Logo da empresa Westone Bit Entertainment
Westone Bit Entertainment - Divulgação
Fundação:1986
SedeTóquio, Japão
FundadorRyuichi Nishizawa e Michishito Ishizuka
Atuais donosA empresa foi dissolvida em 2014
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de videogames

A Westone Bit Entertainment foi uma desenvolvedora de jogos japonesa, que permaneceu ativa no mercado por quase três décadas. E hoje, mesmo sem estar mais atuando no setor, ainda conta com uma parte do seu legado sendo continuado. Afinal, os direitos de propriedade de muitos dos seus títulos foram parar em outras mãos.

Conhecida internacionalmente pela série de jogos Wonder Boy, a Westone Bit Entertainment conseguiu deixar sua marca no universo gamer. E, neste artigo, vamos mergulhar justamente na história e características dessa desenvolvedora.

Vamos conhecer seus fundadores, evolução ao longo do tempo, status atual e também um pouco mais sobre os principais títulos do seu catálogo de jogos. Acompanhe!

Quando a Westone Bit Entertainment foi fundada?

A empresa foi fundada em maio de 1986, em Mukoujima, Sumida-ku, Tóquio, Japão.

Quem são os fundadores da Westone Bit Entertainment?

Os grandes responsáveis pela fundação da desenvolvedora foram Ryuichi Nishizawa e Michishito Ishizuka.

Quem são os atuais proprietários da Westone Bit Entertainment?

Atualmente, a Westone Bit Entertainment não está mais ativa. A empresa faliu, entrando em processo de liquidação no dia 1º de outubro de 2014.

O que a Westone Bit Entertainment oferece?

Como mencionado, a Westone Bit Entertainment foi, enquanto ativa no setor, uma desenvolvedora de jogos eletrônicos. Nesse caso, além de ter alcançado um enorme sucesso dentro do Japão, muitos dos seus títulos também ganharam projeção internacional.

O grande destaque, sem dúvidas, fica para a franquia Wonder Boy, mas há também diversos outros jogos relevantes, sobre os quais vamos falar mais adiante.

Um ponto importante, e que vale a pena referenciar, é a parceria de longa data entre a Westone Bit Entertainment e a Sega, sua maior parceira comercial ao longo dos anos, responsável por publicar diversas de suas obras.

Um pouco da história da empresa

A Westone Bit Entertainment nasce na metade final da década de 80, tendo inicialmente o nome de “Escape”. A nomenclatura estava ligada a tecla ESC no teclado do computador. Com apenas um ano no mercado, porém, os fundadores chegaram ao consenso de que esse não era um bom nome, e decidiram renomear a empresa para Westone, em 1987.

Um fato interessante é que a formação da palavra Westone parte da união de caracteres de ambos os nomes dos fundadores da empresa: Nishi = Oeste, de Ryuichi Nishizawa e Ishi = Pedra, de Michishito Ishizuka. Ou seja, Westone (West Stone) significa, em sua tradução literal, Pedra do Oeste.

Por fim, a nomenclatura oficial da marca, Westone Bit Entertainment, foi introduzida em abril do ano 2000, permanecendo até a falência da empresa, anos mais tarde.

Sua presença no mercado de jogos

Diferentemente de muitas outras marcas japonesas atuantes do cenário de jogos, que trabalhavam em seus anos iniciais em um campo maior, como com o desenvolvimento de softwares para computadores, a Westone Bit Entertainment já surgiu com um foco total na criação de games.

Isso se deve, em muito, pelo fato de seus fundadores serem ex-funcionários de outra desenvolvedora, a Tecnon Corporation (Taekan). Eles saíram para criar seu próprio estúdio e seus próprios títulos.

Assim, já no ano de criação da empresa (ligado, inclusive, a todo esse processo de fundação), a Westone lança o seu grande sucesso comercial e de crítica, Wonder Boy, que chegou como um jogo original arcade, e ganhou diversas sequências posteriormente, chegando a outros consoles e plataformas.

Relação da marca com o Brasil

Uma associação interessante entre a Westone Bit Entertainment e o Brasil é que Wonder Boy ganhou uma versão bem diferenciada aqui no nosso país. Isso porque em 1991 a Tectoy desenvolveu e publicou o jogo Mônica no Castelo do Dragão, que era uma reprogramação autorizada, tanto gráfica quanto textual, do título Wonder Boy in Monster Land.

O game foi lançado para o Master System, um console da própria Sega, que é a editora original da franquia desenvolvida pela empresa japonesa. Com o sucesso, um título sequência também foi criado: Turma da Mônica na Terra dos Monstros, lançado em 1994.

Pedido de falência e continuidade dos jogos

Durante os anos finais do século XX e iniciais do século XXI, a Westone Bit Entertainment experimentou um período de expansão no mercado. No entanto, com a evolução do cenário, ampliação dos concorrentes e a chegada de novas plataformas, como os smartphones, a empresa não conseguiu se manter no setor.

Durante sua década final de existência, a Westone já estava bem “debilitada”, amargando alguns fracassos comerciais em suas produções. Foi assim que em 2014 a empresa entrou de vez com um pedido de falência.

Permanecendo ativa por quase 3 décadas, a desenvolvedora conseguiu criar um catálogo extenso de jogos, que permaneceram em hiato por um tempo após a extinção do grupo.

Felizmente, uma boa parte dos direitos de propriedade das obras da Westone Bit Entertainment acabaram sendo adquiridas pelo próprio Ryuichi Nishizawa, que pôde dar continuidade a alguns trabalhos dentro das franquias principais da empresa.

Quais são os principais jogos da Westone Bit Entertainment?

Depois de conhecer um pouco mais sobre a história da Westone Bit Entertainment, nada melhor do que conferir também alguns dos jogos de destaque dentro do catálogo de títulos e franquias da desenvolvedora. Acompanhe!

Wonder Boy

A série de jogos Wonder Boy, também conhecida como Monster World, é uma das mais icônicas e populares criações da Westone Bit Entertainment (criada ainda quando Escape) e foi publicada pela Sega. Essa série cativou os corações dos jogadores desde o seu primeiro lançamento em 1986 e continua a ser lembrada como uma parte essencial da história dos jogos.

O protagonista da série, Wonder Boy, é um jovem tribal chamado Tom-Tom em alguns jogos, com uma aparência que lembra um homem das cavernas. O enredo geral da série gira em torno do resgate de sua namorada Tina, que foi capturada pelo sinistro Rei das Trevas, Drancon. A narrativa simples, mas envolvente, estabeleceu uma base sólida para a jogabilidade inovadora que se tornou uma marca da franquia.

O primeiro título da saga, lançado originalmente para arcades, foi um jogo de plataforma de rolagem lateral. Nele, os jogadores assumem o controle do Wonder Boy e embarcam em uma jornada perigosa para salvar Tina. A jogabilidade envolve navegar por níveis desafiadores, evitando inimigos e coletando frutas para restaurar um medidor de tempo que vai gradualmente decrescendo.

A série Wonder Boy evoluiu bastante ao longo dos anos, e acabou ganhando várias sequências e spin-offs. Entre eles, estão: Wonder Boy in Monster Land (1987, Wonder Boy III: Monster Lair (1988), Wonder Boy III: The Dragon’s Trap (1989), Wonder Boy in Monster World (1991) e Monster World IV (1994).

O título Monster Boy and the Cursed Kingdom, que foi desenvolvido pela Game Atelier e publicado pela FDG Entertainment também foi adicionado à franquia em 2018. Bem como diversos remakes, a exemplo de Wonder Boy: The Dragon’s Trap (2017), da Lizardcube, e Wonder Boy: Asha in Monster World (2021), da Artdink.

Clockwork Aquario

Outro título importante a considerar é Clockwork Aquario. O jogo detém o recorde mundial do Guinness Book como sendo o jogo com mais tempo entre o início do seu projeto de desenvolvimento e seu lançamento em si, com incríveis 28 anos e 81 dias.

Isso se deve justamente pelo fato da ideia original de Clockwork Aquario ser o último título para arcades a ser criado pela Westone Bit Entertainment. Dessa forma, sua elaboração se deu ainda em 1992, mas acabou sendo cancelado devido à crescente dos  jogos 3D e também dos games de luta nessas plataformas, bem como retornos negativos durante testes.

Tudo mudou em 2017, já depois da extinção da empresa, quando a Strictly Limited Games entrou na jogada, adquirindo os direitos da Sega e, junto com a ININ Games e ex-membros do grupo Westone, restauraram o jogo, lançando-o oficialmente no dia 30 de novembro de 2021.

Quanto a jogabilidade, Clockwork Aquario trata-se de um jogo de plataforma de ação que lembra clássicos como Super Mario Bros e o próprio Wonder Boy. A história do título gira em torno de três heróis distintos: Huck Rondo, Elle Moon e o robô Gush. Os jogadores devem se aventurar por cinco estágios do jogo para impedir os planos do vilão Dr. Hangyo, que deseja dominar o mundo.

Uma característica importante da obra é o seu sistema de combate. Os jogadores têm a capacidade de atacar de várias maneiras, incluindo pisar em inimigos, dar tapas para agarrar e jogar inimigos em diferentes direções e até mesmo usar cabeçadas em inimigos jogados em seus personagens.

Jaws

Jaws (ou Tubarão) foi desenvolvido pela Atlus em parceria com a Westone Bit Entertainment e publicado pela LJN em 1987. Baseia-se vagamente na franquia de filmes homônima, mais especificamente no título Jaws: The Revenge, que é o 4º e último filme da série. Foi lançado para o Nintendo Entertainment System (NES).

No mundo de Jaws, os jogadores assumem o papel de um destemido aventureiro que pilota um barco através do oceano. Navegando pelas águas, depara-se com grupos de criaturas marinhas hostis, criando uma atmosfera de tensão constante, já que qualquer encontro pode se transformar em um combate feroz a qualquer momento.

Quando o barco colide com algum objeto no mapa, a perspectiva muda instantaneamente para uma visão lateral, mergulhando o jogador nas profundezas do oceano. É aí que a verdadeira ação começa. O mergulhador deve estar determinado a enfrentar uma variedade de ameaças submarinas mortais, como raias, águas-vivas e tubarões.

Dungeon Explorer (1995)

Tendo o mesmo nome de um dos primeiros títulos da franquia, que foi publicado em 1989, Dungeon Explorer, de 1995, é um jogo desenvolvido em parceria pela Hudson Soft e a Westone Bit.

O título foi originalmente lançado de forma exclusiva na América do Norte pela Sega, mas chegou também à Europa, mais tarde. Nesse caso, trata-se de uma obra criada para o Sega CD, um acessório do console Sega Genesis.

Um ponto importante é que, apesar de compartilhar o mesmo nome, esse não é um game de portabilidade, sendo, inclusive, bem diferente dos demais títulos da série até então.

Em um cenário de fantasia repleto de perigos e mistérios, “Dungeon Explorer” nos transporta para um mundo assombrado pelo reinado tirânico do Darkling, um ser maligno de poder inominável. No centro da trama, uma deusa é mantida prisioneira em sua torre sinistra, aprisionada pela cruel vontade do vilão. No entanto, a deusa detém um dom especial: a capacidade de conceder qualquer desejo aqueles corajosos o suficiente para desafiar seu sequestrador.

Dentro desse contexto, os jogadores têm então a oportunidade de se tornar heróis. Eles escolhem entre um elenco de seis personagens principais, cada um com suas próprias habilidades e motivações. Além disso, todos determinados a libertar a deusa e pôr fim ao reinado do Darkling.

Reel Fishing: Wild

Também chamado de Fish Eyes: Wild, no Japão, Reel Fishing: Wild é um jogo de pesca desenvolvido pela Westone Bit Entertainment. O título foi publicado pela Victor Interactive Software e pela Natsume em 2001, sendo voltado para o Dreamcast, um console doméstico da Sega.

Neste título, os jogadores vão para um mundo virtual de pesca, que busca entregar todas as sensações de uma experiência real. Assim, peixes de variadas formas e tamanhos surgem no jogo.

Reel Fishing: Wild oferece uma ampla variedade de locais de pesca, cada um buscando recriar um cenário real. Dos lagos ao oceano, cada ponto oferece um conjunto único de desafios e novas oportunidades de pesca.

Considerações finais

Como foi possível observar, a Westone Bit Entertainment foi uma empresa importante dentro do cenário de games, e que trouxe suas contribuições para o desenvolvimento e evolução do mercado dos jogos ao longo dos anos.

Embora tenha sucumbido a concorrência e não tenha conseguido se manter competitiva por muito mais tempo, a empresa pôde, enquanto ativa, levar ao público um pouco de sua essência, através dos títulos que desenvolveu.

Wonder Boy é, sem dúvidas, o seu maior legado. Mas, outras joias também tiveram produção pela marca. Assim, ela permanece “viva” através dos seus jogos e das continuidades que eles receberam e poderão receber em diante.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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