Mal acabou de chegar a Netflix, e já é um grande sucesso, estou falando de Uma Advogada Extraordinária. A trama sul-coreana, com temática jurídica estreou no dia 29 de junho no streaming e já é um enorme sucesso. Sendo assim, a produção exclusiva da Netflix, conta com a direção de Yoo In Shik com base em um roteiro de Moon Ji Won. Originalmente, a produção estreou no canal coreano ENA, mas só deu as caras agora no streaming. Por fim, a cada dia vem ganhando mais atenção. Isso fez com que Uma Advogada Extraordinária entrasse no Top 10 da Netflix.
Leia também:
Os doramas jurídicos são e sempre vão ser um dos mais populares entre os gêneros sul-coreanos. As produções carregam consigo, um grande peso emocional além é claro de muito mistério. Desse modo, Uma Advogada Extraordinária que chegou recentemente na Netflix, vem garantindo uma legião de fãs pelo mundo. Por fim, conquistou seu espaço no Top 10 das séries mais assistidas da plataforma. Afinal, o pódio se refere aos programas mais vistos de todo o mundo, não só do Brasil, ou Coreia do Sul.
Mas esse sucesso, não é à toa não, afinal, a trama mostra a atriz Park Eun Bin esbanjando um enorme talento com relação ao papel que lhe foi proposto. Além disso, Kang Tae Oh que está ao seu lado como protagonista garante a mesma proporção com uma ótima interpretação. Confira o trailer de Uma Advogada Extraordinária abaixo:
A trama de Uma Advogada Extraordinária
O enredo do drama, gira em torno da personagem Woo Young Woo, uma advogada de 27 anos com síndrome de Asperger. Ou seja um dos espectro de autismo, o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sua inteligente é surpreendente, e ela conta com um QI de 164, algo bem acima do normal. Tal número fez com que Young Woo se formasse como melhor estudante da turma da famosa Universidade de Seoul. Além disso, é uma excelente profissional, e possui memória fotográfica. Tais habilidades, fez com que ela conseguisse um emprego em um grande escritório de advocacia do país.
Contudo, por mais inteligente e determinada que Young Woo seja, ela não tem muitas habilidades sociais, e arranja muitos problemas ao tentar se relacionar com outras pessoas. Desse modo, a jovem passa a ser enxergada como esquisita e muito solitária. Por fim, acaba sendo alvo de bullying desde que era bem pequena.
Todavia, confirme a história vai avançando, a garota peculiar nos envolve de um jeito surreal. Além disso, não só a gente, mas sua capacidade faz com que ela acaba se desenvolvendo como pessoa. Assim, começamos a acompanhar o crescimento de Young Woo como ser humano e com seus relacionamentos mais próximos. Que por fim, acabam fazendo muita diferença em sua vida, tanto pessoal quanto profissional. Mais tarde, também acompanhamos como ela consegue resolver os maiores e mais complexos problemas durante o tribunal e entendemos o motivo de tanta admiração.
Vale lembrar que o diretor Yoo In Shik é muito conhecido por seu trabalho em grandes dramas de sucesso como Mrs. Cop, Dr. Romantic e Vagabond. Contudo, uma surpresa é que o roteirista da trama, Moon Ji Won está apenas em seu segundo trabalho e já se mostra excepcional. Mas existe outra grande surpresa por trás da trama, afinal, ela tem um pouco de inspiração em uma história real, a de Temple Grandin.
Quem foi Temple Grandin?
Embora existam muitas diferenças, Uma advogada Extraordinária foi inspirada em uma história real. Desse modo, a personagem Woo Young Woo tem uma leve inspiração de uma gênio autista da vida real, Temple Grandin.
Temple Grandin nasceu em Boston, Massachusetts no dia 29 de agosto de 1947. Aos dois anos de idade, ela foi diagnosticada com autismo, mas isso não a impediu de nada durante sua vida. Ela também é professora da Colorado State University, nos Estados Unidos. Afinal, sua experiência pessoas fez com que ela se motivasse a buscar uma profissão na área.
Na época, o cenário não era dos melhores, os médicos chegaram a afirmar que ela iria precisar de cuidados para o resto da vida e teria problemas para falar. Anos depois, em seu período escolar sofreu batente bullying dos seus colegas de escola, assim como a personagem principal do drama. Contudo, ao se entregar as atividades extracurriculares, começou a se engrandecer como pessoa e profissional.
Sua inspiração em Uma advogada Extraordinária
Segundo o portal Hankook Ilbo, os criadores de Uma advogada Extraordinária se inspiraram na cientista, zootecnista e designer industrial americana Temple Grandin. Entretanto, ao invés de focar no universo cientifico, a produção foi levada para o meio jurídico, que é sucesso no país de origem.
Assim como Temple Grandin, Woo Young foi diagnosticada entre 2 e 3 anos de idade. Além disso, a trama mostra como os médicos desacreditaram na menina. Contudo, ao decorar todo o livro de direito penal, a garotinha surpreende seu pai, mostrando que é bem capaz de se virar muito bem sozinha.
Contudo, conforme ela vai crescendo, mesmo que demonstre extrema inteligência e habilidade, os outros só a enxergam como uma autista, focando em sua fraqueza. Desse modo, a personagem busca superar a todo custo os obstáculos para se estabelecer na profissão. Então assim como Temple Grandin sua experiência pessoal a levou a curiosidade sobre a sua profissão. Garantindo por fim, ao crescimento que a personagem precisava em sua vida.
Em uma entrevista ao Hankook Ilbo, Kim Byung Gun professor que serviu como conselheiro da série. Revelou que o principal intuito era a criação de uma personagem que mudasse por completo a concepção que o público tem em torno do autismo. Sendo assim, que deixassem de lado a ideia que tais pessoas fossem incapazes de viver em sociedade e necessitassem de cuidados extremos para o resto de suas vidas.
Elenco de Uma Advogada Extraordinária
A atriz Park Eun Bin, interpreta a personagem principal Woo Young Woo. Enquanto isso, Kang Tae-oh (Na Direção do Amor) interpreta o personagem de Lee Joon Ho que trabalha na empresa Handaba. Por fim, Kang Ki Young (Oh My Ghost) fica com o papel de Jung Myung Seok um advogado veterano, mentor de Young Woo.
Por fim, em papéis secundários estão Jeon Bae Soo (All of Us Are Dead), Baek Ji Won (Em Busca do Smash Perfeito), Jin Kyung (The Witness), Joo Hyun Young (Survive as a Celebrity Manager), Ha Yoon Kyung (Hospital Playlist), Joo Jong Hyuk (As Células de Yumi), Im Sung Jae (Bad and Crazy) e Nam Ji Bok (Hellbound).
Uma história bem interessante sobre a escolha da atriz Park Eun Bin para viver a personagem principal, é que ela estava envolvida em outro projeto quando fizeram a proposta. Também no catálogo da Netflix, a estrela protagonizou a série O Rei de Porcelana, que era sua prioridade na época. Em uma entrevista, ela afirmou. “Na verdade, me ofereceram esse papel ao mesmo tempo que o drama O Rei de Porcelana. Eu realmente pensei que esse drama era um bom projeto, mas não estava confiante se me sairia bem. Então eu contemplei por um tempo e rejeitei o papel algumas vezes.”
Contudo, o diretor em um grande gesto de admiração, esperou a atriz por um ano, até que em fim ela aceitasse viver a personagem. Sobre a escolha da atriz, Yoo In Shik declarou:
Cronograma dos próximos episódios
Como a maioria das produções sul coreanas, os lançamentos são feitos semanalmente até a finalização dos episódios. Como também é de costume, eles vão ao ar de dois em dois capítulos. Assim, os episódios 1 ao 8 já estão no streaming. Enquanto isso, o episódio 9 e 10, vão ao ar no dia 10 de agosto. Enquanto isso, o 11 e 12 estreia dia 17 de agosto e o 13 e 14 no dia 24 de agosto. Por fim, os dois últimos episódios, 15 e 16 serão lançados na plataforma no dia 31 do mesmo mês. Completando assim, oito semanas após o seu lançamento. Além disso, cada episódio gira em torno de 60 minutos cada.
O Desenrolar da Trama
Como a maioria das séries sul-coreanas, vemos diversas vezes o ritmo subindo e caindo com o desenrolar da história. Apesar disso, Advogada Extraordinária se sai muito bem, descendo poucas vezes. Afinal, até o último episódio, ainda conseguimos ver os casos chegando a Handaba. Contudo, o segredo sobre o passado de Young Woo é descoberto no meio da temporada. Assim, o futuro dessa descoberta só se mostra presente novamente no fim da trama.
Vale lembrar, que um dos melhores episódios do drama é Young Woo está descobrindo seus sentimentos por Jun Ho. Além disso, ela precisa lidar com um caso que de certa forma de une a sua vida pessoal. Afinal, a advogada precisa defender um homem que foi acusado de assédio contra uma mulher com deficiência intelectual.
O episódio é maravilhoso, e mesmo com todos acreditando que uma pessoa assim não possa ter um relacionamento real com alguém, Young Woo arruma forças em si mesmo para lutar. Em outros casos, vemos uma empresa que forçou as mulheres a se demitir, já em outros, as crianças que precisam estudar desde muito pequenas para atingir os objetivos dos pais.
Mas a atriz Eun Bin, consegue dar vida a uma protagonista sincera, que não parece perder as esperanças. Enquanto isso, o personagem Jun Ho, é uma amostra de como uma pessoa perfeitamente perfeita, vai se interessar sim por alguém como Young Woo. Apesar de muitas vezes, vermos uma perfeição pra lá de exagerada, acredito que é a intenção dos criadores da obra.
Afinal, com ele, ela cria uma liberdade absurda. E muito diferente dos protagonistas muitas vezes machistas, mandões, e frios que vemos nos dramas. Aqui está um completo oposto, Jun Ho é amável, delicado, paciente, sorridente e atencioso. Além disso, ele ama Young Woo de um jeito delicado, mas mesmo assim mostra sua paixão.
Mas no fim, vemos que todos acabam se afeiçoando de certa forma a Young Woo, bem pelo menos quem tem coração. Pois além de ser uma gracinha, a jovem é esforçada, e que apesar de ter vários motivos pra desistir, acaba ficando forte. É provável, que veremos um pouco mais, na questão do seu relacionamento e jeito de lidar com estranhos durante uma continuação. Além disso, seu pai foi um pouco esquecido no meio da trama.
Conclusão de uma Advogada Extraordinária
Na minha humilde opinião, eu não acredito que o drama realmente precise de uma segunda temporada, pelo menos como série em si. Afinal, tivemos um final satisfatório, onde nada ficou solto e todas as pontas foram conectadas. Contudo, a audiência pediu, e é claro que se der certo, seria ótimo acompanhar as novas aventuras de Woo Young Woo, em seus casos.
Mas eu acredito sim, que faltou algo no final da primeira temporada, não em informação, mas sim mais uma vez a correria desenfreada. Afinal, tudo acabou mesmo nos últimos 10 minutos, que a produção colocou 1000 informações em tela. Mas é sim, um final feliz, bem, tinha que ser né.
Por falar nos casos, nossa, eu acredito que isso fez o drama não ser absolutamente nada cansativo, apesar de praticamente se passar no mesmo local e retratar a mesma coisa. Embora foque na vida da protagonista, e nos seus desafios na carreira, e também na vida pessoal, o segundo plano, que é as histórias por trás dos processos, são maravilhosos. Todos eles, ensinam alguma coisa, principalmente detalhes sobre a lei, pelo menos na Coreia que não temos a menor ideia. Além disso, debate temas de suma importância em cada um dos seus casos.
Vale lembrar que no último caso retratado, conhecemos o irmão da Woo Young Woo, que ela não sabia da existência. Apesar disso, tudo aconteceu de forma muita apressada, e poderia sim, ganhar pelo menos dois episódios adicionais. Não acredito que a personagem Su-Mi , mãe de Young Woo tenha alcançado de fato a redenção, ou apenas tenha se sentido ameaçada. Mas eu realmente gostaria de ver algum detalhe do relacionamento dos dois irmãos, que parecem ter muitas semelhanças.
Provavelmente, durante a segunda temporada, veremos mais sobre o relacionamento de Young Woo e seu irmão. Além disso, se ele se encaixa em algum tipo de particularidade, afinal, o menino possui um jeito impar de ser. Também gostaria de saber sobre o câncer de Myeong-Seok, se de fato foi curado e como ele vai agir no futuro, voltando ou não para a Hanbada. Além disso, o seu relacionamento com a ex-mulher. Por sua vez, o possível relacionamento entre Su-Yeon e Min-Woo, pois apesar de declarar seus sentimentos ficou por ali mesmo. Além disso, também seria legal se aprofundar na história da sua amiga Geu-Ra-Mi.
Mas eu acredito, que o mais necessário nesse momento é o aprofundamento do relacionamento entre Young Woo e Jun-Ho e como seria esse namoro. Quais seriam as reais dificuldades do relacionamento, quando por exemplo, fossem morar juntos, assim como o avanço de todas as etapas de uma vida em casal.
A minha Opinião
Uma Advogada Extraordinária acerta e muito ao retratar a história e dificuldades da vida de Woo Young Woo. Contudo, também falha, ao mais uma vez mostrar um autista como gênio, como se fosse um super poder. Em algumas cenas onde Young Woo tem o seu despertar, e aparece uma baleia de fundo, é como se fosse uma bênção, e sabemos que não é sempre assim.
Não é à toa, que na Coréia algumas pessoas dentro do espectro foram a redes sociais dizer que realmente não é bem assim. Afinal, alguns comentaram sobre a decepção de não ser como a Young Woo e resolver qualquer problema a qualquer momento. Mas é claro, que o drama é apenas uma retratação, e o assunto principalmente em seu país se origem, e pouco debatido.
Alias, isso é outro tema citado na série, afinal, o país é bem intolerante a isso, ou qualquer outro transtorno, assim como qualquer diferença entre si. Desse modo, para o público pode ser que realmente a série seja uma espécie de janela e conhecimento sobre o caso que está presente. Ou seja, é sim, de suma importância uma obra desse porte na Coreia do Sul e no mundo, mostrando pelo menos uma versão, mesmo que de forma “fofa” do espectro.
2ª Temporada e Remake
Mesmo com apenas dois episódios por semana, que chegam ao fim amanhã, no dia 31 de agosto a produção foi um sucesso no Brasil. Recentemente, o drama teve um aumento de audiência estrondoso, quando foi ao ar seu quinto episódio. Ao total, conquistou 9,138% de audiência na Coreia do Sul, mais de dez vezes em relação ao primeiro episódio. Por fim, já é uma das 10 séries de língua não inglesa mais assistidas de todos os tempos do streaming.
Tudo isso fez com que a segunda temporada de Uma Advogada Extraordinária seja garantida. Vale lembrar que esse fato é algo extremamente raro no país. Afinal, a Coreia do Sul não costuma fazer continuação das suas obras. Mas após a Netflix adquirir algumas distribuições, a situação vem acontecendo recorrentemente. Ao que tudo indica, a sequência deve estrear no ano de 2024.
Vale lembrar, que o último episódio conseguiu 17,5% de audiência no país. O resultado? Uma aclamação, sendo o drama mais bem avaliado da história da televisão a cabo sul-coreana. Também garantindo uma das audiências mais altas da história da ENA, sua emissora de origem.
Outro fator que prova o sucesso da série, e de toda sua abordagem e temática é a trama está recebendo propostas de um remake internacional. Ao que tudo indica, os Estados Unidos foi o primeiro país a se posicionar. Por fim, a ASTORY, produtora responsável pela trama diz estar analisando as propostas.
Entretanto, não existe mais nenhuma informação sobre a sequência da trama. Além disso, também não foi confirmado se todo o elenco retorna para a série. Contudo, é bem provável que no próximo ano algumas informações já sejam atualizadas.
Sinopse de Uma Advogada Extraordinária
Woo Young-woo é uma advogada de 27 anos que trabalha no grande e renomado escritório de advocacia Baekryong. Mas uma curiosidade é que Young Woo, tem um QI de 164, ou seja, ela é extremamente inteligente. Além disso, tem uma memória é incrível e ela tem uma maneira muito diferente e criativa de pensar. Sendo por fim, uma grande funcionária para a empresa em que trabalha.
Na juventude, Young Woo se formou na renomada e prestigiada Escola de Economia da Universidade Nacional de Seul e na Escola de Direito da Universidade Nacional de Seul. Se não bastasse isso, foi nomeada “a advogada mais inteligente da Coreia”.
Contudo, devido ao espectro em que se encaixa, não consegue ter habilidades sociais grandiosas. O que se torna muito problemático para ela, pois precisa lidar com eventos muitas vezes inesperados durante o tribunal. Mas com o tempo no decorrer da trama, vamos acompanhar a personagem ganhando mais força e crescendo.