Nesse domingo, dia 10 de março, acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, a 96ª edição do Prêmio da Academia, mais popularmente conhecido no Brasil como Oscar. A premiação, que é a mais importante do cinema mundial, será apresentada pela quarta vez por Jimmy Kimmel e é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS). Desde 1937, Academia reconhece anualmente os melhores trabalhos produzidos pela indústria cinematográfica norte-americana e, porque não dizer, mundial.

Nos Estados Unidos, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o país pela emissora de televisão ABC, como ocorre tradicionalmente desde 1976. No Brasil, a cerimônia não deve ser transmitida ao vivo pela TV aberta. Assim, ela só poderá ser vista na TV fechada através do canal TNT, que há muitos anos transmite a cerimônia, e na plataforma de streaming Max (antiga HBO Max).

Seguindo o que temos feito durante toda a temporada de premiações, em que cobrimos as principais premiações da temporada, nos próximos dias publicaremos diversos textos em que analisaremos todos os concorrentes em cada uma das categorias do Oscar, além de prever quem vencerá a premiação em cada uma das categorias. Portanto, para não perder nenhuma das previsões, basta ler os textos que publicamos nos últimos dias e também os textos que publicaremos nos próximos dias em nosso site e em nossas redes sociais.

O que é o Oscar de Melhor Ator e o que ele premia

O prêmio de Melhor Ator é junto com o prêmio de Melhor Atriz, a terceira categoria mais importante do Oscar e, historicamente, junto com as categorias de Melhor Filme, Direção e Roteiro Adaptado, consideradas as cinco categorias mais importantes do Prêmio da Academia. Nos últimos anos, no entanto, a Academia tem dado ainda mais importâncias as categorias de interpretação e dado bastante destaque a elas.

Continue depois da publicidade

Isso porque atores e atrizes são normalmente bastante conhecidos do público e por isso, dar destaque a eles é uma forma de atrair a audiência. Afinal de contas, Hollywood é feito de astros e estrelas. A categoria de Melhor Ator é entregue desde a primeira cerimônia do Oscar, ocorrida em 16 de maio de 1929. Até 1931, no entanto, atores podiam receber uma única indicação por interpretações em mais de um filme.

Assim, a categoria era mais voltada a premiar os atores que tiveram um bom ano de forma geral, do que premiar interpretações brilhantes em um único filme e em um determinado ano. Isso mudou a partir de 1932 e até hoje atores são premiados pela interpretação em único filme. Assim, é possível que atores recebam múltiplas indicações em um ano por papéis diferentes. Apesar de isso ser, atualmente, bastante raro de acontecer.

Cillian Murphy em cena de Oppenheimer. Créditos: Universal Pictures.
Cillian Murphy em cena de Oppenheimer. Créditos: Universal Pictures.

Além disso, a partir de 1937, o número de indicados nessa categoria foi limitado a cinco nomes. Padrão que se mantêm até os dias atuais. Antes de 1937, o número de indicados podia ser inferior ou superior a cinco. Os atores Laurence Olivier e Spencer Tracy são os recordistas de indicações nessa categoria, com nove no total. Já Daniel Day-Lewis é o recordista de vitórias, já tendo levado o Oscar de Melhor Ator para casa em três ocasiões.

Mas o que essa categoria premia? A categoria de Melhor Ator premia a melhor performance, segundo a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, de um ator em um filme em um determinado ano. O trabalho dos atores é fundamental em qualquer filme e eles são, normalmente, os profissionais de cinema mais reconhecidos pelo público em geral, já que são eles que aparecem na telona.

Continue depois da publicidade

Geralmente, no Oscar, o trabalho de um ator está ligado também a qualidade do filme. Contudo, existem inúmeros casos em que o trabalho de interpretação foi reconhecido com uma indicação ou mesmo um Oscar, mesmo quando a qualidade do filme em que ele aparece não é das melhores. Em muitos casos, inclusive, o ator consegue “carregar o filme nas costas” e transformá-lo em um produto de mais qualidade. De qualquer forma, não é necessário explicar muito essa categoria, já que a maioria das pessoas tem uma boa ideia do que ela premia.

Lembrando que para ser elegível a concorrer nessa categoria, o ator tem que ter atuado em um filme que tenha estreado de meia-noite de primeiro de janeiro até meia-noite de 31 de dezembro de um determinado ano no Condado de Los Angeles, na Califórnia, para ser elegível a concorrer nessa categoria. Assim, todos os atores indicados ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Ator, atuaram em filmes que estrearam em Los Angeles entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

Além disso, o filme deve ser exibido por ao menos sete dias consecutivos, em pelo menos três sessões diferentes, com pelo menos uma das sessões ocorrendo entre 6 da tarde e 10 da noite no horário local. Filmes que não sejam em inglês devem também possuir legendas em inglês. Com exceção das categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Documentário e as categorias dedicadas a premiar curtas-metragens, todas as outras categorias são regidas por essas regras.

Quem vencerá a categoria de Melhor Ator em 2024

Essa é outra categoria em que temos um grande favorito, Cillian Murphy por seu trabalho em Oppenheimer. O ator venceu quase tudo esse ano, incluindo o Globo de Ouro, o BAFTA e o Screen Actors Guild Awards (ou “SAG Awards”, como é mais conhecido). Sendo que esse último é talvez a principal prévia do Oscar nessa categoria. Isso porque o SAG Awards é organizado pelo poderoso Screen Actors Guild ou Sindicato dos Atores dos Estados Unidos.

Continue depois da publicidade
Paul Giamatti em cena de Os Rejeitados. Créditos: Focus Features.
Paul Giamatti em cena de Os Rejeitados. Créditos: Focus Features.

Como já explicamos algumas vezes em nossos textos sobre a temporada de premiações, os prêmios entregues por sindicatos profissionais são uma prévia importante em todas as categorias, já que praticamente todos os profissionais com carreira já estabelecida em Hollywood são filiados a esses sindicatos e, assim, todos os membros votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood são filiados a esses sindicatos. Dessa forma, muitos dos que votam no Oscar também votam nesses prêmios organizados por sindicatos profissionais.

A vitória de Cillian Murphy no SAG Awards, ocorrida no último dia 24 de fevereiro, era o que faltava para colocá-lo como favorito absoluto a vencer essa categoria. Dessa forma, pouca gente duvida que ele levará a estatueta para casa nesse domingo. Tentando surpreender a todos e derrotar Murphy, está Paul Giamatti por seu papel em Os Rejeitados. O talentoso ator de 56 anos, volta a ser indicado a um Oscar depois de quase 20 anos.

Durante quase toda temporada de premiações, Giamatti vem sendo considerado o “segundo favorito” a vencer essa categoria em quase todas as principais premiações. Contudo, ele venceu Murphy em apenas algumas poucas delas, sendo que talvez sua vitória mais importante tenha sido no Critics Choice Awards. Contudo, é difícil ver ele repetindo o feito no Oscar e é bem provável que ele saia da cerimônia desse domingo a ver navios.

Correndo por fora estão Bradley Cooper, Colman Domingo e Jeffrey Wright. Desses três, talvez o que tenha ainda o direito de sonhar com a estatueta seja Cooper por sua atuação em Maestro, filme que ele também co-escreveu, co-produziu e dirigiu. Talvez por ter desempenhado todos esses papéis na produção é que ele, talvez, possa ainda ter alguma esperança de levar o Oscar de Melhor Ator para casa. Contudo, seria uma enorme surpresa para todos se ele, Domingo ou mesmo Wright vencesse nessa categoria nesse ano.

Melhor Ator

  • Bradley Cooper – Maestro (Corre por Fora)
  • Colman Domingo – Rustin (Corre por Fora)
  • Paul Giamatti – Os Rejeitados (Tem Chances de Vencer)
  • Cillian Murphy – Oppenheimer (Vencerá o Oscar)
  • Jeffrey Wright – Ficção Americana (Corre por Fora)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui