David Lynch
David Lynch - Imagem: Netflix

O aclamado cineasta David Lynch, conhecido por clássicos como Cidade dos Sonhos e Twin Peaks, recentemente anunciou que foi diagnosticado com enfisema pulmonar. A doença o impede de continuar dirigindo filmes e séries devido a complicações de saúde.

Em uma entrevista concedida à revista Sight & Sound e reportada pelo The Independent, Lynch revelou que abandonou o hábito de fumar após o diagnóstico. No entanto, optou por levar uma vida mais reclusa, sem planos de dirigir novos projetos em um futuro próximo.

“Eu amava fumar, mas, no fim das contas, isso me prejudicou. Era uma parte importante da minha vida. O tabaco, seu aroma, acender o cigarro, fumar, sentar e refletir… Nada no mundo se compara a isso”, confessou Lynch à revista. “No entanto, isso estava me matando. Então, eu precisei parar”, explicou o cineasta.

Com enfisema pulmonar causado pelo vício em cigarros, Lynch agora evita sair de casa por medo de contrair doenças, como a COVID-19. “Por causa da COVID, adoecer seria extremamente perigoso para mim, até mesmo pegar uma gripe”, comentou o cineasta, adicionando que futuros projetos terão de ser dirigidos remotamente, de sua residência. “Eu adoro estar presente no set e ter ideias ali. Mas eu tentaria fazer algo remotamente, se necessário”, afirmou o cineasta.

Lynch também mencionou que consegue caminhar ao ar livre por apenas alguns minutos antes de sentir falta de ar, destacando a seriedade de sua condição de saúde. Essa limitação de saúde é uma das principais razões que impedem David Lynch de dirigir novos projetos de forma presencial.

Embora não esteja mais presente nos sets de filmagem, Lynch não descarta a possibilidade de dirigir projetos de sua casa: “Eu gosto de estar no set e ter ideias. Mas eu tentaria fazer algo remotamente, se for necessário”, reforçou.

Mas para tranquilizar seus fãs, após a divulgação da notícia, o cineasta publicou uma carta esclarecendo que, apesar da doença pulmonar, está em excelente forma e cheio de felicidade. Além disso, para o alívio de muitos, Lynch garantiu que nunca se aposentará. Ele também agradeceu o carinho e a preocupação de todos e reiterou que parou de fumar há mais de dois anos.

Por fim, confira a íntegra do post original do diretor, bem como a tradução da nota:

Senhoras e Senhores, sim, eu tenho enfisema devido aos muitos anos que passei fumando. Tenho que dizer que gostei muito de fumar e realmente amo o tabaco – o cheiro, acender os cigarros, fumar – mas há um preço a pagar por esse prazer, e o preço para mim é o enfisema. Já parei de fumar há mais de dois anos. Recentemente, fiz muitos exames e a boa notícia é que estou em excelente forma, exceto pelo enfisema. Estou cheio de felicidade e nunca me aposentarei. Quero que todos saibam que realmente aprecio a preocupação de vocês. Com amor, David.

Vale lembrar que o trabalho mais recente de David Lynch foi a minissérie Twin Peaks: The Return de 2017, que deu continuidade à trama mais de 25 anos após a série original.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui