Você sabia que IMDb, maior enciclopédia de filmes, realizou uma votação que estabeleceu os 10 melhores diretores de todos os tempos?
Isso mesmo, mais de 10 mil votos foram realizados com base nas preferências dos participantes.
E se você ficou interessado, vai gostar de saber que hoje vamos listar os vencedores da votação do décimo até o primeiro. Então fique com a gente e leia até o final.
10º – Sergio Leone: Um dos melhores diretores de todos os tempos
Sergio Leone foi um cineasta italiano que se tornou o pioneiro do gênero western spaghetti, uma variação do western americano com elementos de violência, humor e ironia.
Assim, ele é considerado um dos mais influentes diretores da história do cinema, com um estilo marcado pelo uso de planos extremamente fechados e longos.
Leone começou sua carreira como assistente de direção de grandes nomes do cinema italiano, como Vittorio De Sica e Luigi Comencini.
Sua estreia como diretor foi em 1961, com O Colosso de Rodes, um filme épico ambientado na Grécia Antiga.
Mas foi em 1964 que ele ganhou fama internacional, ao dirigir Por um Punhado de Dólares, o primeiro filme da chamada trilogia dos dólares, estrelada pelo então desconhecido Clint Eastwood.
Os outros dois filmes da trilogia foram Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966), que se tornaram clássicos do gênero e consolidaram a parceria entre Leone e Eastwood.
A saber, Sergio Leone morreu em 1989, aos 60 anos, vítima de um ataque cardíaco. Ele deixou um legado de filmes que influenciaram gerações de cineastas, como Quentin Tarantino, que também se tornou um dos melhores diretores de todos os tempos.
9º – Hayao Miyazaki
Hayao Miyazaki é um cineasta, animador, roteirista, escritor e artista de mangá japonês. A saber, ele é co-fundador do Studio Ghibli, que conquistou fama internacional pelos seus filmes de animação japonesa, considerados obras-primas do gênero.
Assim, Miyazaki se interessou por mangás e animações desde criança, e se formou na Universidade Gakushuin. Ele trabalhou na Toei Animation, onde conheceu Isao Takahata, seu parceiro e amigo.
Dessa forma, ele dirigiu seu primeiro longa-metragem, O Castelo de Cagliostro, em 1979, e seu segundo, Nausicaä do Vale do Vento, em 1984, baseado em seu próprio mangá.
Em 1985, ele fundou o Studio Ghibli com Takahata, e produziu vários filmes aclamados, como O Castelo no Céu, Meu Amigo Totoro, O Castelo Animado e Ponyo.
A saber, Miyazaki recebeu vários prêmios e honrarias por sua obra, como o Oscar de Melhor Filme de Animação, o Urso de Ouro, o Leão de Ouro, o Prêmio da Academia Japonesa, entre outros.
8º – Akira Kurosawa
Nascido em 1910, Akira Kurosawa foi um cineasta, pintor, roteirista e produtor japonês que dirigiu 30 filmes em uma carreira de mais de cinco décadas.
Ele é considerado um dos maiores e mais influentes diretores da história do cinema, com um estilo ousado e dinâmico, fortemente influenciado pelo cinema ocidental.
A saber, Kurosawa entrou na indústria cinematográfica japonesa em 1936, após uma breve carreira como pintor.
Depois de anos de trabalho como assistente de direção e roteirista, ele estreou como diretor durante a Segunda Guerra Mundial com o popular filme de ação Sanshiro Sugata (1943).
Kurosawa dirigiu cerca de um filme por ano durante os anos 1950 e início dos anos 1960, incluindo vários filmes renomados (e frequentemente adaptados), como Ikiru (1952), Seven Samurai (1954), Throne of Blood (1957), Yojimbo (1961) e High and Low (1963).
Em 1990, ele recebeu o Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra. Posteriormente, ele foi nomeado Asiático do Século na categoria Artes, Literatura e Cultura pela revista AsianWeek e pela CNN.
Falecido em 1998, sua carreira foi homenageada por muitas retrospectivas, estudos críticos e biografias em impressão e vídeo.
7º – Ingmar Bergman: Um dos melhores diretores cinematográficos e teatrais de todos os tempos
Ingmar Bergman foi um cineasta, dramaturgo e diretor de teatro sueco, considerado um dos maiores e melhores diretores de todos os tempos.
Bergman nasceu em Uppsala, em 1918, filho de um pastor luterano. Ele se interessou pelo cinema desde criança, e estudou na Universidade de Estocolmo.
Assim, Bergman ganhou fama internacional com filmes como O Sétimo Selo (1957) e Morangos Silvestres (1957), que foram aclamados pela crítica e pelo público.
O diretor também teve uma carreira teatral, dirigindo mais de 170 peças, principalmente no Teatro Dramático Real de Estocolmo e no Teatro Residenz de Munique.
A saber, ele morreu em 2007,e deixou um legado de filmes que inspiraram gerações de cineastas, como Woody Allen, Martin Scorsese, Andrei Tarkovsky e Lars von Trier.
6º –Steven Spielberg
Steven Spielberg é um cineasta, produtor, roteirista e empresário norte-americano, considerado um dos melhores diretores da história do cinema
Dessa forma, ele é o diretor que tem mais filmes na lista dos 100 Melhores Filmes Americanos de Todos os Tempos, feita pelo American Film Institute.
Spielberg nasceu em 1946, em Cincinnati, Ohio, e se interessou pelo cinema desde criança, quando começou a filmar com uma câmera super-8.
Spielberg ganhou fama internacional com filmes como Tubarão (1975), Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), Os Caçadores da Arca Perdida (1981), E.T – O Extraterrestre (1982).
Assim ele também criou personagens icônicos, como Indiana Jones, e colaborou com atores como Tom Hanks, Harrison Ford e Liam Neeson.
Spielberg recebeu vários prêmios e honrarias por sua obra, como o Oscar, o Globo de Ouro, o Leão de Ouro, o Urso de Ouro, o Prêmio Cecil B. DeMille e o Prêmio Irving G. Thalberg.
Ele também fundou a Amblin Entertainment, uma empresa de produção cinematográfica, e a DreamWorks, um estúdio de cinema e animação.
5º –Martin Scorsese: Um dos mais populares e melhores diretores de todos os tempos
Nascido em 1942, Martin Scorsese é um cineasta, produtor, roteirista e ator norte-americano. Ele dirigiu seu primeiro longa-metragem, Quem Bate à Minha Porta, em 1967.
Assim, Scorsese ganhou fama internacional com filmes como Taxi Driver (1976), Touro Indomável (1980) e Os Infiltrados (2006), que lhe rendeu o Oscar de melhor diretor.
Ele também colaborou várias vezes com atores como Robert De Niro, Leonardo DiCaprio e Joe Pesci.
Scorsese recebeu vários prêmios e honrarias por sua obra, como o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Diretor.
Ele também fundou a The Film Foundation, uma organização dedicada à preservação e restauração de filmes clássicos.
Ele é considerado uma inspiração para muitos cineastas, como Quentin Tarantino, Christopher Nolan e Paul Thomas Anderson.
4º – Quentin Tarantino
Quentin Tarantino é famoso por seus filmes não lineares, violentos, irônicos e cheios de referências à cultura pop.
A saber, Tarantino nasceu em 1963, em Knoxville e dirigiu seu primeiro longa-metragem, Cães de Aluguel, em 1992.
Ele ganhou fama internacional com filmes como Pulp Fiction (1994), Kill Bill (2003-2004), Bastardos Inglórios (2009) e Django Livre (2012).
Dessa forma, ele também colaborou com atores como Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Leonardo DiCaprio e Brad Pitt.
Tarantino recebeu vários prêmios e honrarias por sua obra, como o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA.
Ele também fundou a A Band Apart, uma empresa de produção cinematográfica, e a Rolling Thunder Pictures, uma distribuidora de filmes cult.
3º – Alfred Hitchcock
Não podíamos ranquear os melhores diretores de todos os tempos sem falar de Alfred Hitchcock.
Nascido em 1899, ele foi um cineasta, roteirista, produtor e editor britânico, conhecido como o Mestre do Suspense.
Ele também se tornou famoso por suas aparições em seus filmes e por seu programa de TV Alfred Hitchcock Apresenta.
Assim, ele dirigiu seu primeiro filme de sucesso, O Inquilino, em 1927, que ajudou a criar o gênero suspense.
Hitchcock fez vários filmes aclamados na Inglaterra, como Os 39 Degraus (1935) e A Dama Oculta (1938), antes de se mudar para Hollywood, em 1939, a convite do produtor David O. Selznick.
Lá, ele fez filmes como Rebecca, a Mulher Inesquecível (1940), que ganhou o Oscar de melhor filme, Um Corpo que Cai (1958) e Psicose (1960), que são considerados clássicos do cinema.
A saber, ele morreu em 1980, em Los Angeles, aos 80 anos, deixando um legado de filmes que influenciaram gerações de cineastas.
2º – Stanley Kubrick
Nascido em 1928, Stanley Kubrick foi um cineasta, roteirista, produtor e fotógrafo norte-americano.
Depois de trabalhar como fotógrafo da revista Look, ele começou a fazer curtas-metragens e fez seu primeiro filme de sucesso, O Grande Golpe, em 1956.
Kubrick fez vários filmes aclamados, como Glória Feita de Sangue (1957), Spartacus (1960), Lolita (1962) e O Iluminado (1980).
Dessa forma, ele também criou um estilo visual único, usando movimentos de câmera, montagem, música e efeitos sonoros para criar uma atmosfera de suspense e medo.
Ele trabalhou com atores como Peter Sellers, Malcolm McDowell, Jack Nicholson e Tom Cruise. Infelizmente, Kubrick morreu em 1999, na Inglaterra, onde viveu por quase 40 anos.
1º – Christopher Nolan: O vencedor entre os melhores diretores de todos os tempos
Christopher Nolan é um cineasta, roteirista, produtor e empresário britânico e americano cujo os filmes já arrecadaram mais de 6 bilhões de dólares em todo o mundo.
A saber, Nolan nasceu em 1970, em Londres, e dirigiu seu primeiro filme de sucesso, Amnésia, em 2000, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro original.
Assim, Nolan ganhou fama internacional com filmes como a trilogia do Batman (2005-2012), A Origem (2010), Interestelar (2014) e Dunkirk (2017).
Ele também trabalhou com atores como Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Anne Hathaway e Michael Caine.
Nolan, junto de Emma Thomas, sua esposa, também fundou a Syncopy Inc., uma empresa de produção cinematográfica.
Por fim, agora que encerramos nossa lista dos melhores diretores de todos os tempos, nos conte nos comentários qual deles é seu favorito!