o que é longa-metragem
Reprodução - SoyKhaler

Se você quer saber o que é longa-metragem, chegou ao lugar certo! Neste artigo, além de explorar mais a fundo o conceito por trás dos longas, você poderá entender suas principais características, gêneros, história, diferenças para os curtas e médias-metragens e exemplos relevantes já produzidos. Acompanhe!

O que é Longa-Metragem?

Como o próprio nome permite entender, um longa-metragem é uma obra cinematográfica que possui uma duração longa. A quantidade de tempo que determina se esse filme será um curta, média ou longa, no entanto, varia, a depender da região do mundo.

Tomando como base o Brasil, temos um longa como sendo um filme que possui uma duração superior a 70 minutos. Em outros países, porém, não é assim que funciona. Nos Estados Unidos, por exemplo, há organizações que consideram as obras mais longas que 40 minutos, e outras que consideram apenas as obras com no mínimo 80 minutos.

Países como França, Reino Unido, etc. também possuem suas próprias definições. O que importa, no entanto, é entender que o filme de longa-metragem possui essa duração maior, uma média de 90 a 120 minutos, o que permite um desenvolvimento melhor elaborado de toda a trama e personagens.

São muitos os fatores que explicam essas divergências. Mas um ponto simples é justamente pelo fato desse “tamanho” está ligado à quantidade de rolos utilizados antigamente em uma produção.

Embora o mercado tenha evoluído muito nas últimas décadas, a não tanto tempo assim, tudo era feito e armazenado em um rolo de filme fotográfico. Assim, quanto mais rolos eram utilizados, maior era sua “metragem”.

Um pouco da história dos longas

A produção de filmes teve sua história iniciada ainda na metade final do século XIX, ocorrendo uma evolução gradativa desde então. “Roundhay Garden Scene”, um curta do inventor francês Louis Le Prince, foi lançado em 1888. Embora tenha somente 2 segundos de duração, é considerado o primeiro filme da história. Cinematograficamente falando, porém, o título é dado a “L’Arroseur Arrosé” dos Irmãos Lumière, marcando a primeira exibição de um filme nos cinemas, ainda em 1895.

Não demorou muito para que um longa começasse a ser produzido. “The Story of the Kelly Gang”, que é considerado o primeiro longa-metragem da história, foi lançado em 1906. Nos anos seguintes, ainda foram os curtas que dominaram o mercado (em questão de quantidade), dada a dificuldade de produção de uma obra. Mas esse reinado não durou tanto assim. Muito antes do fim da era do cinema mudo, em 1930, os longas já eram referência no mercado.

Qual é a diferença entre curta, média e longa-metragem?

Obviamente, o que vai definitivamente diferenciar um longa-metragem de um curta ou média é a sua duração. Aqui, novamente, não há uma regulamentação geral que seja utilizada em todo o mundo.

No Brasil, quem comanda essa diferenciação é a Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001 que, dentre outros pontos, estabelece os princípios gerais da Política Nacional do Cinema.

Diferença entre longa e curta-metragem

Considerando a duração das obras, os menores se enquadram justamente na categoria de curta-metragem. Embora não haja um consenso quanto a sua duração, o mais comum é utilizar como limite máximo uns 30 ou 40 minutos.

Um ponto interessante é que os curtas costumam possuir os mais variados objetivos e funções, indo muito além de uma produção cinematográfica padrão. Afinal, também podem contar com um carácter mais informativo, publicitário, etc.

No Brasil, vale lembrar, essa duração tem um limite bem menor, devido a implementação da Lei do Curta (ela regula a exibição de curtas brasileiros nas salas de cinema do país), que considera as obras com no máximo 15 minutos de duração. O texto continua em vigor pela MP 2.228/2001.

Diferença entre longa e média-metragem

Sendo o curta uma obra com até 40 minutos (em um contexto geral) e o longa uma obra com no mínimo 70, o média-metragem compreende justamente esse meio termo, ou seja, um filme que tenha entre 40 e 70 minutos de duração.

Assim como nos demais casos, o Brasil diverge desse padrão, utilizando como limite mínimo 15 minutos, com o limite máximo sendo igual ou inferior a 70 minutos. É isso o que determina a referida Medida Provisória.

Quais são as principais características de um longa-metragem?

Como já foi deixado claro, a principal característica de um longa-metragem, e o que o efetivamente o diferencia dos demais, é a sua duração estendida. Deixando de lado essa ausência de uma definição clara, há de se levar em consideração que a grande maioria dos longas possui realmente entre 90 e 120 minutos. Em alguns casos, é claro, essa duração se estende bastante, como no casos dos filmes da trilogia “O Senhor dos Anéis” ou do longa “Liga da Justiça de Zack Snyder” (Snyder Cut, de 2021), que tem mais de 4 horas.

Essa quantidade maior de tempo possibilita uma narrativa melhor elaborada, outra característica bem comum nos longas. Há espaço para que a trama e os personagens sejam desenvolvidos. O tempo maior pode levar ainda a criação de arcos diferentes no mesmo filme.

Além disso, os longas costumam envolver uma produção cinematográfica completa, passando pelas etapas de criação e roteiro até a pós-produção e a distribuição da obra. Isso, obviamente, leva muito tempo e custa muito dinheiro.

Apesar da evolução dos streamings e outras formas de distribuição, são os longas que têm presença esmagadora nos cinemas. Grande parte das obras que são direcionadas ao grande público são longas, o que leva ao seu impacto cultural e social marcante.

Os longas documentais

Ao refletir sobre o que é longa-metragem, é comum reduzir esse conceito aos filmes convencionais do cinema de ficção. A realidade, no entanto, não é bem assim. Os documentários, por exemplo, também se enquadram como curtas ou longas, já que são obras cinematográficas.

Via de regra, o documentário é um filme, só que explora a realidade, sendo uma obra não ficcional. Quando enquadrado como longa metragem, é comum chamá-lo de longa documental.

Os gêneros de um longa-metragem

Assim como os demais formatos, os longas podem se distinguir entre os mais variados tipos de gêneros cinematográficos. A depender da classificação, eles podem ser um filme narrativo, experimental ou documental, por exemplo.

De todo modo, é mais simples observar essas variações acompanhando os principais gêneros encontrados no cinema, como drama, comédia, ação, ficção científica, terror, aventura e romance. Todos eles podem ser a base para a produção de um longa.

Drama

Sendo um dos gêneros mais comuns do cinema, o drama é uma obra mais focada nas emoções, com o conflito tendo uma presença marcante. Aqui, o olhar para a realidade é outro diferencial. Exemplos de longas-metragens de drama: “O Poderoso Chefão” (1972),  “A Lista de Schindler” (1993) e “Forrest Gump” (1994).

Comédia

A comédia, como é possível concluir, tem como objetivo fazer o público dar boas risadas, sendo marcada por seu humor, sátira, etc. Exemplos de longas de comédia importantes: “Se Beber, Não Case!” (2009), “Monty Python em Busca do Cálice Sagrado” (1975) e “As Branquelas” (2004).

Ação

Diferentemente dos anteriores, os filmes de ação são marcados por suas cenas de combate ou outros espetáculos, como perseguições e explosões. Exemplos de longas de ação: “Duro de Matar” (1988), “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015) e “Velozes e Furiosos” (2001).

Ficção científica

Geralmente, as ficções científicas buscam explorar conceitos especulativos, imaginativos, futuristas, com essa premissa tecnológica ou científica. Exemplos de longas de ficção: “Interestelar” (2014), “Star Wars” (1977) e “E.T. O Extraterrestre” (1982).

Terror

Os filmes de terror tem o objetivo de provocar medo, repulsa, suspense no espectador. Exemplos de longas de terror: “O Exorcista” (1973), “Invocação do Mal” (2013) e “Nosferatu” (1922).

Aventura

Quanto às obras de aventura, geralmente elas estão associadas a uma narrativa de jornada, explorando ainda um cenário fantástico. Exemplos de longas de aventura: “Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra” (2003), “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001) e “A Família Robinson” (1960).

Romance

Outro gênero muito comum é o romance, onde o foco está na paixão, no envolvimento romântico entre os personagens principais. Exemplos de longas de romance: “Titanic” (1997), “Ghost” (1990) e “Uma Linda Mulher” (1990).

Alguns dos principais longas da história

Tendo um grande impacto cultural e social ao longo da história, o que não faltam, felizmente, são longas-metragens importantes que poderiam ser mencionados nesta lista. Aqui, são apenas alguns dos exemplares mais relevantes e conceituados do mercado, dentre os milhares existentes:

O Poderoso Chefão (1972)

Sendo um filme do gênero romance policial, “O Poderoso Chefão” é baseado no livro do escritor Mario Puzo. Ele conta com direção de Francis Ford Coppola, que, juntamente com Puzo, também criou o roteiro. O elenco é estrelado por Marlon Brando, Al Pacino, Richard Castellano, James Caan, John Marley, Robert Duvall, Sterling Hayden, Diane Keaton e  Richard Conte.

Com seu enredo centrado em Michael Corleone, o filho mais novo de Vito Corleone, um poderoso chefe da máfia italiana, o filme é sempre lembrado como um dos mais importantes já criados, assim como sua continuação: O Poderoso Chefão 2 (1974).

A Lista de Schindler (1993)

O drama histórico norte americano “A Lista de Schindler” é dirigido e produzido por Steven Spielberg e roteirizado por Steven Zaillian. O longa é baseado no livro “Schindler ‘s Ark”, de 1982, do escritor australiano Thomas Keneally. 

Estrelado por nomes como Liam Neeson, Ben Kingsley e Ralph Fiennes, essa é outra obra muito conceituada no mercado cinematográfico. Seu enredo, aliás, acompanha a heróica performance do empresário Oskar Schindler, que conseguiu salvar mais de 1000 judeus do holocausto, empregando-os em sua fábrica.

Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

“Pulp Fiction: Tempo de Violência” é um filme de drama policial estadunidense dirigido e escrito por Quentin Tarantino e roteirizado por Roger Avary, com participação de Tarantino.

Além do elenco imponente, com John Travolta, Uma Thurman, Samuel L. Jackson, Tim Roth, Bruce Willis, Harvey Keitel, Maria de Medeiros, Amanda Plummer, Eric Stoltz, Ving Rhames, Rosanna Arquette e Christopher Walken, o filme se destaca por sua ausência de linearidade. O enredo narra três histórias diferentes, no entanto todas entrelaçadas.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

Toda a trilogia “O senhor dos Anéis” é importante. No entanto, o que mais se destaca é justamente a parte final da saga, “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, um dos filmes líderes em premiações do Oscar, com 11 estatuetas.

Trata-se de uma aventura épica de fantasia, baseada no livro do escritor J. R. R. Tolkien. No formato para cinema, é dirigido por Peter Jackson, que também atua no roteiro, juntamente com Fran Walsh e Philippa Boyens. O elenco é estrelado por Elijah Wood, Sean Astin, Viggo Mortensen, Orlando Bloom, Ian McKellen e Cate Blanchett.

Como mencionado, esta é a última parte da trilogia que acompanha Frodo e Sam em sua missão de peregrinação até a região de Mordor, com a intenção de destruir o “Um Anel”.

Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)

“Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” é um filme de aventura épico fantasia e ficção científica dirigido e roteirizado por George Lucas. Estrelado por Mark Hamill, Carrie Fisher, Harrison Ford, Alec Guinness, Skywalker, Anthony Daniels e outros, é um dos mais relevantes da franquia Star War, que também conta com outras obras célebres.

Aliás, foi o primeiro filme a ser lançado, dando início ao que se tornaria uma das sagas mais importantes da história. Na época, chegou apenas como “Guerra nas Estrelas”, mas teve seu nome alterado e uma trilogia prequela criada, mostrando os eventos que levaram até essa parte. A trama acompanha a história de Luke Skywalker, um jovem que mora em uma fazenda e que se vê em uma batalha intergaláctica entre Império Galáctico e a Aliança Rebelde.

Avatar (2009)

O filme épico de ficção científica “Avatar” tem direção e roteiro por James Cameron. No elenco estão Sam Worthington, Michelle Rodriguez, Zoë Saldaña, Stephen Lang e Sigourney Weaver.

A história se passa no ano de 1863 e é ambientada em Pandora, uma das luas de Polifemo, planeta que orbita o sistema Alpha Centauri. Quando os nativos de Pandora são surpreendidos pela chegada de colonizadores humanos que pretendem explorar um precioso recurso, as duas espécies se veem em guerra.

Fora todo o sucesso de crítica, o filme é um destaque por ser a maior bilheteria de toda a história dos cinemas, com incríveis US$ 2,9 bilhões arrecadados ao redor do mundo.

Vingadores: Ultimato (2019)

Sendo um filme de super herói, “Vingadores: Ultimato” teve roteiro por Christopher Markus e Stephen McFeely e direção por Anthony Russo e Joseph V. Russo. Além disso, contou com atuações de Robert Downey Jr, Chris Evans, Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Don Cheadle, Paul Rudd, Karen Gillan e outros.

Trata-se do vigésimo filme do Universo Cinematográfico da Marvel, e também o último da saga “Vingadores”. Em “Ultimato”, os membros restantes do grupo se reúnem novamente para tentar derrotar o titã Thanos e reverter a destruição causada por ele em “Guerra Infinita”. É, atrás apenas de Avatar (2009), a segunda maior bilheteria da história do cinema, com US$ 2,8 bilhões arrecadados.

Titanic (1997)

“Titanic”, inegavelmente, é um dos longas-metragens mais importantes já criados. Seus números não permitem mentir. O épico de romance e drama contou com roteiro e direção por James Cameron, tendo Leonardo DiCaprio e Kate Winslet como grandes protagonistas.

Para se ter uma ideia, é um dos recordistas em estatuetas ganhas no Oscar (11), se destacando ainda por ter recebido indicações em 14 categorias. Além disso, dominou o topo do ranking de filmes de maior bilheteria por muito tempo, continuando com a quarta colocação, graças a seus US$ 2,2 bilhões arrecadados.

A obra, sucesso de crítica e público, busca retratar o naufrágio real do navio de passageiros RMS Titanic, luxuosa embarcação que acabou naufragando ainda em sua viagem inaugural, em 1912.

Um Sonho de Liberdade (1994)

Outro longa que costuma figurar nas listas de melhores filmes já criados é “Um Sonho de Liberdade”, drama dirigido por Frank Darabont, que também colaborou com o retiro de Stephen King. O elenco conta com Morgan Freeman, Tim Robbins e Bob Gunton nos papéis principais.

A história é ambientada no ano de 1946, e acompanha o jovem banqueiro Andy Dufresne, acusado de assassinato e condenado à prisão perpétua. Assim, tem que lidar com um universo completamente novo, enquanto alimenta e, pouco a pouco, perde suas esperanças de ser inocentado.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

“Batman: O Cavaleiro das Trevas” saiu nos cinemas em 2008, com Christopher Nolan atuando na direção e também no roteiro, onde fez parceria com Jonathan Nolan. O filme, inicialmente, já chama a atenção por seu elenco, com nomes como Christian Bale, Aaron Eckhart e Heath Ledger, que fez uma das mais brilhantes interpretações do Coringa já realizadas no cinema.

No entanto, é também todo o desenvolvimento da trama e resultado final da obra que o colocam como um longa um marco cinematográfico, com um novo olhar para os filmes de super-heróis. Ele recebeu 8 indicações ao Oscar, vencendo em 2 categorias (Ledger, mesmo falecendo antes do lançamento, ganhou como Melhor Ator Coadjuvante).

A história é ambientada em Gotham City, com Batman, seu protetor mascarado, buscando encontrar um protetor sem máscaras que possa ser o verdadeiro herói da cidade. Tudo isso enquanto enfrenta a ameaça de Coringa, o palhaço psicopata que instaura o caos como nenhum outro criminoso conseguiu fazer antes.

Ben-Hur (1959)

A versão de Ben-Hur de 1959, épico dirigido por William Wyler, é um dos longas-metragens mais aclamados de todos os tempos. Tanto que, por cerca de 4 décadas, foi o único a possuir 11 estatuetas do Oscar. Seu feito só foi igualado em 1997, por Titanic, e em 2003, por O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, mas nunca superado.

Trata-se de uma refilmagem do longa homônimo lançado em 1925, que adapta o romance “Ben-Hur: A Tale of the Christ”, de Lew Wallace. Na época, foi uma das obras mais caras já produzidas, resultando em um filme de quase 4 horas. A trama fala sobre traição, vingança e também sobre a fé nos tempos de Cristo.

Tempos Modernos (1936)

Sendo um filme semimudo de comédia, drama e romance, “Tempos Modernos” é um dos clássicos de Charlie Chaplin, que trabalhou na direção, produção, roteiro e também como estrela principal da obra.

O enredo é uma crítica bem humorada sobre a forma como os trabalhadores eram tratados no período da Revolução Industrial, ao capitalismo, imperialismo e nazifascismo.

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2

A parte 2 de “Harry Potter e as Relíquias da Morte” colocou fim à saga “Harry Potter” nos cinemas, fechando com chave de ouro uma das obras mais relevantes da história. Nesta última parte, vemos a batalha contra as forças do mal, a fim de derrotar Voldemort.

Sendo uma adaptação cinematográfica épica, aventura e fantasia da saga de livros da autora J.K Rowling, o filme tem direção por David Yates, com roteiro de Steve Kloves. O elenco principal, é claro, conta com Daniel Radcliffe, Emma Watson e  Rupert Grint .

E aí, deu para entender o que é longa-metragem?

Como foi possível observar, não é difícil entender o que é longa-metragem, apesar dessa ausência de uma definição global para o formato. Afinal, são justamente os filmes de maior duração, que superam os curtas e médias, representando grande parte da cinematografia mundial.

FAQ

O que é considerado um longa-metragem?

Um longa-metragem é um filme de longa duração. No Brasil, por exemplo, a obra deve ter uma duração superior a 70 minutos para se considerar um longa. Menos que isso, ele será um média ou curta-metragem. A nível global, não há uma definição concreta quanto a duração, variando de região para região.

Quantos minutos para ser longa-metragem?

Depende do país. No Brasil, o filme precisa possuir uma duração superior a 70 minutos para ser um longa-metragem.

Qual é o plural de longa-metragem?

O plural correto da palavra “curta-metragem” é “longas-metragens”.

Como se diz longa-metragem em inglês?

No inglês, a palavra que designa “longa-metragem” é “feature film”. “Feature-length film” ou simplesmente “ feature” também servem para se referir a esse tipo de obra.

Qual é o filme mais longo do mundo?

O filme mais longo já produzido foi “Ambiancé” (2020), com 720 horas de duração; enquanto o filme mais longo já lançado foi “Modern Times Forever” (2011), com 240 horas; ambos filmes experimentais.

Qual foi o melhor filme de todos os tempos?

Não há um consenso geral sobre qual é o melhor filme de todos os tempos, já que a resposta é bastante subjetiva. Alguns exemplos de destaque são: “O Poderoso Chefão” (1972), “A Lista de Schindler” (1993), “Um Sonho de Liberdade” (1994), Ben-Hur (1959), Titanic (1997), O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), dentre outros.

Qual foi o filme com maior bilheteria do mundo?

O filme com a maior bilheteria do mundo é “Avatar” (2009), do diretor James Cameron, que arrecadou US$ 2,9 bilhões.

Qual foi o filme que mais ganhou Oscar na história?

Três filmes conseguiram levantar 11 estatuetas do Oscar até então, sendo esse o recorde estabelecido: “Titanic” (1997), “Ben-Hur” (1959) e “O Senhor dos Anéis: O retorno do Rei” (2003).

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui