Logo do Globo de Ouro
Globo de Ouro - Reprodução Depositphotos

O Globo de Ouro é uma das premiações mais aguardadas no cenário do entretenimento. Para os artistas e envolvidos nas produções, é uma oportunidade de terem os seus trabalhos reconhecidos. Já para o público é a chance de assistir aos seus astros e filmes favoritos recebendo o devido reconhecimento.

A premiação acontece anualmente desde a década de 40. Entre altos e baixos, o evento passou por turbulências e muitas edições ficaram marcadas na história. Para conhecer melhor a premiação, confira a seguir a história e curiosidades sobre o Globo de Ouro.

O que é o Globo de Ouro?

O Globo de Ouro é um evento anual que premia os profissionais da TV e cinema. Tanto os profissionais dos Estados Unidos quanto de outros países são reconhecidos pela premiação. O evento começou em 1944 e desde então passou por mudanças e reformulações nas categorias.

A premiação do Globo de Ouro ainda mantém a sua relevância entre os reconhecimentos de mídia da atualidade. O evento é transmitido logo no começo de janeiro. Nele, todos os indicados e outros convidados ficam em um grande salão de jantar enquanto a premiação acontece.

Em média, 100 jurados se reúnem para avaliar os indicados de cada ano. Todos os analistas são membros da chamada Associação de Correspondentes Estrangeiros. O canal TNT mantém um acordo para transmitir a premiação para o Brasil. Outros canais como o Amazon Prime Vídeo e Apple Tv também transmitem a cerimônia.

Origens do Globo de Ouro

A princípio, o Globo de Ouro não existiria se não fosse a Foreign Press Association. Essa organização surgiu em 1943, sendo criada por jornalistas e fotógrafos. Na época, os fundadores tinham o objetivo de usar a organização como uma ponte para entrevistar diretores e profissionais do cinema.

Depois da mudança de nome para Hollywood Foreign Correspondents Association, parte da equipe foi dispensada. Tudo porque alguns dos membros não tinham formação como jornalistas profissionais. Como resultado, surge a Foreign Press Association of Hollywood, também chamada de FPAH. Nessa época, a organização já havia entregado diversos prêmios Henrietta de 1951 a 1953.

No ano seguinte, os fundadores da HFCA e FPAH optaram por realizar uma única premiação. Chamada de International Press of Hollywood, a premiação em conjunto aconteceu também em 1955. Após isso, as duas entidades se fundiram para criar a nova Hollywood Foreign Press Association.

Também chamada de HFPA, a marca faz a cobertura de eventos ligados à cultura e entretenimento. Seus membros incluem tanto jornalistas quanto correspondentes de outros países para realizar esse trabalho. A Ernst & Young é a empresa responsável pela apuração dos votos da academia.

Categorias do Globo de Ouro

A princípio, o Globo de Ouro era uma premiação limitada ao cinema. No entanto, as coisas mudaram em 1956 após a inclusão de indicações para a TV. Hoje, o evento é bastante conhecido por causa da grande quantidade de categorias, sendo elas:

  • Melhor ator coadjuvante em série
  • Melhor ator coadjuvante
  • Melhor ator em filme de drama
  • Melhor ator em filme de comédia ou musical
  • Melhor ator para minissérie ou filme televisivo
  • Melhor ator em série de drama
  • Melhor ator em série de comédia ou musical
  • Melhor atriz em filme de drama
  • Melhor atriz em série de drama
  • Melhor atriz coadjuvante em filme
  • Melhor atriz coadjuvante em série
  • Melhor atriz em comédia ou musical (filme)
  • Melhor atriz de comédia ou musical (série)
  • Melhor atriz em minissérie
  • Melhor filme animado
  • Melhor diretor
  • Melhor roteiro
  • Melhor filme animado
  • Melhor filme de drama
  • Melhor filme em língua não inglesa
  • Melhor filme de comédia ou musical
  • Melhor série de drama
  • Melhor série de comédia ou musical
  • Melhor minissérie ou filme televisivo
  • Melhor trilha sonora
  • Melhor canção original

Artistas que mais ganharam o prêmio

A premiação do Globo de Ouro acontece há várias décadas e muitos atores deixaram a sua marca. Nesse sentido, algumas celebridades ganharam diversos prêmios Globo de Ouro, consolidando o seu nome na premiação:

Meryl Streep

Meryl Streep foi uma das atrizes que mais ganharam preminio globo de ouro
Meryl Streep na Sala de Imprensa no 15th Annual Screen Actors Guild Awards – IMAGEM: s_bukley/Depositphotos

Tal como em outras premiações, Meryl Streep é uma das estrelas mais indicadas ao Globo de Ouro. Além disso, ela é a artista que mais recebeu prêmios no evento, acumulando um total de nove estatuetas. Na categoria “Melhor atriz em filme dramático”, Meryl ganhou em 1982 pelo filme “A mulher do tenente francês”, no ano seguinte por “A escolha de Sofia” e em 2012 pelo longa “A dama de ferro”.

Já na categoria “Melhor atriz em comédia ou musical”, ela é vencedora pelos filmes “O diabo veste prada” e “Julie & Julia”. Além disso, ela ganhou como atriz coadjuvante em “Kramer vs Kramer” de 1980 e “Adaptação”. Por fim, ela também ganhou um melhor atriz em minissérie para “Angels in America”, o “Prêmio Cecil B. DeMille” e um prêmio honorário.

Jack Nicholson

Jack Nicholson ganhou 7 globo de ouro
Jack Nicholson na estréia de Los Angeles de “How Do You Know” – IMAGEM: PopularImages/Depositphotos

O ator conquistou sete prêmios do Globo de Ouro ao longo da sua carreira. Nicholson foi premiado três vezes na categoria “Melhor ator de drama” por “Chinatown”, de 1984, “Um estranho no ninho” de 1975 e “As confissões de Schmidt” de 2002.

Como melhor ator em musical ou comédia, Nicholson ganhou por “A honra do poderoso Prizzi” de 1985 e “Melhor é impossível” de 1997. Além de levar a estatueta de melhor ator coadjuvante por “Terms of Endearment” de 1983, Jack Nicholson também ganhou um prêmio Cecil e outro reconhecimento honorário.

Angela Lansbury

Atriz Angela Lansbury
Angela Lansbury chega ao 70th Annual Directors Guild Of America Awards – IMAGEM: imagepressagency/Depositphotos

A saudosa atriz Angela Lansbury contabiliza um total de seis vitórias no Globo de Ouro. Dentre elas, a de melhor atriz Coadjuvante em longa por “O retrato de Dorian Grey” de 1945 e “Sob o domínio do mal” de 1962. Não o bastante, ela ganhou o prêmio de melhor atriz em série de drama quatro vezes em 1984, 1986, 1989 e 1991. Todos os prêmios dessa categoria foram pelo trabalho de Lansbury em “Assassinato por escrito”

Shirley Maclaine

Shirley MacLaine no 40th AFI Life Achievement Award Honrando – IMAGEM: PopularImages/Depositphotos

Empatada com Angela Lansbury, Shirley Maclaine também ganhou seis prêmios do Globo de Ouro. Shirey Maclaine ganhou por melhor atriz revelação com “O terceiro tiro” de 1955. Em 1960 e 1963 ela ganhou na categoria melhor atriz de musical ou comédia por “Se meu apartamento falasse” e “Irma La Douce”, respectivamente.

Shirley também ganhou como melhor atriz de drama por “Laços de ternura” de 1983 e “Madame Sousatzka” de 1988. Por fim, também recebeu um prêmio Cecil e outro honorário.

Artistas que ganharam mais de um prêmio em uma cerimônia

São raros, mas alguns artistas conseguiram a façanha de conquistar mais de um prêmio na mesma cerimônia. Na época, as vencedoras participavam de vários projetos elegíveis aos troféus:

Helen Mirren

Helen Mirren ganha o Glbo de Ouro pela categoria melhor atriz
Helen Mirren participa da exibição de ‘Girls Of The Sun’ – IMAGEM: tanka_v/Depositphotos

Em 2007, a atriz Helen Mirren ganhou o prêmio de melhor atriz de drama pelo filme “A rainha”. Na mesma noite, ela ganhou na categoria melhor atriz de minissérie por “Elizabeth I”.

Joan Plowright

Atriz Joan Plowright
Joan Plowright – Divulgação

A atriz Joan Plowright ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo filme “Um sonho de primavera”. Na mesma ocasião, em 1993, recebeu a estatueta de melhor atriz coadjuvante para TV por “Stalin”.

Kate Winslet

Kate Winslet ganhou dois globos de ouro
Kate Winslet na sala de imprensa no 66th Annual Golden Globe Awards – IMAGEM: s_bukley/Depositphotos

A eterna Rose de Titanic ganhou em 2009 o prêmio de melhor atriz de drama por “Foi apenas um sonho”. Não o suficiente, Winslet também ganhou o troféu de melhor atriz coadjuvante pelo filme “O leitor”.

Sigourney Weaver

Sigourney Weaver
Sigourney Weaver chega ao Los Angeles Premiere Of Roadside Attractions ‘Call Jane’ – IMAGEM: imagepressagency/Depositpho

Em 1989, Sigourney Weaver fez história ao ser a primeira atriz a ganhar dois prêmios Globo de Ouro na mesma noite. Ela ganhou o de melhor atriz de drama por “A montanha dos gorilas”. Ademais, ela também levou o de melhor atriz coadjuvante por “Uma secretária do futuro”.

Produções que mais receberam prêmios e indicações

Assim como os artistas, algumas produções são recordistas de prêmios no Globo de Ouro. Embora mantivessem o favoritismo, filmes e séries surpreenderam pela quantidade de prêmios conquistados em uma noite. Os recordistas são:

Filmes que mais ganharam prêmios no Globo de Ouro

  • “La La Land” é o filme recordista absoluto do Globo de Ouro. Foram sete indicações ao prêmio e a produção conseguiu vencer em todas as categorias em que concorria;
  • “O expresso da meia-noite” recebeu 8 indicações, tendo vencido 6 delas;
  • Tal como o filme acima, “Um estranho no ninho” conseguiu 6 prêmios das 6 categorias em que concorria.

Séries que mais ganharam prêmios no Globo de Ouro

  • “The Carol Burnett Show” conquistou nove prêmios Globo de Ouro. Ao longo das suas temporadas, a atração foi indicada 29 vezes ao prêmio;
  • “All in the family” conseguiu ganhar o Globo de Ouro oito vezes. Ao todo, a série recebeu 30 indicações ao longo do tempo;
  • Por fim, “Sex and the city” também recebeu 8 prêmios Globo de Ouro num total de 24 indicações.

Brasil no Globo de Ouro

No ano de 1999, o Brasil ganhou reconhecimento pelo filme “Central do Brasil”. Esse longa ganhou a categoria de melhor filme em língua estrangeira. Fernanda Montenegro também conquistou uma indicação na categoria de melhor atriz, mas não conseguiu levar a estatueta para casa. Até aquela época, esse era um feito inédito para uma artista da América Latina.

Depois de Central do Brasil, outros filmes brasileiros conquistaram indicações ao  Globo de Ouro. Dentre eles, “Cidade de Deus”, “Abril despedaçado”, “Dona Flor e seus dois maridos”, “Diários de motocicleta” e “Pixote, a lei do mais fraco”.

Problemas envolvendo a premiação

Apesar do prestígio, o Globo de Ouro também é marcado por polêmicas. Sejam internos e externos, muitas pessoas se opuseram à premiação e denunciaram a organização. As problemáticas apontadas dizem respeito a:

Impostos

A princípio, a Hollywood Foreign Press Association é considerada uma entidade sem propósito lucrativo. Logo, não tem a obrigação de pagar impostos na promoção de profissionais ou produtos. No entanto, a entidade foi acusada de manter uma estrutura que favorece a sonegação fiscal.

Corrupção

Após vazamentos de documentos, surgiram denúncias de corrupção dentro da organização. De acordo com um documento vinculado ao estúdio Globes, alguns membros da HFPA recebiam até US$ 30 mil de propina. O valor garantiria as indicações e vitórias de uma produção nas categorias principais.

Influência de votos

Alguns membros da academia receberam um convite para uma viagem à França com tudo pago. O propósito era a equipe da HFPA assistir algumas gravações da série “Emily em Paris”. No entanto, a atração foi mal recebida por especialistas e críticos por causa da sua abordagem superficial sobre a França. Mesmo assim, a série conseguiu duas indicações nas categorias principais do Globo de Ouro.

Falta de representatividade

Ao longo dos anos, algumas produções estreladas ou produzidas por pessoas pretas não receberam indicações na premiação. Por exemplo, a série “I may destroy you”, aclamada pelo público e crítica. Além dessa, outras produções de grande sucesso foram ignoradas no Globo de Ouro. De acordo com o jornal Los Angeles Times, não havia pessoas pretas na comissão de análise da premiação até há alguns anos.

Em resposta aos problemas envolvendo a premiação, artistas passaram a boicotar o evento. Tom Cruise, por exemplo, devolveu os três prêmios Globo de Ouro que conquistou anos antes. Outros artistas também se recusaram a participar até que esclarecimentos e soluções fossem dadas.

Além do ator, a NBC, o canal que exibia o evento, não transmitiu a premiação em 2022. Não o suficiente, a Warner Media também cancelou a sua participação.

Visibilidade

Pela primeira vez na história da premiação, uma mulher trans ganhou a categoria de melhor atriz no Globo de Ouro. Michaela Jaé Rodriguez, a MJ Rodriguez, venceu o prêmio em 2022. Na época com 31 anos, a atriz era uma das protagonistas da aclamada série “Pose”. Felicíssima com a conquista, a atriz afirmou que o acontecimento abriria portas para outros jovens talentosos de origem latina, preta e LGBTQIA+.

Na série “Pose”, MJ Rodriguez dá vida à personagem Blanca Evangelista. Ambientada em uma Nova York entre os anos 80 e 90, a atração mostra a cultura queer na cidade. Dentre muitos desafios, os protagonistas vivem dores e amores enquanto mostram a realidade da época. A última temporada do show mostra como uma epidemia de AIDS afetou a vida dos personagens.

O prêmio dado a MJ Rodriguez ajudou a amenizar parte dos problemas que o Globo de Ouro enfrenta. Afinal, a premiação é alvo de críticas a respeito da falta de representatividade no evento. Para a atriz e a comunidade LGBTQIA+, o prêmio é um dos primeiros passos na valorização dos excluídos em Hollywood.

Essa não é a primeira participação de MJ Rodriguez na premiação. Em 2021, a atriz recebeu uma indicação pelo mesmo papel, sendo a primeira mulher trans a conquistar o feito.

Resgate e reconhecimento de astros

É bastante comum o afastamento de artistas por causa da ausência de oportunidades e papéis. Um caso emblemático é o do ator Ke Huy Quan. Ele ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante na premiação do Globo de Ouro de 2023. Quan ganhou graças a participação impactante no filme “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo”.

Ke Huy Quan fez bastante sucesso como um astro adolescente nos anos 80. Infelizmente, ele se viu obrigado a se aposentar no auge da sua juventude. Afinal, tal como acontece com muitas estrelas, as oportunidades de trabalho em Hollywood diminuíram. O ator passou mais de 20 anos longe da atuação.

Porém, o filme Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo deu a Quan a oportunidade para mostrar o seu talento. Aos 51 anos, o ator pôde celebrar o seu retorno às telas da melhor forma possível. Bastante emocionado no palco do Globo de Ouro, ele recordou das dúvidas sobre a sua trajetória. Além disso, fez agradecimentos ao diretor Steven Spielberg, diretor com quem trabalhou no começo da carreira.

Assim como Ken Huy Quan, sua colega de elenco também foi premiada na mesma cerimônia. Michelle Yeoh ganhou o prêmio na categoria de melhor atriz em musical ou comédia.

Relação do Globo de Ouro com o Oscar

O Globo de Ouro carrega a fama de anteceder os resultados da premiação do Oscar. No entanto, nem sempre o melhor filme de uma premiação ganhou em outra. Estima-se que nos últimos 20 anos as premiações só compartilharam os mesmos filmes na categoria “melhor filme” em 50% das vezes. Por exemplo, em 2020, enquanto uma premiação reconheceu o filme “Parasita”, a outra cerimônia premiou “Era uma vez… em Hollywood”.

Essas premiações são eventos de reconhecimento e promoção para artistas e produções. Com a visibilidade dos prêmios, os indicados e profissionais homenageados acabam ganhando promoção de imagem. Ou seja, ficam ainda mais populares e cotados para outras produções de entretenimento.

No entanto, as diferenças acabam aí. Afinal, o Oscar mantém a sua alta relevância em Hollywood. Por sua vez, o Globo de Ouro possui uma quantidade elevada de categorias. Desse modo, consegue se manter mais inclusivo e diversificado. Assim, artistas e filmes podem ser reconhecidos em diversas áreas.

O diferencial do Globo de Ouro em relação ao Oscar é o ambiente mais relaxado. As pessoas indicadas podem se sentar em uma mesa e conversar mais à vontade umas com as outras. Embora a elegância seja mantida, os artistas se sentem mais à vontade para interagir.

Além disso, o Globo de Ouro permite informalidades para descontrair o público. Por exemplo, a escolha de apresentadores comediantes de grande apelo popular. A inclusão de comediantes ajuda a diminuir tensões pela espera dos prêmios. Não o bastante, esses convidados ajudam a trazer mais telespectadores para o evento.

Considerações finais sobre o Globo de Ouro

Mesmo após oito décadas, o Globo de Ouro ainda mantém a sua relevância no meio artístico. A premiação ajudou a consagrar os nomes de muitos artistas ao longo da história. Embora o evento tenha passado por problemas, ainda dá tempo de reformular os métodos de avaliação e torná-los mais inclusivos.

É uma ótima oportunidade para vermos produções e artistas queridos recebendo reconhecimento midiático. Resta aguardar quais as surpresas que as próximas edições reservam.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui