Nesse domingo, dia 10 de março, acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, a 96ª edição do Prêmio da Academia, mais popularmente conhecido no Brasil como Oscar. A premiação, que é a mais importante do cinema mundial, será apresentada pela quarta vez por Jimmy Kimmel e é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS). Desde 1937, Academia reconhece anualmente os melhores trabalhos produzidos pela indústria cinematográfica norte-americana e, porque não dizer, mundial.

Nos Estados Unidos, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o país pela emissora de televisão ABC, como ocorre tradicionalmente desde 1976. No Brasil, a cerimônia não deve ser transmitida ao vivo pela TV aberta. Assim, ela só poderá ser vista na TV fechada através do canal TNT, que há muitos anos transmite a cerimônia, e na plataforma de streaming Max (antiga HBO Max).

Seguindo o que temos feito durante toda a temporada de premiações, em que cobrimos as principais premiações da temporada, nos próximos dias publicaremos diversos textos em que analisaremos todos os concorrentes em cada uma das categorias do Oscar, além de prever quem vencerá a premiação em cada uma das categorias. Portanto, para não perder nenhuma das previsões, basta ler os textos que publicamos nos últimos dias e também os textos que publicaremos nos próximos dias em nosso site e em nossas redes sociais.

O que é o Oscar de Melhor Filme e o que ele premia

O Oscar de Melhor Filme é a mais importante categoria do Oscar e premia aquele que, segundo os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) foi o melhor filme produzido no mundo em um determinado ano. Devido a sua importância, essa é a única categoria em que todos os membros votantes da Academia podem sugerir indicados e votar nos vencedores. Nas outras categorias, os membros só podem sugerir indicados nas categorias relativas a sua seção ou capítulo. Ou seja, intérpretes sugerem indicados apenas nas categorias destinadas a premiar intérpretes, roteiristas sugerem indicados apenas nas categorias destinadas a premiar roteiristas e assim sucessivamente.

Cillian Murphy em cena de Oppenheimer (2023). Distribuição: Universal Pictures.
Cillian Murphy em cena de Oppenheimer (2023). Distribuição: Universal Pictures.

Além disso, também devido a sua importância, o Oscar de Melhor Filme é sempre o último da noite a ser entregue, ocupando um bloco inteiro da cerimônia de premiação, sendo esse geralmente o último bloco da cerimônia. Essa categoria existe desde a primeira cerimônia do Oscar, ocorrida em 16 de maio de 1929. Contudo, ao longo dos anos, a categoria foi mudando de nome. Nas duas primeiras cerimônias do Oscar ela se chamou “Academy Award for Outstanding Picture”.

Já entre 1930 e 1940, ela se chamou “Academy Award for Outstanding Production” e entre 1941 e 1943 se chamou “Academy Award for Outstanding Motion Picture”. A partir de 1944, a categoria passou a ser chamada de “Academy Award for Best Motion Picture”. Esse nome durou até 1961. A partir do ano seguinte, a Academia finalmente adotou o nome atual “Academy Award for Best Picture”, ou “Prêmio da Academia para Melhor Filme”, em tradução literal para o português,

O número de indicados ao Oscar de Melhor Filme também mudou ao longo dos anos. Na primeira cerimônia do Oscar, por exemplo, apenas três filmes foram indicados na categoria que hoje corresponde a Melhor Filme. Contudo, na época havia uma outra categoria, chamada “Best Unique and Artistic Picture” que também servia para premiar os melhores filmes do ano. Essa categoria, no entanto, foi abandonada já no ano seguinte. Tradicionalmente e por muito tempo, a categoria de Melhor Filme contava com cinco indicados.

Contudo, a partir de 2010, a categoria passou a contar com 10 indicados como já havia sido o padrão nos anos 1930 e 1940. Esse movimento foi, em grande parte, uma tentativa de dar mais espaço a filmes mais comerciais e que, de outra forma, não seriam indicados nessa categoria. Muitos apontam o fato de Batman: O Cavaleiro das Trevas e WALL-E terem sido “esnobados” pela Academia no Oscar 2009, como grande motivador dessa mudança.

É importante ressaltar também que quem é indicado e premiado nessa categoria são os produtores dos filmes, já que esse é um prêmio criado especialmente para premiar o trabalho dos produtores. Isso porque, são eles que colocam o filme de pé. Que conseguem o financiamento para produzir a obra e que são, em último caso, os chefes e cabeças por trás da feitura de todo e qualquer filme. Na primeira cerimônia do Oscar, inclusive, quem recebeu as indicações nessa categoria foram os estúdios. E mesmo nos anos seguintes e por muito tempo, o produtor recebia a indicação e a estatueta, mas em nome do estúdio onde o filme foi produzido.

Emma Stone em cena de Pobres Criaturas (2023). Distribuição: Searchlight Pictures
Emma Stone em cena de Pobres Criaturas (2023). Distribuição: Searchlight Pictures

Isso mudou com o tempo e com o fim da era dos grandes estúdios. Isso porque, muitos filmes independentes e produzidos fora dos grandes estúdios foram indicados nessa categoria. Da mesma forma, por ser um prêmio para os produtores, são os membros dessa seção ou capítulo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood que decidem as questões relativas a essa categoria. Por esse motivo também, uma das principais prévias do Oscar nessa categoria é o Producers Guild of America Award, entregue pelo Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos (ou “Producers Guild of America”, no original em inglês).

Apesar de ser uma premiação voltada a reconhecer o trabalho dos produtores, essa categoria e a categoria de Melhor Diretor estão intimamente ligadas. Isso porque, geralmente, um ótimo filme depende de um ótimo trabalho de direção. Assim, normalmente quem vence a categoria de Melhor Direção também vence a categoria de Melhor Filme e vice-versa. Só para se ter uma ideia, dos 95 filmes premiados com o Oscar de Melhor Filme até hoje, 68 também venceram o Oscar de Melhor Direção.

Sendo que em 95 edições do Oscar, em apenas seis ocasiões uma produção venceu o Oscar de Melhor Filme sem sequer ser indicado a Melhor Direção. A última vez que isso ocorreu foi em 2022 com No Ritmo do Coração. Mais interessante ainda é que Steven Spielberg, que é mais conhecido por seu trabalho como diretor, é a pessoa com mais indicações nessa categoria, 13 no total.

Apesar de ser em tese uma categoria dedicada a premiar filmes do mundo todo, os indicados e vencedores nessa categoria são predominantemente norte-americanos. Até porque, o Oscar é uma premiação norte-americana. Só para se ter uma ideia, 601 filmes já foram indicados nessa categoria e, como dissemos acima, 95 deles levaram o Oscar de Melhor Filme para casa. De todos os mais de 600 indicados, apenas 17 eram falados em outra língua que não o inglês. E mais, apenas em 2020 um filme falado em uma “lingua estrangeira” conseguiu vencer o Oscar nessa categoria. O filme em questão foi a produção sul-coreana Parasita.

Esse ano, contudo, pela primeira vez na história, três filmes falados em línguas que não são o inglês estão indicados ao Oscar de Melhor Filme. Um fato histórico que só mostra que cada vez mais o Oscar tem se tornado uma premiação internacional e não apenas norte-americana. Apesar disso, apenas dez filmes produzidos completamente fora dos Estados Unidos e sem nenhum financiamento norte-americano venceram o Oscar nessa categoria, mostrando que ainda há muito caminho a se percorrer.

Lembrando que para ser elegível a concorrer nessa categoria, um filme deve ter estreado entre meia noite de 1 de janeiro e meia noite de 31 de dezembro de um determinado ano no Condado de Los Angeles, na Califórnia. Assim, todos os filmes indicados ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme, estrearam entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023 em Los Angeles.

Paul Giamatti em cena de Os Rejeitados. Créditos: Focus Features.
Paul Giamatti em cena de Os Rejeitados. Créditos: Focus Features.

Além disso, o filme deve ser exibido por ao menos sete dias consecutivos, em pelo menos três sessões diferentes, com pelo menos uma das sessões ocorrendo entre 6 da tarde e 10 da noite no horário local. Filmes que não sejam em inglês devem também possuir legendas em inglês. Com exceção das categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Documentário e as categorias dedicadas a premiar curtas-metragens, todas as outras categorias são regidas por essas regras.

Quem vencerá a categoria de Melhor Filme em 2024

Agora que já explicamos tudo sobre essa categoria, o que ela premia e como ela funciona, vamos ao que interessa, analisar todos os indicados ao Oscar de Melhor Filme desse ano e tentar prever quem levará a estatueta para casa nessa categoria. De cara, já podemos dizer que o Oscar desse ano tem um favorito claríssimo: Oppenheimer.

O filme ganhou todos os mais importantes prêmios da temporada, incluindo o Globo de Ouro, o BAFTA e o Producers Guild of America Award. Com 548 indicações e 312 vitórias em premiações até agora, a produção é a mais premiada de 2023 e uma das mais premiadas desse século. Assim, tudo indica que o filme fechará a temporada de premiações com chave de ouro vencendo o Oscar de Melhor Filme.

Não apenas isso, indicado em 13 categorias diferentes, Oppenheimer é o filme com maior número de indicações no Oscar 2024 e, pelo que tudo indica, será também o filme com mais vitórias na cerimônia desse ano. Isso porque, a produção é praticamente perfeita em todos os aspectos. Dessa forma, pode se esperar que ela vença grande parte das categorias chamadas “técnicas”. Já nas principais categorias, Oppenheimer é favorito a vencer em pelo menos cinco delas. Assim, é dificil enxergar o filme saindo da cerimônia do dia 10 de março sem a estatueta de Melhor Filme nas mãos.

Correndo por fora e tentando surpreender o mundo está Pobres Criaturas. O filme, aliás, esteve nessa posição durante quase toda a temporada, sempre como “segundo favorito” na categoria de Melhor Filme na maioria das premiações mais importantes do ano. A produção, no entanto, não conseguiu derrotar Oppenheimer em nenhuma dessas premiações Por isso, é dificil ver isso finalmente ocorrendo no Oscar.

Cena de Killers of the Flower Moon. Divulgação.
Cena de Killers of the Flower Moon.

O filme que também é o segundo com mais indicações ao Oscar desse ano, 11 no total, tem, no entanto, chances reais em outras categorias importantes, como Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado. Ainda tentando sonhar com uma vitória nessa categoria estão Os Rejeitados, Anatomia de uma Queda, Barbie, Assassinos da Lua das Flores, Zona de Interesse, Ficção Americana, Maestro e Vidas Passadas.

A comédia dramática Os Rejeitados é, atualmente, apontada com o “terceiro filme na fila” para eventualmente levar o Oscar de Melhor Filme para casa. Contudo, para isso ocorrer, a produção teria que derrotar tanto Oppenheimer quanto Pobres Criaturas e isso será muito dificil de acontecer. Ainda mais se levarmos em consideração que Alexander Payne, diretor do filme, nem sequer está indicado a Melhor Direção e, como dito antes, dificilmente uma produção leva o Oscar de Melhor Filme sem que seu diretor esteja indicado na categoria de Melhor Direção.

O mesmo vale para Barbie. O filme que já foi considerado um dos favoritos a vencer o Oscar de Melhor Filme no início da temporada, agora tem pouquíssimas chances reais de vitória nessa categoria. Aliás, o filme corre sério risco de sair com poucas estatuetas da cerimônia de entrega da premiação, já que a única categoria em que a produção é realmente favorita é a de Melhor Canção Original. Além disso, a diretora do filme, Greta Gerwig, nem sequer foi indicada na categoria de Melhor Direção, o que faz com que as chances de Barbie ser escolhido Melhor Filme sejam ainda menores.

Já Assassinos da Lua das Flores está indicado na categoria de Melhor Direção, já que quem está a frente do filme é lengendário cineasta Martin Scorsese, mas mesmo assim, a produção tem pouquíssimas chances de levar o Oscar de Melhor Filme para casa. Aliás, assim como Barbie, o filme corre sério risco de sair da cerimônia do dia 10 de março sem nenhuma estatueta, já que a única chance real do filme parece estar na categoria de Melhor Atriz.

Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.
Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.

Anatomia de uma Queda é provavelmente o filme não falado em inglês mais elogiado do ano. Além disso, Justine Triet está indicada na categoria de Melhor Direção. Mesmo assim, pouca gente acha que a obra vencerá o Oscar de Melhor Filme. A produção seria favorita a vencer a categoria de Melhor Filme Internacional. Contudo, ela não foi indicada pelo governo da França para representar o pais e, assim, está fora da disputa nessa categoria. Sua maior esperança de vitória no Oscar desse ano está na categoria de Melhor Roteiro Original, onde o filme tem grandes chances de vencer

Outro filme falado em “lingua estrangeira” que tenta surpreender a todos e levar o Oscar de Melhor Filme para casa é Zona de Interesse. Apesar de ser um filme britânico, ele é quase todo falado em alemão e polonês. A produção fez muito sucesso no BAFTA desse ano, mas é dificil ver a obra surpreendendo no Oscar desse ano. A obra, no entanto, tem grandes chances de levar o Oscar de Melhor Filme Internacional para casa.

Quanto a Ficção Americana, Maestro e Vidas Passadas, é difícil até vislumbrar seus produtores sonhando com uma vitória nessa categoria, eles provavelmente já estão bastante contentes com a indicação na categoria mais importante do Prêmio da Academia. Ainda mais no caso de Vidas Passadas, que é majoritariamente falado em coreano e é o primeiro trabalho para cinema da cineasta Celine Song.https://pop.proddigital.com.br/o-que-e/o-que-e-a-temporada-de-premiacoes

Melhor Filme

  • American Fiction – Produtores: Ben LeClair, Nikos Karamigios, Cord Jefferson e Jermaine Johnson (Corre por Fora)
  • Anatomia de Uma Queda – Produtores: Marie-Ange Luciani e David Thion (Corre por Fora)
  • Barbie – Produtores: David Heyman, Margot Robbie, Tom Ackerley e Robbie Brenner (Corre por Fora)
  • Os Rejeitados – Produtor: Mark Johnson (Corre por Fora)
  • Assassinos da Lua das Flores – Produtores: Dan Friedkin, Bradley Thomas, Martin Scorsese e Daniel Lupi (Corre por Fora)
  • Maestro – Produtores: Bradley Cooper, Steven Spielberg, Fred Berner, Amy Durning e Kristie Macosko Krieger (Corre por Fora)
  • Oppenheimer – Produtores: Emma Thomas, Charles Roven e Christopher Nolan (Vencerá o Oscar)
  • Vidas Passadas – Produtores: David Hinojosa, Christine Vachon e Pamela Koffler
  • Pobres Criaturas – Produtores: Ed Guiney, Andrew Lowe, Yorgos Lanthimos e Emma Stone (Tem Chances de Vencer)

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