Montagem com Ana de Armas e Keanu Reeves, que devem aparecer juntos em Ballerina.
Montagem com Ana de Armas e Keanu Reeves, que devem aparecer juntos em Ballerina.

A Lionsgate Films anunciou hoje que Ballerina, filme que é um spin-off de John Wick, estreará nos Estados Unidos no dia 7 de junho de 2024. O anúncio vem na esteira do enorme sucesso de John Wick 4: Baba Yaga, que já arrecadou quase 250 milhões de dólares desde sua estreia mundial em 24 de março e deve, em breve, se tornar o filme mais assistido entre todos da franquia.

Montagem com imagens de Ana de Armas e da personagem Rooney.

Ballerina segue a bailarina (e assina de aluguel em treinamento) Rooney, que aparece em John Wick 3, em sua busca por vingança contra aqueles responsáveis pelo assassinato de sua família. O filme, que se passa entre os eventos de John Wick 3 e 4, é estrelado por Ana de Armas e conta com o retorno de diversos personagens e atores que apareceram nos filmes da franquia, entre eles, Keanu Reeves, no que deve ser uma de suas últimas aparições como o matador de aluguel. Isso se a Lionsgate não convencê-lo a voltar a interpretar o personagem em um quinto filme da saga.

Além de Armas e Reeves, também apareceram no filme, Ian McShane reprisando seu papel como Winston Scott, o diretor do Hotel Continental, estabelecimento que tem um papel central na franquia; Anjelica Huston, novamente interpretando “A Diretora” e Lance Reddick reprisando seu papel como Charon, o concierge do hotel. Essa, inclusive, deve ser uma das últimas aparições de Reddick nas telonas, já que ele morreu repentinamente no dia 17 de março desse ano, aos 60 anos de idade.

Além deles, também estão no elenco atores que não participaram de nenhum filme da franquia John Wick, como Gabriel Byrne, Norman Reedus e Catalina Sandino Moreno. Ballerina tem direção de Len Wiseman (conhecido por dirigir e produzir diversos filmes da franquia Anjos da Noite) e roteiro assinado pelo próprio Wiseman em parceria com Emerald Fennell e Shay Hatten.

Lance Reddick como Charon em John Wick.
Lance Reddick como Charon em John Wick.

Hatten é, inclusive, autor da história original que deu origem ao filme e também foi um dos roteiristas de John Wick 3 e 4. Já Fennell, escreveu e dirigiu o premiado Bela Vingança (2020), trabalho pelo qual ele ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2021. Sua entrada na equipe de roteiristas foi um pedido da própria Ana de Armas. As filmagens de Ballerina começaram em 7 de novembro de 2022, em Praga, na República Tcheca e já terminaram. Pelo que reporta a imprensa americana, o filme já estaria em processo de pós-produção.

Uma franquia de mais de 1 bilhão de dólares

Um eventual sucesso de Ballerina pode dar origem não apenas a uma sequência estrelada pela personagem, mas possivelmente a um “universo” inteiro de filmes estrelados por personagens da franquia John Wick. Essa, aliás, deve ser a grande esperança da Lionsgate que tenta transformar a franquia, que surgiu acanhada em 2014 com um filme pequeno e sem grandes pretensões feito a um custo de cerca de 30 milhões de dólares, em uma franquia bilionária.

Cena de John Wick 4
Cena de John Wick 4

O estúdio não está longe disso, já que os quatro filmes de John Wick lançados até agora já arrecadaram a bagatela de 833 milhões de dólares nas bilheterias. Com o sucesso de John Wick 4 é bem possível que mesmo antes do lançamento de Ballerina e de um, quem sabe, John Wick 5, a franquia já atinja o 1 bilhão em arrecadação. Agora, é esperar o resultado de Ballerina e ver como o público reage ao filme para saber quais os próximos passos da Lionsgate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui