The Highwaymen- Estrada Sem Lei está disponível no catálogo da Netflix desde março de 2019. O suspense policial acompanha dois ex-Texas Rangers que foram reativados com a missão de caçar o casal Bonnie Parker e Clyde Barrow, os famosos ladrões de banco que se tornaram conhecidos na dácada de 1930 marcada pela grande depressão.

Após dois anos em fuga e constantes fracassos do FBI nas tentativas de prender o casal criminoso e sua gangue, a governadora “Ma” Ferguson é convencida a contratar Frank Hamer para rastreá-los independentemente.

A história de Bonnie e Clyde

Francis Augustus Hamer foi um Texas Ranger e é considerado um dos maiores homens da lei na história americana. Ao lado de Benjamin Maney Gault conhecido como Maney Gault ou simplesmente Gault (ex-capitão da Texas Ranger), ficaram famosos por seu envolvimento na caçada a Bonnie e Clyde.

Clyde Chestnut Barrow nasceu em uma família pobre de pequenos fazendeiros e desde cedo esteve envolvido com o mundo dos crimes.  Apesar de ser conhecido como assaltante de bancos, a preferência de Clyde era por roubos em pequenos estabelecimentos como lojas e postos de gasolina.

Bonnie Elizabeth Parker por outro lado, apesar de pobre, foi uma ótima aluna de inglês e redação que escrevia bons poemas, chegando a vencer um concurso de literatura. Devido a sua facilidade com a escrita, em sua adolescência chegou a trabalhar escrevendo discursos para políticos da região.

Bonnie e Clyde
Imagem: Bonnie Parker à esquerda e Clyde Barrow

Depois de conhecer Bonnie Parker, Clyde, Buck e Blanche formaram a quadrilha conhecida como Barrow Gang e no início da década de 1930 levaram o terror à população na região central dos EUA, assaltando e matando quem se colocasse em seu caminho.

Bonnie e Clyde foram mortos dentro do carro que dirigiam, em uma emboscada montada pela polícia numa estrada deserta da Louisiana em 23 de maio de 1934.

Em 1967, o filme sobre a vida dos dois amantes fora da lei, Bonnie & Clyde– Uma rajada de Balas, dirigido por Arthur Penn e estrelado por Warren Beatty e Faye Dunaway foi um campeão de bilheteria e entrou para o hall dos filmes mais emblemáticos do novo cinema hollywoodiano, indicado a dez óscares e vencedor de dois.

A investigação de Hamer e Gault

Estrada Sem Lei também conta a história baseado em fatos reais, porém sob a perspectiva dos ex-Texas Rangers Hamer e Gault na investigação que levaria a polícia a capturar o casal de bandidos mais procurado dos Estados Unidos na década de 1930.

Frank Hamer inicialmente hesita sobre aceitar o pedido do FBI devido sua família estar vivendo tempos de paz, mas após um tiroteio no Missouri envolvendo a morte de policiais, acaba aceitando a missão. Seu ex-parceiro Maney Gault se juntaria a ele depois de muito tempo desempregado e vivendo em dificuldades.

Hamer e Gault têm acesso aos arquivos e concluem que provavelmente a gangue estaria indo para Dallas no estado do Texas. Isto serve de ponto de partida para uma perseguição que se estenderia pela região central dos Estados Unidos em cidades como Brownsville, Grapevine e Coffeyville no estado do Kansas.

Hammer e Gault
Imagem: Hulton Archive/ Gatty Images

O mais interessante sobre a vida criminosa de Bonnie & Clyde é que eles atraíram a atenção do público e da imprensa sensacionalista durante a “Era dos Inimigos Públicos” (entre 1931 e 1936).

Esta fase foi marcada por criminosos como Kate “Ma” Barker, John Dillinger e outros malfeitores da época que acabaram se tornando “lendas” da crônica policial.

Direção e atores

The Highwaymen- Estrada Sem Lei é um filme de 2019 dirigido por John Lee Hancock (Um Sonho Possível) e escrito por John Fusco (Spirit: O Corcel Indomável).

Além de Kevin Costner vivendo Frank Hamer e Woody Harrelson na pele de Maney Gault o elenco ainda conta com Kathy Bates (Misery– 1990), John Carroll Lynch (Milagres do Paraíso– 2016), Kim Dickens (Garota Exemplar– 2014), Thomas Mann (Projeto X: Uma Festa Fora de Controle– 2012) e William Sadler (Roswell– 1999).

Inicialmente Estrada Sem Lei seria produzido por Casey Silver (Top Gun- 1986) e desenvolvido na Universal Pictures por Paul Newman e Robert Redford, mas o projeto ficou engavetado por anos e nunca foi finalizado.

Em 2018 a Netflix adquiriu os direitos do filme, começando a produção do longa no mesmo ano. As filmagens foram feitas no estado da Louisiana no entorno de vários locais históricos, incluindo a estrada onde Bonnie e Clyde foram emboscados e mortos.

Estrada sem lei
Imagem: Reprodução

O longa peca um pouco no desenrolar de seus acontecimentos e arrasta a trama deixando a desejar também ao retratar um cenário dividido entre os bonzinhos (polícia) e os malvados (bandidos) quando se sabe que o contexto histórico e a realidade americana da época eram um tanto quanto questionável neste aspecto.

John Phillips (historiador) diz que o objetivo de vida de Clyde Barrow não era ser famoso ou mesmo rico, e sim se vingar do sistema carcerário devido aos abusos que havia sofrido em prisões americanas.

Um fato muito curioso é que antes de morrer, Clyde escreveu uma carta para Henry Ford, elogiando a excelente mecânica dos carros que construiu:

“Caro senhor,

Enquanto ainda tenho ar em meus pulmões, escrevo para dizer, que carro elegante o senhor construiu. Tenho dirigido exclusivamente Fords, quando consigo roubar um. Para manter a velocidade e a liberdade longe de problemas, o Ford deixa os outros carros para trás e, embora meu trabalho não seja estritamente legal, não ofendo ninguém ao dizer que magnífico veículo é o seu V8.

Sinceramente seu,

Clyde Chestnut Barrow”.

 

Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários