Logo da empresa Coleco
Coleco - Divulgação
Fundação:29 de fevereiro de 1932
SedeEncerrada em 1989
FundadorMaurice Greenberg
Atuais donosEncerrada em 1989
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de Games

A Coleco foi uma empresa norte-americana que atuou nos mais diversos segmentos, tendo no setor de jogos um dos seus grandes destaques. A empresa nasceu ainda na década de 30 e viu a ascensão da indústria gamer na década de 70, começando a explorar esse cenário no período.

Enquanto ativa, ela desenvolveu games eletrônicos portáteis, mini-arcades e consoles, contribuindo para o desenvolvimento do mercado. E nesse artigo, vamos mergulhar na história e evolução da Coleco, conhecendo melhor todas as suas atuações como uma empresa multifacetada, dando o devido destaque a suas produções dentro da indústria de jogos de videogame. Acompanhe!

Quando a Coleco foi fundada?

A empresa foi fundada no dia 29 de fevereiro de 1932, em West Hartford, Connecticut, Estados Unidos. Inicialmente, vale lembrar, ela atuava como uma companhia de couro.

Quem são os fundadores da Coleco?

Maurice Greenberg é o grande responsável pela sua fundação. Inicialmente, porém, a empresa foi nomeada The Connecticut Leather Company.

Continue depois da publicidade

Quem são os atuais proprietários da Coleco?

Infelizmente, a Coleco faliu no ano de 1988, após algumas movimentações equivocadas no mercado. Assim, algumas de suas divisões foram adquiridas por outras empresas, dentre as quais destaca-se a Hasbro.

Apesar da falência, a marca em si foi revitalizada em 2005, existindo atualmente como Coleco Holdings, que é uma subsidiária integral da River West Brands, empresa responsável por ter feito a sua revitalização.

O que a Coleco oferece?

Enquanto ativa, a Coleco se caracterizou por ter explorado e investido em diversos setores do mercado. Dentre suas atuações mais importantes, vale mencionar:

  • Couro – foi atuando como uma empresa de couro que a Coleco nasceu, explorando esse mercado por décadas;
  • Piscinas infláveis – a Coleco ganhou grande notabilidade também com a fabricação e comercialização de piscinas infláveis;
  • Motos de neve – Por um curto período, a empresa fabricou motos de neve;
  • Brinquedos – o setor de brinquedos, assim como o de jogos, foi um dos que mais recebeu atenção da Coleco e obteve reconhecimento do público. Dentre seus destaques, vale mencionar a série de bonecas Cabbage Patch Kids;
  • Dentre outros.

De todo modo, um dos seus pontos mais destacáveis – e a base deste artigo – foi sua atuação como uma empresa gamer, setor onde produziu:

Continue depois da publicidade
  • Telstar – o Telstar foi o console de primeira geração da Coleco, e que conseguiu grande destaque no mercado;
  • ColecoVision – ColecoVision é o nome do console de segunda geração da empresa, que recebeu diversos jogos eletrônicos;
  • Jogos eletrônicos portáteis e Mini-arcades – a Coleco desenvolveu também jogos eletrônicos portáteis, como Electronic Quarterback, e mini-arcades, como Donkey Kong;
  • Coleco Adam – o Coleco Adam foi um computador pessoal desenvolvido pela empresa, e chegou durante a ascensão desse setor;
  • Dentre outros.

Um pouco da história da empresa

Um ponto bem interessante é que a Coleco atuou nos mais variados mercados. Sendo assim, entender melhor seu desenvolvimento, entrada no mundo dos jogos, etc. é fundamental para compreender sua relevância.

Sua fundação como uma empresa de couro

Como mencionado, a história da Coleco iniciou-se nos anos iniciais da década de 1930, sendo intitulada como The Connecticut Leather Company. O nome fazia alusão ao local onde estava localizada e a sua área de atuação, como uma companhia de couro.

No princípio, ainda bem distante da indústria de jogos, ela trabalhava apenas com o fornecimento de couro para fábricas de sapatos e outros acessórios que utilizavam a matéria prima para fabricação. Aproveitando o sucesso do negócio e tentando se expandir ainda mais  no mercado, a Coleco passou a comercializar também calçados de borracha.

A empresa alcançou novos ares justamente na época da Segunda Grande Guerra. Isso porque, enquanto muitos mercados de outros gêneros caíram, a produção da companhia aumentou substancialmente, visto a grande procura do material.

Continue depois da publicidade

Ao fim deste período, devido a época oportuna, a empresa já havia se tornado bastante conhecida do público e viu aí a oportunidade de se expandir. A partir desse ponto, passou a englobar tudo relacionado a calçados, como engraxamento, reforma e fabricação.

Em 1950, Leonard Greenberg, filho de Maurice – fundador da Coleco – e vice-presidente da empresa, resolveu diversificar o negócio. Dentre essas novas estratégias passou-se a fabricar kits de couro para artesanatos e outros objetos fabricados em couro, como os cadarços.

Em 1954 lançaram um kit de mocassim, que vinha acompanhado com manual de instrução e ferramentas. O kit era direcionado a crianças. Para ser uma atividade estimulante e interativa, esse lançamento foi destaque na feira de brinquedos de Nova York.

A entrada no mundo dos brinquedos

Com os bons resultados do kit de mocassim, em 1956, a Coleco decidiu entrar de vez no mercado de brinquedos. Para a fabricação, utilizavam a promissora técnica de formação a vácuo.

Continue depois da publicidade

Em 1961, grandes mudanças aconteceram e foi neste ano que finalmente a empresa ganhou o nome de Coleco, pelo qual é conhecido até hoje. Neste mesmo ano foi vendido a parte relacionada a couro. No ano seguinte, a fim de angariar novos investimento, houve a abertura de capital da marca, com a comercialização de 120 mil de suas ações a US$ 5,00 por ação

Atuação como fabricante de piscinas infláveis

Durante os anos 60, a Coleco adquiriu diversas corporações, como a Kestral Corporation, Eagle Toys of Canada, entre outras. No entanto, a Kestral foi uma das mais importantes financeiramente, sendo uma fabricante de piscinas, a aquisição elevou a companhia ao status de maior fabricante de piscinas infláveis do mundo.  

No final da década de 1960, com a ajuda de Arnold Greenberg, irmão do seu fundador, que finalmente resolveu deixar sua carreira de advogado e focar nos negócios da família, a Coleco já tinha se estabelecido em uma nova sede em Hartford, Connecticut, e operava dez fábricas.

Atuação no setor de motos de neve

Outra mostra de que a Coleco atuou nos mais distintos mercados ocorreu em 1972, quando a empresa adquiriu uma marca de motos de neve. Porém, naquele ano, não houve uma queda de neve boa conforme o esperado. Isso impactou bastante o número de vendas, gerando lucros muito baixos.

Continue depois da publicidade

O lançamento do Telstar: a primeira geração de consoles

Console Telstar
Telstar – Divulgação

Por abranger muitos setores e ser uma marca bem conhecida do grande público, a Coleco decidiu aproveitar o grande sucesso que o mercado de jogos estava fazendo na década de 1970. Aliás, muitas outras empresas migraram para esse meio e com ela não foi diferente.

Assim, já em 1976 a companhia lançou seu primeiro console, o “Telstar”, que foi um aparelho inspirado no “Pong”, da Atari. O console era bem básico, o que fez com que seu preço também fosse consecutivamente baixo, se comparado aos seus concorrentes. Esse foi um fator muito importante para suas vendas deslancharem e levar o seu nome para uma das primeiras colocações em vendas dos consoles da primeira geração.

Um outro fator importante para todos esse sucesso, mesmo com muitas outras empresas entrando no ramo, foi justamente a pouca quantidade de fábricas de chip.  A Coleco conseguiu sair em vantagem e foi praticamente uma das primeiras a encomendar seus ships a General Instruments, que estava com muita demanda, impedindo-a de realizar tantos pedidos. Isso fez com que a Coleco fosse a única a receber todos os pedidos, saindo em vantagem sobre as outras

Electronic Quarterback: seu jogo eletrônico portátil

Após o Telstar, a empresa lançou também o “Electronic Quarterback”, isso em 1978, fazendo uma transição para o mercado de  jogos eletrônicos portáteis. O setor ganhou grande popularidade devido às atuações da Mattel.

Continue depois da publicidade

O Electronic Quarterback, vale lembrar, foi um jogo com uma versão simplificada do futebol americano. Assim, continha 3 jogadores ofensivos e 6 ou 7 defensivos, que eram controlados por computador. O objetivo, nesse caso, era correr e passar, conquistando os pontos pelas jogadas.

O aparelho desse jogo eletrônico portátil era alimentado por uma bateria ou adaptador e se diferenciava bastante dos demais modelos semelhantes. Afinal, além de possuir dois bloqueadores, o quarterback tinha a capacidade de passar.

Head to head e Mini-Arcade: séries de jogos

No período final da década de 1970 e início de 1980, a Coleco continuou produzindo jogos. Na época, a empresa produziu duas linhas bem populares: Head to head e Mini-Arcade.

Head to head foi uma série com jogos de esportes, e abrangeu as mais variadas modalidades, como futebol, basquete, beisebol, futebol americano, boxe, hóquei, entre outros. Já Mini-Arcade foi uma série com títulos de arcade licenciados. Assim, a Coleco trouxe para esse cenário jogos como Donkey Kong e Ms. Pac-Man.

Continue depois da publicidade

O período ficou marcado também pelo lançamento de uma terceira linha de portáteis, focados no cenário educacional, e incluia jogos como Electronic Learning Machine, Digits, Lil Genius e Quiz Wiz.

ColecoVision: o console da coleco da segunda geração

Imagem do console ColecoVision
ColecoVision – Divulgação

Em 1982 foi lançado o “ColecoVision”, marcando o retorno da empresa ao setor de consoles de videogame. E assim como o “Telstar”, esse foi outro importante sucesso da marca, agora entre os consoles de segunda geração.

Entre seus jogos, o aparelho contava com o clássico “Donkey Kong”, o que foi um fator primordial no sucesso de vendas, ultrapassando seu principal concorrente, o Atari 520. Na Europa, o equipamento chegou com a marca CBS ColecoVision, da distribuidora CBS Electronics. Já no ano seguinte, foi lançado também o Coleco Gemini, uma versão idêntica ao Atari 2600.

Retirada do mercado dos jogos e lançamento do Coleco Adam

Sempre muito atenta ao mercado, a Coleco passou por uma nova adaptação após o lançamento do ColecoVision. O que aconteceu é que o ano de 1983 foi marcado por uma grave crise no setor de jogos, que ficou conhecida como “Atari Shock”, durando até 1985;

Continue depois da publicidade

No período, o setor tornou-se extremamente saturado, motivado por diferentes fatores. Alguns dos principais, de toda forma, foram o número gigantesco de consoles e jogos disponíveis – sendo que muitos deles eram de baixa qualidade – bem como a ascensão dos computadores pessoais.

Observando a oportunidade, a empresa resolveu lançar o Coleco Adam, o seu próprio computador pessoal. O modelo chegou tanto como um sistema autônomo quanto como uma espécie de módulo expansivo para o ColecoVision.

Mesmo assim, seu esforço não adiantou, pois o Coleco Adam acabou por se tornar um grande fracasso de vendas, devido a alguns defeitos de fábrica. Motivado por todos esses fatores, a empresa não teve o que fazer se não se retirar do mundo dos jogos em 1985.

A falência da Coleco

Sendo uma empresa de muitas frentes, também em 1983, a Coleco lançou a sua série de bonecas Cabbage Patch Kids que, inicialmente, fizeram bastante sucesso. Já em 1986 ela anunciou a compra da Leisure Dynamics, responsável por fabricar os jogos de tabuleiro Perfection e Aggravation, e da Selchow and Righter, dona dos jogos Scrabble, Trivial Pursuit e Parcheesi.

Continue depois da publicidade

Apesar de ainda tentar se manter firme, a Coleco sofreu duros golpes em um mesmo período. Isso porque a vendas de jogos com a Selchow and Righter despencaram, fazendo a empresa ficar com um grande estoque de jogos não vendidos; a febre pelas bonecas Cabbage Patch Kids também passou; e o próprio fracasso do computador portátil Coleco Adam fizeram a empresa pedir falência no ano de 1988, após mais de 55 anos de atividade.

Consequentemente, a Coleco vendeu todos os seus ativos, fechou fábricas, etc. A divisão de piscinas, por exemplo, foi comprada pela SLM Action Sports Inc., do Canadá; enquanto a Hasbro, uma holding multinacional americana, adquiriu a grande maioria das linhas de produtos que restavam da empresa.

A revitalização de marca

Um ponto bem interessante em sua história, e que vale a pena mencionar também, é que a Coleco, como marca, foi revitalizada em 2005. Tudo aconteceu graças a atuação da River West Brands, atual Dormitus Brands, uma empresa que atua no setor de revitalização de marcas.

Assim, em 2006, ela lançou o Coleco Sonic, que era um sistema portátil equipado com jogos Master System e Game Gear. Já em 2015 ela começou um projeto de lançamento do Coleco Chameleon, como um novo sistema de videogame baseado em cartucho.

Continue depois da publicidade

Considerações finais

Como foi possível observar, a Coleco foi uma empresa de grande renome dentro do cenário norte-americano, e também internacional. Ao longo de sua história, ela experimentou e investiu nos mais distintos setores, passando por couros, piscinas, brinquedos, etc.

Sempre muito atenta à evolução dos mercados, viu na indústria de jogos uma boa oportunidade de crescimento, e gozou de êxito no setor, ao menos inicialmente. Como alcançou ainda o boom desse cenário na década de 70, pôde contribuir significativamente para o desenvolvimento da área no futuro. Afinal, criou consoles de primeira e segunda geração.

Como mencionado, atualmente, pelas mãos da River West Brands, a marca Coleco continua marcando presença no mercado, apesar da empresa em si ter falido a décadas atrás.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui