Ben Foster no 32nd Annual Film Independent Spirit Awards at Beach
IMAGEM - Jean_Nelson

Ben Foster é um ator norte-americano, famoso por seus trabalhos em filmes como “Emancipation”, “X-Men 3: O Confronto Final”, “Assassino a Preço Fixo” e “Warcraft”.

Neste artigo, além de conhecer um pouco mais sobre sua biografia, você poderá observar seus principais trabalhos, prêmios e indicações, informações sobre sua vida pessoal e muito mais. Acompanhe!

Fatos rápidos sobre Ben Foster

  • Nome completo – Benjamin A. Foster
  • Nacionalidade – Norte-americano
  • Data de nascimento – 29 de outubro de 1980
  • Pais – Steven Foster e Gillian Kirwan
  • Famoso como – Ator

Quem é Ben Foster?

Ben Foster é um ator norte-americano, atualmente com 43 anos de idade, e que vem construindo sua carreira desde 1996, quando tinha apenas 16 anos. Ou seja, embora jovem, ele já está na ativa profissionalmente há quase 3 décadas.

Isso explica a sua ampla filmografia, composta de filmes para o cinema, TV e também de séries televisivas. Dentre os destaques, também vale a referência a suas atuações em obras como “O Justiceiro” (2004), “Refém” (2005), “Alpha Dog” (2006), “X-Men 3: O Confronto Final” (2006), “30 Dias de Noite” (2007), “Os Indomáveis” (2007), “O Mensageiro” (2009), “Pandorum” (2009), “Assassino a Preço Fixo” (2011), “Contrabando” (2012) e “O Grande Herói” (2013).

Biografia de Ben Foster

Infância

Benjamin A. Foster nasceu na cidade de Boston, capital do estado de Massachusetts, no dia 29 de outubro de 1980. Ele é filho de Steven Foster e Gillian Kirwan, casal proprietário de restaurantes. Seu único irmão, Jon Foster, também é ator.

Aos 4 anos de idade, sua família acabou mudando-se de cidade, seguindo para Fairfield, Iowa, em 1984. O motivo foi uma invasão a sua casa em Boston, o que acabou os traumatizando.

Vale lembrar que Ben teve uma criação judaica, passando, inclusive, pela cerimônia de Bar Mitzvah quando jovem. Outro ponto importante é que ele tem descendência russa e seu avô paterno Abraham Foster, era um juiz e político de sua cidade natal. O nome de sua avó materna era Celia.

Apesar das predisposições que encontrou, foi realmente o campo cênico que o atraiu. Ele estudou teatro na Interlochen Arts Camp, onde pôde construir as bases de sua carreira como ator.

Início de carreira

Ben Foster iniciou sua carreira profissional aos 16 anos de idade. Em 1996, ele deu vida ao personagem Travis no filme “Um Golpe Arriscado” (Kounterfeit, título original). Ainda em 1996 e 1997 ele estrelou a série de TV da Disney Channel “Flash Forward”, interpretando o personagem principal, Tucker “Tuck” James.

Nos anos seguintes, continuou mesclando entre filmes e séries para TV, como em “Eu Estou Esperando por Você” (1998, Charlie), “You Wish” (1998, Earl), “Meu Amigo Einstein” (1998, Ryan), “1973” (1998, Peter), “Freaks & Geeks” (1999-2000, Eli) e “Family Law” (2000, Jason Nelson).

Alcançando sucesso no cinema

Desde o início de sua carreira, Ben Foster experimentou papéis relevantes dentro das obras que participou, inclusive, protagonizando algumas delas. No entanto, suas participações ainda eram voltadas para a TV.

Um maior reconhecimento do seu trabalho veio com atuações como Ben Kurtzman em “Ruas da Liberdade” (1999), que tinha no elenco nomes como Adrien Brody, e se seguiu com seu papel de Berke Landers em “Volta por Cima” (2001). Ambos os filmes foram lançados no cinema e ajudaram a consolidar a carreira inicial do ator, sendo, inclusive, obras bastante conhecidas da sua filmografia.

Depois disso, ele fez novamente alguns trabalhos para TV, como “The Laramie Project” (2002, Aaron Kreifels) e “Boston Public” (2001-2002, Max Warner), mas deu continuidade às suas atuações no cinema, como em “Grande Problema” (2002, Matt Arnold), “Bang, Bang! Você Morreu!” (2002, Trevor Adams), “Northfork” (2003, Cod) e “11:14” (2003, Eddie).

Participações em grandes trabalhos

Depois de 2003, já com um currículo bastante recheado, Ben Foster passou a ter aparições em algumas obras importantes no cinema. Alguns dos destaques ficam por conta de “O Justiceiro” (2004, Spacker Dave), “Refém” (2005, Mars Krupcheck), “Alpha Dog” (2006, Jake Mazursky), “X-Men 3: O Confronto Final” (2006, Warren Worthington III / Anjo), “30 Dias de Noite” (2007, O Estranho), “Os Indomáveis” (2007, Charlie Prince), “O Mensageiro” (2009, Sgt. Will Montgomery), “Pandorum” (2009, Bower), “Assassino a Preço Fixo” (2011, Steve McKenna), “Contrabando” (2012, Sebastian Abney) e “O Grande Herói” (2013, Matthew).

Concomitante a isso, também participou de trabalhos importantes na TV, como da série “A Sete Palmos” (Six Feet Under, título original, 2003-2005), dando vida ao personagem Russell Corwin.

Projetos recentes e futuros

Quanto a seus projetos recentes mais relevantes, Ben Foster participou dos filmes “O Programa” (2015, Lance Armstrong), “Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos” (2016, Medivh), “A Qualquer Custo” (2016, Tanner Howard), “Sem Rastros” (2018, Will), “A Luta de Uma Vida (2021, Harry Haft), “Contrato Perigoso” (2022, Mike), “Arremessando Alto” (2022, Vince Merrick) e “Medieval” (2022, Jan Zizka). Seus dois últimos filmes foram justamente “Emancipation – Uma História de Liberdade” (2022, Jim Fassel) e “Finestkind” (2023, Tom).

Em um futuro próximo, o ator participará também das produções “King Ivory”, “Long Day’s Journey Into Night”, “Floodplain”, “Peter Pan, Land of Forever” e “Sharp Corner”, todos ainda sem data prevista de estreia.

Trabalhos como produtor

Além de ator, Ben Foster também teve alguns trabalhos como produtor. Esse é o caso do filme “Um Tira Acima da Lei” (2011), onde além de integrar o elenco (General Terry) também atuou como produtor; e “A Luta de Uma Vida”, onde cumpriu o papel de produtor executivo – ele é o protagonista da obra.

Vida pessoal

Ben Foster manteve um relacionamento estável com a atriz alemã Antje Traue, co-estrela do filme Pandorum, por volta de 2009/2010. Ela, inclusive, mudou-se para a casa dele em Los Angeles nesse período.

Após o término com Traue, Foster começou a namorar a atriz Robin Wright em 2012, chegando a noivar com ela em 2014. Novamente, o relacionamento acabou não vingando.

Foi somente em 2016 que ele começou a namorar sua atual esposa, Laura Prepon. O casal teve um primeiro filho em 2017, Ella, e em fevereiro de 2020 eles tiveram um segundo filho.

Quais são os principais trabalhos de Ben Foster?

Depois de conhecer sua biografia, vale a pena mergulhar mais nos principais trabalhos da carreira do ator, e entender seu papel dentro de cada um desses destaques. Acompanhe!

O Justiceiro (2004)

The Punisher, ou O Justiceiro, trata-se de um filme americano de drama e ação que baseia-se no personagem homônimo da Marvel Comics. A obra é estrelada pelos atores Thomas Jane, no papel principal de Frank Castle (que é o Justiceiro), e John Travolta, dando vida ao mafioso Howard Saint.

No entanto, Ben Foster também integra o elenco, através do personagem Spacker Dave, um dos três jovens marginalizados que vivem em um cortiço na cidade de Tampa, local onde Castle se refugia depois de se recuperar do ataque que quase o vitimou no começo do filme.

O enredo do filme traz uma introdução ao Justiceiro, que, inicialmente, é um agente do FBI. Depois de uma operação bem sucedida em Tampa, Castle se aposenta, mas tem suas informações vazadas para o mafioso da cidade, que teve o filho morto na última operação do agente.

Enquanto ele curte uma reunião familiar, já aposentado, Howard Saint envia seus capangas para assassinar toda a sua família, como forma de vingança. Mesmo muito ferido, Castle consegue sobreviver, e agora com seus parentes mortos, incluindo esposa e filho, ele busca fazer justiça.

Alpha Dog (2006)

Alpha Dog é um filme norte-americano de drama biográfico-policial que se baseia na história real sobre o sequestro e assassinato de Nicholas Markowitz, que teve o envolvimento de Jesse James Hollywood, um famoso narcotraficante que agora cumpre prisão perpétua.

Assim, o enredo gira em torno do traficante Johnny Truelove, a pessoa mais nova a integrar a lista de mais procurados do FBI nos anos 90. Ele acabou sequestrando o jovem Zack para forçar o irmão mais velho da vítima a pagar o que lhe devia. As coisas, no entanto, acabaram saindo de uma forma bem diferente do que o criminoso esperava.

Em um elenco repleto de nomes bem conhecidos do público, como Bruce Willis, Amber Heard e Justin Timberlake, Ben Foster aparece no papel de Jake Mazursky.

X-Men 3: O Confronto Final (2006)

X-Men: The Last Stand é um filme norte-americano que une ação e ficção científica, sendo baseado na equipe homônima de heróis da Marvel Comics. Nesse caso, essa é a terceira e última parte da trilogia principal da obra, que se iniciou em 2000, com X-Men, e teve sua segunda sequência em 2003, com X-Men 2.

O Confronto Final dá continuidade aos eventos dos dois filmes anteriores e finaliza a parte principal da saga. Vale adiantar que mesmo os filmes que se seguiram, sejam da franquia ou com personagens solo, como é o caso de Wolverine, tratam-se de spin-offs e se passam em períodos anteriores ao dessa trilogia, salvo poucas exceções.

Assim como nos dois filmes iniciais, o elenco é bastante recheado, com nomes como o de Hugh Jackman, Ian McKellen, Halle Berry, Famke Janssen, Kelsey Grammer, Anna Paquin, James Marsden, Shawn Ashmore,  Rebecca Romijn, Aaron Stanford, Patrick Stewart e Vinnie Jones. Já Ben Foster faz sua estreia na obra, dando vida ao personagem Warren Worthington III / Anjo.

30 Dias de Noite (2007)

30 Days of Night é um filme de terror que se baseia na história em quadrinho homônima, centrando-se em uma cidade do estado do Alasca que é assombrada pela presença de vampiros, devido a chegada do 30º dia de noite polar. A obra conta com uma sequência, 30 Days of Night: Dark Days, lançada em 2010.

Barrow, a referida cidade, passa uma vez por ano por esse período sem Sol, devido à sua localização extrema. A diferença é que agora um grupo de vampiros quer se aproveitar dessa escuridão para atacar a população. A única coisa que pode impedi-los é a ação da dupla de policiais Eban e Stella. Ben Foster aparece no filme como o estranho.

Os Indomáveis (2007)

3:10 to Yuma, que chegou no Brasil como Os Indomáveis, é um filme norte-americano de drama, sendo um remake da obra de 1957. Tudo se inicia quando um fazendeiro, que passa por um momento difícil devido a seca, decide aceitar o trabalho de levar um criminoso para a justiça.

O filme é estrelado por Christian Bale como Dan Evans (o fazendeiro) e Russell Crowe como Ben Wade (o bandido). Ben Foster aparece em um dos papéis secundários, dando vida ao personagem Charlie Prince.

O Mensageiro (2009)

The Messenger é um premiado filme norte-americano de drama, onde Ben Foster aparece no papel principal, juntamente com nomes como Woody Harrelson, Samantha Morton e Jena Malone.

De licença da Guerra do Iraque, o sargento Will Montgomery (Foster) acaba descobrindo que sua namorada está noiva de um outro homem. Antes da sua dispensa, no entanto, ele é despachado como um oficial de notificações de baixas, seguindo juntamente com o capitão Tony Stone (Harrelson), um veterano de guerra. Enquanto realizam a difícil missão de informar aos parentes dos militares que morreram em batalha, os dois acabam mergulhando também um na vida do outro.

Pandorum (2009)

Pandorum é um filme de terror e também de ficção científica norte-americano, narrado pelo ator Morgan Freeman. Ben Foster aparece novamente como protagonista da obra, juntamente com Dennis Quaid.

O enredo gira em torno de uma Terra devastada, devido aos danos causados à natureza. Assim, uma equipe de humanos decide viajar por mais de 100 anos até o planeta Tanis, em busca de uma nova vida.

Algo inexplicável, no entanto, ocorre durante a viagem, e os comandantes devem descobrir o que aconteceu de fato. Foster, como mencionado anteriormente, dá vida ao cabo Bower, um dos protagonistas.

Assassino a Preço Fixo (2011)

Os fãs de ação devem conhecer o trabalho de Ben Foster através do seu papel em Assassino a Preço Fixo (The Mechanic, no título original). O filme foi protagonizado por ninguém menos que Jason Statham, como Arthur Bishop, mas Ben aparece como co-estrela, dando vida a Steve McKenna.

Bishop trabalha como um assassino de elite e é muito bom no que faz. Sua fama o leva a ser contratado para assassinar seu próprio mentor, e também amigo pessoal, Harry. Depois de realizar o serviço, ele decide treinar o filho do falecido mestre, McKenna, para que ele possa se tornar também um assassino. Apenas mais tarde é que ele descobre a verdade sobre sua contratação. E McKenna, quando sabe que foi o Bishop quem tirou a vida de seu pai, passa a caçá-lo.

Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016)

Warcraft é um filme de ação, aventura e fantasia baseado na franquia de jogos homônima da Blizzard Entertainment. Ele é estrelado justamente por Ben Foster, juntamente com Travis Fimmel, Dominic Cooper, Toby Kebbell, Daniel Wu, Rob Kazinsky, Clancy Brown, Ruth Negga, Ben Schnetzer, Burkely Duffield, Callum Keith Rennie e Daniel Cudmore.

No filme, o mundo orc está praticamente destruído, o que leva o mago Gul’dan a guiá-los, através de um portal, para Azeroth. Na nova terra, eles conflitam diretamente com os humanos que habitam a região de Ventobravo.

A Luta de Uma Vida (2021)

Quanto a seus trabalhos mais recentes, vale o destaque para A Luta de Uma Vida (The Survivor). Trata-se de um filme da HBO, que estreou também na HBO Max, mas que chama atenção pela ótima atuação de Ben Foster, o protagonista, e pela obra em si.

The Survivor é baseado na história real de Harry Haft (papel de Ben), um judeu que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz. Para isso, teve que lutar contra outros prisioneiros.

Emancipation – Uma História de Liberdade (2022)

Emancipation é um filme de ação e drama histórico norte-americano, dirigido por Antoine Fuqua. A trama gira por trás da história do escravo fotografado na famosa imagem intitulada simplesmente de “Peter Chicoteado”.

Will Smith é quem protagoniza a obra, mas Ben Foster e Charmaine Bingwa também o estrelam. O elenco é formado ainda por nomes como Gilbert Owuor e Mustafa Shakir.

Indicações e prêmios

Por suas atuações, Ben Foster já recebeu ou foi indicado a prêmios importantes no cenário cinematográfico. Veja alguns destaques:

  • Gemini Awards – indicado em 1997 e 1998 na categoria de Melhor Performance, por Flash Forward;
  • Daytime Emmy Awards – venceu em 2003 na categoria Performance Marcante, por Bang Bang You’re Dead;
  • Screen Actors Guild Awards – venceu em 2004 na categoria Melhor Elenco, por Six Feet Under;
  • Young Hollywood Awards – venceu em 2006 na categoria Performance Estreante, por Alpha Dog;
  • Satellite Awards e Saturn Awards – indicado em 2008, em ambos os prêmios, na categoria Melhor Ator Coadjuvante, por Os Indomáveis; e
  • Critics’ Choice Television Awards – indicado em 2023 na categoria Melhor Ator Série/Filme para TV, por The Survivor.

Considerações finais

Como foi possível observar, embora jovem, Ben Foster vem consolidando sua carreira como ator, e já é dono de uma filmografia recheada de obras importantes. O ator tem dedicado praticamente as últimas 3 décadas de sua vida às atuações cinematográficas.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui