Embracer Group - Divulgação
Embracer Group - Divulgação
Fundação: Junho de 2011
SedeKarlstad, Suécia
FundadorLars Wingefors
Atuais donosLars Wingefors, Erik Stenberg.
Países que operaAtuação Global
O que ofereceHolding de jogos eletrônicos

A empresa Embracer Group tem conquistado cada vez mais espaço no setor de jogos da atualidade. Tudo por causa das contínuas aquisições de companhias menores, ampliando a quantidade de estúdios da empresa. Como resultado, hoje, a Embracer tem um catálogo gigantesco de estúdios e propriedades intelectuais.

Como a corporação tem uma trajetória e visão de trabalho grandiosos, conhecer os passos da companhia será uma descoberta muito interessante.

Continue a leitura e descubra quando ela foi fundada, quem são os seus fundadores e donos atuais, o que ela oferece e muito mais.

Quando a Embracer Group foi fundada?

A Embracer Group, conhecida anteriormente como Nordic Games Licensing AB é uma empresa de jogos eletrônicos sueca, com sede localizada em Karlstad. A holding surgiu no ano de 2011, sendo uma criação da Nordic Games Group, controlada pela editora Nordic Games GmbH.

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Quem são os fundadores da Embracer Group?

Lars Wingerfors – Divulgação

Lars Wingefors é o responsável pela fundação da empresa Embracer Group. A princípio, o primeiro modelo da companhia era apenas um negócio de vendas de revistas em quadrinhos.

Em seguida, Lars Wingefors percebeu as grandes possibilidades de vender jogos. Até hoje, o empresário continua à frente das ações da companhia, gerenciando e adquirindo outros empreendimentos.

Quem são os atuais donos da Embracer Group?

Lars Wingefors ainda é proprietário da Embracer Group, sendo o CEO da empresa. Por outro lado, Kicki Wallje-Lund é a presidente enquanto Erik Stenberg assume a cadeira da vice-presidência e Johan Ekström atua como CEO da companhia.

O que a Embracer Group oferece?

A Embracer Group é uma companhia que detém ações majoritárias de empresas de jogos e outras mídias. Localizada na cidade sueca de Karlstad, a holding era conhecida por Nordic Games Licensing e foi criada em 2011 como uma associada da Nordic Games Group e gerenciadora da editora Nordic Games GmbH.

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Com o passar dos anos, a Embracer Group investiu então na aquisição de ações de companhias extintas. Uma das primeiras foi a JoWooD e THQ em 2011 e 2013, respectivamente. Durante o ano de 2016, a Nordic Games Licensing mudou o seu nome para THQ Nordic AB.

Assim como ela, a subsidiária também mudou para THQ Nordic GmbH, sendo o “THQ” uma marca registrada adquirida anos antes. No mesmo ano, a companhia se tornou uma empresa pública cadastrada na Nasdaq First North.

As aquisições só aumentaram quando a THQ Nordic conseguiu o controle sobre a Koch Media Holding. Não o bastante, a Embracer Group também adquiriu a Coffee Stain Holding. Essas duas aquisições atuam como grupos independentes na empresa, servindo como operacionais de complemento à THQ Nordic GmbH.

Com o objetivo de minimizar confusões em relação ao nome dos grupos, o nome da THQ Nordic AB mudou oficialmente para Embracer Group em setembro de 2019. Após 2 anos, a empresa já gerenciava 10 grupos operacionais na função de subsidiárias. Entre eles o THQ Nordic, Dark House Media, Gearbox Entertainment, Koch Media e mais.

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História da empresa

Morando em uma área rural com a sua mãe, Lars Wingefors começou a vender quadrinhos usados com 13 anos de idade. O negócio de quadrinhos por correspondência deu certo, sendo considerado o melhor serviço do setor na Suécia em apenas 2 anos de existência. Nessa época, Lars Wingefors era um promissor empreendedor com apenas 15 anos de idade.

Enquanto trabalhava com quadrinhos, o jovem percebeu o potencial do mercado de videogames usados. Depois de 4 anos do começo da venda dos jogos, Lars Wingefors saiu do colégio para se dedicar exclusivamente ao negócio. Na época, o empreendimento do jovem conseguiu produzir uma receita de 10 milhões de libras.

Apesar de estar em primeiro lugar na venda independente de jogos da Suécia, as margens de lucro se mantinham em baixa anos depois. Para conseguir investidores, Wingefors solicitou ajuda do economista Erik Stenberg. Contudo, Wingefors fecha um acordo milionário na mesma semana que aconteceu a bolha da internet, o que prejudicou as negociações.

Desde o começo dos anos 2000 que a empresa passava por dificuldades. Porém, a situação começa a melhorar com a venda de jogos, especialmente com os jogos de karaokê. Em junho do ano de 2011, a empresa de Lars Wingefors conseguiu comprar ativos da JoWooD, bem como das suas subsidiárias.

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Após isso, a empresa que seria conhecida como Embracer Group investiu bastante na aquisição de outras companhias e IPs. Depois de se tornar uma empresa de capital aberto, a companhia continuou a se expandir tanto externa quanto internamente.

Para tanto, dividiu sua equipe em grupos operativos menores para a criação dos seus produtos, sejam eles jogos para celular, de tabuleiro, quadrinhos e produções televisivas. Hoje, a companhia conta com mais de 15.730 funcionários ao redor do mundo.

Filosofia da empresa

A Embracer Group tem uma jornada longa que moldou um modelo de negócio sustentável e duradouro. Para tanto, a empresa refinou a sua filosofia de estratégia para conquistar seu lucro.

Além disso, a companhia investiu na contratação de pessoas com grande capacitação e determinação. Somente assim era possível alcançar e consolidar grandes planos e potencial da marca no mercado.

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Lars Wingefors teve um papel essencial para a conquista desse sonho. Afinal, o empreendedor manteve a sua perspectiva de longo prazo na criação do seu negócio.

Da mesma forma que ele, os colaboradores contratados desejam permanecer na empresa, desenvolvendo a sua curiosidade e senso de empreendedorismo no local. Como resultado, quase toda a equipe tem uma longa história dentro da companhia.

Além disso, a Embracer Group acredita na diversidade, tanto étnica, quanto da nacionalidade e habilidades. Por isso, a empresa possui uma equipe diversificada que agrega perspectivas diferentes para melhorar o trabalho.

Ademais, o ambiente de trabalho favorece o desenvolvimento desse pessoal como forma de incentivar tanto a equipe quanto o desenvolvimento de projetos.

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A filosofia e equipe bem direcionada resulta na ótima qualidade do portfólio da empresa. O empreendimento tem como lei priorizar a qualidade dos seus produtos, sempre procurando a melhor decisão para beneficiar o negócio. Cancelamentos ou adiamentos são vistos com positividade, pois ajuda a calcular as recompensas financeiras, profissionais e sociais em longo prazo.

Como resultado, o modelo de trabalho descentralizado da Embracer Group ajuda na capacitação da equipe. Desse modo, os colaboradores conseguem ter mais autonomia e trabalhar com sinergia e agilidade no desenvolvimento de processos. Além disso, a equipe consegue desenvolver o seu potencial, já que a empresa sempre oferece suporte e recursos fundamentais para cada time.

Ecossistema da Embracer Group

A Embracer Group funciona num sistema de colmeia, onde cada setor da empresa está conectado. Essa divisão trouxe mais clareza a respeito do papel e função de cada equipe na companhia. O ecossistema da empresa é dividido da seguinte forma:

– Nível do grupo

A sede da Embracer Group controla e oferece suporte aos outros setores. O gerenciamento envolve o controle e acesso ao capital da empresa, estrutura de governança, criação de sinergias no ambiente de trabalho e conhecimento compartilhado. O nível de grupo possui uma equipe menor que os outros setores do ecossistema.

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– Grupos operativos

Os grupos operativos da Embracer Group sustentam o ecossistema operacional da empresa. Nesse sentido, eles têm acesso e responsabilidade totais em relação as operações e finanças da companhia. Por esse motivo, as equipes são mais independentes entre si, embora continuam a agir de acordo com o modelo de trabalho e governança da companhia.

– Empresas e estúdios

A empresa Embracer Group possui um canal direto com os consumidores. Eles podem se conectar à empresa por meio das companhias e estúdios relacionados a ela. Independente do estilo e método de trabalho, cada companhia agregada a Embracer Group mantém o estilo de trabalho e envolvimento da matriz.

Projeção e diversificação

A companhia Embracer Group sempre investe no desenvolvimento de um ambiente produtivo para os estúdios e colaboradores. Por esse motivo, as negociações, oportunidades e junção das equipes alcançam resultados únicos. Como resultado, o grande incentivo da empresa no ingresso de colaboradores alcançou mais de 15.000 funcionários nos últimos anos.

O grupo Embracer sabe que cada jogo em desenvolvimento tem uma chance de trazer frutos ou prejuízos para a empresa. Por isso, investir na diversificação da equipe ajuda a revisar e melhorar a qualidade dos jogos.

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Além disso, a diversificação da equipe colabora para a criação de jogos com mais profundidade, diminuindo as chances de risco, já que uma equipe com perspectivas diferentes consegue analisar melhor cada etapa de produção.

A empresa Embracer Group expandiu o grupo operativo para 11 equipes. Sendo assim, cada título de jogo trabalhado conseguiu trazer uma excelente receita para a empresa nos últimos anos. Não o suficiente, a criatividade das equipes contribui para a criação de diversos produtos da marca. Apesar dos riscos, os criadores recebem o incentivo necessário para serem ousados e superarem desafios.

O sucesso da diversidade de equipe é tão grande que permite a convergência entre mídias e plataformas. Ainda que a empresa foque na aquisição de outras editoras, a companhia também fornece ambientes de colaboração, permitindo que a equipe original e novos colaboradores trabalhem juntos para a melhora da IP. Além do aumento de sucesso da transmídia, essa interação ajuda no desenvolvimento pessoal de cada profissional.

Após adquirir a DECA durante o ano de 2020, a Embracer Group passou a investir em jogos de celular. Depois de adquirir também a CrazyLabs e Easybrain, a companhia conseguiu expandir ainda mais a sua participação nesse setor. A compra da Dark Horse e Asmodee ampliou o catálogo da Embracer Group, permitindo a ela participar do mercado de quadrinhos e jogos de mesa.

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As aquisições contínuas ajudaram a consolidar o nome da Embracer Group no setor independente de jogos. Essas são etapas necessárias para a companhia manter um dos seus propósitos iniciais: montar parcerias com outras empresas para melhorar a indústria de jogos e entretenimento.

Modelos de negócio da Embracer Group

Para manter a conquista das suas metas, a Embracer Group atua com modelos de negócio. Com a ajuda deles, a companhia consegue trabalhar e gerenciar melhor cada passo dado por ela. Hoje, os modelos de negócio mais utilizados por ela são:

Modelo operacional descentralizado

A Embracer Group utiliza o modelo operacional descentralizado para ajudar na capacitação de empreendedores e desenvolvedores da empresa. Esse modelo oferece mais autonomia comercial para os fundadores, chefes de estúdio e CEOs. Desse modo, eles conseguem fazer as operações que mais acharem necessárias ao bem-estar da empresa.

Como resultado, esse modelo oferece aos trabalhadores mais espaço para serem criativos. Além disso, eles conseguem trabalhar mais rápido e receber mais apoio na tomada de decisões importantes.

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Embora tenham mais autonomia, os colaboradores que atuam no modelo operacional ainda devem manter o modo de trabalho da Embracer Group na parte burocrática. Ou seja, criação de relatórios, modelo de governança, controle, código de conduta e mais.

A Embracer Group consegue um índice produtivo de sinergia no ambiente de trabalho ao utilizar o modelo operacional descentralizado. Não o bastante, essa proposta compartilha os talentos internos da empresa entre as equipes, aproveitando melhor as habilidades e conhecimentos de cada colaborador em outros setores. Por fim, a colaboração e ótimas práticas de grupo também são incentivadas.

Modelo financeiro

Modelo financeiro - Divulgação
Modelo financeiro – Divulgação

A fim de melhorar a flexibilidade de estratégias e diminuir perdas financeiras, a Embracer Group realiza balanços financeiros criteriosos. Nesse processo, a companhia costumas reinvestir o seu fluxo de caixa para melhorar as atividades de crescimento orgânico. Quanto ao restante dos valores, o dinheiro retido é usado para adquirir outras editoras e produtos.

A Embracer Group possui um plano definitivo de emitir ações e alcançar metas financeiras em longo prazo. Dessa forma, é possível alinhar os interesses dos fundadores, acionistas e administradores sem conflitos, garantindo a eles o lucro esperado.

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Segmentos que a empresa participa

Os grupos operativos da Embracer Group conseguiram atender as demandas dos clientes em relação às novas plataformas de jogos. Para tanto, a empresa aumentou os segmentos de mercado que ela participa. Afinal, segundo a pesquisa da Newzoo, mais de 3 bilhões de pessoas jogam em alguma plataforma atualmente.

A empresa sabe que o público está cada vez mais interessado nos conteúdos dos jogos. Uma das provas desse interesse contínuo são as produções baseadas nos conteúdos dos games. Pensando nisso, a Embracer Group passou a investir também em:

  • Primeiramente, distribuição de materiais e mídia;
  • Filmes;
  • Jogos para consoles e computador, realidade virtual, jogo para celular, jogos de tabuleiros e quadrinhos;
  • Merchandising;
  • Produções televisivas;
  • Serviços eletrônicos.

Aquisições

No começo do ano de 2019, a Embracer Group conseguiu adquirir a Outlet Europe  em um acordo de 10 milhões de kr. Em agosto do mesmo ano, a companhia adquiriu a Goodbye Kansas Game, uma empresa de investimentos, por 42,4 milhões de kr.

A empresa GKGI, criação da Goodbye Kansas, investiu em empresas desenvolvedoras de startups. Dentre elas, a Fall Damage, Palindrome Interactive, Framebunker, Neon Giant e Kalvari Games. A GKGI também investiu nos royalties do Biomutant da THQ Nordic GmbH.

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Nessa mesma época, a THQ Nordic mudou o seu nome para Embracer Group com o intuito de evitar confusões em relação à THQ Nordic GbmH. Após isso, por meio da GKGI, a empresa adquiriu a Tarsier Studios em um acordo de 99 milhões de kr. Além dos funcionários, o acordo incluiu quase todos os títulos da empresa, com exceção de The Stretchers e Little Nightmares.

Outras aquisições e arrecadações

A Embracer Group adquiriu outras sete empresas durante o ano de 2020: 4A Games, DECA Games, New World Interactive, Palindrome Interactive, Pow Wow Entertainment, Rare Earth e Vermila Studios. Essas empresas se tornaram subsidiárias da Embracer Group e diferentes setores da companhia assumiram o controle de cada uma.

Outra aquisição importante foi a da Sola Media. Dedicada ao licenciamento de filmes e séries familiares, essa empresa tem sede localizada em Estugarta e ajudou na transição do trabalho entre mídias. A Embracer Group realizou outras 12 aquisições, sendo a última a Quantic Lab, empresa de garantia de qualidade que organiza e faz as relações públicas com os próprios estúdios da Embracer Group.

Para Klemens Kreuzer, CEO da THQ Nordic, o grande número de aquisições da Embracer Group serviu para diversificar o portfólio da companhia. Mesmo sendo uma companhia independente, o propósito era dar ao cliente mais opções de jogos para consumo. A estratégia é justificada por grandes empresas que não possuem um catálogo tão variado quanto o da Embracer Group.

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Em 2021, a Embracer Group fechou acordo milionários na compra de outras três empresas. A Aspyr Media se tornou uma subsidiária da companhia por US$450 milhões. Por sua vez, a empresa adquiriu a Easybrain por US$640 milhões. Por fim, a The Gearbox Entertainment Company, adquirida por US$1,3 bilhões, conquistando o título de sétima maior holding da Embracer Group.

A Embracer abriu a compra de ações adicionais com o objetivo de arrecadar quase US$900 milhões. O dinheiro não só serviria para consolidar a parte financeira da empresa, mas também para continuar a adquirir outras empresas.

Criação de um arquivo de jogos

A Embracer Group entende a existência dos jogos como uma cultura, sendo o resultado de ideias de pessoas muito criativas. Por esse motivo, a companhia decidiu começar a criação de um arquivo ou biblioteca de jogos. O objetivo é não só homenagear, mas também preservar os jogos, prolongando a existência e o impacto dessas mídias no futuro.

David Boström é o responsável por essa tarefa e assumiu o cargo de CEO do Embracer Games Archive. Ele é o líder que gerencia e controla os trabalhos relacionados à criação desse arquivo. O CEO gerencia todo um departamento dedicado ao colecionamento de jogos físicos, consoles e acessórios utilizados nas partidas.

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O acervo pode ajudar na pesquisa relacionada aos jogos, além de impactar a própria cultura desse setor. Esse projeto está nos seus primeiros estágios, mas a empresa já mantém uma coleção com inúmeros títulos e aparelhos na sua sede na Suécia.

Enquanto David trabalha no gerenciamento, uma equipe especializada trabalha na base desse programa. Juntos, eles planejam manter a herança desse tipo de mídia. Ademais, a Embracer Group Archive planeja preservar essa mídia a fim de mostrá-la para as novas gerações.

Status e fase do arquivo de jogos

A Embracer Group está comprometida com a criação e desenvolvimento do seu arquivo de jogos. Para tanto, ela estabeleceu metas pessoais, planejando atingi-las em médio e longo prazo, sendo elas:

  • Primeiramente, a empresa possui uma equipe composta por arquivista, assistente de arquivo, CEO, engenheiro técnico e gerente de suprimentos. Uma das promessas é aumentar essa equipe para atualização e preservação dos títulos catalogados;
  • Criação do banco de dados;
  • Fazer a exibição do acervo na sede da Suécia. Além disso, utilizar satélites para expor o catálogo em várias partes do mundo;
  • Fazer networking e participar de iniciativas em instituições e museus. A proposta é ajudar tanto pesquisadores quanto jornalistas e solucionarem suas dúvidas sobre os jogos;
  • Enfim, hoje, a Embracer Group Archive possui mais de 50.000 acessórios, consoles e jogos em sua sede. O objetivo é ampliar ainda mais esse número.

Manutenção e contribuição para o arquivo da Embracer

A Embracer Group mantém o interesse de adquirir coleções completas de jogos, sejam softwares ou hardwares, de formatos que ela ainda não possui. Portanto, quem tiver interesse em vender coleções completas, é possível entrar em contato com a empresa para negociar. Basta enviar um e-mail para [email protected], conversar com Thomas Sunhede e exibir uma lista e fotos do objetos escolhidos.

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Esse contato é importante, visto que a empresa não indicou quais títulos ela possui ou não. Assim, o vendedor pode exibir os títulos em sua posse e negociar a venda dos jogos. No futuro, segundo a empresa, haverá uma lista dos jogos ou consoles que a marca pretende adquirir. Então, mande um e-mail e tente a sorte!

Considerações finais sobre a Embracer Group

A Embracer Group vem então consolidando o seu nome no mercado de jogos através da aquisição de outras empresas. Participando de forma mais ativa, a companhia demonstrou um controle maior na criação de estratégias de negócios e implementação de propostas.

Dessa forma, a companhia tem conseguido trazer melhorias importantes para o setor, seja pela adição de novas tecnologias, desenvolvimento ou experiência de jogos.

É interessante, além disso, observar também como a perspectiva empreendedora de Lars Wingefors foi essencial para a fundação da Embracer Group. Se não fosse pela visão, persistência, ambição e resiliência do empreendedor, talvez hoje uma das maiores e melhores holdings do setor de jogos não existisse. Certamente, um bom exemplo para inspirar outros empreendedores.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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