No último dia 23 de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) divulgou a lista completa de indicados ao Oscar. Como sempre acontece, a divulgação trouxe alegria aos indicados e tristeza aos “esnobados”. Para o cinema brasileiro, só houve motivos para comemoração. No entanto, para outros cuja indicação parecia certa, só resta continuar trabalhando e torcendo por uma indicação em algumas das próximas edições da premiação mais importante do cinema.
Por esse motivo, separamos nesse texto as principais surpresas e esnobadas dessa edição do Oscar. É importante compreender que como são apenas cinco indicados em cada categoria, com exceção da categoria de Melhor Filme, nunca haverá espaço para todo mundo. Ainda mais em uma temporada tão boa e concorrida como essa, onde haviam diversos profissionais e filmes que mereciam uma indicação ao prêmio. Dessa forma, sempre haverá aqueles que, infelizmente, ficarão de fora da festa. Sem mais delongas, vamos a lista.
Surpresas do Oscar 2025
Ainda Estou Aqui – Uma das maiores surpresas do Oscar 2025
Vamos começar pela produção brasileira que fez história nesse ano. Ainda Estou Aqui recebeu três indicações ao Oscar: Melhor Atriz, para Fernanda Torres, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme. A indicação a Melhor Filme Internacional já era esperada, já que a produção brasileira vem sendo considerada favorita nessa categoria desde a metade do ano passado e recebeu indicações também ao Globo de Ouro e ao BAFTA em categorias similares a essa do Oscar.
Também é possível dizer que a indicação a Melhor Atriz era, igualmente, esperada. Apesar de ela ser muito mais incerta do que a indicação a Melhor Filme Internacional, já que Fernanda Torres enfrentava forte concorrência de diversas atrizes do primeiro time de Hollywood. Contudo, a vitória da brasileira no Globo de Ouro e toda a repercussão que se seguiu a premiação fizeram com que a indicação de Torres fosse cada mais certa.
Agora, a indicação que realmente surpreendeu a todos foi a de Melhor Filme. Ainda Estou Aqui é o primeiro filme brasileiro na história a ser indicado na principal categoria do Oscar e nem o brasileiro mais otimista esperava por isso. Tanto é que a indicação da produção nessa categoria deixou todos sem reação e foi amplamente considerada uma das maiores surpresas dessa edição do Oscar.
Setembro 5
Outra indicação que pegou quase todo mundo de surpresa foi a do drama histórico Setembro 5 na concorrida categoria de Melhor Roteiro Original. Muita gente esperava até que a produção, que conta a história real da cobertura jornalística da emissora ABC Sports durante o Massacre de Munique nos Jogos Olímpicos de 1972, pudesse eventualmente obter uma indicação a Melhor Filme. Já que Setembro 5 havia sido indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme – Drama e também ao Producers Guild of America Awards de Melhor Filme.
A indicação na categoria mais importante do Oscar, no entanto, não veio e sua vaga foi ocupada, ou por Nickel Boys ou por Ainda Estou Aqui. Contudo, Setembro 5 acabou sendo indicado em outra categoria, a de Melhor Roteiro Original. Categoria essa, que é uma das mais concorridas desse ano, já que alguns dos melhores filmes de 2024 são baseados em roteiros originais. Produções, como O Brutalista, A Substância e Anora, por exemplo, estão indicados nessa categoria. Por isso, o fato de Setembro 5 conseguir se “intrometer” no meio de tantas produções premiadas surpreendeu muita gente.
Nickel Boys
Outra indicação que também surpreendeu muita gente foi a de Nickel Boys na categoria de Melhor Filme. Isso porque a produção não havia sido indicada nem ao Producers Guild of America Awards nem ao BAFTA, tendo rodado mais em festivais e em circuitos independentes. O filme, no entanto, foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme – Drama e também a diversas premiações de associações importantes de críticos.
Devido a isso e também devido a sua temática, nós já alertávamos em nosso texto sobre as premiações de sindicatos que Nickel Boys tinha sim, chances reais de uma indicação ao Oscar de Melhor Filme. Isso porque, a obra é baseada em acontecimentos reais e conta a história de dois jovens negros que, nos anos 1960, são enviados para um reformatório na Flórida, que era conhecido por suas práticas abusivas.
Conhecendo a Academia, era fácil deduzir que seus membros estariam tentados a dar uma indicação para uma produção elogiadíssima e com uma temática tão forte como a de Nickel Boys. Assim como também havíamos adiantado em nosso texto, Nickel Boys, muito provavelmente, tirou uma indicação, ou de Setembro 5 ou de A Verdadeira Dor, ao Oscar de Melhor Filme.
Coralie Fargeat – A grande surpresa do Oscar 2025 na categoria de Melhor Direção
No entanto, principalmente, após o Globo de Ouro, A Substância, filme escrito e dirigido por Coralie Fargeat, ganhou muito mais força, se tornando rapidamente uma das produções mais elogiadas e comentadas dessa temporada. Por outro lado, a recusa da Índia em indicar Tudo que Imaginamos como Luz como seu representante na categoria de Melhor Filme Internacional praticamente enterrou as chances da produção, e também de Payal Kapadia, de conseguirem uma indicação ao Oscar.
A indicação de Coralie Fargeat ao Oscar de Melhor Direção surpreendeu muita gente, mas aqui também nós já adiantávamos em nosso texto sobre as premiações de sindicatos que era bem possível que isso acontecesse. Isso porque, em um ano em que a maioria dos grandes filmes foram dirigidos por homens, Fargeat era uma das duas mulheres com um trabalho destacado o suficiente para ser, eventualmente, indicada ao Oscar. A outra era a cineasta indiana Payal Kapadia, responsável pela direção de Tudo que Imaginamos como Luz.
Assim, sobrou apenas Coralie Fargeat para representar as mulheres na categoria. Se os membros da Academia tivessem escolhido “esnobar” Fargeat, essa seria a primeira edição em dois anos a não contar com uma diretora entre os indicados a Melhor Direção. No entanto, isso acabou não ocorrendo. Uma boa notícia para a diretora francesa, que está apenas em seu segundo longa-metragem, e uma notícia péssima para o diretor alemão Edward Berger, que acabou ficando fora da disputa, depois de ter sido indicado a todas as principais premiações da temporada, incluindo o Globo de Ouro, o BAFTA e o Directors Guild of America Awards.
Sebastian Stan
Outras das surpresas que nós dissemos que poderiam ocorrer em nosso texto sobre as premiações de sindicatos foi a indicação de Sebastian Stan na categoria de Melhor Ator. Stan protagoniza dois dos filmes mais elogiados do ano, O Aprendiz e Um Homem Diferente. No entanto, ele não havia sido indicado ao Screen Actors Guild Awards e, por esse motivo, muita gente considerava que ele estava correndo por fora por uma indicação ao Oscar.
Stan, no entanto, foi indicado ao Globo de Ouro em duas categorias: Melhor Ator – Drama, por seu desempenho em O Aprendiz, e Melhor Ator – Comédia ou Musical, por seu papel em Um Homem Diferente. Ele, inclusive, surpreendeu muita gente ao vencer o Globo de Ouro nessa última categoria, derrotando outros favoritos, como Jesse Eisenberg e Hugh Grant, por exemplo. Stan também foi indicado ao BAFTA de Melhor Ator por seu papel em O Aprendiz.
Isso tudo favoreceu seu caso para uma indicação ao Oscar e ela acabou vindo. O mais surpreendente, talvez, seja o fato de que o ator tenha sido indicado por desempenho em O Aprendiz e não em Um Homem Diferente, papel que havia lhe dado o Globo de Ouro. A indicação ao Oscar, no entanto, reforça que Stan está no melhor ano de sua carreira e o credencia a galgar passos ainda mais largos nos próximos anos.
Melhor Atriz Coadjuvante – Uma das categorias mais difíceis de se prever no Oscar 2025
Devido a ser uma das categorias mais concorridas desse ano e, por isso também, uma das mais difíceis de prever, Melhor Atriz Coadjuvante foi cheia de surpresas. Como havíamos dito em em nosso texto sobre as premiações de sindicatos, as duas únicas indicações garantidas nessa categorias eram as de Ariana Grande e Zoe Saldaña. Isso porque, são as duas que efetivamente vem disputando a vitória nessa categoria em outras premiações importantes e também efetivamente a disputarão no Oscar.
Dessa forma, tínhamos ainda três vagas abertas nessa categoria e tudo poderia acontecer. Prevíamos que a atriz ítalo-americana Isabella Rossellini poderia ser indicada ao Oscar mesmo não tendo sido indicada ao Screen Actors Guild Awards, devido a diversos fatores. Primeiro, devido ao fato de ela ser uma das atrizes mais respeitadas de sua geração, atuando em um dos mais elogiados filmes do ano. Depois também, devido ao fato de ela ter sido indicada a quase todas as premiações importantes do ano, incluindo o Globo de Ouro e o BAFTA. Dito e feito.
Já Monica Barbaro, não havia sido indicada nem ao Globo de Ouro e nem ao BAFTA, mas havia sido indicada ao Screen Actors Guild Awards e por esse motivo tinha boas chances de receber uma indicação ao Oscar, o que acabou acontecendo. Por último, tínhamos Felicity Jones. A atriz britânica não havia sido indicado ao Screen Actors Guild Awards, mas havia recebido indicações ao Globo de Ouro e ao BAFTA e acabou também sendo indicada ao Oscar.
Se essas cinco atrizes conseguiram uma tão sonhada indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, outras atrizes que também tinham boas chances ficaram de fora da lista de indicadas. Entre elas Jamie Lee Curtis foi talvez a “esnobada” mais surpreendente nessa categoria. A atriz que havia vencido essa mesma categoria há dois anos atrás, estava concorrendo a uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em The Last Showgirl.
Lee Curtis foi indicada ao BAFTA e ao Screen Actors Guild Awards pelo papel no filme e era uma das favoritas a receber uma indicação ao Oscar, mas isso acabou não acontecendo. Aliás, The Last Showgirl também acabou sendo completamente ignorado pela Academia. O elogiado drama dirigido por Gia Coppola, neta do lendário cineasta Francis Ford Coppola, acabou não recebendo nenhuma indicação sequer ao Oscar desse ano, para surpresa de muita gente.
Além de Lee Curtis, pelo menos três outras atrizes tinham chances reais de obter uma indicação nessa categoria: Danielle Deadwyler, Margaret Qualley e Selena Gomez. Talvez aquela cuja indicação era mais difícil era Deadwyler, que concorria por sua performance no drama Piano de Família, mas cuja única indicação mais relevante havia sido ao Screen Actors Guild Awards.
Já Gomez, que também é uma cantora pop de sucesso, havia recebido indicações ao Globo de Ouro e ao BAFTA por seu papel em Emilia Pérez, que é o filme com mais indicações ao Oscar desse ano, mas havia ficado fora da lista de indicadas ao Screen Actors Guild Awards, o que provavelmente contribuiu bastante para que ela ficasse fora também da lista de indicadas ao Oscar. Por último temos Margaret Qualley, que interpreta uma versão mais jovem de Demi Moore em A Substância. A jovem atriz havia sido indicada apenas ao Globo de Ouro por seu papel no filme. No entanto, devido a força de A Substância no Oscar desse ano e também devido a elogiada interpretação de Qualley no filme, muita gente acreditava que a atriz poderia acabar sendo indicada ao Oscar. Ainda mais devido ao fato de Demi Moore também ter sido indicada a Melhor Atriz. Apesar de tudo isso, a indicação não veio para Qualley.
Melhor Canção Original
Outras das categorias difíceis de se prever e que, por esse motivo, tinha potencial para muitas surpresas. E nesse sentido ela não decepcionou. Quase todo mundo concordava que na categoria de Melhor Canção Original as únicas indicações garantidas eram as de “El Mal” e “Mi Camino”, ambas canções de Emilia Pérez e que, inclusive, são favoritas a levar o Oscar para casa. Nenhuma das outras canções tinha indicação garantida. Algumas, como “Kiss the Sky”, de Robô Selvagem, e “Compress/Repress”, de Rivais, tinham boas chances de serem indicadas, mas surpreendentemente foram completamente ignoradas pela Academia. Falaremos mais sobre isso abaixo.
Dessa forma, as outras três canções indicadas nessa categoria acabaram por surpreender muita gente. Duas dessas indicadas parecem ter recebido sua indicação ao Oscar mais devido a notoriedade de seus compositores do que devido a qualquer outro motivo. A primeira delas é “The Journey” do drama de guerra Batalhão 6888, que ironicamente é dirigido por Tyler Perry, que é mais conhecido por suas comédias. A canção foi composta por Diane Warren, que já recebeu 16 indicações ao Oscar, mas ironicamente nunca venceu a premiação.
Warren vem sendo indicada ao Oscar de Melhor Canção Original praticamente todos os anos desde 2014. Aliás, nesse período, o único ano em que ela não foi indicada foi em 2016. Além disso, a compositora também emplacou quatro indicações seguidas ao Oscar entre 1996 e 1999. Ou seja, estamos falando de uma lenda dessa categoria e, por isso, extremamente respeitada pelos membros do departamento de música da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Dessa forma, a indicação ao Oscar de Diane Warren é quase uma formalidade. É como se ela preenchesse uma cota reservada para ela mesma, pelos membros da Academia.
A outra indicação que também vai nesse sentido é a de “Never Too Late”, canção do documentário Elton John: Never Too Late e que é composta pelo próprio Elton John. O cantor e compositor britânico dispensa apresentações, já que é um dos maiores e mais conhecidos nomes da música mundial. John também não é um novato no Oscar e já recebeu cinco indicações a premiação, vencendo em duas ocasiões, uma delas por seu icônico trabalho na trilha sonora da animação O Rei Leão (1994).
Por último temos uma surpresa que agradou muita gente, a indicação da canção “Like a Bird” do drama prisional Sing Sing. A maioria dos especialistas não esperava que a canção fosse receber tanta atenção dos membros da Academia, mas muita gente comemorou a indicação da canção que foi composta pelo jovem cantor e compositor Abraham Alexander e pelo experiente e premiado produtor, compositor e guitarrista Adrian Quesada.
Esnobadas do Oscar 2025
A Verdadeira Dor
Como dissemos antes, quando os indicados ao Oscar foram divulgados alguns comemoraram e outros lamentaram. Com toda certeza, os responsáveis pela produção de A Verdadeira Dor estavam entre os que lamentaram. O filme até conseguiu ser indicado em duas categorias e em uma delas, a de Melhor Ator Coadjuvante, ele é, inclusive, favorito a vitória. No entanto, isso é bem menos do que todo mundo esperava que A Verdadeira Dor conseguiria.
A obra que conta a história de dois primos judeus que viajam para a Polônia para homenagear sua falecida avó era favorita a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Filme e também tinha boas chances de ser indicada a Melhor Ator. No entanto, nenhuma dessas indicações veio. Na categoria de Melhor Filme, tanto A Verdadeira Dor quanto Setembro 5, outro favorito nessa categoria, ficaram de fora em favor de Ainda Estou Aqui e Nickel Boys.
Muita gente também esperava que Jesse Eisenberg conseguisse uma indicação de Melhor Ator. Ele era, inclusive, favorito a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator – Comédia ou Musical por seu desempenho no filme. Naquela premiação ele deixou a vitória escapar, perdendo para Sebastian Stan que, muito provavelmente, também recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Ator que poderia ser dele.
Eisenberg já não havia sido indicado ao BAFTA e nem ao Screen Actors Guild Awards nessa categoria, o que deixou suas chances de um indicação ao Oscar ainda mais reduzidas. No final, a Academia ainda fez um aceno a Eisenberg, indicando-o na categoria de Melhor Roteiro Original. Isso porque, ele é a principal força criativa por trás de A Verdadeira Dor, já que escreveu, dirigiu, co-produziu e protagonizou o filme.
No entanto, é difícil ver Eisenberg vencendo nessa categoria onde estão indicados alguns dos principais filmes do ano e que, por isso, será extremamente concorrida. No final, é bem provável que o talentoso ator, roteirista e diretor saia da cerimônia de entrega do Oscar de mãos vazias.
Edward Berger – A maior esnobada do Oscar 2025
Outras das grandes surpresas e para muita gente também grandes injustiças da edição desse ano do Oscar, foi a não indicação de Edward Berger na categoria de Melhor Direção. O diretor alemão é responsável por um dos filmes mais elogiados do ano, o thriller político Conclave, que está indicado a oito Oscars, incluindo Melhor Filme. Para piorar a situação, há dois anos atrás Edward Berger havia dirigido Nada de Novo no Front (2022), que recebeu nove indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, mas que também não foi indicado a Melhor Direção.
Por isso, dessa vez, a maioria dos analistas achavam que Berger seria indicado. Até porque, o diretor havia sido indicado a Melhor Direção no Globo de Ouro, no BAFTA e no Directors Guild of America Awards. Dessa forma, sua indicação era dada como certa. A Academia, no entanto, tinha outros planos e resolveu indicar a cineasta francesa Coralie Fargeat, diretora do elogiado A Substância, em seu lugar. As duas esnobadas, a desse ano e do ano retrasado, passam a impressão de que os membros da Academia não parecem ter muita consideração pelo trabalho de Berger.
Daniel Craig
Acima falamos sobre as chances de Jesse Eisenberg e suas esperanças de obter uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. No entanto, existia outro ator que tinha chances bem maiores que as de Eisenber e que para surpresa de todos não foi indicado ao Oscar. Estamos falando de Daniel Craig. O ex-James Bond foi indicado ao Globo de Ouro e ao Screen Actors Guild Awards por sua interpretação no drama histórico Queer. Por esse motivo, muita gente acreditava que Craig seria reconhecido com uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.
No entanto, no frigir dos ovos, a Academia decidiu “esnobar” o ator britânico que acabou não sendo incluído na lista final de atores indicados nessa categoria. Aliás, esse ano os membros da Academia decidiram ignorar completamente o trabalho de Luca Guadagnino. O cineasta italiano, que ficou mundialmente conhecido por dirigir Me Chame Pelo Seu Nome (2017), lançou dois filmes no ano passado, Queer e Rivais, e nenhuma das produções conseguiu receber nem sequer uma indicação ao Oscar. Rivais, inclusive, era favorito a receber indicações em diversas categorias, mas foi completamente ignorado pelos membros da Academia.
Rivais – Filme foi completamente ignorado no Oscar desse ano
Acima falamos que esse não foi o ano de Luca Guadagnino, pelo menos no que tange a indicações a Oscar. Nenhuma das duas produções que o diretor lançou ano passado foi agraciada com uma indicação sequer, mesmo que ambas tenham sido bem recebidas pela crítica especializada. Especialmente Rivais, que conta a história de um triângulo amoroso em meio ao universo do tênis profissional, era favorito a receber diversas indicações.
No início do ano passado, por exemplo, Zendaya, que protagoniza a produção, era vista como uma boa aposta para o Oscar de Melhor Atriz desse ano. Ela, no entanto, perdeu força durante o ano e, entre as premiações mais importantes, só conseguiu ser indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz – Comédia ou Musical. Contudo, em outras categorias, Rivais ainda estava firme e forte na disputa e em algumas era, inclusive, considerado favorito a uma indicação ao Oscar.
Entre as categorias em que Rivais tinha chances reais de receber uma indicação estava a de Melhor Roteiro Original. O elogiado trabalho de Justin Kuritzkes, que também escreveu o roteiro de Queer, está indicado ao Writers Guild of America Awards e ao Critics’ Choice Awards e, por isso, muita gente acreditava que ele poderia receber uma indicação também ao Oscar. Além disso, não eram poucos os que acreditavam que Rivais poderia até mesmo ser indicado a Melhor Filme, já que a obra havia sido indicada ao Globo de Ouro de Melhor Filme – Comédia ou Musical, mas aqui suas chances eram bem menores.
No entanto, nada surpreendeu mais do que o fato de a Academia ter ignorado completamente os aspectos musicais de Rivais que foram amplamente elogiados por todos. O filme venceu o Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original e foi indicado a Melhor Canção Original na mesma premiação. A vitória no Globo de Ouro, inclusive, fez com que a dupla Trent Reznor e Atticus Ross, que compuseram a trilha sonora do filme, fossem até mesmo considerados favoritos a vencer o Oscar. No entanto, os dois acabaram nem sequer aparecendo na lista de indicados, o que pegou todo mundo de surpresa.
Isso porque, Reznor e Ross não apenas são integrantes da premiada banda de rock Nine Inch Nails, mas também são reconhecidos compositores de trilhas sonoras para cinema. Só para se ter uma ideia, eles já têm três indicações e duas vitórias no Oscar. Por isso, a ausência dos dois entre os indicados ao Oscar desse ano de Melhor Trilha Sonora pegou todo mundo de surpresa.
Além disso, a dupla também foi responsável pela composição de “Compress/Repress”. Elogiada canção que integra a trilha sonora de Rivais e era tida como indicação certa ao Oscar de Melhor Canção Original. Aqui, no entanto, mais uma vez, Trent Reznor e Atticus Ross foram esnobados pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Marianne Jean-Baptiste, Nicole Kidman e Pamela Anderson
Nessa seção de nosso texto, reunimos três atrizes que eram consideradas boas apostas para a categoria de Melhor Atriz, mas que foram completamente esnobadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A primeira delas, é provavelmente a que tinha mais chances de conseguir uma indicação, Pamela Anderson. A atriz que passou quase toda a sua carreira sendo elogiada muito mais por sua beleza física do que por sua capacidade de atuação, pegou todo mundo de surpresa com sua elogiada performance em The Last Showgirl.
Por seu desempenho no filme, Anderson foi indicada ao Globo de Ouro e ao Screen Actors Guild Awards. Essas indicações somado ao fato de que sua atuação no filme representava uma completa reviravolta em sua carreira, uma história de superação ao estilo que Hollywood ama, fizeram com que muita gente acreditasse que Anderson seria indicada ao Oscar.
Ainda mais, porque nesse ano já temos uma história parecida, a de Demi Moore que, inclusive, está indicada e é até mesmo favorita a vencer o Oscar de Melhor Atriz. Mas no caso de Pamela Anderson a história foi diferente. A atriz não conseguiu a indicação e o filme que ela protagoniza foi, inclusive, completamente ignorado pelos membros da Academia.
Depois de Anderson, aquela entre as três que mais tinha chances de receber uma indicação ao Oscar era Nicole Kidman. Aos 57 anos de idade, Kidman é uma das atrizes mais premiadas de sua geração. Só ao Oscar, ela já foi indicada cinco vezes e venceu em uma ocasião. Isso sem contar outras seis indicações ao BAFTA e, incríveís, 18 indicações ao Globo de Ouro. E nem vamos falar de indicações e vitórias em outras premiações.
O enorme respeito que a carreira de Kidman impõe combinada a sua elogiadíssima atuação em Babygirl, que muitos consideram a melhor de sua carreira, fizeram com que a atriz se tornasse uma das fortes candidatas a receber uma indicação ao Oscar desse ano. Pelo papel no filme, Kidman já havia vencido o prêmio de Melhor Atriz no prestigiado Festival de Veneza e também obtido uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz – Drama, onde, inclusive, era favorita a vitória.
Sua derrota no Globo de Ouro para a brasileira Fernanda Torres, no entanto, e sua posterior ausência entre as indicadas ao Screen Actors Guild Awards, fizeram com que suas chances de obter uma sexta indicação ao Oscar diminuíssem bastante e no fim ela acabou ficando fora da lista de indicadas.
Por último temos a atriz britânica Marianne Jean-Baptiste cuja elogiadíssima atuação na comédia dramática Hard Truths, a credenciava para uma possível indicação ao Oscar. Jean-Baptiste é uma atriz veterana com mais de 30 anos de carreira e que já foi, inclusive, indicada ao Oscar uma vez. Por seu desempenho em Hard Truths, ela já havia obtido indicações ao BAFTA, ao Critics’ Choice Awards e a inúmeras outras premiações importantes. Por isso, muita gente acreditava que Jean-Baptiste não apenas merecia, mas também tinha chances reais de receber sua segunda indicação ao Oscar. No fim, no entanto, ela acabou não vindo.
The Last Showgirl
Como dissemos acima, não foi apenas Pamela Anderson que foi esnobada pela Academia, mas o filme que ela protagoniza, como um todo. The Last Showgirl tinha chances concretas de conseguir uma indicação em pelo menos três categorias, mas acabou sendo completamente ignorado pelos membros da Academia. Na categoria de Melhor Atriz, como dissemos acima, Anderson tinha chances muito boas de receber uma indicação. Isso porque, ela já havia sido indicada ao Globo de Ouro e ao Screen Actors Guild Awards e sua performance no filme foi unanimemente elogiada pela crítica especializada e considerada a melhor de sua carreira. Mesmo assim, a Academia acabou deixando Anderson a ver navios.
Outra atriz de The Last Showgirl que tinha chances boas de receber uma indicação era Jamie Lee Curtis, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. A atriz que venceu o Oscar nessa mesma categoria há dois anos atrás, era forte concorrente a uma indicação e já havia sido, inclusive, indicada ao BAFTA e ao Screen Actors Guild Awards por seu papel no filme. No entanto, a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante estava bastante concorrida esse ano e, por isso também, bastante difícil de prever e, dessa forma, Lee Curtis acabou ficando de fora da lista de indicadas.
Por último, muitos acreditavam que The Last Showgirl também poderia ser indicado ao Oscar de Melhor Canção Original, por “Beautiful That Way”. A canção, que foi co-escrita e é interpreta por Miley Cyrus, havia sido indicada ao Globo de Ouro. Dessa forma, muitos acreditavam que a mistura de uma estrela pop e um filme elogiado, poderia conseguir para The Last Showgirl, uma indicação ao Oscar. No entanto, isso acabou não ocorrendo em um ano em que a categoria de Melhor Canção Original foi cheia de surpresas. No fim, o elogiado filme, que foi dirigido por Gia Coppola, neta de Francis Ford Coppola, acabou sendo completamente esnobado pela Academia.
Denzel Washington
Esse é mais um caso sobre o qual falamos em nosso texto sobre as premiações de sindicatos. Isso porque, muita gente acreditava que Denzel Washington tinha chances reais de obter uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. O ator que acaba de completar 70 anos de idade é um dos mais respeitados e premiados de sua geração. Washington possui nada menos do que 10 indicações ao Oscar, com duas vitórias. Além disso, sua atuação em Gladiador II é um dos aspectos mais elogiados do filme.
Soma-se a isso, o fato de que o ator foi indicado ao Globo de Ouro desse ano e também a diversas outras premiações importantes de associações de críticos. Isso tudo, levava a crer que Washington seria agraciado com mais uma indicação ao Oscar. No entanto, em um ano bastante concorrido, isso acabou não acontecendo. Mesmo que as chances de Washington não fossem tão altas assim, a sua não-indicação ao Oscar acabou pegando muita gente de surpresa.
“Kiss the Sky”
Aqui temos outras das canções que eram favoritas a uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original, mas que acabaram por ficar de fora em meio as muitas surpresas que aconteceram na categoria nesse ano. “Kiss the Sky” é a principal canção da animação Robô Selvagem, que é uma das produções mais elogiadas do ano passado. Além disso, a própria canção vem sendo unanimemente laureada pela crítica e recebeu diversas indicações a premiações importantes, incluindo o Globo de Ouro.
Por tudo isso, a maioria dos críticos de cinema e analistas acreditavam que “Kiss the Sky” tinha boas chances de obter uma indicação ao Oscar. Contudo, infelizmente, para os compositores da canção, “Kiss the Sky” acabou ficando fora da lista final de cinco indicados a Melhor Canção Original, dando lugar a canções de Elton John e Diane Warren, essa última uma habitué de cerimônias do Oscar.
Kneecap – Música e Liberdade
A comédia dramática sobre a ascensão do trio irlandês de hip-hop Kneecap, fez muito sucesso no Reino Unido no ano passado, arrancando muitos elogios da crítica especializada. Por esse motivo, muita gente esperava que a produção fosse conseguir uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional, especialmente porque Kneecap – Música e Liberdade estava entre os pré-indicados nessa categoria. Falado majoritariamente em irlandês, o filme havia sido escolhido como representante da Irlanda no Oscar.
No entanto, quando os cinco indicados a Melhor Filme Internacional foram divulgados, Kneecap – Música e Liberdade não está na lista, para surpresa, e decepção, de muita gente. A produção, no entanto, teve mais sorte em outras premiações. A obra recebeu indicações a Melhor Filme Internacional em diversas premiações importantes, incluindo o Critics’ Choice Awards. Já no BAFTA, Kneecap – Música e Liberdade recebeu seis indicações, incluindo Melhor Roteiro Original, Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Filme Britânico.
Clarence Maclin
Aqui temos um caso que é até difícil chamar de “esnobada”, já que é difícil considerar Clarence Maclin um dos favoritos a ter recebido uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. No entanto, como a atuação de Maclin em Sing Sing foi muito elogiada e reconhecida com indicações em diversas premiações importantes, como o Critics’ Choice Movie Awards e o BAFTA, muita gente acreditava que ele realmente seria indicado ao Oscar nessa categoria e ficou decepcionada quando isso acabou não acontecendo.
Além disso, Maclin é um dos responsáveis pelo roteiro de Sing Sing, já que o ator esteve encarcerado na prisão de Sing Sing, que dá nome ao filme, e fez parte do “Rehabilitation Through the Arts”, programa de reabilitação de prisioneiros através da arte que é o centro do enredo do filme. Aliás, por seu trabalho como roteirista, Clarence Maclin acabou sendo indicado ao Oscar, já que Sing Sing está indicado a Melhor Roteiro Adaptado. Contudo, sua eventual indicação a Melhor Ator Coadjuvante acabou não acontecendo.
Moana 2
Aqui temos outro caso de “esnobada” que já era, em alguma medida, esperada. Em nosso texto sobre as premiações de sindicatos já adiantávamos que os membros da Academia teriam uma escolha difícil pela frente, entre Moana 2 e Memórias de um Caracol. Isso porque, como já adiantávamos, Flow, Robô Selvagem e Divertida Mente 2, já estavam indicados ao Oscar de Melhor Animação e Wallace & Gromit: Avengança, dificilmente deixaria de ser indicado, já que nunca na história um filme estrelado pelos personagens Wallace & Gromit havia deixado de ser indicado ao Oscar.
Dessa forma, restava apenas uma vaga entre os indicados a Melhor Animação. Sendo assim, ou Moana 2 ou Memórias de um Caracol ficaria de fora da lista. A escolha era entre uma animação comercial que custou 150 milhões para ser feito e já arrecadou mais de 1 bilhão de dólares em bilheterias e uma animação adulta e alternativa, produzida em stop-motion, que custou pouco mais de 1 milhão de dólares para ser produzida e que tem pouco potencial comercial. No fim, os membros da Academia escolheram a segunda opção e deram uma indicação ao Oscar para Memórias de um Caracol.
É importante destacar que apesar do enorme sucesso comercial de Moana 2 e de o filme ter sido bem recebido pela crítica especializada, ele foi considerado inferior ao primeiro filme da franquia que, aliás, foi indicado ao Oscar em 2017. Além disso, Memórias de um Caracol foi unanimemente elogiado pela crítica especializada e, atualmente, mantêm uma taxa de aprovação de 95% no Rotten Tomatoes, o principal agregador de críticas especializadas da internet.
Apesar disso, houve choro e lamentação quando Moana 2 foi deixada de fora da lista de indicados ao Oscar de Melhor Animação. A mesma lamentação que ocorreu quando Divertida Mente 2 perdeu o Globo de Ouro para Flow, uma animação independente e de orçamento relativamente baixo. Aliás, como havíamos dito em nosso texto sobre as premiações de sindicatos, Divertida Mente 2 só não foi deixado de fora da lista de indicados ao Oscar, porque seria impossível não indicar uma animação que além de ser sido unanimemente bem-recebida pela crítica especializada também se tornou dono da maior bilheteria da história para uma animação.
Contudo, nesse momento, Divertida Mente 2 está bem longe da disputa pela vitória no Oscar de Melhor Animação, já que os dois favoritos a levar a estatueta para casa parecem ser Flow e Robô Selvagem. Há na indústria, a impressão que a animação comercial vem perdendo espaço para a animação mais “artística” e independente. Antes, esse tipo de animação até era indicada ao Oscar, mas na maioria dos casos acabava, no final, perdendo o prêmio para as animações mais comerciais produzidas por grandes estúdios.
Isso, no entanto, parece estar mudando. Ano passado, por exemplo, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, que foi um enorme sucesso de público e crítico, e chegou a ser amplamente considerado favorito a levar o Oscar de Melhor Animação para casa acabou perdendo para a produção japonesa O Menino e a Garça, algo que surpreendeu muita gente. Comercialmente falando, ano passado foi um ano muito bom para a indústria da animação. Só para se ter uma ideia, das dez maiores bilheterias de 2024, quatro vieram de animações. Isso se considerarmos Mufasa: O Rei Leão, um live-action. Senão, esse número subiria para cinco.
Além disso, a maior bilheteria e também a terceira e a quarta maiores bilheterias do ano foram de animações. Ou seja, três dos cinco filmes mais vistos de 2024 foram animações. Apesar disso, apenas uma delas, Divertida Mente 2, está indicada ao Oscar de Melhor Animação e mesmo assim, como dito, com poucas chances reais de vitória. Agora é esperar para ver se isso é uma mudança permanente no padrão do Oscar ou apenas uma mudança temporária no pensamento dos membros votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Conclusão
E aí, gostou do nosso texto? Esperamos que sim. Tentamos compilar todos as surpresas e esnobadas do Oscar desse ano e, como sempre, explicar de forma fácil e simples de entender porque eles foram considerados surpresas e esnobadas. Se você gostou do nosso texto ou tem alguma surpresa ou esnobada para acrescentar na nossa lista, deixe seu comentário abaixo. Como sempre, ele é muito importante para nós.