Treyarch - Divulgação
Treyarch - Divulgação
Fundação:1996
SedeSanta Mônica, Califórnia, EUA
FundadorDoğan Köslü, Peter Akemann
Atuais donosActivision
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de jogos

Call of Duty é uma das maiores franquias da história dos videogames. Justamente por isso é de se esperar que a principal desenvolvedora de seus jogos seja experiente e altamente capacitada. Pois assim mesmo é a Treyarch, casa de alguns dos maiores sucessos já vistos.

Fundada em 1996, a empresa trabalhou em jogos de peso, como Spider-Man e Tony Hawk’s. Mas foi em 2001, após ser comprada pela Activision, que a Treyarch teria contato com a série que a colocaria na história.

Responsável pelo sucesso Call of Duty: Black Ops II e muitos outros títulos aclamados pela crítica e mídia, há muito a se saber sobre a Treyarch, seus fundadores e trajetória. Portanto deixemos de delongas e vamos conhecer mais sobre essa importante desenvolvedora!

Quando a Treyarch foi fundada?

A Treyarch Invention LLC foi fundada em 1996 por Pete Akemann e Doğan Köslü. Com base em Santa Monica, no estado da Califórnia, Estados Unidos, em 2001 ela foi adquirida pela Activision e teve seu nome mudado para Treyarch Corporation.

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Em seus anos iniciais a Treyarch trabalhou em diversos jogos de esporte, ação e títulos licenciados. Seu jogo de estréia foi Olympic Hockey ‘94, para o Nintendo 64, lançado em 1998.

Neste mesmo ano a empresa lançou ainda Die by the Sword, um jogo de ação medieval para Windows, e sua expansão Die by the Sword: Limb from Limb.

Apesar de jogos com públicos relativamente pequenos, estes três títulos renderam experiência e espaço para a Treyarch e seu time de desenvolvimento. Tanto que a empresa foi contratada pela EA para produzir um jogo de baseball. Este era Triple Play 2000, lançado em 1999.

A série Triple Play teve mais dois jogos desenvolvidos pela Treyarch – Triple Play 2001, de 2000, e Triple Play Baseball, de 2001.

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Em meio a estes lançamentos a empresa desenvolveu ainda Draconus: Cul of the Wyrm (2000), um jogo de ação aos moldes de Die by the Sword, considerado um sucessor espiritual deste.

Anos 2000

No ano de 2000 a Treyarch trabalhou também em conjunto com sua futura matriz. Esta colaboração se deu em três ocasiões neste mesmo ano. Primeiro foram os ports de Tony Hawk’s Pro Skater e sua sequência para o Dreamcast, ambos desenvolvidos pela Neversoft e publicados pela Activision.

A parceria entre o trio se repetiria em Spider-Man (2000), cujo port saiu em 2001.

Isto não apenas marcou a relação da Treyarch com a Activision, mas também fortaleceu a desenvolvedora nos títulos de esporte. Também não seria a última vez que a Treyarch trabalharia com o Homem-Aranha e a série Tony Hawk.

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A dupla Neversoft e Treyarch voltou a se reunir logo em 2001, mas desta vez para desenvolverem um jogo em conjunto. Este foi Tony Hawk’s Pro Skater 2x, lançado para Xbox.

Também em 2001 a Activision comprou a Treyarch, passando a integrá-la em seu time de desenvolvedoras internas.

Quem são os fundadores da Treyarch?

No Ano de 1998 Pete Akemann e Doğan Köslü, ex-colegas da University of California San Diego, se juntaram para fundar a Treyarch Invention LLC, futura Treyarch Corporation.

Ambos ficaram na empresa até 2004, quando ela já estava sob controle da Activision. Ao longo deste período, Pete atuou como CTO e vice-presidente, enquanto Doğan assumiu as cadeiras de CEO e presidente.

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Nenhum dos dois estava na empresa quando ela passou a desenvolver jogos da franquia Call of Duty, títulos que a levaram ao primeiro escalão da indústria dos jogos.

Após deixar a Treyarch, Pete Akemann fundou a The Workshop Entertainment, Inc.. A empresa posteriormente foi adquirida pela Skydance Media e se tornou Skydance Interactive LLC, onde Pete está como presidente e Chefe de Tecnologia.

Doğan Köslü por sua vez entrou para a Smartbox Mobile em 2004, onde ficou como presidente até 2019. No ano de 2016 ele ajudou a fundar a Tangerine Apps e em 2019 criou a Koslu LLC, que oferece soluções no desenvolvimento de softwares, incluindo jogos e aplicativos.

Quem são os atuais donos da Treyarch?

Activision - Divulgação
Activision – Divulgação

A atual dona da Treyarch é a Activision Publishing, Inc. A empresa adquiriu a subsidiária em 2001, após diversas parcerias para o desenvolvimento de ports de jogos da Neversoft.

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Sob a tutela de uma gigante dos jogos, a agora Treyarch Corporation passou a trabalhar com títulos de tamanho que antes não seria possível.

Entre estes estão os jogos baseados na trilogia Spider-Man do diretor Sam Raimi. Iniciada no ano de 2002, os filmes foram sucessos avassaladores, que deram pontapé inicial, junto do filme X-Men (2000), na era contemporânea de filmes de super-heróis.

Assim, em 2002 foi lançado Spider-Man, jogo baseado no primeiro filme. Suas sequências Spider-Man 2 (2204) e Spider-Man 3 (2007) também foram desenvolvidas pela Treyarch e baseadas em seus respectivos correspondentes cinematográficos.

Com o cabeça de teia a Treyarch trabalhou ainda em Ultimate Spider-Man (2005), jogo baseado no nascente Universo Ultimate da Marvel e que estabeleceria personagens e histórias chave para a editora e sua mitologia, e Spider-Man: Web of Shadows (2007).

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Também no ano de 2005 a Gray Matter Studios, adquirida pela Activision em 2002, seria fundida à Treyarch. Gray Matter anteriormente havia trabalhado em jogos de franquias como Quake e o próprio Call of Duty.

A empresa também não deixou para trás seu histórico e experiência com jogos de esporte. Mesmo após ser comprada pela Activision ela continuou nessa linha.

Novos desenvolvimentos

Ainda em 2002 eles desenvolveram NHL 2K2 e NHL 2K3, jogos de hóquei assim como o primeiro da empresa, e Kelly Slater’s Pro Surfer, jogo de surf equivalente ao Tony Hawk’s Pro Skater.

O primeiro contato da Treyarch com Call of Duty foi em 2005, quando ficou responsável por desenvolver Call of Duty 2: Big Red One, spin-off do segundo jogo da franquia.

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A compatibilidade entre desenvolvedora e jogo foi tamanha que a Activision delegou à Treyarch a criação de Call of Duty 3, principal lançamento da franquia do ano de 2006.

Isto se deu pois a Infinity Ward, desenvolvedora original do jogo, passou a se concentrar na criação de uma nova engine e do quarto jogo da série, Call of Duty 4: Modern Warfare, que traria uma nova ambientação – guerra moderna ao invés do cenário de Segunda Guerra Mundial dos seus antecessores.

Call of Duty 3 foi um sucesso e colocaria a Treyarch no caminho para se tornar uma das principais desenvolvedoras da Activision responsável pela franquia.

No entanto, antes disso ela ainda participaria de outro importante projeto – 007: Quantum of Solace. Este jogo do espião mais famoso do mundo foi lançado em 2008 e se baseia nos filmes Cassino Royale e Quantum of Solace.

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Apenas Call of Duty

Call of Duty Black Ops - Divulgação
Call of Duty Black Ops – Divulgação

Após isso a Treyarch passaria a desenvolver apenas jogos Call of Duty. Já em 2008 eles ficariam responsáveis por World at War, quinto jogo da série principal da franquia.

Em 2010 foi a vez de desenvolverem Call of Duty: Black Ops, que se passa em um cenário de Guerra Fria. As recepções em sua maioria positivas garantiriam à Black Ops uma sequência, também de responsabilidade da Treyarch.

Call of Duty: Black Ops II foi lançado em 2012 e foi um sucesso sem precedentes. Apenas em seu dia de lançamento ele vendeu $ 500 milhões em cópias, recorde que se manteve na indústria de jogos até a chegada de Grand Theft Auto V em 2013.

Em duas semanas esse valor chegaria a um bilhão de dólares.

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Jogos Call of Duty

A partir de então a Treyarch trabalharia tanto de maneira solo quanto em parceria com outros times da Activision na criação de diversos jogos para a franquia.

Call of Duty: Black Ops III e Black Ops 4 tiveram lançamento em 2015 e 2018 respectivamente. Para Call of Duty: Warzone (2020) a Treyarch se juntaria à Infinity Ward e Raven Software.

Com esta última a parceria se repetiria para o desenvolvimento de Call of Duty: Black Ops COld War, também de 2020.

Por fim, a Treyarch entraria no desenvolvimento de Call of Duty: Vanguard (2021), criado pela Sledgehammer Games, para implementar o modo Zombies no jogo.

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Além disso, a empresa teria papel fundamental na franquia também em sua expansão para os consoles Nintendo.

Com engines potentes e exigências cada vez maiores, isto não era tarefa fácil, uma vez que estes eram inferiores em poder de processamento. Com sua experiência anterior neste serviço, a Treyarch naturalmente foi a escolhida pela Activision para o trabalho.

Assim, a Treyarch cuidou de portar Call of Duty: Modern Warfare: Reflex e Modern Warfare 3 para o Wii nos anos de 2009 e 2011, respectivamente. Já em 2013 seria a vez de levar Call of Duty: Ghosts para o Wii U. Todos os três jogos tiveram desenvolvimento pela Infinity Ward.

O que a Treyarch oferece?

A Treyarch Corporation desenvolve jogos eletrônicos e, ao longo de sua existência, também trabalhou em ports diversos. Seus títulos mais conhecidos e proeminentes são em parceria com a publicadora Activision, da qual é subsidiária desde 2001.

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Mais conhecida pelo trabalho em jogos da série Call of Duty, com a qual começou a trabalhar em 2005, a Treyarch já desenvolveu dezenas de jogos desde sua fundação, em 1998.

Estes títulos são:

  • Olympic Hockey ’98 (1998)
  • Die by the Sword (1998)
  • Die by the Sword: Limb from Limb (1998)
  • Triple Play 2000 (1999)         
  • Draconus: Cult of the Wyrm (2000) 
  • Triple Play 2001 (2000)
  • Max Steel: Covert Missions (2000)
  • Triple Play Baseball (2001)
  • Tony Hawk’s Pro Skater 2x (2001)    
  • NHL 2K2 (2002)
  • Spider-Man (2002)
  • Kelly Slater’s Pro Surfer (2002)         
  • NHL 2K3 (2002)
  • Minority Report: Everybody Runs (2002)    
  • Spider-Man 2 (2004)
  • Ultimate Spider-Man (2005)
  • Call of Duty 2: Big Red One (2005)
  • Call of Duty 3 (2006)
  • Spider-Man 3 (2007)
  • Spider-Man: Web of Shadows (2008)
  • 007: Quantum of Solace (2008)
  • Call of Duty: World at War (2008)
  • Call of Duty: Black Ops (2010)
  • Call of Duty: Black Ops II (2012)
  • Call of Duty: Black Ops III (2015)
  • Call of Duty: Black Ops 4 (2018)       
  • Call of Duty: Warzone (2020)
  • Call of Duty: Black Ops Cold War (2020)
  • Call of Duty: Vanguard (2021)

Ports

  • Tony Hawk’s Pro Skater (2000) para o Dreamcast
  • Tony Hawk’s Pro Skater 2 (2000) para o Dreamcast
  • Spider-Man (2001) para o Dreamcast
  • Call of Duty: Modern Warfare: Reflex (2009) para o Wii
  • Call of Duty: Modern Warfare 3 (2011) para o Wii
  • Call of Duty: Ghosts (2013) para o Wii U

Pete Akemann

Peter Akemann – Divulgação

Pete Akemann é um programador e game-designer estadunidense, mais conhecido como co-fundador da Treyarch Corporation e da The Workshop Entertainment, Inc.

Sua carreira com programação e tecnologia começou cedo, em 1985, VIP Technologies, onde ficou por um ano.

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Ao sair da empresa ele se formou bacharel em matemática pela University of California San Diego, que cursou de 1986 até 1990. Assim que concluiu o curso ele ingressou na University of California de Berkeley, onde ficou até 1997 e saiu com um PhD na mesma área de formação.

Durante seus estudos, em 1996, ele se juntou à Doğan Köslü para criar a Treyarch, onde ficou como CTO e vice-presidente até 2004. Em 2008 ele criou a The Workshop Entertainment, Inc. com ex-colegas de Treyarch.

No ano de 2016 a The Workshop Entertainment foi comprada pela Skydance Media e se tornou Skydance Interactive, LLC, da qual Pete é presidente e Chefe de Tecnologia.

Entre os títulos com os quais já trabalhou estão jogos da série Call of Duty, Medal of Honor, Spider-Man, e The Evil Within.

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Doğan Köslü

Doğan Köslü - Divulgação
Doğan Köslü – Divulgação

Ele tem formação em Engenharia e Ciências Computacionais pela University of California San Diego, curso que frequentou entre 1986 e 1991. Posteriormente, entre 1991 e 1995, ele concluiu mestrado em Matemática pela University of California de Los Angeles.

Já em 1996 ele se uniu ao seu antigo companheiro de UC San Diego, Pete Akemann, para fundar a Treyarch Corporation. Como CEO e presidente ele foi determinante no desenvolvimento da empresa, suas visões e ambições.

Após deixar a Treyarch em 2004, Doğan assumiu como presidente da Smartbox Mobile, cargo em que ficou por mais de 15 anos, saindo em 2019.

Neste período ele também entrou como co-fundador da Tangerine Apps, empresa criada em 2016 e onde ele ainda trabalha.

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Já em 2019 ele criou a Koslu LLC, onde é presidente até hoje.

Doğan é uma figura proeminente não apenas na indústria dos games, mas também de softwares em geral. Ele é um entusiasta de tecnologias como realidade virtual e aumentada, trabalhando nestes e outros ramos.

Seus projetos envolvem soluções diversas para desenvolvedoras de jogos e software em áreas como design 3D, redes mobile e desenvolvimento Web 2 e Web 3.

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