Foram revelados os nomes de todos os membros do elenco de As Tartarugas Ninja: Caos Mutante. A animação produzida pela Paramount Animation junto com a Nickelodeon Movies e a Point Grey Pictures, deve ser lançada pela Paramount Pictures em 4 de agosto nos cinemas de todo o mundo.
O elenco que irá dar voz aos personagens do filme é estelar e conta com diversos intérpretes talentosos. Entre eles, se destacam Jackie Chan, que dará voz ao Mestre Splinter, o rato que adota e ensina artes marciais as tartarugas; Ayo Edebiri, que dará voz a April O’Neill, a repórter que acaba virando uma grande aliada das tartarugas; Seth Rogen e John Cena, que devem dar vozes a dupla de caricatos vilões Bebop e Rocksteady e Paul Rudd, que dará voz ao largato Mondo Gecko.
Além deles, outros destaques do elenco de vozes são: Rose Byrne, Ice Cube, Post Malone, Maya Rudolph e Giancarlo Esposito. Os personagens principais, os irmãos Donatello, Michelangelo, Leonardo e Raphael, serão dublados por quatro jovens atores, respectivamente: Micah Abbey, Shamon Brown Jr., Nicolas Cantu e Brady Noon. O filme será dirigido por Jeff Rowe, que fará sua estreia como diretor de longas-metragens.
O roteiro foi escrito por Brendan O’Brien, que já tem experiência escrevendo comédias e foi o roteirista de produções como Vizinhos (2014), Os Caça-Noivas (2016) e A Casa Caiu: Um Cassino na Vizinhança (2017). O próprio Seth Rogen irá produzir o filme ao lado de seu sócio Evan Goldberg e de James Weaver.
Segundo o que divulga a imprensa especializada, o filme deve dar bastante ênfase ao fato de as tartarugas serem adolescentes e deve focar nos desafios vividos por todo mundo nessa fase da vida. O enrendo contará as aventuras dos quatro irmãos que tentam realizar atos heroicos e combater o crime em Nova York, a fim de assim serem eventualmente aceitos pelos cidadãos da cidade.
As Tartarugas Ninja: Uma franquia de sucesso
As Tartarugas Ninja: Caos Mutante será o sétimo filme para o cinema da franquia “As Tartarugas Ninja” e deverá servir como um novo “reboot” para a franquia, que já foi “rebootada” antes em 2014. O filme será também a segunda animação da franquia ao lado de As Tartarugas Ninja – O Retorno, de 2007. Todos os outros filmes da série são “live-actions”. E o chefe da Paramount Pictures disse que, dependendo da bilheteria do filme, ele poderá funcionar como o primeiro capítulo de uma potencial nova franquia de filmes baseados nos personagens.
As Tartarugas Ninja foram criadas no início dos anos 1980 pelos quadrinistas, Kevin Eastman e Peter Laird. O primeiro trabalho contendo os personagens foi uma revista em quadrinhos chamada “Teenage Mutant Ninja Turtles (TMNT)” (ou “Tartarugas Adolescentes Mutantes Ninja”, em tradução livre para o português) lançada em 1984 nos Estados Unidos pela editora Mirage Studios, empresa criada pelos próprios Eastman e Laird exatamente para a publicação da revista.
“Teenage Mutant Ninja Turtles (TMNT)” foi um enorme sucesso assim que foi lançada e deu origem a uma série de revistas em quadrinhos com os seus personagens. Série essa que foi publicada até 2014. Em 1987, a empresa honconguesa Playmates Toys comprou os direitos para produzir bonecos de ação e outros brinquedos baseados nos personagens. O negócio foi um enorme sucesso e a linha de brinquedos baseado nas tartarugas se tornou uma das mais vendidas da história.
Seguindo o exemplo de outras empresas que produziram séries e filmes para promover seus brinquedos, a Playmates Toys resolveu produzir uma série em desenho animado para a televisão estrelada pelos personagens. A série durou dez temporadas e foi exibida nos Estados Unidos entre 1987 e 1996. Aqui no Brasil, a série foi exibida principalmente pela Globo durante os anos 1990 e início dos anos 2000. Seguindo o sucesso da série, a empresa japonesa Nintendo, em associação com a Konami, resolveu produzir jogos para videogame baseados nos personagens.
Com o sucesso em diversas mídias, não demorou muito para que as Tartarugas Ninja chegassem ao cinema. No final dos anos 1980, o estúdio honcongue Golden Harvest, que era conhecido por seus famosos filmes de artes marciais, resolveu produzir o primeiro longa-metragem baseado nos personagens. O filme foi produzido nos Estados Unidos, com elenco quase todo de atores norte-americanos e falado em inglês. Muitos dos personagens, incluindo as tartarugas e o Mestre Splinter eram, na verdade, fantoches criados pelo genial Jim Henson e por sua equipe. Na época, os fantoches usavam tecnologia de ponta. Tanto Splinter como as tartarugas eram, na verdade, controlados por diversos atores, dublês e fantocheiros e eram dublados na pós-produção. As filmagens exigiam pelo menos um ator ou dublê para fazer os movimentos de corpo das tartarugas e pelo menos um fantocheiro para controlar os movimentos faciais dos personagens.
Apesar do enorme sucesso tanto dos quadrinhos quanto dos desenhos animados e brinquedos baseados nos personagens, nenhum grande estúdio norte-americano quis, na época, distribuir o filme das Tartarugas Ninja. Eles temiam que a produção fosse encalhar nas bilheterias, assim como aconteceu com Mestres do Universo (1987), filme que também era baseado em uma linha de brinquedos de sucesso e que acabou sendo um enorme fracasso de bilheteria. Por esse motivo, coube a New Line Cinema, que na época era um estúdio pequeno e independente, a tarefa e distribuir o filme no mercado norte-americano.
Lançado em 1990, o filme recebeu uma recepção bastante fria por parte da crítica, mas foi um enorme sucesso de bilheteria. Produzido a um custo de cerca de 13 milhões de dólares, a obra arrecadou mais de 200 milhões de dólares no mundo todo e pavimentou o caminho para que mais dois filmes da franquia fossem produzidos, As Tartarugas Ninja II – O Segredo do Ooze, lançado em 1991 e As Tartarugas Ninja III, lançado em 1993. Nenhum dos dois filmes, no entanto, chegou nem perto de fazer tanto sucesso quanto o filme original.
Um novo começo para As Tartarugas Ninja
Com o fracasso de As Tartarugas Ninja III, a franquia cinematográfica foi deixada de lado, mas os personagens continuaram a aparecer em séries, animações para televisão e videogames. Até que em 2009, a Nickelodeon (que pertence a Paramount Pictures) comprou todos os direitos sobre os personagens da Mirage Studios, incluindo As Tartarugas Ninja. Assim, o estúdio resolveu produzir um novo filme baseado nos personagens e fazer um “reboot” da franquia. Produzido por Michael Bay, o novo As Tartarugas Ninja foi lançado em 2014. Dessa vez, as tartarugas foram feitas através de animação, utilizando técnicas de captura de imagem.
Apesar de odiado pela crítica, o filme foi um enorme sucesso de bilheteria, arrecadando quase 500 milhões de dólares no mundo todo. Isso fez com que Bay retornasse para produzir uma continuação, As Tartarugas Ninja – Fora das Sombras. Lançado em 2016, o filme foi um enorme fracasso de crítica e bilheteria, fazendo com que novamente a franquia fosse deixada de lado.
Além dos filmes em live-action, também foi lançado em 2007, uma animação para o cinema. Chamado de As Tartarugas Ninja – O Retorno, o filme funcionava como uma continuação de As Tartarugas Ninja III (1993) e não era um “reboot” da franquia. A produção até que fez um moderado sucesso de bilheteria. Uma sequência estava, inclusive, nos planos do diretor do filme. Contudo, a Imagi Animation Studios, estúdio que produziu a animação, acabou falindo e a sequência acabou nunca saindo do papel.
Agora com As Tartarugas Ninja: Caos Mutante, a Nickelodeon e a Paramount esperam revitalizar o interesse nos personagens, o que poderia levar não apenas a outras sequências em animação, mas também, quem sabe, a outros filmes em live-action.