Frontier Development

Compartilhe:
Logo da empresa Frontier Development
Frontier Development - Divulgação
Fundação:28 de janeiro do ano de 1994 na Inglaterra
SedeCambridge, Reino Unido
FundadorDavid Braben
Atuais donosDavid Braben
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvedora de games

A Frontier Development tem aumentado progressivamente a sua relevância no mercado. Tudo porque a marca tem ajudado a movimentar e expandir as possibilidades no mundo dos games. Por causa do seu trabalho, muitos títulos da empresa se tornaram bastante aguardados na época dos seus lançamentos.

Nesse sentido, vale a pena conferir mais detalhes sobre a marca. Além disso, descobrir os pilares que ajudaram a construir e manter a empresa explicará a relevância dela no mercado. Veja quem fundou a Frontier Development, seus atuais donos e o que ela oferece.

Quando a Frontier Development foi fundada?

A Frontier Development foi fundada em 28 de janeiro do ano de 1994 na Inglaterra.

Quem são os fundadores da Frontier Development?

David John Braben é o fundador da Frontier Development. Ele atua como designer e desenvolvedor de jogos. Com o seu trabalho, ajudou a criar séries de sucesso ao longo da sua carreira. Além do trabalho com games, Braben também desenvolveu computadores a preços acessíveis com fins educacionais.

O criador da Frontier Development já recebeu o prêmio Tech Personality of the year, BAFTA e outros prêmios.

Quem são os atuais donos da Frontier Development?

David Braben é o presidente da Frontier Development. Além dele, Jonny Watts atua como CEO da empresa e David Wilton como presidente.

O que a Frontier Development oferece?

A Frontier Development tem como propósito desenvolver jogos eletrônicos. Além disso, a empresa também desenvolve simuladores de gestão para parques de diversão e corridas. Como resultado desse trabalho, a empresa lançou jogos com temáticas de parques, como o famoso Planet Coaster.

Frontier Development é bastante conhecida por causa da franquia de jogos Elite. Hoje, a marca está registrada na Bolsa de Valores inglesa.

Um pouco da história da empresa: primeiros anos

Em 1993, a Frontier Development lançou o primeiro título da linha Elite para o console Amiga. Os trabalhos não pararam e em 2005 a marca anunciou The Outsider. O jogo ficou em desenvolvimento por 6 anos, até a empresa decidir cancelá-lo para focar em outros projetos.

Enquanto isso, a companhia continuava a expandir os títulos da franquia Elite. No começo, Elite: Dangerous ofereceu versões beta para acesso antecipado. O jogo foi lançado no fim de 2014.

A marca continuou a trabalhar em outros títulos, como Rollercoaster Tycoon 3. Dentre eles, LostWinds fez um sucesso estrondoso no mercado. Tanto o jogo original quanto a sua sequência receberam pontuações acima de 80% nos sites de avaliação.

As sequências e os lançamentos originais estavam fazendo bastante sucesso. Além dos jogos, a marca estava prosperando em 2015 com o lançamento de simuladores para parques de diversão. Pensando em manter a sua autonomia, a Frontier Development decidiu autopublicar todos os seus lançamentos a partir de 2015.

Mudanças, anúncios e encerramentos

Embora tenha conseguido abrir um novo estúdio chamado Frontier Development Inc, a empresa decidiu encerrá-lo em 2015. O fechamento não interrompeu os trabalhos e a marca que continuou a trabalhar em outros projetos. Na mesma época, a empresa processou a Atari por causa de royalties não pagos do game RollerCoaster. Ao todo, a marca tinha direito a receber $ 3,37 milhões.

Em 2017, a empresa fechou uma parceria com a Universal Pictures. O acordo concedeu licenciamento para publicar jogos da franquia Jurassic Park. Um dos primeiros títulos foi o Jurassic World Evolution. No mesmo período, a marca lançou o evento Frontier Expo. A atração tinha o intuito de divulgar jogos de Jurassic Park, Elite e Planet Coaster. Para encerrar 2017, a Tencent anunciou a compra de 9% das ações pertencentes a Frontier Development.

O projeto de simuladores continuou após o fechamento de acordo com a F1. A proposta era trazer até quatro jogos de simulação com a licença do evento de corrida. Além disso, o simulador de parques e o jogo Jurassic World Evolution ganhariam sequências.

O ano de 2022 trouxe mudanças na administração da Frontier Development. A primeira delas foi a mudança de cargo do fundador David Braben. Antes CEO, agora ele passaria a atuar como presidente da companhia. Para substituí-lo como CEO, a empresa escalou Jonny Watts, funcionário da Frontier Development há mais de 20 anos. Em paralelo, David Wilton assumiria o cargo de presidente no lugar de David Gammon.

Licença Hollywoodiana

A Frontier Development conseguiu adquirir os direitos de uma marca de sucesso de Hollywood. Na época do anúncio, a empresa preferiu manter segredo sobre essa aquisição. Apenas meses depois que a marca confirmou os primeiros jogos da franquia Jurassic Park.

De acordo com David Braben, a escolha da franquia aconteceu por causa dos planos em desenvolver algo especial com Jurassic Park. Trata-se de um projeto estimulante onde os colaboradores da marca terão bastante espaço para serem criativos.

Transporte do console para computador

A Frontier Development anunciou que passaria a trabalhar o jogo Elite: Dangerous somente no computador. Ou seja, a marca deixaria de oferecer a versão do jogo para consoles e focaria em apenas uma versão para PC. A reação de muitos jogadores ao anúncio foi de descontentamento e frustração.

No entanto, a marca decidiu compensar quem já possuía a versão do jogo em console. Para tanto, a Frontier Development decidiu transferir as contas para uma versão de computador. Dessa forma, além de receber uma cópia sem custo adicional, os jogadores continuarão o jogo de onde pararam.

Essa proposta da Frontier Development ficou disponível apenas por um prazo limitado. Caso os jogadores não fizessem a solicitação a tempo ficariam sem transferir a versão PC do jogo. Além da transferência, a empresa fez novos anúncios para a atração.

Compra da Complex Games

A Frontier Development conseguiu comprar o estúdio Complex Games. Esse estúdio é bastante famoso pelo jogo Warhammer 40.000. Em comunicado, os gerentes da Frontier Development esperam que a aquisição traga mais oportunidades de recursos para a empresa.

Um dos objetivos da compra foi alinhar os parceiros e equipes envolvidos nos lançamentos. Além disso, os gerentes da Frontier Development ficaram satisfeitos com a parceria anterior com a Complex Games. Estima-se que o valor da transação tenha chegado a £ 11,6 milhões.

Frontier Foundry

A Frontier Development anunciou o selo Frontier Publishing para lançar os títulos de desenvolvedores terceirizados. Tempos depois, a marca decidiu mudar o nome do selo para Frontier Foundry. A companhia já anunciou que lançaria projetos da Ratloop e Haemimont Games.

O novo selo da empresa lançará jogos, incluindo algumas versões beta como teste. Além disso, a marca pretende fazer remakes de jogos, sequências e reinicializações de franquias.

Venda de ações

A Frontier Development passou por alguns problemas por causa da queda de valor de mercado. Em parte, a recepção morna do público ao jogo Elite Dangerous é a responsável pelo prejuízo. Estima-se que o lucro da empresa tenha caído de £ 19,9 milhões para o valor de £ 1,5 milhão.

Apesar do baixo desempenho do jogo, a receita da companhia se mantém em crescimento. Com o lançamento de novos títulos, a marca espera acelerar os ganhos anuais da sua receita. Por exemplo, o IP do jogo Warhammer garantirá uma ótima projeção de vendas para o futuro.

Alguns membros importantes da empresa decidiram vender partes das suas ações no negócio. Dentre eles, James Dixon e o ex-presidente David Gammon. Mesmo assim, a marca mantém os componentes necessários para reconquistar sua força de mercado.

Apoio as pequenas empresas

A Frontier Development decidiu ajudar empresas de micromobilidade investindo £ 2 milhões. Esse capital oferecido pela marca tem o intuito de ajudar no desenvolvimento de um centro de fabricação. A empresa beneficiada, Beryl, terá mais capital para criar empregos e oportunidades para estagiários.

Para o gerente investidor da Frontier Development, Andy Green, a Beryl é uma empresa promissora. Com uma proposta mais sustentável, a empresa tem um propósito de mercado compatível ao da Frontier Development. O investimento ajudará a Beryl a ampliar os seus produtos e melhorar a capacidade de produção.

Com o investimento da Frontier Development, a Beryl também melhorará seus processos tecnológicos. Em consequência disso, os veículos da marca terão sensores capazes de registrar e enviar o status dos veículos e dos seis condutores.

Investidores acreditam que o investimento ajudará as pessoas a fazerem viagens mais sustentáveis com bicicletas. Além de diminuir emissões de gases tóxicos, os veículos aprimorados diminuirão o congestionamento do tráfego. Como resultado, as pessoas terão uma qualidade melhor de ar e vida na cidade.

Volta por cima

Após um período de queda, as ações da Frontier Development voltaram a subir. Um dos balanços financeiros chegou a mostrar que a marca desvalorizou 40% em pouco tempo. No entanto, os resultados provisórios mais recentes mostraram a recuperação do valor da marca.

Estima-se que o ano fiscal de 2023 da marca chegue a £ 114 milhões. Quanto ao lucro, a marca espera alcançar até £ 10 milhões. De acordo com dados da marca, as receitas tiveram um aumento de mais de 15%.

Em um anúncio, a Frontier Development afirmou que os resultados dependeriam de uma série de fatores. Dentre eles, a contribuição das equipes e tempo dos lançamentos do selo alternativo Foundry. Caso a empresa consiga um título de sucesso será possível quebrar o seu próprio recorde de arrecadação anual.

Recuperação

A Frontier Development fez um anúncio com o resultado provisório do FY23. A princípio, a marca estimou um desempenho abaixo do esperado por causa das vendas limitadas de dezembro de 2022. Mesmo assim, sua receita cresceu 16% e suas margens de lucro se mantiveram estáveis se comparadas ao 1S22.

Por outro lado, os valores gastos com desenvolvimento e pesquisa diminuíram após a amortização do Elite Dangerous. Contudo, seus lucros operacionais subiram para GBP 6,9 milhões. Uma prova disso é o capital da marca estimado em GBP 42,6 milhões em novembro de 2022.

Esses números esclarecem que a Frontier Development não alcançou resultados ruins ou tão ruins como o esperado. Apesar dos resultados abaixo do desejado, a empresa afirmou que estava dentro das expectativas. Em parte, a empresa acredita que o preço dos títulos tenha influenciado no alcance dos ganhos.

Apesar dos tempos difíceis, a marca se mantém otimista quanto ao futuro. Diante disso, a Frontier Development acredita que é possível superar seus últimos desempenhos nos próximos anos. Além disso, a empresa planeja o lançamento de outros jogos e produtos mais bem alinhados com as propostas e planos da marca.

Trabalho com IP e expectativas de lucro

A Frontier Development passou a trabalhar com o IP do jogo Warhammer: Age of Sigmar. Além dele, a empresa operará com os simuladores de corrida da F1 Manager. Com esses lançamentos, a marca estima o crescimento de receita em 5% para 2024 comparado ao ano de 2023.

Jonny Watts afirmou que a companhia mantém uma estratégia de mercado bastante firme. Para tanto, contará com a equipe de profissionais experientes e o portfólio variado dos seus jogos.

Para o corretor ShoreCapital, a empresa mantém um bom conjunto de resultados nos últimos tempos. A maioria dos títulos da marca mantém o interesse por grande parte do público. Além disso, a administração consolidada e informações adicionais ajudarão na melhoria das previsões de resultados.

Principais jogos da Frontier Development

A Frontier Development possui um longo portfólio de jogos com os mais variados gêneros. Suas franquias só aumentam e a aquisição de novos produtos ajuda a expandir as possibilidades de entretenimento. Então, confira a seguir alguns dos títulos da marca.

– Elite Dangerous

Elite Dangerous : jogo da empresa Frontier Development
Elite Dangerous – Divulgação

O jogo multiplayer oferece a oportunidade de controlar uma nave no espaço. O usuário pilota uma nave simples e possui algum dinheiro para viajar pelo universo. Aos poucos, ele deverá batalhar para aprimorar seu transporte, as suas habilidades e enriquecer. Somente assim ele terá condições de sobreviver ao espaço perigoso cercado por inimigos.

Com as superpotências, o espaço se tornou o berço de guerras de violentas. Cada personagem tem o seu próprio arco narrativo que influenciará no desfecho da história. Será preciso muita habilidade para superar os perigos à frente.

– Jurassic World Evolution

Frontier Development: jogo da empresa Jurassic World Evolution
Jurassic World Evolution – Divulgação

Esse simulador inspirado na série Jurassic Park dá ao jogador a possibilidade de gerenciar seu próprio parque de dinossauros. Além de controlar a ilha Nublar, o usuário terá acesso as terras ao redor dela.

Durante o jogo, o jogador poderá criar prédios, centros de pesquisa e cercados. No setor de bioengenharia será possível criar e reproduzir dinossauros. Contudo, o jogador deve ter cuidado ao fazer uma escolha. Afinal, cada decisão levará a consequências e desafios diferentes que podem colocar a vida dos personagens em risco.

– LostWinds

LostWinds: jogo da empresa Frontier Development
LostWinds – Divulgação

Trata-se de um jogo de aventura com design delicado. Na trama, o usuário controla um personagem chamado Toku. Além dele, o jogador deve controlar Enril, o espírito do vento, ao mesmo tempo. Eles devem chegar até a terra de Mistralis para derrotar o espírito da vingança chamado Balsar.

É necessário utilizar o console Wii para traçar as direções pelas quais o vento deve passar. Assim, será possível usar o vento para combater inimigos, aumentar os saltos de Toku e resolver puzzles. Caso queira, um segundo jogador pode assumir o controle do Enril com outro cursor Wii.

– Planet Zoo

Planet Zoo
Planet Zoo – Divulgação

Neste simulador o jogador assumirá o papel de gerente de um zoológico. Além de construir o local, o usuário deve administrar quem está no ambiente e os animais que vivem na região. Apesar da possibilidade divertida, o trabalho será mais difícil do que parece.

O jogo possui uma mecânica simples e controles intuitivos. É possível adotar animais, trocá-los ou transferi-los a qualquer hora. Para os novos animais adotados é preciso ter estrutura adequada e um time para cuidar deles. O gerenciamento continua com a higienização do local, alimentação e geradores de energia. É possível adquirir dinheiro para fazer a manutenção do local.

– RollerCoaster Tycoon

RollerCoaster Tycoon: jogo da empresa  Frontier Development
RollerCoaster Tycoon – Divulgação

Trata-se de um simulador de montanha-russa lançado em 1999. No jogo, o usuário deve assumir o cargo de gerente de um parque de diversões. Para tanto, é essencial cumprir diversas missões que ajudem no seu progresso do jogo. Por exemplo, atrair mais visitantes ou melhorar a valorização do local.

Após cumprir as missões, o jogador é presenteado com novos cenários e atrações. Para diversificar a atração o usuário pode construir cenários especiais ou modos de jogo entre amigos.

– Thrillville

Capa do game Thrillville
Thrillville – Divulgação

Similar ao RollerCoaster, o jogo é um simulador de parques de diversão. Nele, o jogador atua como o gerente do local responsável por construir montanhas-russas desafiadoras. Além dessa atração é possível construir outros brinquedos e empreendimentos dentro do local.

Após terminar a construção de cada brinquedo, o jogador terá acesso a mini jogos. Dessa forma, será possível disputar mini corridas, jogos de tiro ou andar de bate-bate. Além disso, será possível disparar contra patos de plástico ou participar de lutas contra robôs.

– Warhammer 40.000: Chaos Gate

Capa do game Warhammer 40.000_ Chaos Gate
Warhammer 40.000_ Chaos Gate – Divulgação

O jogador assumirá o controle dos Grey Knights. Esses cavaleiros têm a missão de lutar contra o exército do Chaos. Para tanto, o RPG propõe o ataque em turnos acelerados e brutais.

O objetivo é eliminar a conspiração que planeja a dominação universal. Para tanto, eles utilizarão a The Bloom, uma doença cósmica capaz de destruir planetas. É necessário impedi-los o quanto antes.

Considerações finais sobre a Frontier Developments

A Frontier Developments tem ajudado a movimentar a indústria de jogos há décadas. Seus lançamentos são muito aguardados pelos fãs fiéis e especialistas críticos. Como resultado, a marca construiu um portfólio de sucesso com várias sequências.

A empresa planeja novos projetos e iniciativas para o futuro. Em virtude disso é seguro dizer que, apesar dos contratempos, a empresa não pensa em parar tão cedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.