Eleanor Columbus
Atriz | Eleanor Columbus - Divulgação

Eleanor Columbus, a Susan Bones de Harry Potter, é tanto atriz quanto produtora e desde criança tem participado de obras da indústria cinematográfica. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre a biografia da artista, produções de destaque em que ela colaborou, e muito mais. Acompanhe!

Fatos rápidos sobre Eleanor Columbus

  • Nome completo – Eleanor Patricia Columbus
  • Nacionalidade – Norte-americana
  • Data de nascimento – 12 de outubro de 1989
  • Pais – Chris Columbus e Monica Devereux
  • Famoso como – atriz e produtora

Quem é Eleanor Columbus?

Eleanor Columbus é uma atriz e produtora de cinema norte-americana, filha do grande cineasta Chris Columbus, diretor de filmes clássicos como Esqueceram de Mim e Harry Potter. Como atriz, Eleanor é conhecido por seu papel como Susan Bones, nos dois primeiros filmes da saga Harry Potter.

Biografia de Eleanor Columbus

Infância

Eleanor Columbus nasceu no estado de Washington, nos Estados Unidos, pertencendo a uma família de artistas. Afinal, seus avós, Clarke Devereux e Irene Columbus, eram atores e trabalharam em alguns filmes. Sua mãe, Monica Devereux, era coreógrafa, mas também atuava; já seu pai, Chris Columbus, é simplesmente um grande diretor de cinema, de renome internacional.

Para se ter uma ideia, quando Eleanor veio ao mundo em 1989, Chris já fazia carreira na indústria cinematográfica, tendo roteirizado filmes como Gremlins (1984), The Goonies (1985) e Young Sherlock Holmes (1985); além de ter dirigido o filme Adventures in Babysitting (1987), sua estreia nessa função.

Continue depois da publicidade

Assim, mesmo quando ainda bebê, ela já fazia suas primeiras aparições em filmes, obras essas que contavam com a direção de seu pai. A atriz é a mais velha de quatro irmãos, contando com Brendan Columbus, Violet Columbus e Isabella Columbus, e formou-se na NYU Tisch School of the Arts em 2011.

Início de carreira

No ano seguinte ao nascimento de Eleanor, Chris Columbus dirigiu um dos maiores clássicos de Natal de todos os tempos, Esqueceram de Mim (1990), e foi quando o cineasta promoveu a primeira aparição de sua filha. No filme, ela é um bebê na cabine de primeira classe.

Já em 1992, com o lançamento de Esqueceram de Mim 2: Lost in New York, Eleanor Columbus aparece em uma curta cena já com cerca de 3 anos de idade, onde aponta para uma pilha de brinquedos dentro de uma loja. Uma curiosidade interessante é que no filme, a garotinha está com seu pai, que é interpretado pelo próprio Chris Columbus, que também dirigia a produção.

Até o fim da década de 90, ela obteve participações similares em filmes como In Search of Dr. Seuss (1994), Nine Months (1995) e Stepmom (1998).

Continue depois da publicidade

Dando vida a Susan Bones

No ano de 2001, o mundo conhecia o primeiro filme daquela que seria uma das maiores franquias da história: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Seu pai, Chris Columbus, foi o diretor deste e do segundo filme da saga, Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), e Eleanor Columbus deu vida a personagem Susan Bones dentro dessa história, isso quando a atriz tinha 11 anos de idade. Foi justamente com o papel que ela ficou conhecida.

Quem é fã de Harry Potter deve conhecer bem a personagem, e ter percebido que ela não pronuncia uma única palavra durante as várias vezes em que aparece. Susan era uma bruxa meio-sangue que estudava na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts no mesmo período que Harry, Rony e Hermione.

A explicação para isso, dada pelo próprio diretor, é que J.K. Rowling, autora das obras, exigiu que o elenco dos filmes fosse composto somente por integrantes britânicos. Eleanor, que era americana, apenas conseguiu a vaga porque, em comum acordo com a autora, Chris a daria um papel não-falante.

De atriz a produtora executiva

Depois de participar de Harry Potter, Eleanor Columbus fez apenas mais uma pequena participação não creditada no filme Rent (2005), e quando adulta, passou a trabalhar como produtora, ao lado de seu pai.

Continue depois da publicidade

A estreia nesse novo setor ocorreu em 2011, quando ela produziu e dirigiu o curta Together. Já como produtora executiva em si, ela trabalhou nas mais diversas produções de 2014 até o momento, como A Bruxa (2015), Tallulah (2016) e O Farol (2019).

Trabalhos recentes e futuros

Os trabalhos mais recentes de Eleanor Columbus são justamente dentro da produção de filmes, como é o caso de Cusp (2021) e The Exiles (2022). Quanto aos projetos futuros mais relevantes, vale o destaque para Nosferatu (previsto para 2024). Essa é a mais nova obra de terror de Robert Eggers, mesmo diretor de A Bruxa e O Farol.

Vida pessoal

Longe dos holofotes atualmente, Eleanor Columbus busca manter sua vida pessoal de forma mais privada. De todo modo, aos 34 anos de idade, ela continua solteira e sem filhos.

Quais são os principais trabalhos de Eleanor Columbus?

Dividindo sua carreira como atriz e produtora, Eleanor Columbus colaborou em algumas obras memoráveis da indústria cinematográfica. Acompanhe!

Continue depois da publicidade

Esqueceram de Mim (1 e 2)

Esqueceram de Mim é um dos grandes clássicos de Natal, e marcou a infância de muita gente. Estrelado por Macaulay Culkin como Kevin McCallister, ele narra originalmente a história de uma criança de 8 anos que acaba sendo deixada em casa, sem querer, por seus pais, enquanto eles seguem viagem para Paris. Assim, enquanto fica sozinho, o jovem Kevin tem que enfrentar dois ladrões que se aproveitam da oportunidade para tentar invadir e roubar a casa.

Já no segundo filme, Macaulay Culkin reprisa seu papel, agora um ano depois, quando sua família decide viajar de férias para a Flórida. Acidentalmente, Kevin vai parar em Nova York, depois de pegar o avião errado. E em NY acaba encontrando os mesmos bandidos que havia ajudado a prender, recém fugidos da prisão.

Com um orçamento de US $ 18 milhões, o primeiro filme da série arrecadou mais de US $ 476 milhões e por muito tempo foi o filme de natal de maior bilheteria de todos os tempos (The Grinch, de 2018, o superou). Além disso, ele foi indicado a dois Oscars, com Culkin – mesmo com 10 anos na época. Ainda, recebendo uma indicação ao  Globo de Ouro por sua atuação e vencendo ainda o Young Artist Award.

É nesses dois filmes que Eleanor Columbus aparece pela primeira vez nas telas do cinema, como já mencionado.

Continue depois da publicidade

Harry Potter (1 e 2)

Trazendo o bruxinho mais famoso dos cinemas, os dois primeiros filmes de Harry Potter (de um total de 8) marcaram a construção da história. No primeiro, Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), mostra sua entrada na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, isso logo após ele descobrir que é um bruxo.

Na escola, Harry (Daniel Radcliffe) conhece outros alunos iniciantes também, como é o caso de Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson), e dentre outras ameaças, acaba descobrindo a existência do Lord Voldemort, o antagonista da franquia, isso enquanto investiga o mistério em torno da Pedra Filosofal, que é capaz de dar a imortalidade a seu proprietário.

No segundo filme, Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), é mostrado o segundo ano de Harry em Hogwarts. Nesse caso, a obra explora uma câmara secreta, que foi deixada por Salazar Slytherin, cofundador da escola, e que pode apenas ser aberta por seu herdeiro.

Eleanor Columbus está presente no elenco de ambos os filmes, dando vida a seu papel mais reconhecido, a bruxinha Susan Bones.

Continue depois da publicidade

A Bruxa

Saindo agora do ramo da atuação e trazendo mais detalhes sobre um trabalho de Eleanor Columbus no setor de produção, temos A Bruxa (2015). O filme de terror marcou a estreia do diretor Robert Eggers com longas no cinema. Além disso, foi muito bem recebido pelo público e pela crítica especializada.

A obra se passa na Nova Inglaterra, no século XVII. Ela explora a vida de uma família puritana que acaba sendo acusada de cometer heresia e, consequentemente, é expulsa da vila cristã onde viviam.

Buscando um novo local para morar, a família (composta pelo pai, mãe e quatro filhos) se estabelece em uma área isolada, próxima a uma grande e misteriosa floresta. Por lá, tem um novo filho, mas passam por momentos de dificuldades após uma colheita sem resultados.

Tudo se torna ainda mais complicado quando o bebê é raptado e morto por uma bruxa, sem que eles notem. Os eventos seguintes elevam ainda mais a tensão sobre a família, que começa a desconfiar de que podem ser vítimas de bruxaria, com a culpa caindo sobre a filha mais velha, Thomasin. Anya Taylor-Joy, que dá vida a essa jovem, é um grande destaque dentre as atuações, sendo bastante aclamada por seu papel.

Continue depois da publicidade

O Farol

Outro trabalho de Eleanor Columbus compondo o núcleo de produção de um filme foi em O Farol (2019), mais uma grande obra de terror dirigida por Robert Eggers. Ele se passa no ano de 1890 e narra a história de Ephraim Winslow (Robert Pattinson) e Thomas Wake (Willem Dafoe), dois faroleiros que estão em uma ilha bastante isolada da região costeira da Nova Inglaterra.

Winslow é um novo guardião, tendo a supervisão de Wake, muito mais experiente na função. Assim, o supervisor acaba dificultando bastante os trabalhos do novato, dando-lhe tarefas árduas, tudo isso enquanto esconde a sete chaves um segredo ao entorno da sala do farol.

Considerações finais

Como foi possível observar, Eleanor Columbus conseguiu marcar seu nome ao participar dos filmes iniciais de Harry Potter, e atualmente contribui por trás das câmeras, como produtora.

Quer conhecer mais sobre a vida de diversos outros artistas, sejam atores, diretores, produtores, etc.? Então aproveite sua visita para conferir muitos outros conteúdos relevantes aqui no nosso site. Boa leitura!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui