No próximo domingo, dia 12 de março, acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, a 95ª edição do Prêmio da Academia, mais popularmente conhecido como Oscar. A cerimônia, que é a mais tradicional do cinema mundial, será apresentada pela terceira vez por Jimmy Kimmel. A premiação que é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) reconhece anualmente, desde 1927, os melhores trabalhos produzidos pela indústria cinematográfica norte-americana e, porque não dizer, mundial.

Todos os cinco indicados ao Oscar de Melhor Som.

Nos Estados Unidos, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o país pela tradicional emissora de televisão ABC. No Brasil, a cerimônia não deve ser transmitida ao vivo pela TV aberta, já que a Rede Globo, que nos últimos anos vinha transmitindo a cerimônia, esse ano decidiu não comprar os direitos de transmissão. Dessa forma, a cerimônia só poderá ser vista na TV fechada no canal TNT, que há muitos anos transmite a cerimônia, e no streaming através da HBO Max.

Durante essa semana, que precede a entrega do Oscar, nós analisaremos cada uma das categorias da premiação e com base nessa análise, tentaremos prever quem irá vencer cada uma delas. Portanto, para não perder nenhuma das previsões basta acompanhar os textos que publicaremos diariamente em nosso site e em nossas redes sociais.

Melhor Som

Como fizemos nos outros textos dessa série, primeiro explicaremos brevemente a importância do som para um filme e o que a Academia olha na hora de escolher a quem premiar. Como já dissemos antes algumas vezes nos outros textos dessa série, muito além de apenas premiar grandes trabalhos, a Academia também procura observar aqueles trabalhos que, além de serem bem feitos, foram fundamentais para a qualidade geral do filme.

Continue depois da publicidade
Bastidores das filmagens de Top Gun: Maverick.

No caso do som, ele é fundamental para a construção do clima de todas as cenas de um filme. Um filme sem som é completamente diferente de um filme com som. São os efeitos sonoros que ajudam o diretor a levar para o espectador as emoções presentes em cada cena de uma película. Não à toa, a invenção do filme sonoro no final dos anos 1920 mudou completamente a história do cinema. Mas mesmo antes disso, os filmes já utilizavam efeitos sonoros (produzidos ao vivo nas salas de cinema) para trazer emoção para as cenas.

Como dissemos em nosso texto sobre quem vai ganhar o Oscar de Melhor Edição, essas duas categorias têm estado intimamente ligadas na cerimônia do Oscar nos últimos anos. Como dissemos lá, desde 2013, todos os filmes que ganharam o Oscar de Melhor Som também ganharam o de Melhor Edição. Além disso, desde 2006, nenhum filme levou o Oscar de Melhor Edição para casa sem estar também indicado na categoria de Melhor Som.

Captura de som e imagem durante as filmagens de Nada de Novo no Front.

Por isso aqui, assim como lá, Top Gun: Maverick é o favorito a vencer essa categoria, sendo que muita gente, inclusive, considera essa sua melhor chance de vitória no próximo domingo, dia 12 de março. Além disso, para consolidar ainda mais o favoritismo do filme nessa categoria, a obra venceu o Cinema Audio Society Awards 2022, premiação entregue pela Cinema Audio Society (ou Sociedade de Aúdio para o Cinema, em tradução livre para o português), a associação que representa os profissionais de áudio para cinema e televisão nos Estados Unidos.

Como já dissemos em outros textos dessa nossa série, observar quem vence essas premiações entregues por categorias profissionais da indústria cinematográfica norte-americana é de suma importância para tentar entender qual as chances de vitória de cada filme em cada uma das categorias do Oscar. Isso porque, como já explicamos nos outros textos, muitos dos profissionais que são membros dessas associações e, portanto, são membros votantes nesses prêmios, são também membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e, portanto, são membros votantes do Oscar.

Continue depois da publicidade
Cena de Elvis.

Correndo por fora, mas com chances de vitória está Nada de Novo no Front, o épico anti-guerra alemão venceu espetacularmente o BAFTA desse ano na categoria de Melhor Som, derrotando, inclusive, o próprio Top Gun: Maverick. O fato de o filme ter vencido o BAFTA é seu principal trunfo aqui. Contudo, é preciso lembrar que Nada de Novo no Front não está indicado na categoria de Melhor Edição e, como já dissemos, as duas categorias estão intimamente ligadas.

Como Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, não está indicado nessa categoria, muita gente acredita que a Academia poderia “dividir” os prêmios, ou seja, premiar Top Gun: Maverick com Melhor Som e Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, com Melhor Edição. O que, mais uma vez, aumenta ainda mais o favoritismo do filme estrelado por Tom Cruise.

Cenas dos bastidores de Batman.

Correndo ainda mais por fora e quase sem chances de vitória está Elvis. Isso porque o filme é junto com Top Gun: Maverick os únicos indicados ao mesmo tempo, nas categorias de Melhor Som e Melhor Edição. E não custa repetir mais uma vez, as duas categorias estão intimamente ligadas. Esse fato e o fato de o filme ter Andy Nelson em sua equipe são os únicos motivos para se acreditar em uma possível vitória de Elvis nessa categoria. Nelson é um dos engenheiros de som mais premiados da indústria cinematográfica, já tendo recebido 21 indicações ao Oscar.

Essa ano, Nelson está, inclusive, indicado duas vezes nessa mesma categoria, já que também é um dos responsáveis pelo som de Batman. Contudo, tanto o filme do homem-morcego quanto Avatar: O Caminho da Água têm poucas chances de levar o Oscar de Melhor Som para casa.

Filmagens de Avatar: O Caminho da Água.

Dito tudo isso e feitas todas as análises, acreditamos que Top Gun: Maverick vencerá o Oscar nessa categoria. Nada de Novo no Front corre por fora, mas tem chances de levar a tão famosa estatueta para casa. Já uma possível vitória de Elvis seria uma enorme zebra. Batman e Avatar: O Caminho da Água tem pouquíssimas chances de vitória. Confira abaixo, os indicados ao Oscar de Melhor Som:

  • Nada de Novo no Front
  • Avatar: O Caminho da Água
  • Batman
  • Elvis
  • Top Gun: Maverick

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui