Justiceiro
Justiceiro

Frank Castle, O Justiceiro é um dos anti-heróis mais icônicos da Marvel, e os fãs estão prestes a ganhar uma nova saga do personagem. A editora acaba de anunciar que ele ganhará uma série em quadrinhos original, escrita por Jason Aaron (“O Indigno Thor“).

O lançamento da nova HQ está previsto para acontecer em março de 2022, e ela será composta por 13 edições publicadas mensalmente, com encerramento em abril de 2023.

De acordo com o escritor, a nova aventura será:

um passo destinado na evolução sombria e trágica de Castle, de criança problemática a soldado heroico, a vigilante voltado para a vingança”.

Contudo, uma novidade que vem dividindo a opinião dos leitores, é o fato da editora ter aposentado o logotipo clássico utilizado por Frank Castle, por causa das últimas polêmicas. Então, partir de agora, o personagem passa a ter um novo visual nas HQ’s.

Confira abaixo:

Justiceiro
Imagem: Nova HQ do Justiceiro/ Marvel Comics

Leia mais:

Já faz um certo tempo que o símbolo do Justiceiro vem sendo envolvido em debates, mas pesar de tudo, ainda não ficou totalmente claro, se a mudança será fixa, ou apenas durante a nova série.

Frank Castle, é sem dúvidas,  um dos anti-heróis mais violentos dos quadrinhos e não se importa em matar seus inimigos, ou utilizar métodos extremos. Na verdade, ele acredita que eliminar um criminoso é a melhor maneira de acabar com todos eles.

A mentalidade do personagem é aceita por muitas pessoas na vida real, mas um problema sério que vem ocorrendo, é esse tipo de opinião ser compartilhada e pregada por profissionais responsáveis por fazer cumprir a lei, como é o caso dos policiais.

O fato é que o Justiceiro não é apenas querido pelos fãs de quadrinhos, mas para muitos que servem nas forças armadas, o logotipo do anti-herói se tornou um símbolo, frequentemente utilizado por militares e policiais em acessórios e veículos.

O grande problema nisso, é que muitas vezes a marca é usada por grupos e movimentos que geralmente promovem discursos de ódio, e tudo sem a permissão ou consentimento da Marvel.

Desde o início dos protestos pela morte de George Floyd em 2020, muitos fãs cobraram por um posicionamento da Disney (que atualmente detém os direitos dos personagens da Marvel), sobre a caveira do Justiceiro ser utilizada por policiais.

Como resultado, o porta voz do estúdio afirmou que “a Marvel está levando a sério”, qualquer uso não licenciado da imagem por forças militares, e ainda reforçou a posição da empresa a favor dos movimentos anti-racismo.

Além disso, em janeiro de 2021, vários manifestantes invadiram o Capitólio, nos Estados Unidos, para protestar contra o resultado da eleição presidencial, também se apropriando ilegalmente da marca do personagem.

Em entrevista com o SYFY, o criador do Justiceiro nas HQ’s, Gerry Conway, comentou sobre o fato de militares e policiais usarem o símbolo do personagem desta forma:

“Para mim, é perturbador sempre que vejo figuras de autoridade abraçando a iconografia do Justiceiro porque o Justiceiro representa uma falha do sistema de Justiça… Ele deve indiciar o colapso da autoridade moral social e a realidade que algumas pessoas não podem depender de instituições como a polícia ou os militares para agir de maneira justa e capaz.”

O quadrinista ainda pontua, que o anti-herói é uma crítica ao sistema de justiça e um exemplo de fracasso social. Quando os policiais colocam o símbolo em seus carros ou membros do exército vestem crânios do Justiceiro, eles basicamente entram para o lado dos inimigos do sistema.

“Estão adotando uma mentalidade fora da lei.. De certa forma, é tão ofensivo quanto colocar uma bandeira confederada em um prédio do governo.”

De fato, essa é uma discussão complicada e toca diretamente em “feridas abertas” da sociedade americana como um todo. Esperamos que toda essa confusão não venha a trazer mais prejuízos, no que diz respeito à identidade de um personagem que amamos tanto.

Justiceiro
Imagem: Justiceiro/ Marvel Comics

E você, o que achou do novo símbolo do Justiceiro nas HQ’s? Deixe sua opinião nos comentários e acompanhe as notícias e análises da nossa página, para que a equipe Proddigital POP continue na estrada do sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui