Personagem Wolverine
Wolverine - Divulgação

Embora a Marvel conte com diversos outros personagens amplamente conhecidos ao redor do mundo, o Wolverine entra em uma seleta lista de destaques da empresa, com grande popularidade entre o público, seja pelas histórias em quadrinhos ou filmes de super-heróis.

Neste artigo, você vai poder conhecer melhor quem é o Wolverine, um pouco de sua história, criação, habilidades e presença nas mais variadas mídias. Acompanhe!

Quem é o Wolverine?

O Wolverine é um personagem da Marvel Comics, que aparece em diversas produções ligadas a empresa, seja histórias em quadrinhos, filmes, desenhos, etc. Nesse caso, além das produções próprias, seu nome está amplamente associado aos X-Men, também da Marvel.

O personagem é um mutante que possui diversas habilidades especiais, como ampla capacidade regenerativa, força, sentidos afiados e, claro, três garras retráteis em cada uma das mãos.

Continue depois da publicidade

Biografia ficcional do personagem

Wolverine nasce como James Howlett, nos anos finais de 1880, na região de Alberta, Canadá, sendo criado em berço de ouro. Seus pais, supostamente, eram John e Elizabeth Howlett, embora o pai biológico dele fosse o caseiro da família, Thomas Logan.

Após um incidente, Thomas, que também tinha um outro filho (Cão Longan, meio-irmão do Wolverine), acaba sendo expulso da fazenda, mas retorna pouco depois, em busca de vingança. É aí que ele acaba tirando a vida de John Howlett, e morre em um confronto direto com James Howlett, que desperta sua mutação: garras de ossos.

O evento faz com que o jovem fuja, juntamente com Rose, sua companheira de infância, para um colônia, onde vivem até sua fase adulta. É nessa época que ele acaba adotando o nome Logan, referente ao sobrenome de seu pai biológico.

Na colônia, Logan acaba, acidentalmente, matando Rose, sendo forçado a fugir. Dentre suas diversas ações posteriores, ele participa, por exemplo, da Primeira Guerra Mundial, onde luta ao lado do Capitão América.

Continue depois da publicidade

Outro ponto relevante em sua biografia foi quando acabou sendo recrutado para o programa Arma X. Foi somente nesse ponto que ele teve adamantium fundido a seus ossos, em um mesmo período onde perdeu suas memórias.

Sua transformação em herói, quando adota o nome Wolverine, se deu no Departamento H, no Canadá. É só mais tarde que ele acaba sendo recrutado pelo Professor Charles Xavier para fazer parte dos X-Men, sua equipe formada por super heróis mutantes.

A criação do Wolverine: primeira aparição

O grande nome por trás da criação do Wolverine foi o então editor-chefe da Marvel, Roy Thomas, juntamente com Len Wein (escritor) e John Romita (projetor), com o desenho de Herb Trimpe. Embora esteja ligado aos X-Men, sua primeira aparição ocorreu no The Incredible Hulk #180, em novembro do ano de 1974.

Dentre outros fatores, o que motivou Roy Thomas a criar o novo herói foi a necessidade de um maior apelo com o público canadense. Não à toa, o personagem é natural do Canadá.

Continue depois da publicidade

Quais são os principais poderes do Wolverine?

O Wolverine é um personagem com poderes mutantes diversos, com destaque para seu/sua:

Cura/regeneração

Um dos principais, senão principal poder, é seu poder de cura regenerativo, com um processo de cicatrização acelerado. Assim, além de conseguir recuperar-se rapidamente de lesões, ele ainda tem seu processo de envelhecimento bastante reduzido, conseguindo superar os limites da vida humana. Ele não chega a ser imortal, embora fique próximo a isso.

Garras/adamantium

Naturalmente, o Wolverine tem a habilidade de utilizar três garras retráteis em cada uma das mãos. Inicialmente, essas garras eram feitas de seus próprios ossos, mas apenas depois do programa Arma X foi que o adamantium foi utilizado como revestimento.

A liga metálica reverte toda a estrutura óssea do personagem, e, sendo ela um dos metais mais resistentes da Terra, confere uma proteção extra. Vale lembrar que há aqui uma via dupla de proteção. Isso porque enquanto o adamantium confere ainda mais resistência ao Wolverine, é o seu fator de cura que faz com que ele seja capaz de resistir a esse revestimento.

Continue depois da publicidade

Uma curiosidade interessante é que não há aberturas em suas mãos para que as garras saiam. Ou seja, sempre que ele precisa utilizá-las, elas acabam rasgando sua carne, que logo é cicatrizada.

Sentidos aguçados

Outra habilidade mutante fica por conta dos seus sentidos aguçados. Isso inclui não apenas o olfato – que é o mais observado -, mas também a audição e a visão do personagem.

Força/agilidade

Embora essas não sejam habilidades “naturais” do Wolverine, por assim dizer, suas demais capacidades garantem ao personagem um certo nível de força sobre-humana e agilidade também.

Quanto a força, por exemplo, sua capacidade de regeneração permite que ele utilize o máximo de sua capacidade muscular, sem maiores problemas. Já seus sentidos aguçados, somados aos treinamentos, lhes dão altas habilidades em artes marciais.

Continue depois da publicidade

Outros nomes do personagem

Embora “Wolverine” seja o utilizado como oficial para o personagem, ele também conta com diversas outras nomenclaturas, como é o caso de:

  • James Howlett: como observado, James Howlett é seu nome de registro, sendo utilizado durante toda sua infância;
  • Logan: na prática, o nome oficial do personagem é Logan, e reflete a família de seu pai biológico. É justamente por essa nomenclatura que ele é conhecido, considerando a pessoa fora do contexto herói;
  • Arma X: Sendo o décimo experimento do programa responsável por introduzir o adamantium em seu corpo, Arma X também é um nome comum ao personagem;
  • Carcaju: No Brasil, ele também é chamado de Carcaju (Wolverine, em inglês), que é o nome do animal inspiração para o personagem.

O Wolverine nas mídias

Como o sucesso do personagem, logo Wolverine conseguiu alcançar as mais diversas mídias, onde se mantém em alta até os dias atuais.

Histórias em quadrinhos

Assim como os demais personagens da Marvel, o Wolverine surgiu e tem toda sua história inicialmente contada nos HQs. Nesse cenário, ele une edições próprias com edições em equipes, como é o caso dos X-Men, ou aparições em histórias de outros personagens do estúdio.

Desenhos

Ele também possui bastante destaque quanto às animações, a exemplo de X-Men: Evolution, um desenho de grande sucesso no Brasil, e que marcou a infância de muita gente. Foi daí, aliás, que muitos puderam conhecer o personagem.

Continue depois da publicidade

Videogame

O Wolverine também é um nome de sucesso dentro da indústria gamer, participando de títulos conhecidos, como Marvel vs. Capcom, Marvel Ultimate Alliance 2, Marvel: Avengers Alliance, dentre outros.

Cinema

Além disso, o Wolverine é bastante explorado dentro do universo cinematográfico, tendo participado de diversos filmes solo e dentro da franquia X-Men. Nos cinemas, aliás, vale o destaque para o ator responsável por dar vida ao personagem: Hugh Jackman.

É Jackman quem o interpreta desde o ano 2000, tendo sua imagem (apesar de possuir outros sucessos em sua carreira) diretamente vinculada a ele. Tanto que hoje, mais de duas décadas depois, a substituição natural do ator tornou-se extremamente complicada.

Principais filmes com o Wolverine

Como mencionado, o personagem conta com diversas aparições nos cinemas, em seus filmes de super-heróis. Veja alguns destaques!

Continue depois da publicidade

X-Men – O Filme (2000)

A primeira aparição do Wolverine nas telonas ocorreu em X-Men – O Filme. Essa foi a estreia da trilogia inaugural da equipe, sendo lançado no ano 2000. O filme foi dirigido por Bryan Singer e contou com um elenco com nomes como o de Hugh Jackman, Famke Janssen, Anna Paquin, Patrick Stewart, dentre outros.

O filme realiza justamente uma introdução do Wolverine e da Vampira em meio ao conflito instaurado entre o Professor Xavier e a Irmandade de Mutantes, comandada pelo Magneto.

O vilão tem o plano de transformar em mutantes os líderes das Nações Unidas. A ideia é que, com isso, a humanidade possa aceitar a existência dos mesmos. Xavier, no entanto, é contra a alternativa, uma vez que provocar a mutação de forma forçada leva à morte das pessoas normais.

Um ponto importante é que essa obra serviu como uma forma de ressurgimento dos filmes de heróis nos cinemas. E seu sucesso em bilheteria (arrecadou mais de US $ 296 milhões) ajudou a Marvel a lançar outras franquias de sucesso posteriores, incluindo Homem-Aranha.

Continue depois da publicidade

Nos anos seguintes, Wolverine foi um dos personagens de destaque no segundo (X-Men 2 – 2003) e terceiro (X-Men – O Confronto Final – 2006) filme da trilogia.

X-Men Origens: Wolverine (2009)

Em X-Men Origens: Wolverine, de 2009, é o quarto filme da franquia X-Men, mas agora focado nas origens do Wolverine em si. Ele foi dirigido por Gavin Hood e funciona como um tipo de prelúdio para a trilogia inaugural.

Nos cinemas, vale o destaque para o fato da biografia do personagem variar um pouco em relação à original. O ponto mais importante é em relação ao papel do seu meio-irmão, Cão Longa, ser substituído pela do seu arqui-rival, o Dentes de Sabre (Victor Creed).

Ou seja, embora nos HQs o Wolverine e o Dentes de Sabre não tenham parentesco, apesar das suas estreitas ligações, no cinema eles são sim meio-irmãos (isso facilitou bastante toda a adaptação da história).

Continue depois da publicidade

O filme alcançou uma bilheteria de mais de US$ 373 milhões e, posteriormente, o personagem ganhou novos filmes onde aparece como centro da história, como em Wolverine: Imortal (2013) e Logan (2017), ambos sendo parte integrante da franquia X-Men.

X-Men: Primeira Classe (2011)

No ano de 2011, houve o início de uma nova produção de filmes baseado na equipe dos X-Men. No entanto, a produção focou os novos títulos em eventos que antecederam a trilogia inaugural. Ou seja, não se tratam de eventos posteriores aos mostrados em X-Men – O Confronto Final (2006), por exemplo, mas sim anteriores ao próprio X-Men – O Filme (2000).

Dentre as obras criadas, vale o destaque para X-Men: Primeira Classe (2011), X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e X-Men: Apocalipse, todos com o Wolverine marcando presença.

Aqui, vale o destaque novamente ao ator Hugh Jackman, que interpretou o personagem em todos os filmes citados na franquia, mesmo os dessa nova fase, onde, por retratarem décadas anteriores, exigiu-se uma renovação no elenco, dada a idade dos mesmos.

Considerações finais

Como foi possível observar, o Wolverine é um personagem de destaque dentro do cenário de super-heróis, e contribuiu para a evolução desse mercado ao longo do tempo. Afinal, tem uma presença marcante não somente nos HQs, como também nos cinemas e outras mídias.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui