As Dora Milaje são as grandes guerreiras de Wakanda e responsáveis diretas pela segurança do Pantera Negra. Elas marcaram presença em importantes filmes do UCM e agora novamente estão mostrando todas as suas habilidades em Falcão e Soldado Invernal.

Quem ganhou destaque desta vez no quarto episódio da série foi “Ayo”, que é interpretada pela atriz Florence Kasumba. Como vem se tornando uma tradição, a Marvel lançou neste começo de semana, um incrível cartaz promocional dando ênfase à personagem. Confira abaixo:

“Ayo está de volta no último episódio de Falcão e Soldado Invernal da Marvel Studios!”

De fato, a realeza de Wakanda não deve estar nem um pouco satisfeita com Buck, por ele ter participado da fuga de Zemo na prisão em que estava sendo mantido. O vilão foi o responsável pela morte do Rei T’Chaka em Capitão América: Guerra Civil, se tornando um enorme desafeto para os wakandanos.

Como já foi mencionado na série, o Soldado Invernal foi treinado pelas Dora Milaje para deixar de responder aos comandos implantados em sua mente. Particularmente Ayo esteve presente neste processo de “cura”, e agora é ela quem cobra as devidas explicações sobre a soltura de Zemo pelos dois Vingadores.

Mesmo sabendo que a ajuda do vilão seria necessária, convenhamos que liberta-lo não foi uma ideia tão boa assim, tendo em vista que mesmo sem ter poderes, ele já provou que pode representar um grande perigo por ser muito inteligente e detentor de muitos recursos, como ficou estabelecido recentemente.

Tendo isso em vista, um grupo seleto de Doras Milaje foi designado até eles para exigir que Zemo seja entregue aos cuidados de Wakanda, como deveria ter sido feito desde o começo, uma vez que lá, dificilmente ele conseguiria escapar de sua punição.

Não é segredo pra ninguém que essa tarefa não será nada fácil, levando em consideração que a Marvel esteja provavelmente preparando o vilão para um arco mais complexo e talvez até mesmo para as telonas.

Uma coisa é certa, Zemo precisará ser muito astuto para escapar das Dora Milaje que estão em seu encalço. As poderosas guerreiras, representam muito mais do que somente uma guarda real.

Em essência, elas são defensoras leais, dispostas a sacrificar sua própria vida para proteger o reino de Wakanda. Sem contar que utilizam equipamentos com tecnologia de ponta, além de armaduras e suas poderosas lanças de Vibranium.

A história das Dora Milaje nas HQ’s

As Dora Milaje são as maiores guerreiras da nação de Wakanda, responsáveis por manter o Pantera Negra e toda a família real a salvo. Seu treinamento é muito rigoroso e começa muito cedo, logo durante a infância.

Dora Milaje
Imagem: Pantera Negra e as Dora Milaje/ Marvel Comics

Elas apareceram pela primeira vez na revista “Pantera Negra, vol.03 #01″ em novembro de 1998, sendo introduzidas na trama pelo roteirista Christopher Priest e desenhadas por Mark Texeira.

Nos primórdios de Wakanda o primeiro Pantera Negra uniu as forças de várias tribos diferentes para combater um mal em comum. Desde essa época eles se estabeleceram como uma grande nação liderada pelo Pantera Negra.

Entretanto, foi necessário criar certos costumes e políticas entre as tribos para que a paz fosse mantida. O nascimento das Dora Milaje foi um modo que o Rei encontrou para manter a fidelidade de todos os líderes tribais.

Originalmente, se tratavam um grupo de mulheres guerreiras que atuavam como guarda-costas do Rei. Cada uma vinha de uma tribo diferente de Wakanda e segundo a tradição, também seriam as candidatas a se tornarem esposas do Pantera Negra.

Desse modo, mantinha-se a paz no reino, uma vez que todas as tribos mantinham sua oportunidade de também chegar ao poder.

Durante uma determinada fase dos quadrinhos, o Pantera Negra decidiu abolir a tradição das Dora Milaje. Entretanto, o cancelamento do seu casamento com a estrangeira Monica Lynne acabou causando uma certa instabilidade entre as tribos de Wakanda.

Visando manter a tranquilidade no reino, ele reinstituiu o antigo costume, mas passou a não ver mais as mulheres com nenhum tipo de interesse para o matrimônio, mas sim como se fossem apenas suas filhas.

As principais Dora Milage das HQ’s

Okoye foi uma das duas primeiras mulheres a se tornar Dora Milaje após a retomada dos costumes antigos por T’Challa. Ela sabia que o título de esposa em treinamento era apenas uma formalidade e que o rei não alimentava nenhum sentimento.

Por conta disso, focou seus esforços nos treinamentos e se tronou uma das maiores guerreiras de Wakanda.

Nakia foi a outra mulher escolhida junta de Okoye para compor a nova ordem das Dora Milaje. Entretanto, diferentemente de sua companheira, era apaixonada por T’Challa e tinha esperanças em se tornar sua rainha.

Seus ciúmes por T’Challa faria com que ela tivesse problemas com a ordem e abandonasse as Dora Milaje, se tornando mais tarde uma vilã.

M’yra é uma fiel Dora Milaje que perdeu seu posto após sofrer um ferimento que lhe custou o braço. Tornou-se uma mercenária após ser destituída de seu título, vagando pelo continente africano.

Foi dessa forma que descobriu a existência de grupos extremistas que não concordavam com o governo de Wakanda. Ela transmitiu suas descobertas para Shuri, a irmã de T’Challa, se tornando sua guarda-costas.

Aneka é uma guerreira indicada por T’Challa para treinar as outras Dora Milaje em como enfrentar os robôs do Doutor Destino. Ela foi condenada à morte pela rainha Ramonda por ter matado o líder de um vilarejo, apesar ser um molestador de mulheres.

Com a ajuda de Ayo, sua companheira de equipe, fugiu da prisão antes de sua execução e juntas, as duas se tornaram vigilantes em Wakanda.

Ayo foi a única Dora Milaje a defender Aneka após o assassinato do chefe de vilarejo que abusava de suas mulheres. Após a condenação de Aneka, Ayo roubou duas armaduras de Anjos da Meia-noite para resgatar sua companheira da prisão.

As duas se tornaram heroínas conhecidas em Wakanda, ajudando vilarejos que estavam sob domínio de malfeitores.

A função das Dora Milaje sempre foi voltada para a defesa do Reino, porém, um subgrupo foi criado para especificamente para missões de ataque e ficou conhecido com Anjos da Meia-Noite. Apenas as melhores guerreiras são escolhidas para compor essa equipe, que é liderada por Teela.

Anjos Da Meia Noite
Imagem: Anjos Da Meia Noite/ Marvel Comics

O grupo foi formado pela primeira vez após Doutor Destino ter roubado todas as reservas de Vibranium de Wakanda. A mando de T’Challa e contando com a ajuda do mercenário Deadpool, as Anjos da Meia-noite tinham a missão clara de matar vilão.

A inspiração para o exército das Dora Milaje

O universo de Pantera Negra e toda Wakanda no geral, faz muitas referências históricas à cultura africana, e por mais incrível que pareça, um grupo muito parecido com as Dora Milaje existiu na vida real.

A Guarda Real de T’Challa foi inspirada nas Ahosi, também chamadas de Mino que eram protetoras do Reino do Daomé, a atual República do Benin, até o final do século XIX. Seu nome significa “nossas mães” no dialeto do povo Fon.

Elas recebiam treinamento militar desde muito cedo para serem as guardiãs do reino e além das guerreiras, outras mulheres também ocupavam lugares de destaque na política e nos cargos burocráticos, algo que era comum na África Ocidental.

Porém, em nenhum lugar do mundo existiu uma tropa formada exclusivamente por mulheres. Em determinado período, seu exército somava algo entre 4 e 6 mil integrantes e elas ficaram conhecidas pelos franceses como as Amazonas do Daomé.

O treinamento de uma Mino era intenso e brutal, procurando transforma-las em guerreiras mortais e fazendo com que elas não sentissem medo e nem dor quando estivessem no campo de batalha.

O exército era armado com lanças, porretes ou facas, mas com a chegada dos europeus no continente, as mulheres aprenderam também a manusear as armas de fogo que eram trazidas por eles.

Durante o final do século XIX, Daomé detinha um grande território que foi conquistado através de suas invasões a países vizinhos e não demorou muito para entrarem em conflito com os franceses que almejavam aquelas terras.

Mesmo com sua tecnologia armamentista mais desenvolvida, os europeus tiveram muita dificuldade em enfrentar Daomé. Segundo fontes históricas, as Mino não hesitavam em avançar nos confrontos corpo a corpo com toda sua brutalidade, decapitando e dilacerando os seus adversários.

Dora Milaje
Imagem: Exército Ahosi/ Acervo histórico

Algumas delas tinham tanta raiva e ódio, que espancavam seus inimigos até a morte, algo que causava um pânico generalizado entre os soldados.

Isto fez com que os franceses precisassem reforçar suas tropas com a cavalaria e a infantaria da marinha, além da necessidade de utilizar armamentos mais pesados como as recém inventadas metralhadoras.

O Reino de Wakanda

Wakanda é o mais proeminente entre os vários países africanos inseridos no Universo Marvel e fica localizado na África Subsaariana, sendo o lar do super-herói Pantera Negra. O país foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, aparecendo pela primeira vez na revista Fantastic Four #52 em julho de 1966.

Se trata da nação mais avançada do mundo, tanto social quanto tecnologicamente, podendo ser descrita como uma utopia “afro-futurista”, onde a ciência avançada e as tradições antigas se unem em perfeita harmonia.

Pantera Negra é um título cerimonial e religioso dado ao chefe da Tribo Pantera e como parte da cerimônia, o escolhido tem direito ao uso de uma erva em forma de coração que aumenta seus atributos físicos em níveis super-humanos.

Wakanda está localizada na África Oriental, embora sua localização exata tenha variado nas com o passar dos anos. No UCM, o país se encontra ao norte do Lago Turkana fazendo fronteira com Quênia, Etiópia, Uganda e Sudão do Sul, localidade foi estabelecida no filme Capitão América: Guerra Civil.

Nas histórias mais recentes escritas por Ta-Nehisi Coates, estabeleceu-se o país fica próximo ao Lago Vitória fazendo divisa com países fictícios como Mohannda, Canaã, Azania e Niganda.

No filme “Pantera Negra” de 2018, é confirmado que se trata de um país sem litoral, com montanhas e selvas em torno de suas fronteiras, fatores estes que ajudaram a nação a isolar-se de possíveis ataques.

As tradições de Wakanda

A linhagem real de Wakanda começa com Bashenga, que acredita-se ser o primeiro rei do país e o primeiro Pantera Negra, 10.000 anos antes de T’Challa. Existem cerca de dezoito tribos no país, sem contar as Dora Milaje.

No passado distante, um enorme meteorito maciço composto de Vibranium (um elemento capaz de absorver o som, dentre outras propriedades especiais) caiu em Wakanda e ficou conhecido entre os wakandanos como Mena Ngai.

A radiação do Vibranium se espalhou por grande parte da flora e da fauna do país, incluindo a erva em forma de coração comida pelos membros do Culto da Pantera. Através deste culto, auxiliados pelas propriedades da erva, eles se tornaram a tribo dominante do país, com o seu líder sendo chamado de Pantera Negra.

Wakanda
Imagem: Wakanda/ Marvel Comics

T’Chaka vendia pequenas quantidades do valioso minério, enviando silenciosamente as maiores mentes do país para estudarem no exterior. Isto, unido ao fato do desenvolvimento causado pelo próprio Vibranium, fez com que Wakanda se tornasse uma das nações mais avançadas do mundo.

O país detém certamente o exército mais poderoso do mundo, mas medidas foram usadas para esconder seu poderio militar real, no intuito de evitar reações agressivas de outras nações.

Sua força real é totalmente demonstrada durante a invasão da Terra pelos Skrulls, quando T’Challa desenvolve um plano de batalha e o coloca rapidamente em ação contra o comandante K’vvr, que lidera sua frota em um ataque contra o Wakanda.

Ele consegue invadir a nave, matando K’vvr e seus principais tenentes, enquanto os wakandanos destroem o restante dos Skrulls. O Pantera Negra então, envia as naves alienígenas com os cadáveres dos alienígenas como um aviso para todos aqueles que tentassem conquistar Wakanda novamente.

E aí galera, depois de todas essas informações e curiosidades sobre as Dora Milaje e o Reino de Wakanda, bateu aquela vontade assistir todos os episódios disponíveis de Falcão e Soldado Invernal no Disney+, não é mesmo?

Então não marque bobeira!!!

Saiba tudo sobre os grandes personagens do Universo Cinematográfico da Marvel em nossa página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais InstagramTwitterFacebook para não perder nenhuma novidade da cultura POP!!

Leia Mais:
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários