Jeremy Renner esteve presente em dois filmes da franquia Missão Impossível, Missão: Impossível – Protocolo Fantasma (2011) e Missão: Impossível – Nação Secreta (2015). Em ambos os filmes, seu personagem, o agente William Brandt, tem bastante importância e Renner é um dos protagonistas. O destaque era tanto que surgiram até mesmo boatos de que o ator “tomaria” o lugar de Tom Cruise e se tornaria protagonista da franquia. Boatos que ele negou veementemente em entrevista recente ao site Collider: “Não, (Missão Impossível) sempre foi o “show” do Tom, isso seria uma decisão do Tom, se ele quisesse mudar a narrativa (da franquia)”, disse ele.
Contudo, apesar do destaque nos dois filmes, assim que Missão: Impossível – Efeito Fallout (2018), sequência de Nação Secreta, estreou nos cinemas, uma coisa chamou a atenção na produção, justamente a ausência de Jeremy Renner, que foi justificada, na época, devido ao fato de ele já estar comprometido com outros projetos e querer passar mais tempo com a sua família. No entanto, em entrevista ao podcast “Happy Sad Confused” publicada essa semana, o ator disse que o motivo principal de sua ausência foi outro, Christopher McQuarrie, diretor, roteirista e também um dos produtores de Efeito Fallout, queria matar seu personagem.
“Lembro que eles tentaram me levar para o exterior por uma semana para que pudessem matar meu personagem, e eu pensei, ‘Não, vocês não podem fazer isso. Vocês não vão me arrastar até lá e simplesmente matar meu personagem. Se vocês vão fazer isso e usar meu personagem, façam direito”, disse ele ao podcast. De fato, segundo consta, McQuarrie realmente queria matar um personagem principal nas cenas iniciais de Efeito Fallout e decidiu que o personagem seria justamente William Brandt.
Jeremy Renner voltaria a franquia
Depois da recusa, Jeremy Renner nunca mais apareceu em um filme da franquia Missão Impossível. Contudo, nessa mesma entrevista ao site Collider, ele disse que estaria disposto a voltar a atuar em filmes da franquia. “Eu deveria fazer mais (filmes) com eles”, disse Renner em relação ao elenco de “Missão: Impossível”. “Eu amo aqueles caras. Eu amo muito o Tom. Nós nos divertimos muito e eu amo muito esse personagem (William Brandt)”, completou o ator, que disse ainda que as filmagens requeriam que ele ficasse muito tempo longe de sua família: “É tudo em Londres. Eu tive que ser pai. Simplesmente não ia dar certo naquela época. Talvez agora que minha filha está mais velha, pode ser que aconteça (o retorno a franquia)”.
Em janeiro de 2023, Jeremy Renner sofreu um gravíssimo acidente ao ser atropelado por uma niveladora de neve, o que lhe causou fraturas em 38 ossos de seu corpo e um trauma em seu peito. O ator teve que ser socorrido as pressas e levado ao hospital por um helicóptero. Contudo, quase um ano e meio depois, o ator está aparentemente recuperado e deve voltar a fazer filmes e séries de televisão, normalmente. É esperar para ver se o ator voltará eventualmente a aparecer em algum outro filme da franquia Missão Impossível.