Matt Smith e Emma D’Arcy em A Casa do Dragão
Matt Smith e Emma D’Arcy em A Casa do Dragão - Imagem: HBO

Apesar da greve dos atores de Hollywood ter começado oficialmente nesta sexta-feira, dia 14 de junho, algumas produções de grande relevância não devem parar. De acordo com a Variety, as gravações da segunda temporada de A Casa do Dragão (House of the Dragon), derivada de Game of Thrones, devem continuar normalmente, conforme o programado.

Segundo o portal de notícias, parar ou não a série não depende da vontade dos atores em si. Afinal, apesar de se tratar de uma produção que faz parte de um estúdio dos Estados Unidos, grande parte das filmagens da série ocorre no Reino Unido. Além disso, a maioria do elenco é composta por atores e atrizes filiados à Equity, o sindicato local, e não à Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio (AFTRA).

Em outras palavras, as gravações de A Casa do Dragão não podem parar, pois os atores são de responsabilidade da Equity, órgão diferente do SAG-AFTRA. Nesse caso, a Equity proíbe totalmente seus membros de aderirem à medida, tornando-os impossibilitados de participar da greve. Por fim, o grupo de artistas britânicos não tem permissão legal para se solidarizarem com os colegas dos Estados Unidos.

Além disso, as leis super rígidas da Equity proíbem que, mesmo que os atores também sejam filiados à SAG-AFTRA, se disponham à greve. De acordo com o sindicato: “Um artista se unindo à greve (ou se recusando a quebrar o piquete) no Reino Unido não terá proteção contra ser demitido ou processado por quebra de contrato pelo produtor ou contratante. Da mesma forma, se a Equity encorajar qualquer um a se juntar à greve ou não quebrar um piquete, a própria Equity estará agindo contra a lei e poderá ser punida por danos ou por meio de ordens judiciais”.

Vale lembrar que esta é a primeira greve dos atores de Hollywood desde 1980. A atitude vem como uma pressão adicional sobre a greve dos roteiristas, que já está em andamento há dois meses. Com isso, diversas paralisações de filmes, séries e programas estão acontecendo, ou seja, projetos em fases iniciais, filmagens e produções devem sofrer atrasos significativos. Bem, pelo menos até que novos contratos entrem em vigor, tanto para os roteiristas quanto para os atores de Hollywood. Além disso, os dois grupos de sindicatos não entram em uma greve conjunta desde 1960.

Enquanto isso, as filmagens do novo ciclo de A Casa do Dragão começaram em abril deste ano. Até o momento presente, a greve não afetou as gravações, afinal, os roteiros já estavam prontos na época. Uma vez que as filmagens continuam a todo vapor, a previsão de estreia para 2024 deve continuar válida.

‘A Casa do Dragão’ é uma série derivada de ‘Game of Thrones’ que se passa cerca de 200 anos antes da história original. Desse modo, acompanhamos os acontecimentos que levaram a Casa Targaryen a entrar em total colapso, conhecido como a Dança dos Dragões.

Retornam para a segunda temporada: Emma D’Arcy (Wanderlust), Olivia Cooke (Bates Motel), Matt Smith, Rhys Ifans, entre outros.

A segunda temporada de ‘A Casa do Dragão’ deve chegar ao streaming em 2024. Enquanto isso, o primeiro ano do derivado está disponível no HBO Max.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui