Logo da empresa Tecmo
Tecmo - Divulgação
Fundação:31 de julho de 1967
SedeHiyoshi, Yokohama, no Japão
FundadorYoshihito Kakihara
Atuais donosYoshihito Kakihara
Países que operaAtuação global
O que ofereceProdutora de games

A Tecmo foi uma empresa japonesa famosa por sua atuação como desenvolvedora e editora de jogos de videogame. Tendo suas bases de fundação datando ainda dos anos finais da década de 1960, a marca segue viva atualmente nas mãos de sua sucessora legal, a Koei Tecmo.

Responsável por produzir jogos conhecidos internacionalmente, e de grande sucesso de público e crítica, como Ninja Gaiden, a empresa contribuiu significativamente para a evolução do cenário gamer ao longo dos anos.

Neste artigo, convidamos você para conhecer justamente a história e desenvolvimento da Tecmo, passando por sua fundação, fusão com a Koei, principais jogos criados e muito mais. Acompanhe!

Quando a Tecmo foi fundada?

A empresa foi fundada no dia 31 de julho de 1967, em Kudankita, Chiyoda, Tóquio, no Japão.

Quem são os fundadores da Tecmo?

A fundação da empresa é atribuída a Yoshihito Kakihara. De todo modo, é importante lembrar que a Tecmo nasceu da união de duas outras marcas: a Imperial Trustee Corporation e a Nippon Yacht Co., Ltd.

Quem são os atuais proprietários da Tecmo?

Considerando a estrutura da Tecmo em si, como uma marca independente, trata-se de uma empresa extinta no dia 1 de abril de 2010. No entanto, ela continua a existir através da Koei Tecmo, sua sucessora legal, que nasceu da fusão entre ela e a Koei, outra produtora de jogos japonesa.

O que a Tecmo oferece?

Ao longo dos anos, a Tecmo atuou em diferentes setores, como na distribuição de equipamentos de limpeza, setor de diversão e entretenimento, e claro, como uma produtora de jogos de videogame, onde ganhou sua notoriedade.

Dona de um catálogo recheado, a empresa se destaca por ter criado as séries Ninja Gaiden, Dead or Alive e Fatal Frame, as grandes estrelas do seu portfólio, e que ajudaram a levar seu nome aos quatro cantos do mundo.

Um pouco da história da empresa

Uma parte importante ao tratar sobre a Tecmo é justamente entender um pouco mais sobre sua história e os processos que levaram a formação atual da marca.

As empresas antecessoras

Como mencionado, a história da Tecmo começa um pouco antes da sua data oficial de fundação. Afinal, é preciso considerar as marcas que deram origem à empresa.

Uma dessas antecessoras era a Imperial Trustee Corporation, que foi fundada ainda no ano de 1964, e era especializada na gestão da manutenção predial. Isso inclui, por exemplo, o fornecimento dos equipamentos de limpeza para esses estabelecimentos.

Posteriormente, começou também a vender equipamentos ligados ao setor de diversão e entretenimento, abrindo, inclusive, uma instalação de diversão auto-gerenciada na província de Chiba. Nesse período, o nome da empresa sofreu alteração para Tehkan Ltd.

A outra era a Nippon Yacht Co., Ltd, fundada em 1967, sendo uma empresa que foi criada para lidar com bens imóveis relacionados a navios, como estaleiros, portos e outras instalações portuárias. Posteriormente, o nome da empresa foi alterado para Tehkan Electronics Corporation.

A formação da Tecmo

Entender o processo de formação da Tecmo é um pouco mais difícil do que se possa imaginar. No entanto, seguindo uma linha mais direta, ela nasceu no emaranhado entre as duas marcas antecessoras.

O nome Tecmo Co, Ltd. foi empregado oficialmente apenas no ano de 1986, que foi quando a Tehkan Ltd., antiga Imperial Trustee Corporation, adotou a nomenclatura. Como mencionado, de toda forma, a data oficial para a fundação da produtora é realmente no dia 31 de julho de 1967.

A entrada no mundo dos jogos

Inicialmente, a Tecmo não atuava no mercado de jogos, sendo focada no setor de limpeza. Seu primeiro contato com essa indústria se deu em 1969, com os investimentos na área de diversão e entretenimento. Dentre os equipamentos que ela comercializava estavam as máquinas de fliperama.

A virada de chave aconteceu somente no ano de 1981, mesmo ano da criação da filial dos Estados Unidos, a U.S. Tehkan, Inc. (nesse período o nome Tecmo não era empregado, como informado no tópico anterior). A empresa lançou nesse ano o seu primeiro jogo de arcade, intitulado, no Japão, como “Pleiads“, sendo distribuído na América pela editora Centuri.

Quanto à entrada no cenário dos jogos domésticos, a Tecmo lançou seu título inaugural no ano de 1986. Mighty Bomb Jack chegou diretamente para o Family Computer, abrindo um novo mercado para a empresa.

Na virada da década de 1990 a produtora já estava bastante ativa também no campo dos consoles de videogame. De todo modo, ainda desenvolvia e publicava jogos arcade.

Nesse novo mercado, um console que recebeu bastante títulos e os ajudou em sua popularidade foi o clássico Nintendo Entertainment System (NES). Jogos como o Ninja Gaiden e o Tecmo Bowl tiveram lançamento para ele.

E quando a Sony lançou o icônico PlayStation, ainda na década de 90, a Tecmo também criou jogos para o console, como Dead or Alive, Deception, Monster Rancher e Gallop Racer.

Subsidiárias famosas

Em expansão no mercado, a Tecmo conseguiu adquirir/criar algumas empresas subsidiárias bem conhecidas do público. Aqui, entram a Team Ninja, que foi fundada em 1995 e é famosa pelas séries Ninja Gaiden, Nioh e Dead or Alive; e a Team Tachyon, que foi criada em 2007 e trabalhou em jogos como  Fatal Frame IV: Mask of the Lunar Eclipse,  Rygar: The Battle of Argus, Undead Knights e Quantum Theory.

Fusão com a Koei

No ano de 2006, Yoshihito Kakihara, fundador da Tecmo, acabou falecendo, vítima de uma grave pneumonia. Dois anos mais tarde, a empresa acabou sendo abalada por um grande escândalo.

Tomonobu Itagaki, então chefe da Team Ninja, sua mais importante subsidiária, renunciou ao cargo e entrou com um processo milionário contra o presidente da produtora, Yoshimi Yasuda. A acusação era pelos bônus de conclusão não pagos e também por sofrimento emocional.

Ainda em 2008, outros dois demandantes da empresa moveram uma ação judicial em nome de mais de 300 funcionários, motivados por valores salariais não pagos.

Nesse cenário, a Tecmo recebeu uma sondagem de compra por parte da Square Enix, uma das gigantes da indústria de jogos. No entanto, a empresa acabou recusando a proposta.

Observando a oferta da Square Enix, a Koei viu uma oportunidade de unir forças e se fortalecer no mercado, fundindo-se à produtora. Embora rivais, as famílias de ambas as empresas eram amigas, e a negociação ocorreu de forma mais simples, apesar da oposição de alguns dos acionistas da Tecmo.

A fusão aconteceu oficialmente no dia 1º de abril de 2009, com a criação da holding Koei Tecmo, que utilizou ambos os nomes das marcas para criar uma nova empresa sucessora.

Quais são as principais séries de jogos da Tecmo?

O catálogo de jogos da Tecmo é realmente bastante recheado, e conta com diversas franquias conhecidas internacionalmente, como Captain Tsubasa, Deception, Gallop Racer, Monster Rancher, Rygar, Star Force e Tecmo Bowl. De todo modo, as mais renomadas são:

Ninja Gaiden

Ninja Gaiden é uma das séries de jogos mais famosas da Tecmo. Nesse caso, ela estreou em 9 de dezembro de 1988, quando houve o lançamento do seu primeiro título. O jogo chegou no mesmo ano tanto em versões arcade quanto para console, quando foi lançado no Nintendo Entertainment System (NES).

A série de ação era conhecida originalmente Ninja Ryukenden, e tem o emblemático ninja Ryu Hayabusa como o seu protagonista. O personagem é famoso por extrapolar os limites do jogo, e alcançar também outras franquias da empresa.

Além de ser uma das mais conhecidas, essa é também uma das mais extensas do catálogo da produtora, com diversos títulos lançados, a exemplo de:

  • Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos – 1990
  • Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom – 1991
  • Ninja Gaiden Shadow – 1991
  • Ninja Gaiden (Master System) – 1992
  • Ninja Gaiden Trilogy – 1995
  • Ninja Gaiden X – 2004
  • Ninja Gaiden Black – 2005
  • Ninja Gaiden Sigma – 2007
  • Ninja Gaiden: Dragon Sword – 2008
  • Ninja Gaiden II – 2008
  • Ninja Gaiden Sigma 2 – 2009
  • Ninja Gaiden 3 – 2012
  • 100 Man’nin no Ninja Gaiden – 2012
  • Yaiba: Ninja Gaiden Z – 2014 e
  • Ninja Gaiden: Master Collection – 2021

Em seu título original, Ninja Gaiden ambienta-se em uma versão retrô futurista de 1988, onde Ryu Hayabusa acaba encontrando uma carta de seu pai, Ken, que havia desaparecido recentemente.

Na carta, seu pai diz para o ninja seguir para a América e encontrar-se com o Dr. Smith, um renomado arqueólogo, que conta sobre as poderosas estátuas escondidas e os planos de Jaquio, um líder de culto maligno, que quer reviver Jashin, um demônio antigo.

Outro ponto importante é que, apesar da franquia ter sido desenvolvida e publicada pela Tecmo, desde 2004 a subsidiária Team Ninja é a responsável por desenvolver seus jogos.

Dead or Alive

Assim como Ninja Gaiden, a série Dead or Alive divide os holofotes dentro do catálogo da Tecmo, sendo uma de suas franquias mais famosas. Ela teve lançamento no ano de 1996, já com a Team Ninja sendo sua desenvolvedora oficial.

É composta por jogos de luta de ritmo acelerado, e conseguiu aclamação global já com as sequências da obra original: Dead or Alive 2 (1999) e Dead or Alive 3 (2001).

Seu enredo gira em torno dos acontecimentos do chamado Dead or Alive World Combat Championship. Esse é um torneio internacional de artes marciais que atrai lutadores de todas as regiões do planeta, em busca do título de campeão.

Os torneios por sua vez, tem o Comitê Executivo do Torneio Dead or Alive (DOATEC) como seu organizador. E a série foca bastante no conflito existente entre os membros da DOATEC e os competidores ninja.

Os jogos contam com uma coleção de lutadores, mas tem Kasumi, que é uma ninja fugitiva do clã Mugen Tenshin como protagonista principal. Outro nome importante é o de Ninja Ryukenden, da franquia Ninja Gaiden, que também aparece entre os protagonistas nas sequências do jogo inaugural. Dentre os títulos principais, vale destacar:

  • Dead or Alive – 1996
  • Dead or Alive 2 – 1999
  • Dead or Alive 3 – 2001
  • Dead or Alive Xtreme Beach Volleyball – 2003
  • Dead or Alive Ultimate – 2004
  • Dead or Alive 4 – 2005
  • Dead or Alive Xtreme 2 – 2006
  • Girls of DOA BlackJack – 2009
  • Dead or Alive Paradise – 2010
  • Dead or Alive: Dimensions – 2011
  • Dead or Alive 5 – 2012
  • Dead or Alive 5 Last Round – 2015
  • Dead or Alive Xtreme 3 – 2016 e
  • Dead or Alive 6 – 2019

Fatal Frame

Por fim, outra série bastante conhecida da Tecmo, e que não pode ficar de fora dessa lista, é Fatal Frame. Essa é uma franquia de jogos de survival horror desenvolvida originalmente pela própria empresa.

Fatal Frame estreou em 2001, com o lançamento do seu título inaugural, já para o Playstation 2.  Ela se passa no Japão, na década de 1980, e centra-se em eventos sobrenaturais hostis que ocorrem em locais variados do país, ao longo de cada novo título.

Dentro desse cenário, os personagens investigam esses eventos, utilizando a chamada Câmera Obscura, que é capaz de capturar e pacificar espíritos. Dessa forma, ela se baseia bastante nos elementos básicos de terror japonês. Ao longo dos anos, a franquia recebeu diversas continuações, onde destacam-se títulos como:

  • Fatal Frame – 2011
  • Fatal Frame II: Crimson Butterfly – 2003
  • Fatal Frame III: The Tormented – 2005
  • Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse – 2008
  • Spirit Camera – 2012
  • Project Zero 2: Wii Edition – 2012 e
  • Fatal Frame: Maiden of Black Water – 2014

Considerações finais

Como foi possível observar, a Tecmo foi uma empresa de destaque dentro da indústria de jogos e que trouxe muitas contribuições para que o setor pudesse se desenvolver ao longo dos anos..

Mesmo extinta, considerando sua estrutura independente, a marca continua viva sob a atuação da Koei Tecmo, responsável legalmente por suceder e dar continuidade a atuação da empresa após seu processo de fusão.

Gostou do conteúdo? Aqui no nosso site te apresentamos tudo sobre diversas outras desenvolvedoras, editoras e produtoras de jogos. Afinal, esse é um mercado recheado de grandes estrelas, e a Tecmo é mais uma delas.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui