Logo da empresa Mubi
Mubi - Divulgação
Fundação:14 de fevereiro de 2007
SedeLondres, Reino Unido
FundadorEfe Çakarel
Atuais donosEfe Çakarel
Países que operaAtuação Global
O que ofereceStreaming de filmes

Para quem realmente gosta do universo do cinema, e principalmente de grandes produções clássicas, sabe o quanto é difícil encontrar obras diferenciadas nesse meio. Afinal, boa parte dos streamings atuais estão mais voltados para produções teens. Foi justamente nesse contexto que surgiu o Mubi.

A plataforma foca nesse tipo de conteúdo clássico, sendo realmente desenvolvido para um público mais adulto. Além disso, ainda reúne uma legião de cinéfilos pelo mundo em sua rede social. Ainda para manter o público informado, o Mubi administra uma revista digital focada em entrevistas e novidades do mundo cinematográfico.

Quando foi lançado o Mubi?

O mubi foi lançado em 2007, no Reino Unido. E no início, surgiu como uma rede social para pessoas com interesse no mundo do cinema, tendo hoje um grande caminho já percorrido, com um total de 16 anos de história.

Quem criou o Mubi?

O Mubi tem Efe Cakarel como o grande nome por trás da criação e idealização da plataforma.

Quem são os atuais donos do Mubi?

O Mubi atualmente ainda pertence a seu criador, Efe Cakarel.

O que o Mubi oferece?

O mubi é uma plataforma que tem como foco exibir grandes clássicos e cults do cinema, com o objetivo de atrair uma grande massa de espectadores com um gosto realmente rebuscado por esse tipo de obra.

Além disso, o serviço tenta ser o mais exclusivo possível, trazendo produções escolhidas a dedo todos os dias. Não é atoa que conta com mais de 12 milhões de membros.

Além disso, vale a pena destacar, como já referido, sua rede social voltada para unir esses assinantes, e os artigos sobre esse universo para informá-los do que tem por vir a respeito do meio.

Um pouco da história da empresa

A trajetória do Mubi para se tornar tudo que é hoje começou em 2007, quando Efe Cakarel resolveu criar uma plataforma para os amantes do cinema. Assim, surgiu inicialmente como uma rede social intitulada “The Auteur”.

Durante os anos, a plataforma foi se adaptando ao mercado e criando melhorias. Foi durante essas inúmeras transformações que passou a atuar como revista digital e streaming, e que adquiriu o nome que tem hoje, inclusive. Atualmente, a plataforma está presente em mais de 170 países, chegando ao Brasil em 2011.

Os campos de atuação do Mubi

Para o estranhamento de alguns, o Mubi rompe esse conceito de streamings que o público está acostumado. No entanto, esse diferencial pode ser uma das maiores vantagens da assinatura. Veja os campos de atuação do serviço!

A rede social

Por ser uma rede social, a plataforma dá a oportunidade aos espectadores de poder avaliar, trocar ideias e discutir aspectos das produções com outras pessoas. E isso proporciona uma interação muito legal, além de servir como base para outros usuários que possam se interessar. Vale lembrar que da mesma forma que em outras redes sociais, os usuários têm a opção de seguir.

A revista

Para os amantes do mundo cinematográfico que gostam de ficar por dentro de tudo o que rola nesse meio, a revista da plataforma conta com artigos, reviews, entrevistas, vídeos para deixar os espectadores a par de todas as novidades da indústria.

No entanto, até mesmo na versão brasileira, a revista é totalmente em inglês. Mas para os bilíngues, essa é sem dúvida uma ótima oportunidade de se inteirar de novidades.

O streaming

Já na parte de streaming, a plataforma foca bastante em clássicos do cinema, grandes produções premiadas de várias nacionalidades. Uma das principais mudanças desde quando foi lançado para cá é justamente o fato de que em seu início, a plataforma lançava um filme por dia, o que totalizava apenas 30 filmes por mês, que eram retirados a cada mês e adicionados novos.

Atualmente, são mais de 30 produções lançadas por mês, e um acervo gigantesco de opções para escolher. E para aguçar a curiosidade e desejo de ficar por dentro de novidades os conteúdos são postos em uma aba chamada “novidades do dia”.

Um outro ponto interessante da plataforma é que ela é inteiramente voltada para o público adulto. Assim, não há nem um tipo de conteúdo infantil.

Para além de grandes clássicos aclamados pela crítica, o Mubi também conta com produções originais. A plataforma produz e distribui conteúdos desde 2020, estreando essa nova fase com o lançamento do drama “Farewell Amor”.

Como ter acesso ao Mubi?

Para se ter acesso a plataforma do Mubi é muito fácil, pois ela pode ser baixada ou acessada de diversas formas. Nesse caso, permite-se a assinatura pelo aplicativo ou site, em tablets, smartphones, computadores, Mac e também funciona em algumas smart TVs. Além dessas opções, a plataforma funciona também através do Chromecast, Roku e outros.

Planos de assinatura do Mubi

O Mubi é realmente uma plataforma muito interessante para conhecer novos trabalhos que estão surgindo no cinema, e também conferir grandes filmes produções mais antigas. E para ter essa ferramenta nas mãos, basta assinar um dos seus dois planos convencionais.

Há um plano mensal no valor de 27,90 por mês, e o plano anual que custa 202,80, sendo esse um valor bem mais em conta. Ambos os planos dão aos usuários acesso a duas telas simultâneas.

Se estiver interessado em conhecer o catálogo antes de assinar, é possível fazer um teste gratuito por uma semana. E outro grande diferencial é que há ofertas especiais para estudantes.

Ao baixar ou acessar a plataforma é possível observar que há uma opção diferenciada para estudantes, que além de pagar apenas 16,90 por mês, ainda ganham um período de teste grátis bem maior do que o convencional, sendo 30 dias para estes. No entanto, é importante saber que para ganhar esse benefício é necessário apresentar um e-mail universitário e data de formatura.

Filmes disponíveis no mubi

Por fim, para entender um pouco mais profundamente o funcionamento e diferenciais da plataforma, iremos conferir alguns dos filmes mais relevantes presentes no catálogo do Mubi. Acompanhe!

Farewell Amor

Farewell amor é uma produção estadunidense lançada em 2020. E o drama foi apresentado ao público no festival de cinema de Sundance.

A premissa da história gira em torno da vida de Walter (Ntare Guma Mbaho Mwine),  que teve que deixar sua família em Angola para tentar uma vida melhor em Nova York.

Após 17 anos de separação, finalmente o pai pode se reencontrar com sua esposa Esther (Zainab Jah), e sua filha adolescente Sylvia (Jayme Lawson), já que somente depois desse longo período, conseguiu trazê-las para morar com ele.

No entanto, além da difícil missão de viver em um apartamento de cômodo único, eles terão que conseguir romper a barreira que a distância e o tempo construiu entre eles.

O Raio Verde

O Raio Verde é uma produção francesa de 1986 com direção de Éric Rohmer. A premissa do filme gira em torno de uma secretária, Delphine, que mora em Paris. A moça, no entanto, tem uma certa dificuldade em estabelecer novos vínculos.

Faltando alguns dias para sua viagem de férias, sua amiga que iria acompanhá-la desiste. Com muita relutância, Delphine acaba aceitando ir com um amigo a Cherbourg, mas fica deprimida com sua própria companhia e volta para casa. Nesse vai e volta, acaba encontrando motivos para ficar e quem sabe viver um grande amor.

O Bandido da Luz Vermelha

O Bandido da Luz Vermelha é um filme brasileiro lançado em 1968. A produção é baseada em uma história real, e retrata a história do famoso bandido João Acácio Pereira da Costa. A trama é considerada uma das cem melhores obras nacionais, de acordo com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Na história, Jorge é um assaltante que vive em São Paulo e aterroriza a população com seus crimes ousados e sua habilidade de fugir da polícia, de modo a ser quase impossível de ser pego. Suas vítimas preferidas são moradores de bairros e casas luxuosas.

Ele sempre pratica seus crimes ao lado de sua inseparável lanterna vermelha, que utiliza para auxiliá-lo durante o ato. Assim surge o nome do famoso bandido. Mas logo começam a armar um plano para pegá-lo.

Lamb

Lamb é uma produção de terror, criada através da parceria de produtores da Polônia, Suécia e Islândia, sendo lançada em 2021. A trama gira em torno de Ingvar e Maria, dois pastores de ovelha que vivem em uma fazenda na Islândia, um local isolado.

O casal vive a triste perda da sua única filha, até que na véspera de natal, uma das suas ovelhas dá a luz a uma estranha criatura meio humana e meio ovelha. Tentando apaziguar a dor do luto, eles decidem criar a criatura como sendo deles, dando até mesmo o nome da filha falecida.

No entanto, logo a mãe biológica da recém nascida irá começar uma estranha perseguição pelo seu filhote, mostrando para os pais adotivos que não deviam ter interferido nesse curioso e apavorante fenômeno da natureza.

Maus hábitos

Maus hábitos é um filme de drama e comédia espanhola, lançado em 1983. O filme gira em torno da vida de Yolanda Bell, que trabalha como cantora de bolero, enquanto se afunda em um mundo de vícios em drogas e outras coisas.

Sua vida muda quando ela presencia a morte por overdose de seu namorado. Assim, após a polícia procurá-la para saber mais sobre o casal, a moça se apavora e tenta fugir, buscando refúgio em um convento para mulheres que tiveram históricos difíceis no passado.

No entanto, a nova habitante do local irá descobrir que talvez aquele não seja o melhor local para tentar se manter limpa dos seus vícios, já que todas as resgatadas vivem uma vida de vícios e promiscuidade no local.

Amores expressos

Amores Expressos é um filme honconguês, lançado em 1994, e escrito pelo famoso diretor Wong Kar-Wai, sendo considerado um dos melhores filmes criado por ele.

O enredo da história gira em torno da vida de dois policiais. Mas ambos os casos são distintos e divididos em duas partes. A primeira história conta o encontro inesperado de um policial e de uma traficante da qual ele se apaixona loucamente. Já na segunda história, pode se acompanhar um policial que tem seu relacionamento de 5 anos rompido e, após sofrer essa desilusão, acaba encontrando um novo motivo para acreditar no amor em uma atendente de lanchonete.

Saudações, cubanos

Saudações cubanos é um documentário de 1993, sendo dirigido pela cineasta Agnès Varda. A produção é feita a partir de uma viagem que a cineasta fez em 1962, a convite do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos.

Lá Varda capturou em cerca de 400 fotografias vários aspectos da cultura cubana, que foram inicialmente expostas em Paris e depois foram utilizadas para a criação do documentário.

Amor à flor da pele

Amor à flor da pele é uma produção de romance e drama, lançada em 2000, com roteiro e direção de Wong Kar-Wai. O drama se passa em Hong Kong, no ano de 1969.

Após Chow mudar de casa com sua esposa, ele conhece sua nova vizinha Su Li-zhen que também acabou de se mudar para a vizinhança também. Logo eles descobrem muitas coisas em comum, como o fato de estarem sempre sozinhos, pois seus cônjuges vivem para trabalhar, e desenvolvem uma afinidade. Com isso, eles começam a encarar a realidade que talvez ambos estejam sendo traídos por seus companheiros.

Caçadores de emoção

Caçadores de emoção é um filme policial de ação e aventura lançado em 1991. A produção é dirigida por Kathryn Bigelow, que fez história no cinema sendo a primeira mulher a conquistar o Oscar de melhor direção.

A Premissa da história gira em torno de uma onda de assaltos a banco que está acontecendo. O grupo é conhecido como os ex-presidentes, pois todos usam máscaras de líderes políticos dos Estados Unidos para não serem reconhecidos durante os atos.

Para conseguir barrar esses criminosos, a polícia começa a montar uma operação para infiltrar um espião no grupo. Os militares acreditam que o grupo é constituído por surfistas e assim escalam um agente do FBI, Johnny Utah (Keanu Reeves), para essa missão.

Dessa forma, ele encontra um grupo de surfistas, integrado por Bodhi (Patrick Swayze), Nathaniel (John Philbin), Grommet (Bojesse Christopher) e Roach (James LeGros) e se envolvem com Tyler Ann (Lori Petty).

Ata-me

Ata-me é um filme de 1990 de drama, dirigido pelo cineasta Pedro Almodóvar. O enredo do filme gira em torno de Ricky (Antonio Banderas) e sua obsessão por Marina Osorio (Victoria Abril), uma atriz com quem ele teve um rápido romance de apenas uma noite.

O rapaz viveu internado em hospital psiquiátrico e depois de receber alta do local passou a perseguir a atriz. Um dia, quando Marina chegava em casa, seu perseguidor a captura e a amarra. Seu plano era fazer com que a moça se apaixonasse por ele. Durante algum tempo ela tenta fugir, até a hora em que descobre que talvez esteja gostando da situação.

Considerações finais sobre o mubi

Como visto, o mubi é uma plataforma que vale muito a pena dar uma chance para conhecê-la, pois se preocupa bastante em manter um catálogo bem diversificado em gêneros e países.

Além disso, não se preocupa em disponibilizar apenas conteúdos badalados famosos de Hollywood. Suas obras são realmente postas no catálogo, pois sua equipe de curadoria acredita em dar uma chance a produções realmente boas e que muitos não conhecem.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui