Análise do filme Era uma vez em Hollywood

Primeiramente, o filme “Era uma vez em… Hollywood” conta a história da jornada de Rick Dalton e Cliff Booth para alcançar o sucesso, o cenário em que os dois estão já foi uma realidade, os dois estão prestes a mudar o rumo da trágica história da nossa eterna atriz Sharon Tate (vítima do culto de Manson).

O diretor Tarantino fez várias adaptações na história de Sharon Tate, principalmente no final. Mas em geral para quem conhece Sharon Tate e o que aconteceu com a atriz, o filme se mostrou como um presente aos fãs de Sharon.

Nessa análise você entenderá todos os pontos que o filme “Era uma vez em… Hollywood” apresenta.

Confira os temas abaixo, clique em um e você será rapidamente direcionado.

Enredo central do filme Era uma vez em… Hollywood

Em suma, “Era uma vez em… Hollywood” foi um dos maiores sucessos cinematográficos do ano, gerando muita empolgação entre os fãs de Quentin Tarantino. O enredo do filme foi centrado em Rick Dalton (interpretado por Leonardo DiCaprio), um ator de TV em declínio que luta para encontrar relevância em Hollywood. Além disso, o filme contou com a história paralela de Cliff Booth (interpretado por Brad Pitt), ex-diretor de elenco de Rick. 

Continue depois da publicidade

Ambos embarcam numa jornada de descoberta de si mesmos e de suas vidas, enquanto Rick luta para encontrar as palavras perfeitas para seu próximo papel enquanto Cliff explora sua verdadeira identidade. Sobretudo, eles se veem envolvidos em momentos de ação e diálogos impressionantes, criando a experiência perfeita para o espectador. O que os dois não esperavam, é que o seus caminhos iriam cruzar com os caminhos de Sharon Tate e Charles Manson. 

Em resumo, na jornada Cliff e Rick entram em conflito com Charles Manson e seus seguidores, isso muda totalmente o rumo da história de Sharon, no decorrer do filme os dois passam por muitas aventuras cheias de comicidade. Todavia a comédia não é a proposta principal do filme. 

No final do filme, Cliff Booth dá massacra os integrantes do culto de Mason, ali podemos, a maioria dos fãs ficaram satisfeitos e ao mesmo tempo chocados pelas cenas de violência. Isso gerou um pouco de polêmica, o que você acha? É certo sentir satisfação em ver a “desgraça” de pessoas ruins?

Elementos importantes que você precisa saber para entender o filme!

Quem é Sharon Tate?

Sharon Tate
Sharon Tate em “O Olho Do Diabo” – Imagem: Filme O Olho Do Diabo

Sharon Tate foi uma atriz e modelo americana, conhecida por seus papéis no cinema. Seu trabalho culminou em seu papel como Jennifer em “Valley of the Dolls” em 1967. Nasceu em 24 de janeiro de 1943, em Dallas, Texas, e cresceu na Califórnia. A morte de Sharon Tate permaneceu como uma das maiores tragédias do cinema e da cultura pop americana. 

Continue depois da publicidade

Em 9 de agosto de 1969, ela foi assassinada aos 26 anos de idade pela seita Manson Family liderada por Charles Manson, juntamente com quatro outros convidados da casa onde ela estava hospedada com seu marido, o diretor Roman Polanski. Sharon Tate morreu tragicamente, mudando para sempre o rosto da cultura pop americana. Embora possa ter perdido sua vida tragicamente, ela deixou um legado incomparável de lembranças, que ainda existem até hoje. 

Quem foi Sharon Tate? Ela foi uma atriz, modelo e ícone cultural americano que nos deixou devido a um ato terrível e trágico.

Quem foi Charles Manson?

Charles Manson
Charles Manson – Imagem: Entrevista por Tom Snyder NBC 1981

A princípio, Charles Manson tornou-se conhecido como um dos criminosos mais notórios e sanguinários dos Estados Unidos. Manson liderou a Família Manson, uma seita que cometeu vários crimes sanguinários durante a década de 1960. Charles Manson foi sentenciado à prisão perpétua em 1971 e ainda cumpre pena até hoje. Seu caso terrível tornou-se um fenômeno de notícias nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Manson nasceu em 1934, na cidade de Ohio, nos Estados Unidos. Desde muito jovem, Manson tinha problemas de comportamento e desenvolveu diversos problemas de saúde mental ao longo de sua vida. Durante seu tempo na prisão, Manson conheceu a ideologia radicalizada, que acabou por influenciar a criação da Família Manson e seus planos de violência.

Continue depois da publicidade

Manson criou a Família Manson em 1967. Os membros se reuniam em pequenas cabanas na Califórnia e veneravam Manson como o seu líder espiritual. A Família fez vários assaltos e roubos para conseguir dinheiro para viver. No entanto, sua violência escalou, e eles começaram a praticar assassinatos, como numa noite terrível em 1969, quando foram cometidos os assassinatos de Sharon Tate e de outras seis pessoas.

