Doramas sobre Jornalismo
Doramas sobre Jornalismo - Imagem: Divulgação

Hoje, vamos falar sobre doramas sobre jornalismo, uma profissão super importante, principalmente nos momentos de pandemia no qual vivemos. Afinal, em uma época de fake news, essa pode ser uma das profissões que pode nos salvar de várias ciladas. Comprometidos com liberdade de expressão, verdade, credibilidade e justiça, esses são alguns dos fatores que um bom jornalista precisa seguir.

Dessa forma, acompanhe uma lista com 5 Doramas sobre Jornalismo, que percorrem várias áreas, como a corrupção e a censura, verdade e verificação de fatos. Como também a manipulação da opinião pública, ou as mentiras que causam enorme prejuízo a sociedade. Sejam eles repórteres em campo, redatores ou âncoras, o jornalista tem um trabalho de suma importância, além é claro, de compromisso com a verdade.

5 – Healer (2014)

O doramas sobre jornalismo sul-coreano Healer, foi ao ar entre dezembro de 2014 a fevereiro de 2015 através do canal KBS2. O programa era transmitido todas as segundas e terças-feiras em horário nobre. Por fim, garantindo 20 episódios, um número maior que o normal, com cerca de sessenta minutos cada. Desse modo, o drama de ação, jornalismo e romance, fez com que o ator Ji Chang Wook ficasse extremamente famoso fora da Coréia do Sul.

Assim, Healer conta com o roteiro de Song Ji Na (The King in Love), além da direção dupla de Lee Jung Sub (Angel’s Last Mission: Love) e Kim Jin Woo. Enquanto isso, Bae Kyung Soo atua como produtor executivo da trama. Por fim, a classificação média de audiência foi de 7.6%, chegando a 9,4%  em seu décimo quarto capítulo. Embora o programa tenha sido classificado como modesto no país, foi um sucesso no exterior. Após a sua exibição, concorreu a prêmios como KBS Drama Awards, onde o casal protagonista ganhou juntos 3 prêmios. Além disso, o drama também recebeu nomeações durante o APAN Star Awards e Annual DramaFever Awards, onde ganhou todos que estava concorrendo.

Desse modo, o elenco principal conta com atores extremamente famosos, como Ji Chang Wook (O Som da Magia) como Seo Jung Hoo, Park Min Young (Previsão do Tempo e do Amor) como Chae Young Shin, Yoo Ji Tae (La Casa de Papel: Coreia) como Kim Moon Ho, Kim Mi Kyung (Her Private Life) como Jo Min Ja e Oh Gwang-Rok (Roadkill) como Young Jae. Além disso, Do Ji Won (Smile Again), Woo Hee Jin (A Daughter Just Like You) e Jo Han Chul (Hometown Cha-Cha-Cha) também integram o elenco.

Enquanto isso, a trama acompanha os resultados de um incidente onde cinco amigos, que comandavam uma estação de rádio ilegal pró-democrática durante a 5º República da Coreia do Sul, funcionava anonimamente. O incidente ocorreu no ano de 1992 e deixou muitos mistérios para trás. Desse modo, alguns anos depois, conhecemos Seo Jung-Hoo, ou como atende sob seu codinome, Healer. Ele é um excelente lutador e faz alguns trabalhos noturnos, como uma espécie de espião, ou investigador.

Logo depois, somos apresentados a Chae Young-Shin, uma repórter de um pequeno site de notícias, que apesar de amar seu trabalho como jornalista está insatisfeita com sua posição atual. Por fim, conhecemos Kim Moon-Ho, um famoso jornalista de uma grande emissora de televisão. Desse modo, os três acabam se unindo de um jeito bem curioso, a fim de descobrir a verdade pelo incidente de 1992 a alguns mistérios envolvendo o acontecimento até os dias atuais. Contudo, o que eles não esperavam é que ao tentar descobrir a verdade, o passado dos três estavam conectados. Por fim, ao drama dá uma grande lição aos profissionais do ramo, ao abordar sobre censura jornalística.

Assista “Healer” na Netflix →

4 – Pinocchio (2014)

Outro entre os doramas sobre jornalismo é Pinocchio, que foi ao ar entre novembro de 2014 e janeiro de 2015 por meio do canal SBS. O romance com fantasia, também foi um pouco mais longo que o normal, contando com vinte episódios. Sua transmissão acontecia toda quarta e quinta-feira em horário nobre. Enquanto isso, o roteiro ficou por conta de Park Hye Ryun (While You Were Sleeping), já a dupla Jo Soo Won (Doctor John) e Shin Seung Woo dirigiu os episódios. Por sua vez, Choi Moon Suk (Yooryung) atuou como produtor executivo.

Desse modo, Pinocchio foi um enorme sucesso de audiência, e conquistou o carinho dos fãs de todo o mundo. Afinal, seu enredo é super interessante e diferente, e sua média final de audiência atingiu 13,6%. Lógico, que o talento e fama do casal protagonista também ajudou nesse reconhecimento. Por fim, o drama concorreu a prêmios como Grimae Awards, SBS Drama Awards, Baeksang Arts Awards, Seoul International Drama Awards, Korea Drama Awards e APAN Star Awards. Nesse sentido, levou para casa quase todos os prêmios que estava concorrendo em todas as premiações, incluindo Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Trilha Sonora e muitos outros.

Vale lembrar, que Pinocchio bateu recorde ao ser vendido para a China por US$ 280.000 cada episódio. Na época, foi o drama mais caro a ser vendido para o país.

Já o elenco conta com a presença de Lee Jong-Suk (W – Dois Mundos) como Choi Dal-Po / Ki Ha-Myeong, Park Shin-Hye (Memórias de Alhambra) como Choi In-Ha, Kim Young-Kwang (Gogh, The Starry Night) como Seo Bum-Jo, Lee Yoo-Bi (As Células de Yumi) como Yoon Yoo-Rae e Lee Pil-Mo (Emergency Couple) como Hwang Gyo-Dong. Por fim, Min Sung-Wook (Come and Hug Me), Choo Soo-Hyun (The Time We Were Not in Love) e Jin Kyung (Romantic Doctor) completam o elenco.

Por sua vez, a trama acompanha Ha-Myeong, ele era uma criança inteligente, morando com sua mãe, pai e irmão mais velho. Seu pai era bombeiro, contudo ele morre após o incêndio em determinada instalação. Contudo, a sua morte acaba com sua família, pois seu pai foi acusado do acidente. Por fim, a mãe e o irmão de Ha-Myeong também morrem, todos em decorrência dos acontecimentos após o falecimento do seu pai.

Desse modo, o homem que fez o resgate dos corpos de sua família, que acredita que o menino é seu filho desaparecido a mais de 30 anos, o adota. E Ha-Myeong, mesmo sabendo que não é o garoto, assume o nome de Dal-Po. Nesse meio tempo, ele passa a viver com o senhor, o filho do senhor, e sua neta, In-Ha. A menina tem uma síndrome rara, apelidada de Pinóquio. Afinal, sempre quando ela mente, acaba soluçando, a doença não existe na vida real. Contudo, mesmo sabendo que é proibido, ele acaba desenvolvendo sentimentos pela menina desde criança. Mas tudo isso acaba, após Dal-Po descobrir que a mãe dela, uma jornalista é quem acabou com a vida da sua família. O drama é um ótimo aprendizado, sobre como o sensacionalismo e a falta de averiguação de fatos, pode acabar com a vida de muitas pessoas.

Assista “Pinocchio” no Viki →

3 – While You Were Sleeping (2017)

No terceiro lugar entre os doramas sobre jornalismo está While You Were Sleeping, série de romance e fantasia que foi ao ar entre setembro e novembro de 2017. O drama foi exibido através do canal SBS, contando com 16 capítulos que tinham por volta de sessenta minutos cada. Vale lembrar que a promessa da produção era tão válida, com grandes nomes do mercado que não precisou nem de um episódio piloto para garantir toda gravação.

A direção de While You Were Sleeping é de Oh Choong Hwan (Hotel Del Luna) com base no roteiro de Park Hye Ryun (I Can Hear Your Voice). Por sua vez, Teddy Jung (The Uninvited) e Hwang Ki-Yong atuam como produtores executivos. Sua audiência foi média, e ao longo dos seus episódios, diminuiu e cresceu por várias vezes, finalizando com a média de 7.7%. Por fim, apesar de uma audiência não muito boa, foi considerado um bom drama em muitos países. Logo, concorreu a prêmios como Mnet Asian Music Awards, Korea First Brand Awards, Baeksang Arts Awards, Seoul International Drama Awards e APAN Star Awards.

Enquanto isso, o elenco principal é composto por Lee Jong-Suk (I Can Hear Your Voice) como Jung Jae-Chan, Bae Suzy (Apostando Alto) como Nam Hong-Joo, Jung Hae-In (Snowdrop) como Han Woo-Tak, Lee Sang-Yeob (Véspera) como Lee Yoo-Beom e Ko Sung-Hee (Mother) como Shin Hee-Min. Além disso, Shin Jae-Ha (Manual do Presidiário), Hwang Young-Hee (Meu Amor, Minha Cura), Bae Hae-Sun (All of Us Are Dead) e Park Jin-Joo (Nosso Eterno Verão) completam o elenco.

Por fim, o enredo acompanha três personagens, que são unidos por um dom. Hong Joo, é uma jovem jornalista que vive com sua mãe, dona de um restaurante especializado em carne de porco. Contudo, a garota possui uma peculiaridade, sendo capaz de ver a morte de outras pessoas através dos seus sonhos. Entretanto, ela não sabe quando essas mortes podem acontecer, contudo faz de tudo para evita-las. Enquanto isso, Jae Chan é um jovem promotor que tem uma rivalidade com Yoo-Beom, um antigo promotor e atual advogado que está até o pescoço de tantas coisas eradas que já fez. Afinal, não importa o caso, se for dinheiro e fama ele aproveita da situação.

Contudo, Jae-Chan e seu irmão mais novo acabam se mudando para a casa da frente de Hong Joo. Mas um detalhe é que o rapaz também tem a capacidade de sonhar com quem vai morrer e acaba prevendo a morte da mãe de Hong Joo, que dá início a uma série de acontecimentos. Por fim, também conhecemos Han Woo Tak, um policial que também tem o mesmo dom. Juntos, os três acabam se unindo para impedir que todas as mortes aconteçam. O drama retrata alguns momentos de manipulação da mídia em troca de dinheiro.

Assista “While You Were Sleeping” no Viki →

2 – Find Me In Your Memory (2020)

Mais um entre os doramas sobre jornalismo é Find Me in Your Memory, drama de romance e mistério que foi ao ar entre março e maio de 2020. Quem transmitiu a série, foi a emissora MBC, o programa teve 16 episódios com apenas trinta e cinco minutos cada. Desse modo, os responsáveis pelo roteiro foram Kim Yoon Joo (Yumi’s Cells) e Yoon Ji Hyun. Enquanto isso, Oh Hyun Jong (Two Cops) e Lee Soo Hyun dirigiram os episódios. Por fim, a produção ficou a cargo da Chorokbaem Media.

Apesar de abordarmos o tema doramas sobre jornalismo nesta lista, vale lembrar que Find Me in Your Memory não teve bons números. Afinal, conseguiu apenas 3.5% de audiência média final. Além disso, concorreu a alguns prêmios somente na própria emissora de origem. Sendo que a atriz Kim Seul Gi, ganhou um Prêmio de Excelência, Atriz em Minissérie durante o MBC Drama Awards.

Enquanto isso, o elenco principal se garante com Kim Dong Wook (A Concubina do Imperador) como Lee Jung Hoon e Mun Ka Young (True Beauty) como Yeo Ha Jin. Por fim, em papéis secundários estão, Kim Seul Gi (Oh My Ghostess), Lee Soo Mi (Justice), Shin Joo Hyup (Hospital Playlist), Oh Yu Jin (Dark Hole), Yoon Jae (Red Shoes), Jang Young-Nam (Tudo Bem Não Ser Normal), Lee Jin Hyuk (Why Her?), Lee Seung Joon (Descendentes do Sol), Kim Chang Wan (Meu Amor, Minha Cura), Yoon Jong Hoon (The Bride of Habaek) e muitos outros.

Dessa forma, a trama de Find Me in Your Memory retrata a história de amor entre Lee Jung Hoon e Yeo Ha Jin. Sendo assim, conhecemos Jung Hoon, um jornalista âncora de um telejornal bem famoso, contudo, ele sofre de uma doença, a Hipertimesia, ou síndrome hipertimésica. Essa síndrome faz com que a pessoa seja incapaz de esquecer qualquer coisa sobre o seu passando. Fazendo assim, com que cada detalhe de sua vida seja claro, desde sua infância.

Enquanto isso, Ha Jin é uma linda atriz que faz o que bem quer da sua vida, afinal, já passou por muita coisa. Alguns anos antes, ela acabou sofrendo um grava acidente de moto e por causa disso só consegue lembrar até um certo período da sua vida. Em um determinado dia, Ha Jin recebe um convite para promover seu filme no jornal onde Jung Hoon trabalha, o News Live.

Você pode até pensar que esse é apenas um melodrama comum, cheio de clichês, mas engana-se. Cada palavra trocada entre os protagonistas é de muito aprendizado, onde um enredo profundo se sobressai. Sobre o tema jornalismo, podemos aqui ver o exemplo do que um profissional deve ser. Afinal, Jung Hoon é um profissional implacável, sendo indagando seus entrevistados com foco em problemas sociais, abuso e corrupção.

Assista “Find Me In Your Memory” no Viki →

1 – Delayed Justice (2021)

Por fim, entre os doramas sobre jornalismo mais recentes está Delayed Justice, que foi ao ar entre outubro de 2021 a janeiro de 2021. Através do canal SBS, a trama contou com vinte episódios, com base de sessenta minutos cada. Assim, a série de crime ia ao ar, todas as sextas e sábados, em horário nobre. Vale lembrar, que segundo o diretor e produtor Kwak Jung Hwan (Ms. Hammurabi), a história é baseada em eventos reais. Contudo, os incidentes, nomes e lugares tiveram que ser alterados por motivos de privacidade.

Sendo assim, o roteiro da trama fica a cargo de Park Sang Gyu, com Hong Seong Chang (Glorious Day) como produtor executivo. Já a criação é de Cho Sung Hoon no Studio S, enquanto a produção é de Studio&NEW. Como um entre os doramas sobre jornalismo, Delayed Justice atende a proposta. Contudo, deixa muito a desejar em audiência, ficando apenas com 5.08% em sua média final. Além disso, infelizmente um dos personagens principais deixou o elenco, após algumas polêmicas.

Desse modo, o elenco inclui Kwon Sang Woo (Temptation) como Park Tae Yong, Bae Sung Woo (As Faces do Demônio) como Park Sam-Soo, Jung Woo Sung (A Moment to Remember) como Park Sam-Soo (substituto), Kim Joo Hyun (Pandora) como Lee Yoo Kyung e Jung Woong-In (Manual do Presidiário) como Jang Yoon-Suk. Além do mais, Cho Seong-Ha (Save Me), Lee Won-Jong (La Casa de Papel: Coreia), An Si-Ha (The Good Detective), Park Ji-Il (Trinta e Nove) e Ko In-Beom (Destino e Fúria) integram o elenco.

Por sua vez, a produção entrega um drama jurídico com bastante comédia, com o foco em jornalismo à moda antiga. Sendo assim, conhecemos Park Tae Young, um advogado que atua mesmo sem diploma na faculdade, mas com a aprovação da ordem dos advogados. Apesar disso, ele é um homem cheio de empatia e com grande senso de justiça. Desse modo, acaba defendendo delinquentes com causas menores. Contudo, sua carreira dá um salto quando ele se torna o primeiro advogado a ganhar um novo julgamento criminal geral.

Enquanto isso, Park Sam Soo é um repórter, ele se formou em uma universidade, e trabalhou durante anos como funcionário sem contrato. Sam Soo é muito bom na escrita, e como objetivo procura algumas histórias que antes foram ignoradas por outros repórteres. Contudo, após algumas controvérsias politicas, Tae Young acaba desempregado, e Sam Soo também é falsamente acusado. Juntos, os dois acabam formando uma dupla que tem como objetivo salvar a vida dos mais oprimidos.

Assista “Delayed Justice” no Viki →

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui