Logo da empresa Game Arts
Game Arts - Divulgação
Fundação:1985
SedeTóquio, Japão
FundadorYuichi Miyagi e Takeshi Miyaji
Atuais donosKazuki Morishita como CEO e presidente
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de jogos eletrônicos

A Game Arts é uma desenvolvedora japonesa que recebeu bastante destaque desde de seu início de seus trabalhos, graças a seus jogos memoráveis e inovadores dentro da indústria.

Hoje, já com quase 40 anos de prestígio no mercado, continua firme em seu objetivo de criar jogos cada vez mais interessantes e revolucionários. A empresa é responsável por lançar grandes sucessos como Grandia, Thexder e Lunar: The Silver Star.

Além de seus lançamentos com histórias únicas e grandiosas, o Game Arts também ajudou a impulsionar o gênero RPG, devido a vários recursos multimídia utilizados em seus jogos para melhorar som, imagem e etc.

Neste artigo vamos conhecer melhor a história, características e evolução da Game Arts, além de conferir alguns dos seus trabalhos mais conhecidos do público. Acompanhe!

Continue depois da publicidade

Quando a Game Arts foi fundada?

A desenvolvedora teve sua fundação em março de 1985, em Chiyoda, Tóquio, Japão.

Quem são os fundadores da Game Arts?

Os grandes nomes por trás da criação da empresa são os irmãos Yuichi Miyagi e Takeshi Miyaji, que trabalharam juntos desde o começo do grupo.

Quem são os atuais proprietários da Game Arts?

Atualmente, a Game Arts é uma empresa pública, de capital aberto, e tem Kazuki Morishita como CEO e presidente.

O que a Game Arts oferece?

Como já mencionado, a Game Arts é uma desenvolvedora e editora de games, sendo uma empresa que conseguiu se destacar justamente pelo desenvolvimento de grandes sucessos.

Continue depois da publicidade

Com quatro décadas no mercado, muitos dos seus trabalhos como desenvolvedora conseguiram se destacar no cenário de jogos e alcançar grande sucesso. Dentre os mais renomados, está o título “lunar: The Silver Star”, por exemplo.

Um pouco da história da empresa

A história da Game Arts iniciou-se na metade da década de 80, quando Yoichi Miyaji e seu irmão caçula, Takeshi Miyaji, conceberam a ideia de criar uma empresa para atuar no setor eletrônico.

O foco da marca inicialmente, no entanto, não era o setor de jogos, mas sim o de softwares para computadores. Para dar conta do trabalho, a dupla dinâmica se dividiu em suas tarefas de cuidar do gerenciamento da empresa: enquanto Yoichi Miyagi cuidava dos assuntos comerciais, seu irmão trabalhava a parte do desenvolvimento de tecnologias.

A entrada no mundo dos jogos

Não demorou muito para que a Game Arts entrasse também no universo gamer. Assim, ainda no mesmo ano de sua fundação ampliou seu ramo de atuação e passou também a criar jogos para videogames.

Continue depois da publicidade

Os primeiros lançamentos

O seu primeiro lançamento, neste sentido, foi o jogo “Thexder”, um título de subgênero de ação lançado para o NEC PC-8801, em 1985. O jogo fez muito sucesso em sua chegada, no entanto, o PC-8801 só era popular no Japão. Para superar essa barreira, ele saiu também para o MSX, que era bastante popular em países do Leste Europeu e no Brasil.

Assim, através dessa nova introdução, o jogo acabou alcançando sua tão esperada fama internacional, sendo, por muito tempo, o título mais vendido da Game Arts.

O ápice do sucesso

Durante os anos que se seguiram, a desenvolvedora continuou lançando títulos que emplacaram um certo sucesso. Porém, seu nome na indústria dos games veio a alcançar seu ápice somente em 1992.

Foi nesse ano que a Game Arts lançou o título “Lunar: The Silver Star”. O jogo teve seu projeto montado utilizando um formato de CD-ROM emergente, possibilitando adicionar alguns recursos não encontrados em outros jogos do gênero na época. Logo abaixo veremos um pouco mais sobre essa obra tão importante para a empresa. Continue a leitura!

Continue depois da publicidade

Quais são os principais jogos da Game Arts?

Conhecer os principais lançamentos e títulos desenvolvidos pela Game Arts é um dos modos mais fáceis de acompanhar e entender a história da empresa. Confira os destaques da biblioteca de jogos da marca:

Grandia

Grandia é um título de gênero RPG, lançado em 1997, e faz parte do catálogo de desenvolvimentos da Game Arts. Nesse caso, ele foi criado para o Sega Saturn.

Logo em seu lançamento, o jogo conseguiu se sobressair dentre os demais títulos que chegaram no mesmo período, sendo equiparado a grandes lançamentos de RPGs, como Final fantasy 7.

A temática do jogo gira em torno de Justin, um aventureiro que decide embarcar em uma viagem para desbravar o mundo em busca de conhecimentos. Ao longo dessa jornada, ele conhece vários personagens que se tornam companheiros. Todos esses personagens têm o mesmo objetivo: derrotar Baal, um general do mal que tenta destruir o mundo com o poder do Ancients.

Continue depois da publicidade

Ao entrar, o jogador tem a opção de 8 personagens jogáveis que variam entre diversas habilidades e amuletos. O jogador também consegue visualizar previamente os inimigos de cada nível, permitindo a livre escolha de batalhar ou não aquele nível.

Um outro ponto que eleva a qualidade de Grandia é sua trilha sonora variada e grandes composições nos dois CDs. O jogo fez tanto sucesso que teve continuação em outros consoles posteriormente. Assim, foram lançados mais títulos, como Grandia 2, em 2000, para o Dreamcast; e Grandia 3, em 2005, para o PlayStation 2.

Thexder

Outro destaque da biblioteca da Game Arts é Thexder, um jogo de ação lançado em 1985 para o NEC PC-8801. Como mencionado, esse foi justamente o título de estreia da empresa no universo gamer.

Ao entrar no jogo, o jogador controla um robô que pode assumir a forma de um jato. O mecanismo é equipado com um rifle e um escudo de partículas, que pode ser usado para protegê-lo de ataques inimigos.

Continue depois da publicidade

Outra característica relevante é que o jogo é dividido em etapas. O objetivo, nesse caso, é avançar por todas até chegar a última e destruir um computador a fim de evitar a destruição do planeta.

Thexder alcançou um sucesso imediato no Japão logo após o lançamento o que fez com que a Game Arts lançasse conversões do título para outros consoles como  Nintendo, MSX.

A obra ganhou muitas continuações ao longo dos anos, com algumas melhorias na jogabilidade e algumas armas especiais. Veja alguns dos destaques na franquia:

  • Thexder 2 – foi lançado para o MSX2 em 1989;
  • Thexder Neo – lançado para o PlayStation Portable (PSP), em 2009, e para o PlayStation 3 no ano seguinte; e
  • Thexder 95 – que foi lançado para o SDK da Microsoft no ano de 1995.

Lunar: The Silver Star

Lunar: The Silver Star é um título lançado em 1992, fruto da parceria da Game Arts e do Studio Alex, para o Sega/Mega-CD.

Continue depois da publicidade

A história central do jogo gira em torno de Alex, um garoto que cresceu ouvindo histórias grandiosas de heróis, principalmente de Dyne, um famoso mestre de dragões, e que sonha em seguir esses passos.

Para conseguir o seu objetivo, o protagonista vive se metendo em várias aventuras. A história segue até o dia que Alex encontra um velho dragão que fala que o herói está predestinado a se tornar o Mestre dos Dragões. Para conquistar esse futuro tão grandioso, o dragão sugere que ele parta em busca desse destino.

Nesta jornada, o nosso herói não está sozinho, pois com ele parte em um grupo que consiste em seu mascote Nall, seu amigo Ramus e Luna – a garota pela qual o personagem nutre profundos sentimentos. Cada personagem tem suas habilidades únicas que serão desenvolvidas e descobertas ao longo da trama.

O título foi um dos primeiros a utilizar o CD-ROM como recurso para melhorar certos aspectos, como a utilização de músicas em alta qualidade, além de outros recursos pouco utilizados em outros jogos de RPG.

Continue depois da publicidade

Alisia Dragoon

Alisia dragoon é mais um dos destaques da Game Arts, sendo um jogo desenvolvido pela empresa em conjunto com o estúdio Gainax. A obra, nesse caso, teve seu lançamento no ano de 1992 para o Mega Drive/Genesis.

A história central gira em torno de Alisia, uma jovem lutadora que tem como missão derrotar uma legião do mal que quer dominar o mundo. No jogo, o pai da garota morreu ao tentar barrar esse mal.

Alisia é acompanhada por quatro dragões, cada um com suas próprias habilidades especiais e que também podem proteger a heroína de vários ataques voando ao redor dela, impedindo emboscadas dos inimigos. A personagem é munida do poder de lançar raios de suas mãos.

Para melhorar sua jogabilidade, é possível capturar itens que podem aumentar sua vida, curar outros personagens ou então aumentar seu poder na execução dos ataques

Continue depois da publicidade

O objetivo do jogo é derrotar todos os inimigos. Para isso, no fim de cada fase, é necessário derrotar um último inimigo mais forte que os demais para passar de nível.

Comercialmente falando, Alisia Dragoon não obteve todo o sucesso esperado, mas também entra nessa lista por ter recebido muitas críticas positivas a seu favor, o que demonstra a qualidade da obra.

Silpheed

Mais um destaque da empresa é o jogo Silpheed, que teve desenvolvimento pela Game Arts para o PC-8801, isso no ano de 1986. Na obra, o seu personagem jogável é uma espaçonave chamada SA-08 Silpheed.

A nave tem como função proteger a Terra de ataques de organizações terroristas. Mas para lograr êxito, a Silpheed tem que não só evitar ataques, como também tem que tentar destruir essas ameaças.

Continue depois da publicidade

Para melhorar a sua defesa e ataque é necessário, ao longo de cada nível, encontrar novas armas e anexá-las ao arsenal. Elas podem ser lases de tiro, mísseis e diversas outras armas.

Com os bons números de vendas, quatro anos mais tarde, em 2000, a Game Arts desenvolveu uma nova sequência para o jogo, que recebeu nome de Silpheed: The Lost Planet. O título, vale lembrar, chegou para o PlayStation 2.

Faria: A World of Mystery and Danger!

Faria: A World of Mystery and Danger! É um título de RPG lançado em 1989. O jogo teev desenvolvimento justamente pela Game Arts, agora voltado para o Nintendo Entertainment System, o famoso NES.

Na história, o jogador assume o papel de um guerreiro que tem como missão resgatar a princesa do seu reino. Ela é a herdeira do trono de Faria e caiu nas mãos de um feiticeiro.

Continue depois da publicidade

No entanto, mesmo após o bem sucedido resgate, o herói ainda tem que partir para uma nova missão: encontrar uma cura para os habitantes que sofreram um envenenamento durante a comemoração do salvamento da princesa.

Durante esse trajeto, ele precisará usar todas as forças para enfrentar o mago maligno e derrotar uma princesa impostora, além de cumprir outros desafios.

O personagem se utiliza de uma espada, a qual serve na ação do jogo. Já os cenários do título variam em três partes. Na parte da cidade, o herói interage com a população adquirindo itens; nas masmorras, é necessário desvendar vários desafios e quebra-cabeça; e já no mundo superior, é necessário passar por várias batalhas.

Project Sylpheed

Project Sylpheed é um jogo de simulação espacial desenvolvido pela Game Arts em conjunto com a Seta Corporation. A obra, nesse caso, saiu para o console Xbox 360, tendo lançamento no ano de 2007 pela gigante do setor, Square Enix.

Continue depois da publicidade

O enredo do jogo se passa no século 27, onde a humanidade dominou vários mundos. No entanto, em represália a isso, muitos desses planetas colonizados formaram resistências para tentar adquirir sua independência novamente, movimentos esses que o governo pune com violência.

Após um evento em que o governo destruiu algumas instalações rebeldes, muitos planetas se juntaram à resistência formando um grupo intitulado ADAN e que declara guerra aos humanos.

Nessa empreitada, enviam aeronaves para destruir caças inimigos e evitar possíveis ataques à Terra. O jogador assume o papel de um piloto das Forças Armadas da Terra Central. E seu objetivo é destruir a maior quantidade de inimigos possíveis.

Ao finalizar uma campanha, o jogador ganha, por seu desempenho, bombas, armas e mísseis. Além disso, outros bônus são os pontos ao finalizar tarefas e que podem servir para comprar mais equipamentos para sua nave.

Considerações finais

Como foi possível observar, a Game Arts é uma marca que conseguiu crescer bastante ao longo dos seus anos de história. E o mais importante de tudo é que a desenvolvedora ainda continua a criar projetos inovadores para o mercado de jogos, dando continuidade ao seu legado.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui