Nesse domingo, dia 10 de março, acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, a 96ª edição do Prêmio da Academia, mais popularmente conhecido no Brasil como Oscar. A premiação, que é a mais importante do cinema mundial, será apresentada pela quarta vez por Jimmy Kimmel e é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS). Desde 1937, Academia reconhece anualmente os melhores trabalhos produzidos pela indústria cinematográfica norte-americana e, porque não dizer, mundial.

Nos Estados Unidos, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o país pela emissora de televisão ABC, como ocorre tradicionalmente desde 1976. No Brasil, a cerimônia não deve ser transmitida ao vivo pela TV aberta. Assim, ela só poderá ser vista na TV fechada através do canal TNT, que há muitos anos transmite a cerimônia, e na plataforma de streaming Max (antiga HBO Max).

Seguindo o que temos feito durante toda a temporada de premiações, em que cobrimos as principais premiações da temporada, nos próximos dias publicaremos diversos textos em que analisaremos todos os concorrentes em cada uma das categorias do Oscar, além de prever quem vencerá a premiação em cada uma das categorias. Portanto, para não perder nenhuma das previsões, basta ler os textos que publicamos nos últimos dias e também os textos que publicaremos nas próximas horas em nosso site e em nossas redes sociais.

O que é o Oscar de Melhor Atriz e o que ele premia

Como já dissemos em nosso texto sobre quem vai vencer o Oscar de Melhor Ator, as duas categorias dedicadas a premiar atores e atrizes em papéis principais estão entre as mais importantes do Oscar e, nos últimos anos, têm recebido bastante destaque por parte da Academia, sendo entregues um pouco antes do prêmio de Melhor Filme, que é tradicionalmente a mais importante e cobiçada de todas as categorias.

Essa categoria existe desde a primeira cerimônia do Oscar, ocorrida em 16 de maio de 1929. Até 1931, no entanto, atores e atrizes podiam receber uma única indicação por interpretações em mais de um filme. Assim, essa categoria era mais voltada a premiar as atrizes que tiveram um bom ano de forma geral, do que premiar interpretações incríveis em um único filme e em um determinado ano.

Isso mudou a partir de 1932, quando as atrizes passaram a ser indicadas por seu desempenho em um filme específico e é esse padrão que se mantêm até a atualidade. Assim, é possível que atores e atrizes recebam múltiplas indicações em um ano por papéis diferentes. Apesar de isso ser, atualmente, bastante raro de acontecer.

Além disso, a partir de 1937, o número de indicados nessa categoria foi limitado a cinco nomes. Padrão que se mantêm até os dias atuais. Antes de 1937, o número de indicados podia ser inferior ou superior a cinco. A respeitadíssima atriz Meryl Streep é, atualmente, a pessoa com mais indicações nessa categoria, com 17 no total. Já Katharine Hepburn é a pessoa com mais vitórias nessa categoria, sendo que em quatro ocasiões ela levou o Oscar de Melhor Atriz para casa.

Lily Gladstone em cena de Assassinos da Lua das Flores. Créditos: Paramount Pictures e Apple Original Films.
Lily Gladstone em cena de Assassinos da Lua das Flores. Créditos: Paramount Pictures e Apple Original Films.

Mas o que essa categoria premia? A categoria de Melhor Atriz premia a melhor performance, segundo a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, de uma atriz em um filme em um determinado ano. O trabalho de atores e atrizes é fundamental em qualquer filme e eles são, normalmente, os profissionais de cinema mais reconhecidos pelo público em geral, já que são eles que aparecem na telona. Por isso, também essa categoria é tão valorizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Essa é uma categoria que dispensa maiores explicações, já que a maioria das pessoas que assiste filmes consegue entender exatamente o que uma atriz faz. Lembrando que para ser elegível a concorrer nessa categoria, a atriz deve ter atuado em um filme que tenha estreado de meia-noite de primeiro de janeiro até meia-noite de 31 de dezembro de um determinado ano no Condado de Los Angeles, na Califórnia, para ser elegível a concorrer nessa categoria. Assim, todos os atores indicados ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Atriz, atuaram em filmes que estrearam em Los Angeles entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

Além disso, o filme deve ser exibido por ao menos sete dias consecutivos, em pelo menos três sessões diferentes, com pelo menos uma das sessões ocorrendo entre 6 da tarde e 10 da noite no horário local. Filmes que não sejam em inglês devem também possuir legendas em inglês. Com exceção das categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Documentário e as categorias dedicadas a premiar curtas-metragens, todas as outras categorias são regidas por essas regras.

Quem vencerá a categoria de Melhor Atriz em 2024

Essa talvez seja entre as categorias mais importantes aquela em que a disputa pela estatueta esteja mais disputada. Tanto Lily Gladstone quanto Emma Stone podem vencer nessa categoria e uma vitória de qualquer uma das duas não seria, de forma alguma, considerada surpreendente. Contudo, Gladstone provavelmente leva uma pequena vantagem por ter vencido o Screen Actors Guild Awards (ou “SAG Awards”, como é mais conhecido).

Como já dissemos em alguns de nossos textos anteriores sobre o Oscar, esse é talvez o prêmio mais importante de ser observado por quem tenta prever quem vencerá as categorias do Oscar dedicadas a premiar intérpretes. Isso porque, o SAG Awards é organizado pelo poderoso Screen Actors Guild ou Sindicato dos Atores dos Estados Unidos.

Emma Stone em cena de Pobres Criaturas (2023). Distribuição: Searchlight Pictures
Emma Stone em cena de Pobres Criaturas (2023). Distribuição: Searchlight Pictures

Como já explicamos algumas vezes em nossos textos sobre a temporada de premiações, os prêmios entregues por sindicatos profissionais são uma prévia importante em todas as categorias, já que praticamente todos os profissionais com carreira já estabelecida em Hollywood são filiados a esses sindicatos e, assim, todos os membros votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood são filiados a esses sindicatos. Dessa forma, muitos dos que votam no Oscar também votam nesses prêmios organizados por sindicatos profissionais.

Assim, a vitória de Lily Gladstone no último SAG Awards, ocorrido em 24 de fevereiro, provavelmente a coloca a frente de Emma Stone na disputa pela estatueta. Contudo, Stone venceu o BAFTA, onde Gladstone nem sequer estava indicada, e o Globo de Ouro, onde as duas atrizes concorreram em categorias diferentes. Por isso, Stone tem chances reais de vencer a categoria de Melhor Atriz e, como dito, se isso acontecer não será nenhuma surpresa.

Ainda mais porque Pobres Criaturas, estrelado por Stone, deve sair da cerimônia do Oscar com mais vitórias do que Assassinos da Lua das Flores, estrelado por Gladstone. Assim, o bom desempenho do filme pode também, eventualmente, ajudar Stone. Aliás, a melhor chance de Assassinos da Lua das Flores de vencer em alguma categoria está justamente aqui. A eventual vitória de Gladstone, pode ser a única do filme nessa noite.

No mais, as outras três indicadas nessa categoria, Annette Bening, Sandra Hüller e Carey Mulligan, têm pouquíssimas chances reais de vitória nesse domingo. Das três, a única que talvez ainda possa sonhar com a estatueta é Hüller que está em dois dos filmes mais elogiados da temporada e vive o melhor momento de sua carreira. Contudo, uma vitória de qualquer uma das três, seria considerada uma enorme surpresa.

Melhor Atriz

  • Annette Bening – Nyad (Corre por Fora)
  • Lily Gladstone – Assassinos da Lua das Flores (Vencerá o Oscar)
  • Sandra Hüller – Anatomia de Uma Queda (Corre por Fora)
  • Carey Mulligan – Maestro (Corre por Fora)
  • Emma Stone – Pobres Criaturas (Tem Chances de Vencer)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui