Com o fim da greve do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG-AFTRA) no último dia 9 de novembro, diversas superproduções envolvendo nomes famosos voltarão a ser rodados em breve. É importante destacar, no entanto, que a maioria dos filmes que ainda não começarão a ser rodados ou cujo processo de produção foi interrompido pela greve em julho, só voltarão a ter seus trabalhos de produção retomados em janeiro, após os feriados de fim de ano.

Atores e roteiristas fazem piquete em frente aos estúdios da Paramount em Los Angeles na sexta-feira, 14 de julho de 2023. Foto de Chris Pizzello/AP Photo
Atores e roteiristas fazem piquete em frente aos estúdios da Paramount em Los Angeles na sexta-feira, 14 de julho de 2023. Foto de Chris Pizzello/AP Photo

Contudo, algumas superproduções cujas filmagens foram interrompidas pela greve voltarão a ser rodados nos próximos dias. Entre esses filmes estão algumas das continuações mais aguardadas pelo público e também blockbusters que devem ter grande impacto nas bilheterias no ano que vem. Por isso, os estúdios têm pressa em terminar a etapa de fotografia principal desses filmes para conseguir lançá-los no próximo ano. Já que é nessa etapa que as cenas mais importantes com os principais atores são filmadas.

Pós-greve: Deadpool 3, Gladiador 2 e muito mais

Um dos principais filmes que devem retomar suas filmagens imediatamente, é Deadpool 3. A produção, que tem data de estreia prevista para 26 de julho do ano que vem, já está com cerca de metade de sua fotografia principal concluída e deve voltar a ser rodada o mais rápido possível. O filme, dirigido por Shawn Levy e estrelado por Ryan Reynolds e Hugh Jackman, retornando ao papel de Wolverine, teve sua produção interrompida em julho pela greve e deve retomar suas filmagens ainda esse mês.

Ryan Reynolds como Deadpool e Hugh Jackman como Wolverine
Ryan Reynolds como Deadpool e Hugh Jackman como Wolverine – Imagem: Divulgação

Outro filme que deve correr contra o tempo para ficar pronto para estrear em 2024 é Gladiador 2. Só que nesse caso, a situação é um pouco mais tranquila, já que o filme só tem previsão de estreia para 22 de novembro do ano que vem. Contudo, a obra dirigida por Ridley Scott e estrelada por Paul Mescal, Denzel Washington e Connie Nielsen deve voltar a ser rodada ainda esse ano em locações na Europa.

Já com quase toda a etapa de fotografia principal terminada, Beetlejuice 2 deve também ter suas filmagens concluídas ainda esse ano. Dirigido por Tim Burton e estrelado Michael Keaton, Winona Ryder, Catherine O’Hara, Jenna Ortega e Monica Bellucci, o filme tem previsão de estreia para 6 de setembro do ano que vem. A produção é uma continuação aguardada desde 1988 e, por isso, muita gente espera que o filme consiga arrecadar bastante nas bilheterias em 2024.

Cena de Venom (2018).
Cena de Venom (2018). Que faz parte do Universo Homem-Aranha da Sony (SSU). Filmagens do terceiro filme da trilogia devem ser retomadas ainda esse ano.

Outra aguardada continuação que corre contra o tempo para ficar pronta para a estrear no ano que vem é Venom 3. O filme, que é parte do Universo Homem-Aranha da Sony, já teve sua data de estreia atrasada duas vezes. A princípio, a produção deveria estrear em 12 de julho de 2024. Depois a data foi adiada para outubro de 2024 e agora para 8 de novembro de 2024. Tudo isso devido à greve. Ainda não se sabe quanto da fotografia principal do filme falta para ser concluída, mas já se sabe que os trabalhos de filmagens devem ser retomados ainda esse ano.

Seguindo nossa lista, temos o novo filme de Clint Eastwood. O lendário diretor de 93 anos de idade corre contra o tempo para terminar as filmagens de Juror No. 2 (ou “Jurado Número 2”, em tradução livre para o português). O suspense estrelado por Nicholas Hoult, Toni Collette e Kiefer Sutherland ainda não tem data de estreia, mas está previsto para ser lançado no ano que vem. A etapa de fotografia principal do filme está quase concluída, restando menos de 15 dias para ficar pronta.

Montagem de Pedro Pascal e cena de Gladiador.
Montagem de Pedro Pascal e cena de Gladiador. Filmagens de Gladiador 2 devem ser retomadas ainda em 2023.

Outra produção cujas filmagens devem ser retomadas (e terminadas) ainda esse ano é a adaptação para o cinema do livro best-seller É Assim Que Acaba, de Colleen Hoover. A produção estrelada por Blake Lively tem previsão de estreia para 9 de fevereiro do ano que vem. Portanto, é preciso se apressar para que o filme fique pronto a tempo. Contudo, muita gente já especula que devido ao cronograma apertado, é bem possível que a estreia do filme seja adiada em alguns meses.

Saindo dos live-actions e indo para as animações, temos Homem-Aranha: Além do Aranhaverso. A terceira parte da trilogia, iniciada em 2018 com Homem-Aranha: No Aranhaverso, deveria estrear em março do ano que vem. Contudo, já se sabe que isso não será possível. No entanto, os trabalhos de dublagem devem ser retomados ainda esse ano, com o intuito de fazer com que o filme seja lançada ainda em 2024. O interesse da Sony Pictures, produtora e distribuidora da trilogia, de terminar o filme é enorme.

Cena de Homem-Aranha Através do Aranhaverso.
Cena de Homem-Aranha Através do Aranhaverso. As dublagens da terceira parte da trilogia, intitulada Homem-Aranha: Além do Aranhaverso, devem ser retomadas o mais breve possível para que o filme possa estrear ainda em 2024.

Isso porque, a segunda parte da trilogia, intitulada Homem-Aranha: Através do Aranhaverso e lançada esse ano, foi um enorme sucesso de crítica e público, arrecadando quase 700 milhões de dólares em bilheterias e sendo (até agora) o sexto filme mais visto do ano.

Briga por atores

Além desses filmes com previsão de estreia para 2024, os estúdios, produtores e a indústria como um todo também já estão de olho nos filmes com estreia prevista apenas para 2025. Isso porque, a greve afetou enormemente o cronograma de estreias e filmagens. Assim, muita gente prefere ficar de “olho aberto” para não ficar para trás. Ainda mais, levando em consideração que diversas dessas superproduções são estreladas pelos mesmos atores e atrizes.

Pedro Pascal em cena de The Last of Us.
Pedro Pascal em cena de The Last of Us.

Contudo, já se sabe que filmes e séries com produção já iniciada e principalmente em etapa de filmagem devem ter prioridade sobre filmes e séries ainda em etapas iniciais de produção. Dessa forma, Pedro Pascal, por exemplo, deve terminar seu trabalho de filmagem em Gladiador 2 antes de começar a trabalhar na nova temporada de The Last Of Us, cujas filmagens só estão previstas para começarem no início do ano que vem.

Uma coisa é certa, atores, atrizes, diretores, produtores, roteiristas e a indústria do entretenimento norte-americana com um todo terão bastante trabalho nos próximos meses para colocar todo o cronograma de produções e estreias no trilho novamente após quase quatro meses de greve do Sindicato dos Atores e quase cinco meses de greve do Sindicato dos Roteiristas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui