Foram revelados os nomes de todos os membros do elenco de As Tartarugas Ninja: Caos Mutante. A animação produzida pela Paramount Animation junto com a Nickelodeon Movies e a Point Grey Pictures, deve ser lançada pela Paramount Pictures em 4 de agosto nos cinemas de todo o mundo.

Em destaque no canto esquerdo, Jackie Chan que dará voz ao Mestre Splinter. Na direita, Micah Abbey, Shamon Brown Jr., Nicolas Cantu e Brady Noon que darão voz a Donatello, Michelangelo, Leonardo e Raphael.

O elenco que irá dar voz aos personagens do filme é estelar e conta com diversos intérpretes talentosos. Entre eles, se destacam Jackie Chan, que dará voz ao Mestre Splinter, o rato que adota e ensina artes marciais as tartarugas; Ayo Edebiri, que dará voz a April O’Neill, a repórter que acaba virando uma grande aliada das tartarugas; Seth Rogen e John Cena, que devem dar vozes a dupla de caricatos vilões Bebop e Rocksteady e Paul Rudd, que dará voz ao largato Mondo Gecko.

Além deles, outros destaques do elenco de vozes são: Rose Byrne, Ice Cube, Post Malone, Maya Rudolph e Giancarlo Esposito. Os personagens principais, os irmãos Donatello, Michelangelo, Leonardo e Raphael, serão dublados por quatro jovens atores, respectivamente: Micah Abbey, Shamon Brown Jr., Nicolas Cantu e Brady Noon. O filme será dirigido por Jeff Rowe, que fará sua estreia como diretor de longas-metragens.

Trailer de As Tartarugas Ninja: Caos Mutante (2023).

O roteiro foi escrito por Brendan O’Brien, que já tem experiência escrevendo comédias e foi o roteirista de produções como Vizinhos (2014), Os Caça-Noivas (2016) e A Casa Caiu: Um Cassino na Vizinhança (2017). O próprio Seth Rogen irá produzir o filme ao lado de seu sócio Evan Goldberg e de James Weaver.

Segundo o que divulga a imprensa especializada, o filme deve dar bastante ênfase ao fato de as tartarugas serem adolescentes e deve focar nos desafios vividos por todo mundo nessa fase da vida. O enrendo contará as aventuras dos quatro irmãos que tentam realizar atos heroicos e combater o crime em Nova York, a fim de assim serem eventualmente aceitos pelos cidadãos da cidade.

As Tartarugas Ninja: Uma franquia de sucesso

As Tartarugas Ninja: Caos Mutante será o sétimo filme para o cinema da franquia “As Tartarugas Ninja” e deverá servir como um novo “reboot” para a franquia, que já foi “rebootada” antes em 2014. O filme será também a segunda animação da franquia ao lado de As Tartarugas Ninja – O Retorno, de 2007. Todos os outros filmes da série são “live-actions”. E o chefe da Paramount Pictures disse que, dependendo da bilheteria do filme, ele poderá funcionar como o primeiro capítulo de uma potencial nova franquia de filmes baseados nos personagens.

As Tartarugas Ninja foram criadas no início dos anos 1980 pelos quadrinistas, Kevin Eastman e Peter Laird. O primeiro trabalho contendo os personagens foi uma revista em quadrinhos chamada “Teenage Mutant Ninja Turtles (TMNT)” (ou “Tartarugas Adolescentes Mutantes Ninja”, em tradução livre para o português) lançada em 1984 nos Estados Unidos pela editora Mirage Studios, empresa criada pelos próprios Eastman e Laird exatamente para a publicação da revista.

Imagens do desenho animado As Tartarugas Ninja, que foi ao ar entre 1987 e 1996.

“Teenage Mutant Ninja Turtles (TMNT)” foi um enorme sucesso assim que foi lançada e deu origem a uma série de revistas em quadrinhos com os seus personagens. Série essa que foi publicada até 2014. Em 1987, a empresa honconguesa Playmates Toys comprou os direitos para produzir bonecos de ação e outros brinquedos baseados nos personagens. O negócio foi um enorme sucesso e a linha de brinquedos baseado nas tartarugas se tornou uma das mais vendidas da história.

Seguindo o exemplo de outras empresas que produziram séries e filmes para promover seus brinquedos, a Playmates Toys resolveu produzir uma série em desenho animado para a televisão estrelada pelos personagens. A série durou dez temporadas e foi exibida nos Estados Unidos entre 1987 e 1996. Aqui no Brasil, a série foi exibida principalmente pela Globo durante os anos 1990 e início dos anos 2000. Seguindo o sucesso da série, a empresa japonesa Nintendo, em associação com a Konami, resolveu produzir jogos para videogame baseados nos personagens.

Imagem de divulgação de As Tartarugas Ninja (1990), primeiro longa-metragem da franquia.

Com o sucesso em diversas mídias, não demorou muito para que as Tartarugas Ninja chegassem ao cinema. No final dos anos 1980, o estúdio honcongue Golden Harvest, que era conhecido por seus famosos filmes de artes marciais, resolveu produzir o primeiro longa-metragem baseado nos personagens. O filme foi produzido nos Estados Unidos, com elenco quase todo de atores norte-americanos e falado em inglês. Muitos dos personagens, incluindo as tartarugas e o Mestre Splinter eram, na verdade, fantoches criados pelo genial Jim Henson e por sua equipe. Na época, os fantoches usavam tecnologia de ponta. Tanto Splinter como as tartarugas eram, na verdade, controlados por diversos atores, dublês e fantocheiros e eram dublados na pós-produção. As filmagens exigiam pelo menos um ator ou dublê para fazer os movimentos de corpo das tartarugas e pelo menos um fantocheiro para controlar os movimentos faciais dos personagens.

Apesar do enorme sucesso tanto dos quadrinhos quanto dos desenhos animados e brinquedos baseados nos personagens, nenhum grande estúdio norte-americano quis, na época, distribuir o filme das Tartarugas Ninja. Eles temiam que a produção fosse encalhar nas bilheterias, assim como aconteceu com Mestres do Universo (1987), filme que também era baseado em uma linha de brinquedos de sucesso e que acabou sendo um enorme fracasso de bilheteria. Por esse motivo, coube a New Line Cinema, que na época era um estúdio pequeno e independente, a tarefa e distribuir o filme no mercado norte-americano.

Cena de As Tartarugas Ninja II – O Segredo do Ooze (1991).

Lançado em 1990, o filme recebeu uma recepção bastante fria por parte da crítica, mas foi um enorme sucesso de bilheteria. Produzido a um custo de cerca de 13 milhões de dólares, a obra arrecadou mais de 200 milhões de dólares no mundo todo e pavimentou o caminho para que mais dois filmes da franquia fossem produzidos, As Tartarugas Ninja II – O Segredo do Ooze, lançado em 1991 e As Tartarugas Ninja III, lançado em 1993. Nenhum dos dois filmes, no entanto, chegou nem perto de fazer tanto sucesso quanto o filme original.

Um novo começo para As Tartarugas Ninja

Com o fracasso de As Tartarugas Ninja III, a franquia cinematográfica foi deixada de lado, mas os personagens continuaram a aparecer em séries, animações para televisão e videogames. Até que em 2009, a Nickelodeon (que pertence a Paramount Pictures) comprou todos os direitos sobre os personagens da Mirage Studios, incluindo As Tartarugas Ninja. Assim, o estúdio resolveu produzir um novo filme baseado nos personagens e fazer um “reboot” da franquia. Produzido por Michael Bay, o novo As Tartarugas Ninja foi lançado em 2014. Dessa vez, as tartarugas foram feitas através de animação, utilizando técnicas de captura de imagem.

Cena de As Tartarugas Ninja (2014)

Apesar de odiado pela crítica, o filme foi um enorme sucesso de bilheteria, arrecadando quase 500 milhões de dólares no mundo todo. Isso fez com que Bay retornasse para produzir uma continuação, As Tartarugas Ninja – Fora das Sombras. Lançado em 2016, o filme foi um enorme fracasso de crítica e bilheteria, fazendo com que novamente a franquia fosse deixada de lado.

Além dos filmes em live-action, também foi lançado em 2007, uma animação para o cinema. Chamado de As Tartarugas Ninja – O Retorno, o filme funcionava como uma continuação de As Tartarugas Ninja III (1993) e não era um “reboot” da franquia. A produção até que fez um moderado sucesso de bilheteria. Uma sequência estava, inclusive, nos planos do diretor do filme. Contudo, a Imagi Animation Studios, estúdio que produziu a animação, acabou falindo e a sequência acabou nunca saindo do papel.

As Tartarugas Ninja – O Retorno (2007).

Agora com As Tartarugas Ninja: Caos Mutante, a Nickelodeon e a Paramount esperam revitalizar o interesse nos personagens, o que poderia levar não apenas a outras sequências em animação, mas também, quem sabe, a outros filmes em live-action.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui