Em entrevista dada durante a Comic Con de Nova York, o diretor Matthew Vaughn revelou o principal motivo que o levou a desistir de dirigir X-Men 3: O Confronto Final (2006). Segundo ele, os executivos do estúdio tinham preparado um “roteiro falso” para convencer a atriz Halle Berry a aceitar reprisar o papel de Tempestade no filme. Berry, havia assinado contrato para aparecer em X-Men (2000) e X-Men 2 (2003) antes de sua carreira decolar em 2002, quando ela recebeu um Oscar de Melhor Atriz por seu desempenho em A Última Ceia (2001).
Dessa forma, a atriz ainda não tinha assinado o contrato para aparecer em X-Men 3 e os produtores buscavam formas de convencê-la a concordar em aparecer no filme. “Uma das principais razões pelas quais saí de X-Men 3, e esta é uma história verdadeira, é que eu fui ao escritório de um executivo (do estúdio) e vi um script de X-Men 3. Era muito maior (do que os outros scripts propostos para o filme). Eu perguntei: ‘O que é esse rascunho?’ Eles disseram: ‘Não se preocupe com isso’”, disse ele.
Porque Matthew Vaughn desistiu do filme
Vaughn, no entanto, não se contentou e buscou saber mais sobre o que era aquele roteiro. “Então eu peguei (o script), abri a primeira página e dizia: ‘África. Crianças morrendo por falta de água, e Tempestade cria uma tempestade para salvar todas essas crianças.’ Achei uma ideia muito legal. Eu disse: ‘O que é isso?’ Eles disseram: ‘Este é o roteiro de Halle Berry porque ela ainda não assinou (o contrato para aparecer no filme). É assim que ela quer que seja. E assim que ela assinar, vamos jogar (o roteiro) no lixo. ‘Eu pensei, se você vai fazer isso com uma atriz vencedora do Oscar, eu estou fora.”
O diretor abandonou a produção poucas semanas depois de ter sido contratado para dirigir X-Men 3 e foi substituído por Brett Ratner, que acabou dirigindo o filme. A obra, acabou sendo considerada a pior entre os três filmes da trilogia original de X-Men. Vaughn voltaria a trabalhar na franquia dos heróis mutantes em 2011, quando foi contratado para dirigir X-Men: Primeira Classe. Filme que rebootou toda a franquia X-Men e se tornou um sucesso de crítica e público. O cineasta ainda participou da produção de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014) antes de deixar a franquia e se dedicar a outros projetos.