O BIG Festival é o ambiente certo para quem gosta de acompanhar novidades sobre jogos. Afinal, esse evento antecipa muitas tendências do setor de games independentes. Além de conhecer as novas apostas no setor, os visitantes também podem experimentá-las em testes gratuitos.
A feira acontece todos os anos e sempre promete trazer novidades e surpresas. Com tantas edições no currículo é válido conhecer alguns pontos relevantes para entendermos a importância desse empreendimento. Por isso, confira a seguir quando o festival surgiu, quem são seus criadores e o que ele oferece.
Quando o BIG Festival surgiu?
O BIG Festival surgiu no ano de 2012 na cidade de São Paulo. Em sua estreia, o evento aconteceu no Museu da imagem e do som.
Quem criou o BIG Festival?
A Bits Produções é a responsável pela realização do BIG Festival. Além dela, a Abragames, Apex, Brazilian Game Developers e outras instituições paulistas se mobilizam para realizar o evento.
O que é o BIG Festival?
O BIG Festival (Best International Games Festival) é um evento que promove e antecipa jogos independentes. É o festival de games mais relevante da América Latina. O evento é organizado pela Bits Produções junto a empresas parceiras. Seus participantes têm a oportunidade de participarem de rodadas de negócios ou jogar.
A primeira realização do festival aconteceu no ano de 2012 no Museu da imagem e do som. Desde as suas primeiras edições o festival de jogos é classificado como um dos mais importantes da América Latina. Tudo porque esse ambiente antecipa ao público as inovações dos jogos independentes. Além disso, o público que deseja se aprofundar no tema pode participar de palestras, fóruns, workshops e mais.
Por causa da sua enorme proporção, o BIG Festival é um dos festivais brasileiros de jogos mais conhecidos no mundo. Após 10 anos de sucesso, a Omelete Company adquiriu o festival entre as suas propriedades. A Omelete Company é uma das grandes empresas de entretenimento brasileiro, sendo dona do portal Omelete.
Como funcionam as atrações do BIG Festival?
O BIG Festival promove reuniões entre empresas e o público para rodadas de negócios. Por meio de um ingresso o participante pode interagir com empresas e desenvolver um site dos seus jogos. Os visitantes podem usar a plataforma mesmo depois do evento acabar. Ademais, o ingresso é válido para reuniões presenciais com lugar marcado nas mesas.
Esse festival também realiza palestras para o público em geral. São mais de 120 horas de conversas sobre jogos independentes. Quem participa entenderá melhor como fazer carreira em games, investimentos, monetização, tecnologias e mais. Na parte técnica, as palestras também abordam temas relacionados a consoles, educação e games, arte, áudio e mais.
O evento também realiza o festival, incentivando centenas de equipes criativas ao redor do mundo. Uma competição determina quais os melhores e mais promissores jogos independentes do ano. Além disso, o festival também faz o lançamento de títulos inéditos no mercado.
O que encontrar no BIG Festival?
Quem nunca participou do BIG Festival ficará satisfeito com as atrações do evento. O festival oferece exposição de jogos disponíveis para o teste com o público. Assim, o visitante experimenta títulos em desenvolvimento muito antes do lançamento. Não o bastante, o evento lança dezenas de jogos em cada edição. É possível encontrar estandes da PlayStation, Xbox, Nintendo, Capcom e mais.
Com o “Meet & Greet”, o visitante pode conhecer personalidades famosas no evento. Influenciadores de jogos participam do encontro e interagem com o público. Em edições passadas, personalidades como Nobru e Gaules participaram de conversas, criação de conteúdos e sessões de fotos.
As palestras acontecem em quatro auditórios diferentes e sempre abordam temas relevantes sobre jogos. Pode-se esperar a participação de grandes nomes do mercado, como David K Lam e David Brevik. Eles são o diretor de arte do LOL e criador do Diablo, respectivamente.
Os visitantes podem assistir aos campeonatos de e-Sports organizados pelo BIG Festival. Em edições passadas os jogadores disputaram partidas de Free Fire, Elite League, Counter-Strike e mais.
Por fim, o BIG Festival também possui o momento de premiar criadores de jogos. A cerimônia reconhece dezenas de jogos e recebe a inscrição de diversas partes do mundo. Além de troféus, os melhores colocados recebem dinheiro.
Divisão de setores
Para facilitar a organização, o BIG Festival divide as suas atrações em setores. O evento possui diversas categorias que favorecem o acesso e debates de temas específicos para o público. A organização é dividida em:
- – BIG Audio: Momento dedicado à importância da música no setor de criação da indústria.
- – BIG Brands: Segmento estratégico das marcas que visa oferecer experiências de jogos mais interativos.
- – BIG Business Meetings: Tratam-se de reuniões de negócios com empresários.
- – BIG Careers: Encontro para ajudar e direcionar iniciantes no mercado de jogos.
- – BIG Creative Industry: Palestras sobre a economia criativa no setor de jogos.
- – BIG Dev: Encontros dedicados ao desenvolvimento das disciplinas dos jogos. Aprendizado de game design, produção, programação, arte e mais.
- – BIG Diversity: Reuniões e entrega de prêmios para jogos que abordam inclusão, temáticas LGBTQIA+ e outras minorias.
- – BIG Forum: Palestras, keynotes e workshops com times de criação de jogos.
- – BIG Impact: Premiação e reconhecimento dos games que impactam a sociedade de maneira positiva.
- – BIG Latin America: Apresenta os desenvolvedores dos países da América Latina. Um país latino é o centro do encontro em cada edição desse evento.
- – BIG Ventures: Oportunidade para apresentar os produtos e investidores públicos e privados.
- – BIG VR/AR: Exposição e encontros sobre jogos em realidade virtual.
Edição 2023
A edição do BIG Festival 2023 já está em andamento e tem a expectativa de atrair mais de 50 mil pessoas. O evento acontecerá de 28 de junho a 02 de julho em São Paulo. Os ingressos começaram a ser vendidos em março de 2023.
Na edição anterior, o evento ofereceu mais de 200 jogos para testes. Além disso, a atração lançou mais de 50 títulos. Na época, empresas como Bandai Namco, PlayStation, Xbox, Niantic e outras participaram do festival. Elas tiveram estandes exclusivos para exibirem as suas novidades.
Empresas como a Wargaming e Ubisoft já confirmaram a sua participação no BIG Festival de 2023. Não o bastante, streamers como o Gaules transmitirão os acontecimentos do evento para canais na internet.
Quem quiser participar do BIG Festival pode comprar ingressos para dias específicos ou para todos os dias do evento. Alguns combos para todos os dias da feira podem custar R$120,00. O primeiro lote era vendido a R$40,00 o ingresso para um dia.
A edição de 2023 contará com a presença de Takashi Tokita, produtor e diretor de jogos, mangás e animes. Em seu currículo de mais de 40 anos, o diretor trabalhou em Final Fantasy e Chorono Trigger.
Além de Tokita, Simone Dawson, gerente de programação do Roblox, participará do festival. Sua participação revelará como os jogos de realidade imersiva impactam nos jogadores. Ademais, Dawson mostrará as vantagens das empresas participarem e investirem no Roblox.
Vencedores de 2022
O BIG Festival de 2022 foi um sucesso estrondoso. Essa edição contou com mais de 120 títulos de 31 países na exposição. Quanto ao público, mais de 30 mil pessoas participaram presencial e 500 mil de forma online. Algumas das premiações de destaque foram:
- Jogo de diversidade: Unpacking do estúdio australiano Witch Beam.
- Jogo educacional: Beliche Voador do estúdio brasileiro Plot Kids.
- Jogo sobre as Questões Sociais: “Train to Sachsenhausen” do estúdio checo Charles Games.
- Arte: “Backbone” do estúdio canadense Eggnut.
- Gameplay: “Dodgeball Academia” do estúdio brasileiro Pocket Trap.
- Melhor jogo: Gamedec do estúdio polonês Anshar Studios.
- Chamada Ripio – foi para o “Happened To Us” do estúdio brasileiro GeneZ Studio.
- Dentre outros.
O Chamada Ripio, aliás, marcou a primeira edição do concurso, que foi patrocinado pela própria Ripio, e premiou os destaques dentro dos jogos ligados ao universo cripto.
Eventos anteriores
O BIG Festival já realizou campeonatos beneficentes para a Liga NFA. Na ocasião, o evento sediou um campeonato do jogo Free Fire com prêmios e transmissão para internet. Esse evento trouxe quatro equipes para disputarem entre si na modalidade emulador. Dentre as equipes estavam os grupos Los Dollars e Crias.
Além desse campeonato beneficente, o BIG Festival construiu um estande para a Cruz Vermelha. O local recebeu doações de agasalhos e outros donativos para a instituição humanitária mais famosa do mundo.
O CEO da NFA, Marcelo Camargo, estava bastante animado com a iniciativa. De acordo com ele, a ação é uma oportunidade única de realizar um trabalho duplo. Além de entreter o público presente, o evento conseguiu a meta nobre de ajudar diversas pessoas.
Torneio de Suspects
Além do campeonato do Free Fire, o BIG Festival também organizou o torneio de Suspects. Transmitida pela internet, a competição é um dos atrativos do BIG e-Sports. Além de Suspects, o evento também trará competições de Minecraft e Brawl Stars.
Não o bastante, o BIG Festival também realizou ações envolvendo o jogo Fall Guys com a ajuda da influenciadora Nyvi Estephan. Esse setor de e-sports ofereceu torneios amadores aberto ao público interessado. A participação era gratuita e os vencedores recebiam prêmios em dinheiro.
Para o diretor do BIG Festival, Gustavo Steinberg, o evento é uma grande oportunidade de apoiar os amantes dos jogos. Quem deseja se aprofundar mais nesse universo, o BIG Festival oferece palestras e encontros. Os torneios amadores servem para animar, motivar e amadurecer o público.
Na época, o BIG Festival dividiu R$ 14 mil em prêmios para os vencedores das três modalidades. Os valores cumpriram o objetivo de incentivar os players a demonstrarem suas habilidades em público. Embora a ação com o Fall Guys não oferecesse recompensas, o evento ajudou a relaxar e descontrair os visitantes e jogadores.
Os torneios gratuitos oferecidos pelo BIG Festival possuem número limitado de vagas. Por isso, quem deseja participar deve fazer o seu cadastro com antecedência no site do evento. Em seguida, a organização sorteia os participantes do evento por meio de transmissões para o Youtube.
A ação realiza etapas classificatórias ao longo do BIG Festival. Depois, as partidas dos finalistas são transmitidas para canais pagos e Youtube. Caso queira participar é importante ficar atento aos prazos e regulamentos de cada edição do evento.
PitchBIG: competição de pitches
O BIG Festival oferece aos visitantes um espaço para empreenderem. Nesse sentido, o evento apresenta a competição de pitches, a Pitch@BIG. Pitch se trata de uma apresentação curta e direta com o objetivo de vender uma ideia de roteiro. Logo, o Pitch@BIG visa atrair investidores para o desenvolvimento de jogos.
Essa rodada de negócios é fruto do trabalho da BIG Festival com a Abragames. O evento atrai patrocinadores e apresentadores para organizar mentorias para os visitantes. Para 2023, o evento trouxe uma mentoria online no dia 17 de maio. O segundo encontro acontecerá presencialmente durante os dias da BIG Festival.
As inscrições para o Pitch@BIG começaram no dia 20 de março e se estendem até 26 de maio. Neste ano, cinco estúdios serão selecionados para apresentarem os seus projetos. Eles terão cinco minutos para explicarem aos investidores o motivo pelo qual vale a pena apostar em suas ideias. Feito isso, uma equipe de jurados avaliará cada apresentação.
Veja mais detalhes
O evento terá a apresentação de Jason Della Rocca para escolher os campeões. Jason é bastante conhecido por atuar como investidor em diversos estúdios independentes. Além disso, Della Rocca também trabalhou como diretor executivo da IGDA. Hoje, ele leva a sua experiência e palpites assertivos para apresentações e conferências pelo mundo.
Para a diretora de operações da Brazil Games, Eliana Russi, o Pitch@BIG é valioso para os participantes. Afinal, a ação é a oportunidade de equipes independentes conhecerem profissionais renomados do mundo dos jogos. Em poucos minutos, com a abordagem e ideia certas, é possível vender propostas de novos negócios.
Outra vantagem do pitch realizado no BIG Festival é o estudo desse tipo de negócio. Quem não vai participar das negociações, mas tem interesse no assunto terá a oportunidade de aprendizado. Ou seja, entender como o pitch funciona, as tendências, o que os investidores costumam procurar e mais. Observando as interações no Pitch@BIG é possível elaborar estratégias para inscrever projetos pessoais no futuro.
Um dos parceiros do BIG Festival é a Abragames, associação incentivadora do setor de jogos. Ela ajuda estúdios independentes a melhorarem a sua produção por meio de estratégias de marketing e treinamento.
Quem vencer o Pitch@BIG de 2023 ganhará diversos benefícios. Além do investimento, o time ganhará o apoio de editores e espaço na mídia. Não o bastante, o vencedor terá dois lugares garantidos na reunião de negócios do BIG Festival 2024.
Integração, fair play, e-sports e mais
Além das apresentações, o BIG Festival tem o intuito de promover a integridade entre os jogadores. Para tanto, incentiva o fair play em torneios de jogos por meio de palestras e encontros. Os convidados são os parceiros da GamerSafer, Maria Tamellini e Rodrigo Tamellini. Eles debaterão a importância de promover práticas saudáveis de competição, mais ainda no circuito profissional.
O encontro também abordará propostas para superar as trapaças nos games. A dupla analisará os hábitos destrutivos e criminosos no ambiente dos jogos e como lidar com esses desafios.
O BIG Festival também trará o CEO da VIVO Keyd, Tiago Xisto, para conversar sobre e-sports. Xisto analisará junto ao público o desenvolvimento do setor do e-sports durante a pandemia. Na conversa o palestrante revelará como as empresas lidaram com esse momento complicado. Além disso, o encontro mostrará como o mercado evoluiu e as projeções para o futuro.
Recordes
O BIG Festival 2023 já conta com o maior número de jogos independentes inscritos. Segundo informes oficiais, a feira tem 626 jogos cadastrados na edição deste ano. Distribuídos em várias categorias, alguns jogos serão selecionados para receberem prêmios em dinheiro e investimentos.
Além do número de jogos inscritos, o evento também espera superar a marca de 50 mil visitantes. Espera-se que o lucro gerado pelos negócios se mantenha ou supere os US$ 100 milhões da edição passada.
Considerações finais sobre BIG Festival
O BIG Festival não só atrai quem ama jogar, mas também quem sonha em crescer nesse mercado. Nesse sentido, empreendedores têm a oportunidade de lançar as suas ideias para captar investidores. Dessa forma, criadores independentes poderão mostrar as suas propostas para movimentar o mercado de jogos.
A feira tem grande proporção, sendo uma excelente chance de aprofundar os conhecimentos sobre jogos. Então, aproveite a chance e mergulhe em um mundo valioso de entretenimento e negócios.