Logo do campeonato de Dota 2 International
International - Divulgação

O The International ou simplesmente International, é o maior evento de Dota 2 do planeta, e reúne as principais equipes ligadas ao jogo no mundo, selecionadas a partir de outras competições ou a convite da organização.

O torneio acontece de forma anual, e já conta com mais de 10 edições realizadas, possuindo quase sempre um campeão diferente, dado o alto nível de competitividade entre as equipes.

Uma mostra clara da relevância da competição é simplesmente a premiação entregue aos participantes, na casa das dezenas de milhões de dólares, sendo o maior prêmio no cenário do e-sports.

Nesse artigo, você poderá acompanhar um pouco mais a fundo o desenvolvimento do torneio, além de informações sobre cada uma das edições até aqui. Acompanhe.

Quando surgiu o The International?

O The International começou a ser realizado no ano de 2011, quando aconteceu sua edição inaugural. Na época, 16 equipes participaram da etapa final, na cidade de Colônia, Alemanha, dando o título ao time ucraniano Natus Vincere, primeiro grande campeão do torneio.

Quem criou o The International?

Valve Corporation: Criadora do evento International
Valve Corporation – Divulgação

A grande responsável pela organização do torneio International é a Valve Corporation, uma editora, desenvolvedora e distribuidora de jogos eletrônicos norte-americana, sediada em Bellevue, Washington, e que atua no mercado desde 1996, ano de sua fundação.

A empresa é justamente a criadora do jogo Dota 2, além de outros clássicos do mercado de jogos, como Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Half-Life, dentre outros.

O que é o The International?

Em termos práticos, o International é um torneio de e-sports de Dota 2, realizado anualmente. Esse é o principal evento do jogo, sendo considerado o campeonato mundial da franquia, reunindo as melhores equipes do mundo.

Seu grande diferencial é que sua realização parte da própria desenvolvedora da série, a Valve, e seleciona participantes através de outros torneios relevantes do cenário, como ESL One, Dota Pro Circuit e playoffs regionais, como da América do Norte, América do Sul, China, Sudeste Asiático, Europa Oriental e Ocidental, dentre outros.

Evolução do torneio

Inicialmente, o The International começou como um evento de 16 equipes, mantendo esse número nas primeiras edições. Depois, a quantidade de competidores subiu para 18, perdurando por mais alguns anos, chegando ao máximo de 20 em uma mesma edição.

O mais impressionante, no entanto, fica por conta da evolução relacionada ao aumento dos valores entregues como premiação pelo torneio. Para se ter uma ideia, no primeiro ano o prêmio total era de somente US$ 1,6 milhão, chegando a mais de US$ 40 milhões anos depois.

Como mencionado, esse é um recorde dentro do cenário do e-sports, sendo a maior premiação entregue dentro de uma competição, considerando todas as modalidades e jogos.

Uma grande parte desse valor vem da venda do chamado Passe de Batalha, que são itens que entregam vantagens exclusivas para os jogadores. Já uma outra parcela do prêmio parte da ação de patrocinadores.

Outra característica bem interessante quanto a competição, é que na grande maioria dos anos foram equipes diferentes que levantaram o troféu. Há apenas uma exceção nesse caso, e refere-se à europeia Team OG, que detém dois títulos.

O jogo por trás do evento

O The International é um evento completamente indissociável do jogo que torna tudo isso possível, Dota 2. Afinal, trata-se de um torneio exclusivo para o título, e que não conta com outras séries participantes.

Assim, entender mais profundamente o enredo e a jogabilidade do jogo é indispensável para compreender a essência do evento em si. Acompanhe!

Dota 2

Dota 2 foi lançado já no ano de 2013, após passar por um período de dois anos de experimentação, aberto como beta. Esse é um título de estratégia em tempo real, e faz parte do gênero multiplayer online battle arena (MOBA). Esses testes que começaram em 2011, aliás, é o que explica a estreia do International ainda antes do lançamento oficial do jogo.

Cronologicamente, essa é uma sequência do mod DotA (Defense of the Ancients), que foi desenvolvido para Warcraft III: The Frozen Throne. Nesse caso, a obra traz uma jogabilidade atrativa, onde duas equipes compostas de 5 jogadores se enfrentam, buscando conquistar o controle do mapa.

Durante esses duelos, cada um dos 10 jogadores têm a capacidade de escolher um dos heróis disponíveis. Atualmente, esse número ultrapassa as 100 opções, todos com habilidades, estilos e atributos distintos.

Os heróis geralmente dividem-se dentro de três categorias principais, que são a força, agilidade e a inteligência, conferindo pontos positivos e negativos ao mesmo, que fazem toda a diferença na hora das batalhas.

Já o mapa conta também com duas partes distintas, a Dire e a Radiant, dividido em três rotas, que são o fundo, meio e topo. São essas rotas que interligam as bases da equipe.

Edições do The International

Por fim, uma forma única de acompanhar um pouco da história do International, é através das edições do evento que já foram realizadas até então. Como trata-se de um torneio anual, são muitos os eventos que já rolaram. Confira!

Edição 2011

A edição de estreia do The International aconteceu no ano de 2011, mais precisamente na cidade de Colônia, na Alemanha. Ao todo 16 equipes participaram do evento inaugural, disputando o título de campeão do torneio.

Quem levou a melhor, no entanto, foi o time ucraniano Natus Vincere, também conhecido como Na’Vi. Eles derrotaram os chineses da EHOME por 3 a 1 na final, e ficaram com a premiação.

Ao todo, o evento entregou US$ 1.600.000 como prêmio, distribuído entre os melhores colocados, sendo que o primeiro lugar ficou com US $1.000.000 desse valor.

Um ponto muito interessante, como já mencionado, é que em sua estreia, o torneio utilizou a versão beta do Dota 2, que veio a chegar de forma oficial somente dois anos depois.

Edição 2012

Em seu segundo ano de realização, o The International manteve o mesmo número de participantes da edição inaugural, 16. No entanto, mudou a sede do evento para a cidade de Seattle, nos Estados Unidos da América, local que ficou como base do torneio até o ano de 2017.

O campeão desse ano foi a equipe chinesa Invictus Gaming, a iG, derrotando a então campeã Natus Vincere na final por 3 a 1. O prêmio ao vencedor foi de US$ 1.000.000, com um total de US$ 1.600.000 distribuídos entre os participantes mais bem colocados.

Edição 2013

A edição de 2013 contou com um sistema muito similar aos dois anos anteriores, sendo sediado em Seattle, como mencionado. Quem levou a melhor nessa realização foi a equipe sueca Alliance, derrotando a Natus Vincere na final por 3 a 2.

Dentro das três primeiras edições, a Na’Vi conseguiu chegar em todas as finais, mas ficou com o título apenas em uma dessas oportunidades.

Vale lembrar que uma diferença importante quanto ao ano de 2013 foi que o The International obteve um aumento expressivo em sua premiação. De 1,6 milhão, o valor chegou a US$ 2.874.380, sendo que $1.437.190 foram entregues ao vencedor.

Edição 2014

A quarta edição do evento trouxe algumas mudanças expressivas. Uma delas foi o aumento de 16 participantes para 19, tornando tudo ainda mais competitivo.

Além disso, o valor do prêmio teve um novo aumento substancial, chegando a incrível marca de US$ 10.923.977. Dessa vez, que se deu bem foi o time chinês Newbee, que derrotou a também chinesa Vice Gaming por 3 a 1 na final. Sozinha, a campeã levou US$5.028.121 para casa.

Edição 2015

A edição de 2015 do The International retornou para o número original de equipes, 16, e trouxe mais uma implementação no valor da premiação do evento, que alcançou os US$ 18.429.613.

E nesse ano, pela primeira vez na história, um time norte-amercano conseguiu levantar o título de campeão. Isso porque a Evil Geniuses, EG, derrotou a chinesa CDEC Gaming na final, por 3 a 1, levando uma bolada de US$6.630.109.

Edição 2016

A sexta edição do torneio aconteceu normalmente em 2016, sem grandes alterações na forma de organização. A própria premiação, por exemplo, subiu somente para os US$ 20.770.460        , um aumento curto se comparado com as implementações passadas.

Aqui, pela terceira vez dentro da competição, uma equipe chinesa levantou o troféu, com a Wings Gaming derrotando a norte-americana Digital Chaos na final, por 3 a 1. Como prêmio, o time conseguiu US$ 9.139.002.

Edição 2017

O ano de 2017 trouxe um novo padrão para a quantidade de equipes disputando o The International, fixando-se em 18 nos eventos seguintes. Esse foi também, dentro do período, o último a ser disputado em solo americano, em Seattle.

Coincidentemente, a partir desse ano, a União Europeia, UE, começou a dominar a competição, emplacando 3 campeões consecutivos. Em 2017, por exemplo, a equipe Team Liquid foi quem levou a melhor, derrotando a chinesa Newbee por 3 a 0 na final.

Sozinha, a campeã levou US$ 10.862.683, de uma premiação total de US$ 24.787.916.

Edição 2018

A oitava edição do evento marcou a mudança da organização para Vancouver, no Canadá, também na América do Norte. Esse foi o ano do segundo título da União Europeia, e o primeiro da equipe Team OG, que derrotou a chinesa PSG.LGD por 3 a 2  na final.

Como premiação, o time levou sozinha o montante de US$ 11.234.158, de um total de US$ 25.532.177, um pequeno aumento se comparado com 2017.

Edição 2019

Para 2019, o The International rumou até Xangai, na China, onde foi realizado o evento final. O ano marcou um novo aumento expressivo no valor da premiação, que subiu para US$ 34.351.362, sendo que desses, US$ 15.629.870 foram entregues ao vencedor.

Pela terceira vez seguida, como já adiantado, a União Europeia chegou ao topo, com a Team OG conquistando o seu bi-campeonato consecutivo. A equipe derrotou a também europeia Team Liquid na final, por 3 a 1.

Um ponto importante é que esse foi o único time a conquistar esse feito, uma vez que em todas as edições passadas e posteriores, nenhuma equipe conseguiu vencer um segundo evento.

Edição 2020

Pela primeira vez na história, após nove edições sequenciais, o The International não foi realizado. O motivo, é claro, deve-se aos efeitos da pandemia da Covid-19, que interferiram em diversos segmentos da sociedade, inclusive no cenário de e-sports, que teve muitos dos seus eventos cancelados nesse ano.

Edição 2021

Para 2021, a organização conseguiu se preparar melhor para a crise, e realizou normalmente a edição do torneio. O evento aconteceu na cidade de Bucareste, na Romênia, e entregou US$ 40.018.195 como premiação total.

A grande campeã desse ano foi a equipe russa Team Spirit, que venceu a chinesa PSG. LGD, e levou US$ 18.208.278 para casa.

Edição 2022

Para 2022 o The International ganhou um novo aumento no número de participantes, chegando a 20 equipes. O evento aconteceu na cidade de Kallang, em Singapura, e marcou uma redução no valor dado como prêmio, que caiu para US$ 18.865.624, quase o mesmo pago em 2015.

O título retornou para as mãos da União Europeia, agora com a Tundra Esports ficando em primeiro lugar, ao derrotar a Team Secret na final, levando US$ 8.489.505.

Edição 2023

Para 2023, a organização resolveu retornar para o número padrão de equipes participantes, 18. Além disso, o local de realização do torneio também acontece novamente em Seattle, palco de grande parte das edições anteriores.

Considerações finais sobre o The International

Como foi possível observar, o The International faz jus a fama que possui, elevando bastante a representatividade do Dota 2 no mundo do e-sports. Além de ser o maior evento do jogo no mundo, e contar com a maior premiação do mercado, o torneio possui um alto nível de competitividade, explicado pela constante troca de vencedores.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui