na França.

A história que conta o filme é sobre as mortes que cercam a comitiva do embaixador estadunidense Robert Thorn em Londres. O drama que envolve muitas pessoas ao redor da vida do embaixador leva às crenças de que seu filho adotivo, Damien, possa ser o anticristo.

Fatal Weapon (1987)

Fatal Weapon
Fatal Weapon (1987) – Divulgação

Este filme tem uma série completa com o total de 4 títulos incluídos. Entretanto, apenas o primeiro título foi dirigido por Richard Donner. O longa-metragem tem uma duração de 110 minutos, além de uma versão estendida que totaliza 117 minutos. A distribuidora responsável foi a Warner Bros, que também foi a produtora ao lado da Silver Pictures.

Continue depois da publicidade

O filme conta a história de como dois veteranos da Guerra do Vietnã foram trabalhar juntos como policiais. Um deles, o Roger Murtaugh, completa 50 anos de idade quando passa a trabalhar com o jovem Martin Riggs. Ele tem sua vida agitada pelo jovem colega que tem tendências suicidas e vive fora de controle.

Entretanto, quando ambos descobrem o que parece ser um esquema de tráfico organizado de heroína administrado por ex-soldados como eles, a relação de ambos muda radicalmente. Juntos passam a lidar com a situação e a investigar esse esquema.

The Donner’s Company

Após alguns projetos frustrados pelos quais Richard Donner passou, como o Superman 2 (1980), ele, junto à sua esposa Lauren Shuler Donner, decidiu fundar sua própria produtora. Esta ficaria conhecida como The Donner’s Company.

Os títulos pelos quais essa produtora ficou responsável foram O Feitiço de Áquila (1982) e o próprio filme Os Goonies também foi produzido por ela. Além disso, o famoso filme nomeado como A Máquina Mortífera (1987) também foi produzido pela The Donner’s Company.

Continue depois da publicidade

O fim de Richard Donner

Não há como negar que a carreira deste diretor teve seus altos e baixos. Assim como ele, muitos outros diretores passaram pela mesma situação. A diferença entre ele e alguns foi sua resiliência e sua coragem de seguir investindo no seu trabalho dos sonhos.

Infelizmente, o ser humano tem um curto período de vida, de forma que nem os maiores gênios podem escapar do fim inevitável. No dia 5 de julho de 2021, Richard Donner veio a falecer em Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos. Deixando para trás seu legado e sua devotada esposa Lauren Shuler Donner.

Quem é Steven Spielberg?

Steven Spielberg
Steven Spielberg – Divulgação

Nascido no dia 18 de dezembro de 1946 em uma cidade de Ohio chamada Cincinnati nos Estados Unidos, Steven Spielberg estava destinado a grandes coisas. Muitas pessoas acreditam que não existe tal coisa como o destino, mas o que de fato aconteceu foi o sucesso esmagador deste grande homem.

Desde jovem, Steven já era apaixonado pelo mundo do cinema. Ele frequentemente convencia suas irmãs a se tornarem cobaias para seus filmes feitos em casa. Ele se provou um verdadeiro prodígio, com uma imaginação ampla que era influenciada por todas as coisas ao seu redor.

Continue depois da publicidade

Cada detalhe do mundo era capturado por seus olhos e transformado em algo que nós podemos apenas imaginar e, provavelmente, nunca chegar onde ele chegava apenas com o pensamento. Mas manter essa criatividade toda dentro de sua mente não era o bastante para ele. Ele precisava mostrar para o mundo, compartilhar com as pessoas o seu trabalho.

Assim, quando tinha apenas 13 anos de idade, ele teve sucesso em um concurso de curta-metragem com um filme que chamou de Fuga do Inferno. Essa primeira vitória fomentou sua vontade de produzir mais e mais. Até que, com 16 anos de idade, ele produziu o filme Firelight, que foi exibido, graças ao seu pai, em uma sala de teatro local.

Sua vida profissional oficialmente inicia no ano de 1968 com o curta-metragem intitulado Amblim. Sua exibição aconteceu no Festival de Filmes de Atlanta, além de ter sido premiado em festivais como os de Veneza, que têm grande reconhecimento.

O primeiro de muitos longas-metragem

No ano de 1971, Steven conseguiu um contrato com a Universal e pode dirigir o seu primeiro longa-metragem. Este é intitulado como Encurralado (1972). Em pouquíssimo tempo ficou claro que seu trabalho era um sucesso e ele passou a ser valorizado dentro desse mercado.

Continue depois da publicidade

Dirigiu, produziu e até mesmo foi roteirista de diversas obras que se tornaram muito famosas tanto na época em que foram lançadas quanto depois de seu lançamento. E uma delas é o famoso Os Goonies, que até hoje encanta jovens e adolescentes facilmente.

Diferente do diretor, o elenco não teve muito destaque

É comum que atores ganhem mais destaque que os diretores dos filmes hoje em dia. Afinal, quando assistimos a uma obra cinematográfica, não estamos olhando para o diretor. Quem está na tela é que conta e estes são os atores.

Por diversas vezes, as pessoas passam a assistir aos filmes apenas por causa da participação de algum ator a que lhes interesse. Exemplos desses atores são Angelina Jolie, Brad Pitt e muitos outros grandes nomes de Hollywood.

Entretanto, diferente desse tipo de acontecimento, com o filme Os Goonies, isso não aconteceu. Os atores que participaram dessa produção não ficaram famosos, embora tenham tido, sim, suas próprias carreiras e seguido seus próprios rumos. Mas o nome que realmente marcou Os Goonies foi de Richard Donner e de Steven Spielberg.

Continue depois da publicidade

Confira abaixo o nome de alguns dos atores que participaram de Os Goonies e os achados da carreira de cada um. Veja quem participou e o que estão fazendo hoje em dia. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro de todos os detalhes!

Sean Astin (Mikey Astin – personagem)

Ator Sean Astin interpretando Mikey Astin em os goonies
Ator Sean Astin – Divulgação

Este ator tem, hoje, 51 anos de idade. Ele interpretou o personagem Mikey Astin no filme Os Goonies. Além disso, ele foi um dos únicos atores a seguir com uma carreira parcialmente reconhecida no mundo do cinema.

Suas participações em grandes títulos não chamam tanta atenção. No entanto, o fato de ter interpretado muito bem seus papéis é de se admirar. Sobretudo seu papel como Samwise Gamgee em Senhor dos Anéis. Este certamente é um de seus maiores triunfos, pois ficou conhecido eternamente dentro da comunidade geek.

Josh James Brolin (Brand Walsh – personagem)

Josh James Brolin interpretando Brand Walsh em Os Goonies
Josh James Brolin – Divulgação

O intérprete de Brand Walsh, Josh Brolin, teve sua carreira bastante animada nos últimos anos. Além de participar de longas, ele atuou em alguns papéis dentro de séries também, mesmo que não tenham sido tão reconhecidas quanto as que encontramos na Netflix.

Continue depois da publicidade

Algumas das obras que se destacam dentro de seu currículo de participações são da franquia Marvel, ele fez parte de Vingadores, Oldboy, Duna e Deadpool. Embora não tenha seu nome tão requisitado nos cartazes, ele é um ator bastante procurado por conta de sua experiência e atuação.

O orçamento de Os Goonies (1985)

Para que uma cinematográfica seja devidamente produzida, existem diversas questões a serem consideradas. Afinal, não é preciso apenas de atores para que seja possível. As despesas envolvem um quadro muito maior do que você poderia imaginar, se nunca teve contato com esse tipo de orçamento.

A princípio, é preciso decidir onde será o cenário, se tudo será gravado no estúdio ou se existe a possibilidade de gravar em outros lugares. Em séries como Game of Thrones, por exemplo, as gravações ocorreram até em castelos históricos, que estão espalhados pela Europa. Assim, a obra ficou muito mais realista e teve uma melhor imersão.

Depois que os cenários são decididos e seus custos são contabilizados, é preciso considerar o figurino, as pessoas que ficarão responsáveis por produzi-los e fazer sua manutenção. Bem como a maquiagem e todos os insumos que eles requerem.

Continue depois da publicidade

A sonoplastia e a iluminação são pontos-chave da indústria do cinema. Afinal, é por meio de truques utilizando ambas que se economiza com efeitos especiais, renovando, inclusive, alguns conceitos pré-existentes ali. Por isso, é preciso contratar profissionais competentes e que estejam de acordo com o orçamento existente.

Valores

No caso de Os Goonies, o orçamento já existia antes de se definir tudo isso. De forma que a equipe que ficou responsável em distribuí-lo teve muito trabalho para fazer com que o filme fosse realmente possível, considerando seu valor. Esse valor totalizava 19 milhões USD.

Agora, para você isso pode parecer muito. Entretanto, esse valor poderia não ter sido o bastante. Sobretudo porque os insumos necessários custam muito caro. A equipe responsável pelo orçamento, contudo, foi bastante eficaz em distribuí-lo adequadamente de forma que o filme pudesse fazer um sucesso.

Os valores arrecadados em bilheteria somam cerca de 125 milhões USD. O que significa que a receita foi muito maior do que a esperada. Mesmo que o público tenha demorado um pouco a reagir dessa forma. O importante é que o sucesso veio e, depois disso, The Donner’s Company produziu muitos outros filmes de sucesso.

Continue depois da publicidade

Vale a pena assistir Os Goonies (1985)?

Poster do filme Os Goonies
Os Goonies – Divulgação

Muitas pessoas são extremamente resistentes à ideia de assistir filmes antigos. Afinal, com toda a evolução tecnológica, é muito fácil supor que, hoje em dia, os filmes são melhores. Todos os efeitos podem ser feitos por meio de inteligência artificial. Além de termos acesso a coisas que antes somente poderíamos sonhar.

Contudo, essa crença não está correta de forma alguma. Ainda que tenhamos, realmente, acesso a muitos recursos que tornam as produções realistas, elas nem sempre serão realmente boas. Um grande exemplo é a trilogia de Senhor dos Anéis.

Na época em que foi produzida, no começo dos anos 2000, não havia recursos o suficiente para que os efeitos especiais fossem facilmente produzidos. Os produtores e o diretor tiveram que sentar juntos e encontrar formas de criar manualmente muitas coisas. O resultado foram três filmes de qualidade exemplar.

Mesmo hoje, em um mundo em que tudo é muito mais fácil e temos como criar esses efeitos especiais de forma muito mais simples, dificilmente há filmes que superam a qualidade dessa trilogia. Não pensando em seu conteúdo, mas em seus efeitos especiais.

Continue depois da publicidade

Isso, portanto, é uma prova de que o antigo muitas vezes é desvalorizado injustamente. Além disso, Os Goonies fazem parte da história do cinema e tem a sua importância. Considerando tanto o roteiro, quanto as escolhas estilísticas e até mesmo o seu público.

Então, nossa conclusão é que vale, sim, apenas assistir Os Goonies e aproveitar o que há de melhor na herança deixada por diretores exímios e toda a equipe que trabalhou duro para garantir a qualidade do produto final que seria o filme.

Confira filmes que podem ser enquadrados junto a Os Goonies (1985)

Confira abaixo outros filmes cult que valem a pena conferir, todos feitos ainda no século XX. Surpreenda-se com o que encontrar e confira o estilo mais retrô que há dentro do cinema. Compreenda por que eles são tão valorizados ao dar uma chance para filmes antigos!

Gremilins (1984)

Gremlins
Gremlins – Divulgação

O filme conta sobre um inventor que procura por um presente que seja especial para seu filho. Em meio às buscas, ele se depara com algo que chama muito a sua atenção em uma loja localizada em Chinatown.

Continue depois da publicidade

A princípio, o lojista não se mostra favorável a vender a criatura minúscula. Entretanto, concorda com a venda, desde que o inventor prometa que esse brinquedo jamais seria exposto à luz, água e jamais seria alimentado depois da meia-noite.

Contudo, como se poderia esperar, a promessa é quebrada logo que a criatura é entregue para seu novo dono. Assim, a cidade passa a ser invadida por um grupo de monstrinhos que estão totalmente fora de controle e tomam a decisão de destruir a cidade ainda na véspera de Natal.

O orçamento total para essa produção foi de 11 milhões USD e sua bilheteria somou um total de 212,9 milhões USD. Além disso, o diretor responsável por Gremilins (1984) foi Joe Dante. A obra recebeu o prêmio Saturno de Melhor Direção e foi distribuída pela Warner Bros.

De Volta para o Futuro (1985)

De volta para o futuro
De volta para o futuro – Divulgação

Um jovem rapaz chamado Marty McFly acaba sendo transportado para o ano de 1955. Tudo isso por causa de um erro que acontece em uma experiência de responsabilidade de um excêntrico cientista conhecido como Doc Brown.

Continue depois da publicidade

Sua viagem pelo tempo acontece em um carro que foi modificado. O que resulta no encontro de Marty com seus pais enquanto eles ainda são jovens. Contudo, a sua presença acaba modificando o passado. De modo que os seus pais podem jamais se apaixonar e deixar de existir.

O filme acompanha toda a jornada de Marty, que corre contra o tempo para conseguir voltar para o futuro e salvar o cientista. Além de salvar a si mesmo e consertar todas as modificações que a sua presença na linha temporal errada causou.

Robert Zemeckis foi responsável pela direção desse filme com um orçamento de 19 milhões USD, assim como Os Goonies. A produção De Volta para o Futuro foi um verdadeiro sucesso, que rendeu uma bilheteria de um total de 388,8 milhões USD.

Conta Comigo (1986)

Conta Comigo
Conta Comigo – Divulgação

Um grupo de quatro amigos mora muito próximo no Oregon. Certo dia, decidem se reunir para o corpo de um desconhecido que foi morto acidentalmente perto de suas casas.  Entretanto, o que não esperavam era encontrar um homem no meio do caminho.

Continue depois da publicidade

Esse senhor estava em um pântano que era cheio de sanguessugas. Assim, Gordie Lachance, Vern Tessio, Chris Chambers e Teddy Duchamp acabam embarcando em uma aventura que deixará um marco inesquecível na vida de cada um deles.

Rob Reiner foi o roteirista e o diretor dessa produção. Seu orçamento total era de 8 milhões USD e a bilheteria rendeu 52,3 milhões USD. Além disso, a obra também foi indicada ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

E.T. O Extraterrestre (1982)

E.T. O Extraterrestre
E.T. O Extraterrestre – Divulgação

Neste filme, em uma noite, Elliot encontra um estranho visitante alienígena. Rapidamente, ele faz amizade com este ser inofensivo, tentando compreender o que ele tanto fala. Aos poucos, ele ensina a ele algumas coisas sobre a vida na terra e algumas palavras em inglês.

Quando ele o esconde em sua casa junto com seus irmãos, decide mantê-lo seguro em seu quarto, longe dos adultos. Entretanto, quando o pequeno amigo passa a correr perigo, eles devem correr contra o tempo para salvá-lo. O governo norte-americano entra em cena e as coisas ficam mais complicadas ainda.

Esse é um dos filmes de maior sucesso dos anos 80. É um clássico e muitos dizem que é obrigatório ainda hoje para os cinéfilos. Seu orçamento foi de 10,5 milhões USD e sua bilheteria soma a quantia de 792,9 milhões USD. Seu diretor, é claro, é o famoso Steven Spielberg. O filme entrou para a lista de melhores filmes da história de Hollywood.

A lista de prêmios, que foram dados a esse título, é enorme. Entre eles podemos citar coisas como Oscar de Melhor Trilha Sonora Original de 1983. Além de Oscar de Melhor Edição de Som.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui