No próximo domingo, dia 12 de março, acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, a 95ª edição do Prêmio da Academia, mais popularmente conhecido como Oscar. A cerimônia, que é a mais tradicional do cinema mundial, será apresentada pela terceira vez por Jimmy Kimmel. A premiação que é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) reconhece anualmente, desde 1927, os melhores trabalhos produzidos pela indústria cinematográfica norte-americana e, porque não dizer, mundial.

Todos os indicados ao Oscar de Melhor Edição.

Nos Estados Unidos, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o país pela tradicional emissora de televisão ABC. No Brasil, a cerimônia não deve ser transmitida ao vivo pela TV aberta, já que a Rede Globo, que nos últimos anos vinha transmitindo a cerimônia, esse ano decidiu não comprar os direitos de transmissão. Dessa forma, a cerimônia só poderá ser vista na TV fechada no canal TNT, que há muitos anos transmite a cerimônia, e no streaming através da HBO Max.

Durante essa semana, que precede a entrega do Oscar, nós analisaremos cada uma das categorias da premiação e com base nessa análise, tentaremos prever quem irá vencer cada uma delas. Portanto, para não perder nenhuma das previsões basta acompanhar os textos que publicaremos diariamente em nosso site e em nossas redes sociais.

Melhor Edição

Assim como no caso de Melhor Fotografia, do qual já falamos antes, aqui temos outra categoria em que não é tão fácil assim se prever exatamente quem vai vencer, mas onde temos dois ou três trabalhos que são claros favoritos a levar o prêmio para casa. Por isso, assim como fizemos no texto em que analisamos a categoria de Melhor Fotografia, aqui também nós começaremos primeiro explicando o que exatamente é edição em um filme.

A edição ou montagem, nada mais é do que “juntar” todas as cenas que foram filmadas de forma coerente afim de formar o produto final que é visto na tela. É o editor quem é responsável por dar ao filme o ritmo que o diretor deseja. A edição é fundamental em qualquer filme. É a edição quem vai definir realmente qual será o filme visto na tela. Através da edição é possível, por exemplo, fazer dois filmes completamente diferentes com o mesmo material filmado.

Eddie Hamilton em sua sala de edições.

Como você pode notar, a edição é fundamental para um filme. Basta dizer que quase todos os filmes que venceram o Oscar, foram ao menos indicados na categoria de Melhor Edição. Não à toa, sempre houve briga entre produtores e diretores pelo direito ao chamado “corte final”, ou seja, a edição final que um filme vai ter. Assim como também, existem inúmeros filmes com diversos cortes (edições) diferentes. Você seguramente já deve ter visto algum filme relançado com o selo de “director’s cut” ou “corte do diretor”. O último caso famoso foi o de Liga da Justiça.

Agora que você já sabe o que um editor faz em um filme, vamos falar sobre quais os trabalhos de edição que tem mais chance de ganhar o Oscar desse ano. Primeiro, é importante salientar que dos cinco indicados, três têm chances reais de levar o Oscar para casa. No entanto, existe um claro favorito e ele é Eddie Hamilton por seu trabalho em Top Gun: Maverick.

Analisando as chances de cada um dos indicados

Primeiro, é fundamental destacar que os votantes da Academia sempre levam em consideração não apenas a qualidade do trabalho de edição realizado, mas também a importância desse trabalho para a qualidade geral do filme. E nesse caso, não restam dúvidas sobre a importância do trabalho de Hamilton para Top Gun: Maverick. Sem o trabalho genial do editor, o filme não estaria nem perto de ser tão excitante quanto ele é.

Outra coisa, que faz com que Top Gun: Maverick seja o grande favorito a levar o prêmio nessa categoria, é o fato de que ele ter levado o American Cinema Editors Awards (ou Eddie Awards, como é popularmente conhecido) desse ano para casa, na categoria de Melhor Edição em um Filme de Drama. O prêmio é entregue pela American Cinema Editors (ou Editores de Cinema Americanos, na tradução para o português), a associação que representa os editores de filme nos Estados Unidos.

Paul Rogers recebendo o BAFTA de Melhor Edição por seu trabalho em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

É importante destacar que essa associação, assim como outras do mesmo tipo que existem nos Estados Unidos, possui entre seus membros diversos profissionais que também são membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Portanto, várias pessoas que votam no Eddie Awards também votam no Oscar. Mas o fato de ter vencido o Eddie Awards também beneficia outro trabalho que pode tirar o Oscar das mãos de Eddie Hamilton. Estamos falando de Paul Rogers e seu trabalho em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

Primeiro é importante destacar que, assim como no caso de Top Gun: Maverick, em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, o trabalho de edição não é apenas magnífico, mas também fundamental para que o filme atinja a qualidade que ele consegue atingir. Além disso, Rogers também levou o Eddie Awards desse ano para a casa, só que na categoria de Melhor Edição em um Filme de Comédia. O filme também venceu o BAFTA desse ano, derrotando, inclusive, Top Gun e Elvis, outro trabalho que é sério candidato ao prêmio de Melhor Edição.

A dupla Matt Villa and Jonathan Redmond responsáveis pela edição em Elvis

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, foi premiado na categoria de melhor edição em quase todas as principais premiações do ano. No entanto, é importante considerar que nessas premiações, o corpo de votantes é muito diferente do corpo de votantes do Oscar. Paul Rogers, contudo, pode se aproveitar desse clima favorável ao filme e acabar levando o prêmio para casa.

Todavia, existe um grande tabu. Nos últimos anos, as categorias de Melhor Som e Melhor Edição têm estado intimamente ligadas na cerimônia do Oscar. Desde 2013, todos os filmes que ganharam o Oscar de Melhor Som também ganharam o de Melhor Edição. Além disso, desde 2006, nenhum filme levou o Oscar de Melhor Edição para casa sem estar também indicado na categoria de Melhor Som. Para finalizar, o último filme a vencer ao mesmo tempo, as categorias de Melhor Filme e de Melhor Som, foi Argo em 2012. E acontece que Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, é favorito a levar o Oscar de Melhor Filme para casa e, ao mesmo tempo, não está indicado na categoria de Melhor Som.

Mikkel E. G. Nielsen, editor de Os Banshees de Inisherin.

É por tudo isso, que surge um terceiro candidato, correndo por fora para levar o prêmio nessa categoria. O musical biográfico Elvis. O filme era um dos favoritos nessa categoria no início da temporada de premiações, mas parece ter perdido força nas últimas semanas. Junto a Top Gun: Maverick, no entanto, são os únicos filmes indicados ao mesmo tempo, nas categorias de Melhor Som e Melhor Edição. Além disso, nenhum dos dois filmes é favorito a levar o Oscar de Melhor Filme para casa, apesar de ambos estarem indicados nessa categoria.

Os últimos dois indicados ao prêmio de Melhor Edição, Tár e Os Banshees de Inisherin, parecem não ter, a essa altura do campeonato, chances reais de levar o Oscar para casa. Contudo, é importante dizer que o trabalho de Mikkel E. G. Nielsen em Os Banshees de Inisherin foi muito elogiado e ele era um dos favoritos a vencer o prêmio no início da corrida pelo Oscar. Além disso, Nielsen já venceu um Oscar de Melhor Edição por seu trabalho primoroso em O Som do Silêncio (2019). Portanto, sua vitória poderia ser um enorme “zebra” e surpreender a todos.

Monika Willi, indicada por seu trabalho de edição em Tár.

Dito tudo isso, acreditamos que Eddie Hamilton levará o Oscar para casa por seu trabalho em Top Gun: Maverick. Paul Rogers (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo) e Matt Villa & Jonathan Redmond (Elvis) correm por fora. Já a vitória de Mikkel E. G. Nielsen (Os Banshees de Inisherin) seria uma zebra e a eventualmente vitória de Monika Willi (Tár) seria uma das maiores surpresas na história do Oscar nessa categoria. Confira abaixo, os indicados ao Oscar de Melhor Edição:

  • Mikkel E.G. Nielsen, por Os Banshees de Inisherin
  • Matt Villa & Jonathan Redmond, por Elvis
  • Paul Rogers, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
  • Monika Willi, por Tár
  • Eddie Hamilton, por Top Gun: Maverick

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