Quem vencerá o Oscar 2025 de Melhor Montagem

Montagem com indicados ao Oscar 2025 de Melhor Montagem.
Montagem com indicados ao Oscar 2025 de Melhor Montagem.

No próximo domingo, dia 2 de março, acontece diretamente do Dolby Theatre, em Los Angeles, na Califórnia, a cerimônia de entrega da 96ª edição do famoso “Prêmio da Academia”, mais conhecido como Oscar. Pela primeira vez na história, a cerimônia será comandada pelo comediante e apresentador Conan O’Brien e, nos Estados Unidos, será transmitida pelo canal ABC, como ocorre tradicionalmente desde 1976, e também, pela primeira vez na história, pela plataforma de streaming Hulu.

No Brasil, a cerimônia do Oscar deve ser transmitida pelo canal pago TNT e pela plataforma de streaming Max, que há anos transmitem a cerimônia, além também da Rede Globo, que volta a transmitir a cerimônia depois de anos de ausência. Devido ao fato de o filme brasileiro Ainda Estou Aqui estar indicado em três categorias, incluindo Melhor Filme, a Rede Globo decidiu transmitir a cerimônia e deixar a transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro em segundo plano. Isso devido ao feito inédito obtido pelo filme brasileiro.

Nesse ano, cobrimos as principais premiações da temporada e, como não poderia deixar de ser, também cobriremos o Oscar, já que essa é a principal e mais importante premiação da temporada. Aliás, todas as premiações são quase que apenas uma prévia do Oscar. Dessa forma, analisaremos cada uma das principais categorias do Oscar desse ano e ponderaremos as chances de vitória de cada concorrente em cada uma delas. Seguiremos nossa análise por essa que é uma das mais importantes categorias do Oscar. Lembrando que já analisamos diversas outras categorias do Oscar desse ano. Mas primeiro, você sabe o que se premia nessa categoria? Te explicamos abaixo.

O que é o Oscar de Melhor Montagem

Essa categoria é entregue desde a 7ª edição do Oscar, ocorrida em 27 de fevereiro de 1935. Em sua primeira edição, apenas três filmes foram indicados a Melhor Montagem, sendo que o drama Esquimó, montado por Conrad A. Nervig, foi o primeiro vencedor dessa categoria. Durante os próximos dois anos, essa categoria teria seis indicados por ano, até que na 10ª edição do Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas padronizaria o número de indicados em cinco. Número que se mantêm até os dias atuais.

A lendária montadora Thelma Schoonmaker, conhecida por sua colaboração com o genial cineasta Martin Scorsese, é a pessoa com mais indicações nessa categoria, nove no total. Além disso, a própria Schoonmaker, ao lado de Michael Kahn, Daniel Mandell e Ralph Dawson, são as pessoas com mais vitórias nessa categoria. Cada um dos quatro venceu o Oscar de Melhor Montagem em três ocasiões.

O que o Oscar de Melhor Montagem premia

Essa categoria premia o melhor trabalho de edição e montagem, segundo os membros da Academia, em um filme lançado em um determinado ano. A edição e montagem de um filme é responsável por “colocar” todas as cenas filmadas em seu determinado lugar afim de que o filme tenha a forma final que o diretor deseja. Isso porque, todas as cenas são filmadas fora de ordem. Aliás, são filmadas na ordem que convém a quem produz o filme.

Dessa forma, todas as cenas de uma determinada locação ou que exigem uma determinada maquiagem, por exemplo, são filmadas juntas por motivos logísticos e de custo. Depois, é claro, alguém tem que colocar todas essas cenas em ordem para formar o produto final que será disponibilizado nos cinemas para o público.

Como a ordem das cenas e até quais cenas irão aparecer em um filme importam muito para o enredo de uma obra, esse direito de escolha, o chamado “corte final”, sempre foi alvo de disputa. No início do cinema era comum que o produtor, que financiava o filme, tivesse o direito de escolher que cenas e em que ordem elas apareceriam no filme e, portanto, tinham o direito ao corte final. No entanto, isso mudou radicalmente nos últimos 60 ou 70 anos e hoje poucos diretores aceitam abrir mão desse direito, apesar de sempre haver pressão dos estúdios em torno dessa questão.

Como é possível perceber, a montagem é um dos aspectos mais fundamentais de um filme. Por isso, essa é uma das categorias mais importantes do Oscar e, por isso também, é muito comum que produções indicadas a Melhor Filme também sejam indicadas a Melhor Edição. Aliás, é comum que muitos filmes vençam as duas categorias. Só para se ter uma ideia, entre 1981 e 2013, ou seja, durante mais de 30 anos consecutivos, todos os filmes vencedores do Oscar de Melhor Filme receberam pelo menos uma indicação a Melhor Montagem.

Em relação ao processo de escolha dos filmes indicados ao Oscar nessa categoria, atualmente, o “capítulo” da Academia que reúne editores e montadores escolhe os cinco indicados ao Oscar através de pré-listas que não são publicamente divulgadas, e depois todos os membros elegíveis da Academia escolhem o vencedor do Oscar de Melhor Montagem.

Critérios de elegibilidade

Além das regras citadas acima, todos os filmes competindo nessa categoria também devem seguir os critérios gerais de elegibilidade ditadas pela Academia. Assim sendo, para ser elegível a concorrer nessa categoria, um filme deve ter estreado entre a meia-noite de 1 de janeiro e a meia-noite de 31 de dezembro de um determinado ano, no Condado de Los Angeles, na Califórnia. Portanto, todos os filmes que estão concorrendo ao Oscar de Melhor Montagem desse ano estrearam em Los Angeles entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, sem exceções.

Além de estrear em Los Angeles, o filme também devem permanecer em exibição na cidade por pelo menos sete dias consecutivos, sendo exibido em pelo menos três sessões diferentes, sendo que ao menos uma dessas sessões deve ocorrer entre 6 da tarde e 10 da noite no horário local. Além disso, filmes em língua estrangeira devem, obrigatoriamente, possuir legendas em inglês. Lembrando também, que essas regras valem para praticamente todos os filmes que concorrem ao Oscar em todas as categorias, com exceção das categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Documentário e as categorias dedicadas a premiar curtas-metragens.

Quem vencerá a categoria de Melhor Montagem em 2025

Nessa categoria, o thriller político Conclave é favorito a vitória. Seu montador, o britânico Nick Emerson, já tem mais de 20 anos de carreira, mas essa é sua primeira indicação ao Oscar. Conclave venceu o BAFTA nessa categoria e perdeu o Critics’ Choice Awards para Rivais, que nem sequer foi indicado ao Oscar. Além disso, o American Cinema Editors Awards, premiação organizada pelos Editores de Cinema Americanos, ainda não foi entregue e, por isso, não pode servir de prévia para o Oscar.

Cena de Conclave. Distribuição: Focus Features,
Cena de Conclave. Filme deve vencer o Oscar de Melhor Montagem. Distribuição: Focus Features,

Conclave, que conta a história de um cardal conduzindo o processo de escolha de um novo Papa ao mesmo tempo, em que desvenda mistérios e escândalos envolvendo os principais candidatos ao papado, tem em sua montagem um de seus aspectos mais elogiados. O filme também está indicado a Melhor Filme e uma eventual vitória nessa categoria poderia dar ainda mais esperanças de o filme também vencer a principal categoria do Oscar.

Tentando desafiar o favoritismo de Conclave está Anora. O filme, que é editado por seu próprio diretor Sean Baker, é o principal favorito a vencer o Oscar de Melhor Filme. Como as duas categorias estão, como dissemos antes, extremamente ligadas, é possível que os membros da Academia também queiram dar para a Anora o Oscar de Melhor Montagem. Portanto, uma vitória do filme aqui não poderia ser considerada surpreendente.

Se vencer nessa categoria, Baker se tornará o terceiro diretor a vencer o Oscar de Melhor Montagem por um filme que ele próprio dirigiu. Dessa forma, Baker se juntará a James Cameron, que venceu Melhor Montagem por seu trabalho em Titanic (1997), e Alfonso Cuarón, que venceu essa categoria por seu trabalho em Gravidade (2013). Todos os outros três indicados nessa categoria, Emilia Pérez, O Brutalista e Wicked, também estão indicados a Melhor Filme. No entanto, nenhum dos três parece ter chances reais de vitória nessa categoria.

MELHOR MONTAGEM

  • Anora – Sean Baker (Tem Chances de Vencer)
  • O Brutalista – Dávid Jancsó (Corre por Fora)
  • Conclave – Nick Emerson (Vencerá o Oscar)
  • Emilia Pérez – Juliette Welfling (Corre por Fora)
  • Wicked – Myron Kerstein (Corre por Fora)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.