Imagem do jogo Wii Sports
Wii Sports - Divulgação

O Wii Sports é um jogo de simulação esportiva da Nintendo que marcou a história junto ao console Wii. Embora simples – ele foi projetado para ter uma jogabilidade mais fácil -, obteve recordes de vendas, tanto que ocupa nada menos que a 4ª colocação no ranking de jogos mais vendidos de todos os tempos.

Neste artigo, você vai conferir um pouco mais sobre o funcionamento, jogabilidade, história e continuações do Wii Sports. Acompanhe!

Conheça o Wii Sports

O Wii Sports trata-se de um jogo eletrônico de esporte da Nintendo que foi desenvolvido por sua divisão interna, a Nintendo Entertainment Analysis & Development, e publicado pela própria empresa.

Diferentemente de outros títulos da marca, o jogo estreou inicialmente na América do Norte, chegando junto ao lançamento do Wii – console de sétima geração da Nintendo – no mês de novembro de 2006. Somente em dezembro do mesmo ano foi que ele chegou ao Japão, Europa e Oceania.

Continue depois da publicidade

O Wii Sports tornou-se um título pack-in do Wii em praticamente todos os territórios do planeta, marca alcançada na última vez com o Mario’s Tennis em 1995, no Virtual Boy. Aliás, ele faz parte da clássica coleção Nintendo Selects, um selo de marketing da empresa relacionado às obras que venderam bem.

Quanto ao jogo em si, trata-se de uma coleção com 5 simulações esportivas (beisebol, tênis, boxe, golfe e boliche) que utilizavam o Wii Remote, o controlador principal do Nintendo Wii, demonstrando assim o avançado sistema de detecção de movimento do modelo. Ou seja, o jogador usa o controlador para poder dar os comandos necessários, seja raquetear, dar um soco, etc.

Embora uma obra simples, se comparado a outros jogos do mercado, a inovação do Wii Sports, juntamente com o próprio console, trouxeram resultados magníficos. O título foi muito bem recebido pelo público e pela crítica – tanto que ganhou diversos prêmios – e vendeu mais de 83 milhões de cópias ao redor do mundo.

Aliás, esse número o coloca como o jogo de plataforma única (disponível somente no Nintendo Wii) mais vendido de toda a história, além de uma posição de destaque no ranking geral. É o 4º jogo mais vendido de todos os tempos, sendo superado somente por Tetris, Grand Theft Auto V e Minecraft.

Continue depois da publicidade

A história do lançamento do Wii Sports

Wii Sports foi produzido por Katsuya Eguchi e desenvolvido, como mencionado, pela divisão Nintendo Entertainment Analysis and Development. O jogo, desde o começo, sempre teve uma relação direta com o console Wii, que também estava em fase de produção.

O objetivo da Nintendo era alcançar com seu novo console um público que ainda estava fora do cenário gamer, ou seja, pessoas que não costumavam jogar ou mesmo nunca jogaram na vida.

Para isso, é claro, seria necessário chamar a atenção desse público, atraí-los por meio de um software divertido, que fosse capaz de permitir uma maior interação deles com os jogadores já experientes.

Outra meta associada ao jogo era quanto a utilização diária do sistema. O Wii Sports, devido a suas características, serviria muito bem a esse propósito. A projeção da obra ocorreu com uma jogabilidade simples e esportes mais populares.

Continue depois da publicidade

A simplicidade, aliás, é um ponto central, já que ele foi criado mais para que todos pudessem jogar do que necessariamente para ter gráficos realistas ou ser extremamente profissional. A busca por uma maior realidade possível ficou por conta das ações de detecção dos movimentos, já que esse seria um ponto crucial.

Jogabilidade

O Wii Sports consiste em 5 jogos de esportes separados, mas acessados através de um menu principal. O jogador utiliza o Wii Remote, um sensor de movimentos – e/ou também o Nunchuk – para conseguir controlar todas as ações dentro da tela.

A ideia é mover o controle – que faz a função do taco (no golfe e beisebol), da raquete (tênis), e assim por diante – de forma similar ao modo como ocorre na vida real. Outros aspectos dessa jogabilidade, é claro, é o próprio computador quem controla, mas a base tem execução pelo próprio jogador.

Depois de uma partida, o jogador recebe pontuação, seja positiva ou negativa, de acordo com o seu desempenho. Após acumular 1000 pontos dentro de um mesmo esporte, acaba-se subindo de nível, o que leva a outros benefícios também.

Continue depois da publicidade

Um ponto interessante, aliás, é que devido a natureza baseada em turnos de alguns dos esportes disponíveis, é possível jogar no modo multiplayer hotseat, onde dois ou mais jogadores compartilham o mesmo Wii Remote para realizar sua a ação na sua vez de jogar.

Criação dos personagens

Na tela, o jogador é representado por um personagem, que é retirado diretamente do Mii Channel do Wii. Esse é um canal do console onde é possível criar algumas caricaturas em 3D das pessoas – chamadas de Miis -, incrementando o modelo com diversas características, desde olhos, cabelo, boca, nariz, etc. Além do Wii Sports, esses personagens também podem servir em outros jogos, como o Wii Fit, por exemplo.

A continuação do jogo

Com o sucesso, é claro, a Nintendo não parou no Wii Sports, dando continuidade ao jogo nos anos seguintes.

Wii Sports Resort

O Wii Sports Resort é outro jogo de esportes para o Nintendo Wii. Nesse caso, trata-se da sequência direta do Wii Sports em si, chegando ao mercado em 2009, três anos após a obra original.

Continue depois da publicidade

Ele foi o primeiro título a ter compatibilidade com o Wii Motion Plus, um acessório periférico adicional do Wii Remote que, ao ser conectado na parte inferior do controle, leva a um aumento na precisão dos movimentos, melhorando também a própria jogabilidade nos jogos. Como o próprio nome permite entender, tudo se passa em uma praia, localizada, mais especificamente, na ilha Wuhu (vista também no título Wii Fit).

Outro ponto importante é quanto a ampliação no número de esportes disponíveis, 12 ao todo, incluindo frisbee, kendo, moto aquática, esportes aéreos, ciclismo, boliche,  tiro com arco, golfe, dentre outros.

Wii Sports Club

Em 2013 houve uma nova atualização da obra, não com uma sequência, mas sim com um remake do título original, intitulado de Wii Sports Club. Ele teve lançamento para o Wii U, console doméstico que abriu a oitava geração, e sucedeu o Wii no mercado.

Obviamente, ele buscou incorporar os avanços tecnológicos alcançados até então, apresentando gráficos de alta definição, um modo multijogador online e também suporte para o novo Wii Remote Plus.

Continue depois da publicidade

Seguindo o padrão da obra inicial, ele trouxe os mesmos 5 esportes do Wii Sports, mas com lançamentos em tempos diferentes. Primeiramente, dispunha apenas das modalidades de tênis e boliche, depois foi a vez do golfe, sendo finalizado com o boxe e o beisebol, introduzidos já em junho de 2014.

Apesar das críticas mistas e positivas, muitos julgaram o título inferior a sequência anterior, Wii Sports Resort. E claro, o próprio sistema de lançamento também não agradou muito, por essas separações feitas na chegada de cada esporte.

Nintendo Switch Sports

Por fim, em 2022, houve mais uma atualização da obra, com o lançamento do jogo Nintendo Switch Sports. Nesse caso, já muitos anos depois da estreia do original, agora o título chegou para um outro console, o Switch, que também substituiu a nomenclatura “Wii” da série, embora seja uma sequência sua.

Trata-se, obviamente, de um jogo de simulação esportiva, agora ambientado dentro de uma instalação multi-esportiva chamada Spocco Square. Ele traz três esportes dos títulos anteriores (espada, boliche e tênis) e introduz outros três novos (badminton, vôlei e futebol).

Novamente, o jogo conseguiu críticas positivas, alcançando ótimos números de vendas. Até setembro de 2023, já havia superado a marca de 10,7 milhões de cópias vendidas, o que o eleva à categoria de títulos mais bem sucedidos do Nintendo Switch.

Considerações finais

Como foi possível observar, o Wii Sports conseguiu marcar seu nome na indústria de jogos, mesmo esse sendo um mercado extremamente concorrido. A simplicidade, nesse caso – somada à inovação -, foi a chave para esse sucesso.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui