Parece que mais um vilão do Batman vai ganhar um filme. Afinal, a Warner Bros. e a DC Studios anunciaram um novo projeto que surpreendeu os fãs do universo do Batman: o Cara-de-Barro terá seu próprio filme. Ao que tudo indica, o tradicional vilão do Homem-Morcego será explorado em uma produção com roteiro escrito pelo renomado Mike Flanagan, conhecido por seu trabalho no gênero de terror.
Segundo informações divulgadas pela Variety, o projeto foi oficialmente aprovado internamente pelo DC Studios. Flanagan, que ganhou destaque com séries como A Maldição da Residência Hill (2018), Missa da Meia-Noite (2021) e A Queda da Casa de Usher (2023), todas da Netflix, será o responsável por dar vida ao roteiro da nova produção.
Ao que parece, o roteiro do filme já está concluído, e as filmagens estão previstas para ocorrer entre março e junho de 2025. Enquanto isso, a produção ficará sob a supervisão de Matt Reeves, diretor de The Batman (2022), e Lynn Harris. Apesar disso, James Gunn e Peter Safran, que atualmente lideram a DC Studios, ainda estão à procura de um diretor para o longa.
Vale lembrar que Mike Flanagan já demonstrava interesse em trabalhar com o Cara-de-Barro desde 2021. Na época, ele expressou nas redes sociais o desejo de criar uma produção que misturasse terror, suspense e tragédia, reimaginando o vilão como um anti-herói. “Realmente queria fazer o Cara-de-Barro. Fui lá e disse: ‘Sabe, se você quiser algo da DC focado em terror, tenho uma ótima ideia para o Cara-de-Barro. Adoraria fazer aquele filme'”, disse o cineasta ao podcast Script Apart.
Apesar de ficar a cargo do roteiro, Flanagan não deve dirigir o filme. Afinal, o diretor está cuidando do seu próximo longa de O Exorcista. As informações indicam que ele assumirá exclusivamente a função de roteirista.
A produção será realizada pela 6th & Idaho Productions, empresa de Matt Reeves, que também está desenvolvendo outros projetos relacionados ao universo do Batman, como um longa focado nos Robins.
De acordo com o insider Dan Marcus, Reeves optou por utilizar Matt Hagen como o Cara-de-Barro, no lugar de Basil Karlo, primeira versão do personagem nos quadrinhos. Essa escolha busca trazer uma abordagem mais realista ao vilão, em linha com o estilo sombrio e fundamentado do universo cinematográfico de Reeves.
Além disso, Marcus revelou que o segundo filme do Batman, The Batman: Parte II, terá a presença do Espantalho, outro famoso antagonista do Cavaleiro das Trevas. Dessa forma, existe a possibilidade de que o Cara-de-Barro seja apresentado inicialmente nessa sequência antes de protagonizar seu próprio longa.
Vale lembrar que o personagem Cara-de-Barro foi introduzido nos quadrinhos em 1940 como Basil Karlo, um ator que se transforma em uma criatura moldável após um experimento fracassado. Apesar de não ser tão conhecido quanto outros vilões do Batman, ele conquistou destaque em animações clássicas como Batman: A Série Animada e, mais recentemente, Harley Quinn.
Enquanto aguardamos mais detalhes, é importante mencionar que The Batman: Parte II tem lançamento previsto para outubro de 2026.