Apesar de Charles Manson nunca ter cometido nenhum dos assassinatos, ele foi acusado de conspirar para assassinatos. Ele foi julgado e sentenciado à prisão perpétua em 1971. Desde então, Manson foi transferido para várias prisões e, mais recentemente, para uma unidade de saúde mental. Manson morreu em novembro de 2017, aos 83 anos. 

Ao longo dos anos, Charles Manson se tornou sinônimo de violência e horrores que continuam sendo lembrados quase 50 anos depois de seu julgamento. Agora, ainda que os crimes de Charles Manson sejam conhecidos em todo o mundo, o que poucos sabem é quem foi Charles Manson antes de sua condenação.

O elenco do filme e suas atuações

O elenco foi incrível, com atores populares como Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie, Al Pacino, Kurt Russell, Dakota Fanning e muito mais. Os personagens de “Era uma vez em… Hollywood” é conhecido por apresentar algumas das maiores estrelas de Hollywood. 

Continue depois da publicidade

O filme foi muito bem recebido, tornando os atores ainda mais populares por conta de seu papel no filme. O enredo e a sequência de eventos foram muito bem pensados, e os atores realmente trouxeram os personagens à vida. 

Certamente, os fãs mais antigos dessa obra prima de Tarantino ficaram muito satisfeitos com o elenco escolhido para o filme, e o elenco uma vez mais mostrou o seu talento e habilidade de interpretação.

Premiações do filme

O filme de Quentin Tarantino de 2019, “Era uma vez em… Hollywood“, recebeu inúmeros elogios tanto da crítica quanto do público. O filme foi nomeado para um total de dez indicações ao Oscar, dos quais ganhou duas. Além disso, o filme recebeu vários prêmios da indústria e diversos outros reconhecimentos. 

Como seu mais recente premiado, o filme ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante no Prêmio do Cinema Britânico, o Bafta. Além disso, recebeu prêmios importantes fora das premiações do Oscar, como o prêmio de melhor filme de 2019 nas premiações do Critic ‘s Choice Awards. O filme também ganhou prêmios de Melhor Roteiro Original na premiação do Critics’ Choice Awards 2020. 

Continue depois da publicidade

Além disso, foi indicado para vários prêmios, incluindo melhor filme no Globo de Ouro, e na categoria melhor filme estrangeiro “Era uma vez em… Hollywood“.

O diretor do filme Era uma vez em… Hollywood

O diretor Quentin Tarantino foi responsável pelo lançamento do icônico filme “Era uma vez em… Hollywood“, amado por milhões de fãs. Além disso, o diretor Quentin Tarantino tornou-se conhecido por suas obras visionárias e impressionantes, suas cenas fortes e sua narrativa única. 

O diretor seguiu sua marca característica de temática nesse filme, mostrando o lado mais obscuro e o lado mais claro de Hollywood durante esses anos. Por certo, o filme foi um verdadeiro sucesso, sendo reconhecido como um dos melhores filmes de todos os tempos. 

Inegavelmente, o diretor Quentin Tarantino se destacou por sua capacidade de criar um filme tão memorável, sendo justamente reconhecido por seu trabalho.

Continue depois da publicidade

A importância do filme Era uma vez em… Hollywood

O filme demonstra a importância do cinema nas vidas das pessoas, pois oferece a oportunidade de escapar de seus problemas e se divertir ao mesmo tempo de escapar do episódio horrível que aconteceu na realidade. Pois Quentin Tarantino ofereceu aos fãs de Sharon Tate a oportunidade de ver um final feliz, e de fato esse filme homenageia a grande atriz que ela representa, e que as trevas nunca apagará a luz!

Além disso, a partir de seu lançamento, muitas pessoas têm tido acesso a histórias nunca antes contadas, que abrangem diversos temas e são ricas em significado.

É por isso que o filme Era Uma Vez em… Hollywood é tão importante. É a prova clara de que o cinema é capaz de contar histórias de forma profunda e inequívoca, ao mesmo tempo em que oferece aos espectadores horas de entretenimento e escape.

Crítica do filme Era uma vez em Hollywood

O filme sucedeu bem em capturar a aura nostálgica do feriado de Verão de 1969, enquanto ele embarca em sua aventura para alcançar a fama de novo. A crítica do filme Era Uma Vez em… Hollywood foi extremamente positiva, com elogios aos atores principais Leonardo DiCaprio e Brad Pitt, bem como aos atores de apoio. 

Continue depois da publicidade

Além disso, o filme foi destaque por sua direção criativa, trilha sonora autêntica, e ótima uso de cinematografia. Embora alguns críticos tenham criticado a longa duração do filme, a crítica do filme Once Upon a Time in Hollywood é geralmente positiva. 

Em suma, é um filme que vale a pena assistir e com certeza vai cair no gosto de muitos públicos. Portanto, a aprovação da crítica no Rotten Tomatoes é de 85%, e a aprovação da audiência é de 70%, indico fortemente que assistam esse filme.

Orçamento e bilheteria de Era uma vez em… Hollywood

A saber, O filme “Era uma vez em… Hollywood“, estrelado por Brad Pitt e Leonardo DiCaprio, arrecadou mais de US $370 milhões de dólares mundialmente nas bilheterias. A bilheteria do filme foi liderada por audiências nos Estados Unidos e Canadá, superando as expectativas. Ainda mais, o filme mostrou-se particularmente bem recebido no cinema mundial, arrecadando mais de US $200 milhões de lucro, bem acima das estimativas iniciais. Estima-se que o orçamento do filme custou entre US $90 e US $96 milhões.

Apesar disso, o filme obteve resultados decepcionantes na Europa Ocidental, em parte devido à falta de compreensão do tema de 1969. O filme fez-se muito bem recebido por críticos de todo o mundo, e a bilheteria de “Era uma vez em… Hollywood” mostrou que o público estava pronto para o filme.

Continue depois da publicidade

Filmagens do filme Era uma vez em Hollywood

As filmagens do filme “Era uma vez em… Hollywood” começaram em Junho de 2018 na Califórnia.

A equipe de produção viajou entre Cannes e Los Angeles para filmar as locações. As locações incluíram vários locais na Califórnia, como Beverly Boulevard, oliveiras e as montanhas de Santa Susana. Posteriormente, os produtores também foram a Regency Bruin Theatre, onde filmaram em algumas das áreas mais populares da cidade. A equipe de produção usou drones para filmar vários locais.

A equipe de produção usou drones para filmar vários locais. Eventualmente, o filme foi lançado em julho de 2019, gerando um enorme interesse de fãs de todo o mundo que querem ver as filmagens da obra.

Trilha sonora do filme Era uma vez em Hollywood 

A trilha sonora do filme “Era uma vez em… Hollywood” é um dos pontos altos deste filme bem-sucedido de 2019. Composta por uma seleção de canções de artistas famosos como Paul Revere & the Raiders, Neil Diamond, Deep Purple e muitos outros, essa trilha sonora faz parte da atmosfera vintage e nostálgica que permeia a narrativa do filme. Tais como:

Continue depois da publicidade
  • Hungry
  • Kentucky Woman
  • Brother Love’s Traveling Salvation Show
  • Mr. Sun, Mr. Moon (feat. Mark Lindsay)
  • Good Thing
  • Hush
  • Choo Choo Train – Mono Single Version
  • Hey Little Girl
  • Bring a Little Lovin

Com toda a certeza, ao longo da narrativa, as músicas selecionadas oferecem uma janela para as expectativas e motivações de um elenco de personagens peculiares. 

A trilha sonora do filme contribui com o clima de alta expectativa e incerteza de um mundo em rápida evolução.

Onde assistir o filme Era uma vez em… Hollywood?

Inegavelmente uma das melhores maneiras de assistir ao filme “Era uma vez em… Hollywood” é assisti-lo em uma sessão de cinema. A experiência única de assistir a um filme em um cinema em plena tela grande não pode ser substituída. A melhor parte é que você pode aproveitar o filme na companhia de outras pessoas. Mas se você perdeu essa chance, você tem a opção dos serviços streaming.

Uma das melhores opções é a Netflix, Amazon Prime Video (custo RS $5,90), Google TV (custo RS $5,90), e YouTube (custo RS $5,90). O streaming de filmes mais popular do mundo oferece uma ampla seleção de filmes e séries originais para atender a qualquer gosto. “Era uma vez em… Hollywood” é uma das escolhas da Netflix e todos os usuários com assinatura podem desfrutar da obra premiada de Tarantino.

Continue depois da publicidade

Por fim, assistir aos filmes de Quentin Tarantino é um presente para os fãs de filmes. O diretor de fama mundial criou uma história repleta de ação, diversão e excitação.

Conclusão: Era uma vez em Hollywood é um filme chocante!

Era uma vez em… Hollywood é um filme que faz jus à fama de Quentin Tarantino. Com ótimas atuações e uma história envolvente, o filme prende a atenção do início ao fim. Aliás, ele ainda nos traz uma bela reflexão sobre o mundo do cinema. Gostei muito do filme e recomendo que todos assistam!

Acima de tudo, devemos nos lembrar de Sharon Tate como uma das melhores estrelas que Hollywood já teve. Espero que tenham gostado da análise de hoje. Até a próxima!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui