Imagem do roteirista Bill College
Bill Collage - Reprodução IMDb

Bill Collage é um roteirista norte-americano, famoso por ter escrito filmes como “Emancipation” e “Roubo nas Alturas”. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre sua biografia, infância, início de carreira, principais trabalhos, vida pessoal e muito mais. Acompanhe!

Fatos rápidos sobre Bill Collage

  • Nome completo – William Nicholas Collage
  • Nacionalidade – Norte-americana
  • Data de nascimento – 10 de janeiro de 1969
  • Pais – Jack e Pat Collage
  • Famoso como – Roteirista

Quem é Bill Collage?

Bill Collage é um roteirista norte-americano, atualmente com 55 anos de idade, e que conta com trabalhos importantes no cinema. Embora tenha começado escrevendo roteiros para filmes de comédia, ele expandiu bastante suas áreas com o tempo, e roteirizou também dramas, épicos, aventuras, ficções científicas, etc.

Alguns de seus trabalhos mais relevantes são em “Emancipation”, “Roubo nas Alturas”, “Êxodo: Deuses e Reis” e “Assassin’s Creed”. Além disso, outro ponto chave em sua carreira foi a constante colaboração com o também roteirista Adam Cooper, com quem co-escreveu praticamente todos os seus grandes trabalhos.

Biografia de Bill Collage

Infância

Bill Collage, como é conhecido o William Nicholas Collage, cresceu em uma fazenda na cidade de Erie, estado da Pensilvânia, Estados Unidos da América, tendo se mudado posteriormente para Pittsburgh, na mesma região. Seus pais, Jack e Pat Collage, tinham empregos comuns e, por um tempo, ele também desejou ter apenas uma vida normal, como qualquer outro conhecido seu.

No entanto, depois de finalizar os estudos da educação básica, isso por volta de 1988, entrou para a Universidade de Michigan, onde passou a ter um contato mais intenso com os livros e filmes. Foi então que decidiu trabalhar nessa área. Para tanto, começou fazendo dois cursos de Roteiro na referida faculdade.

Um ponto interessante é que foi justamente durante seu período em Michigan que ele conheceu Adam Cooper, um grande amigo e parceiro futuro. Assim, como ele, Adam também é um roteirista renomado, tendo ambos diversos trabalhos em colaboração.

Preparando-se para a carreira de roteirista

Em 1992, quando tinha por volta dos 23 anos de idade, Bill decidiu mudar-se para Nova York. Na época, além das aulas na universidade, estudava para sua futura profissão observando as obras de terceiros, comprando os roteiros de outras obras através de alguns vendedores. Só depois foi que a internet facilitou mais esse acesso às informações.

Em NY, ele conseguiu um trabalho na Fox Television, dentro do departamento de publicidade. Posteriormente, decidiu se mudar para Los Angeles, na Califórnia, onde conheceu Ron Howard. O ano era 1995 e Ron já tinha uma carreira consolidada como cineasta.

Nesse ano em específico, ele estava dirigindo o filme “Ransom”, estrelado por Mel Gibson, e Bill teve a oportunidade de auxiliar em seu escritório de produção, autenticando papeladas, etc. um serviço ainda bem simples, mas que permitiu um contato direto com alguém influente na área. Embora não creditado, o filme teve algumas dicas e ideias de cenas entregues pelo aspirante a roteirista, que chegou a ser contratado mais vezes por Ron em projetos futuros.

Primeiros trabalhos

A estreia efetiva de Bill Collage como um roteirista profissional ocorreu no ano de 2004, através do filme “No Pique de Nova York” (New York Minute, na versão original). A comédia juvenil foi estrelada pelas irmãs Mary-Kate e Ashley Olsen (Três é Demais) e por Eugene Levy (American Pie).

Assim, como em boa parte de sua carreira, o trabalho teve a colaboração de Adam Cooper e marcou o gênero da parte inicial de sua obra: a comédia. O próximo filme foi “Aprovados” (Accepted, 2006), uma comédia protagonizada por Justin Long (Duro de Matar 4.0), Blake Lively (Gossip Girl) e Jonah Hill (O Lobo de Wall Street e Moneyball).

Em 2010, ele também roteirizou o curta-metragem “The Amy Character”, dirigido por Andrew Simkiss e estrelado por Emily Davis e Dan Pfau. Outros curtas posteriores foram “The Chosen One” (2011), dos diretores Brian J. Gilbert e Noah Scheinmann, com Haley Gilbert Fisher, Brian J. Gilbert e Dino Shorte; e “Lucky Dog” (2013), do diretor Terence Connors, com Nick Daly, Matthew Kehoe e Sid O’Connell no elenco.

Sucesso

O relativo sucesso das obras anteriores levaram Bill Collage a uma grande produção em Hollywood, “Roubo nas Alturas” (Tower Heist, 2011). A comédia chama atenção principalmente por seu elenco de peso: Ben Stiller (Uma Noite no Museu), Eddie Murphy (Dr. Dolittle), Matthew Broderick (Ferris Bueller’s Day Off), Casey Affleck (Manchester à Beira Mar), Alan Alda (M*A*S*H), Michael Peña (Homem-Formiga), Gabourey Sidibe (Precious), Téa Leoni (Jurassic Park III), dentre outros.

Seu primeiro longa longe da comédia foi “Êxodo: Deuses e Reis” (Exodus: Gods and Kings, 2014), épico inspirado na Bíblia. Além da direção do premiado Ridley Scott, mesmo diretor de “Gladiador” (2000), o filme também conta com um elenco recheado: Christian Bale (Batman: O Cavaleiro das Trevas), Joel Edgerton (Rei Arthur), John Turturro (Transformers), Ben Kingsley (Gandhi), etc.

Em 2015, Bill Collage trabalhou no roteiro de outro grande filme, “Carga Explosiva: O Legado” (The Transporter Refueled). O quarto filme da franquia traz Ed Skrein (Deadpool) no lugar de Jason Statham (Corrida Mortal, Velozes e Furiosos, Megatubarão e Adrenalina), dando vida ao protagonista Frank Martin.

No ano seguinte, ele ajudou a roteirizar a terceira parte da saga Divergentes “A Série Divergente: Convergente” (The Divergent Series: Allegiant, 2016), e seguiu com outros dois trabalhos na mesma época: o filme “Assassin’s Creed” (2016) e a série da ABC “Of Kings and Prophets” (2016), baseada nos Livros Bíblicos de Samuel.

Projetos recentes e futuros

Quanto aos seus projetos recentes, foi Bill Collage quem roteirizou o longa “Emancipation – Uma História de Liberdade” (2022), da Apple, estrelado pelo ator Will Smith (Um Maluco no Pedaço e MIB: Homens de Preto). O produtor Joey McFarland foi quem o contratou para escrever a obra, depois de iniciar suas pesquisas sobre Peter e Gordon.

E para o futuro, está trabalhando no roteiro de “Afterburn”, em fase de pós-produção, assim como em “A Teia” – onde também é produtor -, suspense protagonizado por ninguém menos que Russell Crowe (Gladiador) e que marca a estreia do seu colega Adam Cooper como diretor cinematográfico.

Vida pessoal

Bill Collage costuma divulgar bastante de sua vida pessoal nas suas redes sociais. Atualmente, ele vive na cidade de Nova Iorque, juntamente com sua esposa, seu filho mais velho, Nick Collage, e o filho caçula do casal.

Quais são os principais trabalhos de Bill Collage?

Depois de conhecer a história, vale a pena se aprofundar mais nos principais trabalhos de Bill Collage.

No Pique de Nova York (2004)

New York Minute, ou No Pique de Nova York, trata-se de uma comédia juvenil estrelada pelas irmãs Mary-Kate e Ashley Olsen. Além de irmãs da também atriz Elizabeth Olsen, a Wanda / Feiticeira Escarlate dentro do Universo Cinematográfico Marvel, as gêmeas são extremamente famosas e bem sucedidas, graças ainda a sua carreira como estilistas.

Apesar de terem feito diversas obras para a TV nesse período, o filme marca o seu retorno aos cinemas desde 1995, quando estrelaram “As Namoradas do Papai”, e é ainda o último que elas fizeram juntas. Aqui, elas dão vida as também gêmeas Rya, que, apesar de idênticas fisicamente, têm personalidades completamente opostas e vivem diversas aventuras por Nova York.

Além de Bill Collage, o filme também foi roteirizado por Emily Fox, Adam Cooper e Kate Ah Shay, sendo dirigido por Dennie Gordon.

Aprovados (2006)

Accepted, ou Aprovados, é uma comédia norte-americana dirigida por Steve Pink e distribuída pela Universal Studios. Tudo se inicia quando Bartleby Gaines acaba sendo reprovado no curso ao qual se candidatou em uma universidade estatal.

Para driblar essa situação, ele acaba tendo a “brilhante” ideia de criar uma faculdade falsa, a South Harmon Instituto de Tecnologia, ou simplesmente S.H.I.T. (merda, na língua inglesa). Seus amigos Mãozinha, Sherman Schrader, Rory e Glen, é claro, o ajudam nisso.

Apesar da ideia dar bastante certo no início, tudo muda quando diversas pessoas conseguem encontrar a instituição, se candidatam a uma vaga e são aceitos. Assim, o que era para ser apenas na teoria terá que ocorrer na prática, com eles tentando tornar sua criação em uma faculdade de verdade. No roteiro, Bill Collage trabalhou juntamente com Adam Cooper e Mark Perez, o criador da história.

Roubo nas Alturas (2011)

Tower Heist, ou Roubo nas Alturas, é um filme de comédia, ação e aventura norte-americano, dirigido por Brett Ratner e roteirizado por Bill Collage, Adam Cooper, Jeff Nathanson e também Ted Griffin (teve a colaboração de outros profissionais, na parte de revisão do roteiro).

Ele gira em torno, principalmente, da história de Josh Kovacs, Charlie Gibbs e Enrique Devereaux, funcionários em um prédio que acabam perdendo suas aposentadorias depois que o chefe, Arthur Shaw, os dá um golpe.

De mãos atadas, o trio decide que irá invadir o apartamento onde Shaw vive e roubar seu dinheiro, reavendo os valores que eles e outros funcionários perderam. Para isso, é claro, se unem a Slide, um criminoso conhecido; ao Sr. Fitzhugh, que é um empresário falido; e a Odessa, que também trabalha no prédio. A arquitetação do plano, no entanto, deve driblar ainda a agente do FBI  Claire Denham, que está de olho em Shaw.

Êxodo: Deuses e Reis (2014)

Exodus: Gods and Kings, ou Êxodo: Deuses e Reis, é um épico baseado nos livros bíblicos. Além da direção de Ridley Scott, o filme tem como roteiristas Adam Cooper, Jeffrey Caine, Steven Zaillian e Bill Collage, é claro.

A obra traz uma releitura de Êxodo, mostrando a história do povo hebreu que, liderada por Moisés, conseguem fugir do Egito. Embora tenha faturado mais de US$ 268 milhões em bilheteria, o filme chama atenção por seu alto orçamento: cerca de US$ 140 milhões.

Carga Explosiva: O Legado (2015)

The Transporter Refueled, ou Carga Explosiva: O Legado, é um filme de ação norte-americano dirigido por Camille Delamarre. Além de Bill Collage, o roteiro ficou por conta de Adam Cooper e Luc Besson, também produtor e um dos criadores dos personagens.

Como mencionado, essa é a quarta parte da franquia Carga Explosiva, e Jason Statham já não aparece no papel principal. A história, no entanto, continua girando ao entorno de Frank Martin

A Série Divergente: Convergente (2016)

The Divergent Series: Allegiant, ou A Série Divergente: Convergente, é um filme de aventura e ficção científica do diretor Robert Schwentke. Trata-se da primeira parte do episódio final da franquia baseada no livro homônimo da autora Veronica Roth.

Assim, dá sequência aos episódios mostrados em “A Série Divergente: Insurgente”, também estrelado por Theo James, Shailene Woodley, Ray Stevenson, Octavia Spencer, Zoë Kravitz, Ansel Elgort, Miles Teller, Jeff Daniels e Naomi Watts. No roteiro, Bill Collage trabalhou com Noah Oppenheim, Adam Cooper e Stephen Chbosky.

Um ponto importante é que, embora tenha sido criado para ser a parte 1 do capítulo final, o filme acabou não tendo continuidade. Diferentemente de obras similares e contemporâneas a ela, como “Jogos Vorazes” ou “Crepúsculo”, os produtores resolveram dividir as gravações (nos exemplos mencionados, toda a parte final foi gravada junta e dividida em dois filmes), o que somado ao fraco desempenho de bilheteria acabou inviabilizando a produção de uma segunda parte.

Assassin’s Creed (2016)

Assassin’s Creed é um filme de ficção científica e ação baseado na franquia gamer homônima. Ele foi dirigido por Justin Kurzel e roteirizado pela dupla Bill Collage e Adam Cooper, juntamente com Michael Lesslie.

Michael Fassbender, que também atuou como produtor, é quem o estrela, juntamente com Marion Cotillard, Brendan Gleeson, Jeremy Irons, Michael K. Williams e Charlotte Rampling.

Tudo se passa dentro do mesmo universo descrito nos jogos, mas mostra uma história inédita, expandindo a obra. Ela gira em torno de Callum Lynch, que utiliza a máquina Animus para explorar as memórias de Aguilar de Nerha, seu ancestral, que era integrante da Irmandade dos Assassinos no período da Inquisição Espanhola. Seu objetivo é conseguir as habilidades de um Mestre Assassino e derrotar a Ordem dos Templários.

Emancipation – Uma História de Liberdade (2022)

Emancipation trata-se de um filme thriller (suspense) e drama histórico norte-americano. Ele foi dirigido por Antonie Fuqua e escrito unicamente por Bill Collage, que não contou com colaboradores nessa obra.

Baseado em fatos reais, a trama narra a história de Peter, um homem escravizado na Louisiana no período de 1860. Capturado em uma plantação da região, ele é levado para trabalhar na construção de uma ferrovia em Clinton, mas consegue fugir. É ele o personagem por trás da famosa imagem “Peter Chicoteado”.

Sendo uma produção liderada por Joey McFarland, o filme recebeu um alto investimento da Apple, que adquiriu seus direitos para lançar em seu streaming. Além da história, Emancipation chama atenção também por seu elenco, com Will Smith no papel principal, e sendo co-estrelado por Ben Foster, Charmaine Bingwa e Imani Pullum.

Considerações finais

Como foi possível observar, Bill Collage é um nome importante dentro do cenário de roteiristas de Hollywood, já tendo escrito e co-escrito filmes bastante conhecidos, principalmente em colaboração com Adam Cooper.

Apesar do foco inicial na comédia, ampliou bastante seu leque de gêneros conforme foi ganhando experiência no mercado. Em “Emancipation”, por exemplo, conseguiu transmitir todo o lado dramático da obra.

Gostou do conteúdo? Aqui você acompanha diversos outros materiais relacionados ao universo do cinema, jogos, etc. Continue explorando nosso site!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui