Análise do filme Tropa de Elite
Filme Tropa de Elite - Imagem: Globoplay

A princípio, Tropa de Elite é um filme do gênero ficção policial, suspense, e drama. Ao deparamo-nos com esses gêneros, já podemos imaginar que não é um filme para crianças. Um diferencial nesse filme, é que não há cenas de comicidade. O filme todo tende a ser focado em retratar da forma mais séria possível, o lado mais trevoso do Rio de Janeiro. E também é isso que faz do filme Tropa de Elite tão bom!

O filme Tropa de Elite, dirigido pelo cineasta José Padilha, é uma obra que trata de forma crítica o sistema policial do Rio de Janeiro. A trama acompanha a rotina de um grupo de policiais que atuam na Unidade de Polícia Pacificadora (o famoso caveirão), do Morro do Alemão. 

A partir da análise deste filme, será possível refletir sobre a violência policial, o papel da polícia no combate às drogas e às milícias e a relação entre a polícia e a comunidade.

Clique em um dos temas abaixo para ser direcionado rapidamente:

A trama e contexto histórico do filme Tropa de Elite

A trama do filme Tropa de Elite é centrada na vida de Capitão Nascimento, vivido por Wagner Moura, um homem que apesar de seu forte senso de responsabilidade e crenças, luta para entender sua posição entre a vida que ele defende como policial nas favelas cariocas, o amor que sua esposa, Raquel, e seu filho, Pedro, sentem por ele e seu ideal de justiça. 

O filme aborda as perigosas missões que Nascimento e seu grupo de policiais têm de enfrentar, enquanto tentam salvar as favelas do Rio de Janeiro do crime organizado e do tráfico de drogas que controlam as áreas. A trama também aborda como o protagonista precisa lidar com o dilema moral entre suas crenças e os métodos que usa para atingir seus objetivos no decorrer do filme. 

Seu envolvimento com o regime de violência e injustiça promove uma profunda reflexão sobre a sociedade brasileira e a realidade das favelas. Esta trama do filme Tropa de Elite é uma narrativa emocionante cheia de ação, que reflete sobre questões sociais, morais e éticas.

Contexto histórico do filme

Inegavelmente o diretor José Padilha fez um grande filme. De fato essa produção causou impacto para os telespectadores que assistiram, isso se deve porque o filme mostra a realidade obscura do Brasil, que muitas vezes é ofuscada pela beleza do país.

Em suma, o filme nos mostra o quadro real e a diferença de classes no Brasil, destacando os conflitos desiguais e a violência, além das questões de corrupção e de abuso de autoridade. A partir desse contexto histórico, o filme traz à luz o debate sobre o uso da violência como uma forma de encontrar soluções para os problemas no país.

Mensagem do filme Tropa de Elite

Por meio da história de uma unidade da polícia, esse filme mostra como a corrupção afeta a vida cotidiana das pessoas. Mensagem do filme Tropa de Elite: as pessoas devem lutar contra a corrupção. O filme também destaca a falta de confiança entre a população e a polícia e como isso interfere na relação entre a polícia e a comunidade. Ao abordar tamanha complexidade, o filme mostra que é necessário acabar com a corrupção para que o bem-estar da população seja restaurado.

Você! O que você acha? Essa corrupção retratada no filme ainda perdura nos dias atuais? Qual a sua opinião sobre isso?

A importância do filme para a cultura pop brasileira

O filme Tropa de Elite foi e continua sendo responsável por um grande impacto na cultura pop brasileira. Lançado em 2007, o filme conseguiu conquistar o público de uma forma que poucos já haviam conseguido antes dele e se tornou parte essencial da cultura popular do país. 

O filme mostra de forma intensa um mundo nada glamouroso, mas ao mesmo tempo encantador com seu elenco talentoso, figurino e trilha sonora. Ele conta a história de uma polícia militar do Rio de Janeiro, que enfrenta toda a burocracia da polícia e dos governos para conseguir levar um pouco mais de tranquilidade à população.

O impacto do filme Tropa de Elite na cultura pop brasileira é forte e contínuo. Ele foi e continua sendo um grande exemplo de cinema brasileiro e um aliado para muitas pessoas que lutam pelas melhorias da segurança pública. O filme desenvolveu um novo olhar sobre a realidade do país e explorou suas dores e vícios, gerando um debate acerca dos rumos que a polícia brasileira deve seguir. Especialmente com a frase “você só vale o que você prova”, o filme destacou o compromisso dos policiais com o dever de servir à população. 

Depois de sua estreia, o filme foi quase um fenômeno, tornando-se um marco para a cultura pop brasileira. Ele mostrou-se tão bem recebido que foi premiado no Festival de Berlim e inspirou outros trabalhos na área, como os livros e o jogo relacionado à sua história. O impacto do filme Tropa de Elite na cultura pop brasileira representa algo que não pode ser esquecido.

Os principais personagens e atores do filme Tropa de Elite

O elenco do filme Tropa de Elite é composto por alguns dos mais talentosos atores e atrizes do Brasil. O elenco inclui Wagner Moura, André Ramiro, Caio Junqueira, Maria Ribeiro, Milhem Cortaz, Fábio Lago, Michel Gomes, Rodrigo dos Santos, Irandhir Santos e André Mattos. Cada um destes talentosos atores e atrizes têm um papel fundamental no filme, contribuindo com suas performances incríveis. 

Wagner Moura interpreta Capitão Nascimento

Capitão Nascimento no filme Tropa de Elite
Filme Tropa de Elite – Imagem: Globoplay

Um líder incorruptível que luta dia e noite para acabar com o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Wagner Moura se destaca nesse filme, é um ator muito talentoso, a interpretação dele no filme trouxe um personagem que expressa conflito, tensão, e rispidez.

André Ramiro interpreta Matias

Um policial inexperiente que acaba se tornando membro da Tropa de Elite depois de encontrar o Capitão Nascimento.

Caio Junqueira interpreta o Tenente Andrade

Um policial oficial que luta para contornar as regras e encontrar uma forma de vencer o tráfico de drogas.

Maria Ribeiro interpreta Raquel

Esposa do Capitão Nascimento, que luta para ajudar o marido a cumprir seu dever. 

O elenco do filme Tropa de Elite é portanto muito talentoso, pois conta com alguns dos melhores atores e atrizes brasileiros.

Diretor José Padilha

Diretor do filme Tropa de Elite
Entrevista do canal Trip TV com José Padilha – Imagem: Trip TV

Inegavelmente, o diretor José Padilha tornou-se conhecido por dirigir o filme Tropa de Elite, o que o fez um grande nome no cenário cinematográfico brasileiro. O filme, que foi lançado em 2007, mostra a vida dos policiais do BOPE no Rio de Janeiro e foi considerado um divisor de águas na história do cinema nacional.

Padilha contou com atores, como Wagner Moura e Caio Junqueira, para dar vida aos personagens principais, e sua direção recebeu elogios mundo afora. O filme foi premiado no:

  • Prêmio ABC de Fotografia (2008) como melhor som.
  • Prêmio da Associação Argentina de Críticos de Cinema (2009) como melhor filme estrangeiro.
  • Ariel Awards, México (2008) como melhor filme Latino Americano.
  • Ganhou o Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim (2008).
  • Também foi premiado no Grande Prêmio do Cinema Brasil (2008).

Além de outras premiações, é considerado um grande marco no cinema brasileiro. O trabalho de José Padilha confirmou o seu talento não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, representando o nosso país em festivais internacionais de cinema. Com toda a certeza, Padilha acrescentou muito no cinema brasileiro. Muitos prêmios, o cinema brasileiro deveria estar muito maior galera, mas lamentavelmente o investimento não convém.

As polêmicas músicas que fizeram parte do longa

A trilha sonora do filme Tropa de Elite se tornou muito reconhecida e aclamada pela comunidade, como uma das melhores do mercado musical. É cheia de energia, com músicas que ainda hoje, 13 anos após o lançamento, são notórias e ouvidas em todos os cantos. Contudo, também são bem polêmicas pois algumas dão uma impressão de “glamourização do crime”.

Nessa trilha sonora do filme Tropa de Elite:

  • “Rap das Armas” de MC MC Júnior & MC Leonardo.
  • “Tropa de Elite” de Tihuana.
  • “Rap da Felicidade” de MC MC Júnior & MC Leonardo.
  • “Lado B Lado A” de O Rappa.
  • “Teatro de Bonecos” de Pedro Guedes e Guilherme Fla.
  • “Brilhar A Minha Estrela” de Sangue da Cidade.
  • “Andando pela África” de Barbatuques.
  • “Ai, Que Saudade D’ocê” de Rita Lee.

completam a lista e garantem a excelência da trilha sonora do filme Tropa de Elite. São alguns exemplos das canções que mais tocam e conseguem transportar as pessoas dentro do filme.

Esta trilha fez-se responsável por complementar e ajudar a contar a história do filme, garantindo assim que a trama estivesse ainda melhor compreendida.

A polêmica em torno da produção do filme.

O filme Tropa de Elite é uma obra-prima icônica que está presente na história do cinema brasileiro. Sua abordagem audaciosa e profunda sobre a polícia e as políticas policiais tornaram-no um objeto de debate e controvérsia. Portanto, desde o seu lançamento, esse filme tem sido assunto de discussões com muitos ativistas afirmando que o filme retrata o exagero e a brutalidade policial. 

No entanto, alguns argumentam que o filme dá voz aos policiais brasileiros e retrata a realidade que eles enfrentam todos os dias na luta contra a criminalidade. Em suma, independentemente dessas polêmicas do filme Tropa de Elite, esse filme continua a ser um dos principais e mais importantes exemplos de cinema brasileiro ao longo dos anos. Qual a sua opinião sobre essas perspectivas?

Opinião da crítica ao filme Tropa de Elite

O filme Tropa de Elite, dirigido por José Padilha, mostrou-se recebido com um consenso entre a crítica. Quase 80% das críticas de profissionais foram representadas como positivas, enquanto outros 20% foram classificados como negativos. A maioria das críticas positivas está centrada em torno do uso do diretor de filmar o drama brasileiro, sempre em torno de temas políticos e sociais.

Como sempre vamos falar das avaliações no Rotten Tomatoes. Em geral, a crítica deste site se mostra muito exigente, o filme foi aprovado em 51%, posto isso, não dá para reclamar uma vez que grandes obras internacionais como a série policial S.W.A.T, por outro lado a avaliação da audiência está bem acima contando com 81% de aprovação. Quem diz que o cinema nacional não tem potencial, realmente não tem noção do real potencial dos nossos cinemas.

A crítica positiva também destacou o excelente trabalho de atores, e particularmente a atuação de Wagner Moura. Aliás, outros destaques foram o excelente trabalho técnico do filme, que inclui os efeitos visuais, edição, trilha sonora e direção de fotografia. Em geral, a crítica elogiou o filme Tropa de Elite como uma obra-prima brasileira que celebra os valores e as belezas da nação. 

Além disso, a crítica também comentou que o filme serviu como um olhar realista sobre a brutalidade e corrupção na sociedade brasileira.

O desempenho nas bilheterias do filme Tropa de Elite

Primeiramente, o filme Tropa de Elite trouxe uma nova perspectiva ao público brasileiro em termos de produção cinematográfica. Lançado oficialmente em 2007, o filme foi produzido com um orçamento de R$ 10 milhões. A grande questão que surgiu com o lançamento do filme foi como foi possível produzir um filme de qualidade tão elevada com um orçamento tão reduzido. Na época, os orçamentos médios para filmes brasileiros eram de cerca de R$ 24 milhões. 

O filme mostrou-se bem sucedido em seu lançamento, ganhando prêmios, vendendo ingressos e gerando receitas significativas. Isso mostra como o orçamento do filme Tropa de Elite foi bem aplicado na produção. O custo reduziu-se pela economia de escala, o que significa que o único investimento realizado direcionou-se em equipamentos adequados, contratação de profissionais qualificados e milhares de horas de trabalho árduo. 

No final, a equipe conseguiu produzir um filme de grande sucesso com um orçamento reduzido.

Conclusão da análise

O filme Tropa de Elite pode até não construir de forma detalhada os personagens, mas com certeza mostra para o telespectador de forma escrachada que devemos refletir sobre as desigualdades sociais, políticas de segurança, corrupção dentro do sistema. Também, críticas à forma com que o racismo é retratado, argumentos contra a abordagem da violência no longa. É um filme bem profundo. 

Essa é a nossa análise de hoje, espero que tenha gostado, se gostou compartilhe com aquele seu amigo Geek que ama ficção policial. Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui