No próximo domingo, dia 12 de março, acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, a 95ª edição do Prêmio da Academia, mais popularmente conhecido como Oscar. A cerimônia, que é a mais tradicional do cinema mundial, será apresentada pela terceira vez por Jimmy Kimmel. A premiação que é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) reconhece anualmente, desde 1927, os melhores trabalhos produzidos pela indústria cinematográfica norte-americana e, porque não dizer, mundial.

Todos os filmes indicados ao Oscar de Melhor Maquiagem e Cabelo.

Nos Estados Unidos, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o país pela tradicional emissora de televisão ABC. No Brasil, a cerimônia não deve ser transmitida ao vivo pela TV aberta, já que a Rede Globo, que nos últimos anos vinha transmitindo a cerimônia, esse ano decidiu não comprar os direitos de transmissão. Dessa forma, a cerimônia só poderá ser vista na TV fechada no canal TNT, que há muitos anos transmite a cerimônia, e no streaming através da HBO Max.

Durante essa semana, que precede a entrega do Oscar, nós analisaremos cada uma das categorias da premiação e com base nessa análise, tentaremos prever quem irá vencer cada uma delas. Portanto, para não perder nenhuma das previsões basta acompanhar os textos que publicaremos diariamente em nosso site e em nossas redes sociais.

Maquiagem e Cabelo

Assim como fizemos em todos os nossos outros textos sobre quem vencerá o Oscar desse ano. Começaremos explicando o que a Academia premia na categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo. Como em todas as categorias, além de premiar apenas a qualidade do trabalho, a Academia também procura premiar aqueles trabalhos que mais colaboraram para a qualidade geral de um filme.

Continue depois da publicidade

A categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo é uma daquelas que só pelo nome, a maioria das pessoas já consegue identificar o que será premiado, no caso, todo o trabalho de maquiagem e de cabelo feito em um filme. O trabalho dos maquiadores e “hair stylists” pode ser simples, como apenas uma maquiagem do dia-a-dia, ou extremamente complexa, como a criação de monstros e criaturas ou a transformação de atores em pessoas completamente diferentes. Obviamente, a Academia costuma reconhecer mais esses trabalhos mais complexos.

Na esquerda, o ator Austin Butler caracterizado com Elvis Presley. Na direita, o verdadeiro Elvis Presley.

Feita essa pequena introdução, vamos ao que interessa. Quais filmes têm mais chances de ganhar o Oscar desse ano na categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo. Aqui, mais uma vez, Elvis parece ser o favorito. Apesar de que nessa categoria, as apostas parecem estar um pouco mais divididas. Contudo, Elvis levou a maioria dos prêmios importantes da temporada e sua equipe de maquiagem é liderada pelo talentoso Mark Coulier. Por isso, o filme tem tudo para levar o prêmio para casa.

Inclusive, um dos maiores elogios que Elvis recebeu da crítica especializada, foi justamente a transformação que os atores sofreram para o filme e como a maquiagem ajudou eles a entrarem no personagem. Muito da elogiada atuação de Austin Butler no papel de Elvis, se deve também a sua caracterização como o Rei do Rock. Foi por tudo isso, que o filme ganhou o BAFTA desse ano de Melhor Maquiagem e Cabelo, derrotando no caminho três filmes que também são seus adversários no Oscar desse ano: Batman, A Baleia e Nada de Novo no Front.

Além disso, Elvis também venceu o Make-Up Artists and Hair Stylists Guild Awards desse ano, nas categorias de Melhor Maquiagem ou Caracterização em um Filme de Época e Melhor Estilo ou Caracterização de Cabelo em um Filme de Época. O prêmio é entregue pelo Make-Up Artists and Hair Stylists Guild (Sindicato de Maquiadores e Cabeleireiros, em português), a organização que representa os maquiadores e cabeleireiros que trabalham em cinema e televisão nos Estados Unidos.

Continue depois da publicidade
Brendan Fraser sendo maquiado antes de entrar em cena em A Baleia.

Como já explicamos em todos os nossos textos anteriores sobre o Oscar, observar de perto quem vence essas premiações entregues por categorias profissionais da indústria cinematográfica norte-americana é muito importante na tentativa de entender qual as chances de vitória de cada filme em cada uma das categorias do Oscar. Isso porque, muitos dos profissionais quem são membros dessas associações (e portanto, votam nessas premiações) são também membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (e, portanto, votam no Oscar).

A questão com o Make-Up Artists and Hair Stylists Guild Awards é que diferentemente de outros prêmios entregues por associações profissionais, ele possui muitas categorias. São cinco só para premiar trabalhos para cinema. Como dissemos, Elvis levou duas delas. Enquanto isso, a categoria de Melhor Maquiagem Contemporânea, foi vencida por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo que nem está indicado ao Oscar desse ano nessa categoria.

Cena de Nada de Novo no Front.

Já a categoria de Melhor Cabelo Contemporâneo, foi vencida por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, esse sim não apenas está indicado ao Oscar nessa categoria, mas é um daqueles com chances reais de levar o prêmio para casa. Aliás, a maquiagem e cabelo do filme, são um dos aspectos mais elogiados da obra e poderiam trazer para o filme seu primeiro Oscar da noite.

Outra categoria do Make-Up Artists and Hair Stylists Guild Awards, a de Melhores Efeitos Especiais de Maquiagem, foi vencida por A Baleia, que também está indicado ao Oscar na categoria Melhor Maquiagem e Cabelo e tem chances reais de vencê-la. Um dos aspectos mais impressionantes do filme, inclusive, é a transformação física sofrida por Brendan Fraser para interpretar o personagem principal da obra. Mais uma vez aqui, assim como no caso de Elvis, a maquiagem ajuda bastante o ator a desempenhar o seu papel e isso é algo que a Academia geralmente gosta de reconhecer.

Continue depois da publicidade
Cena de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

Temos ainda na disputa o filme Nada de Novo no Front. O filme nem sequer foi indicado a nenhuma categoria do Make-Up Artists and Hair Stylists Guild Awards, o que não é de se surpreender, já que essa é uma produção alemã, mas foi indicado e era um dos principais favoritos a vencer o BAFTA desse ano de Melhor Maquiagem e Cabelo. O filme, que se passa durante a Primeira Guerra Mundial, tem também um trabalho primoroso de maquiagem, que não apenas ajuda na caracterização dos atores, mas também na caracterização dos horrores da guerra. Por isso, muita gente aposta que o filme pode, sim, levar o prêmio para casa.

Por último, temos Batman. O filme foi indicado em todas as três categorias do Make-Up Artists and Hair Stylists Guild Awards em que ele poderia ser indicado, mas perdeu em todas. Aqui também temos um trabalho primoroso de caracterização dos atores, principalmente, dos vilões. Muita gente, por exemplo, nem sequer reconheceu Colin Farrell no papel do Pinguim. Por isso, muitos especialistas não apenas torcem para o filme, mas também acham que ele tem sim chances, mesmo que pequenas, de sair vitorioso na noite de 12 de março.

Na esquerda, Colin Farrell “normal” e na direita, o ator na pele do Pinguim em Batman.

Dito tudo isso, nosso veredicto é o de que Elvis levará mais esse Oscar para casa. Contudo, nessa categoria praticamente todos os outros quatro filmes tem chances reais de vencer. Acreditamos que tanto Nada de Novo no Front quanto A Baleia e Pantera Negra: Wakanda Para Sempre podem surpreender e levar o Oscar para casa. Batman corre por fora, mas não seria nada chocante se o filme vencesse nessa categoria.

Confira abaixo, os indicados ao Oscar de Melhor Maquiagem e Cabelo:

  • Nada de Novo no Front
  • Batman
  • Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
  • Elvis
  • A Baleia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui