A gigante do mercado de videogames, Electronic Arts, anunciou nessa segunda-feira que encerrou sua parceria de 30 anos com a Federação Internacional de Futebol (FIFA), a entidade máxima do futebol internacional. Com isso, o FIFA 23, que deve ser lançado em setembro desse ano, será o último game da série a utilizar o nome “FIFA” e a ser licenciado pela Federação Internacional de Futebol.

Sede da Electronic Arts em Redwood City, Califórnia.

A partir de 2023, a Electronic Arts (através de sua divisão de esportes, a EA Sports) usará outro nome para seu game futebolístico, que passará assim a ser chamado de “EA Sports FC”. Contudo, o nome deve ser, pelo menos a princípio, a única grande mudança no game, já que a Electronic Arts garante que todos os times, ligas e jogadores que podem ser, atualmente, encontrados no jogo continuarão lá.

Isso porque, a empresa tem acordos vigentes com centenas de entidades, ligas e confederações do mundo todo, o que garante que, mesmo sem o nome FIFA, o game continuará contando com todas as opções de jogadores, times e ligas que ele já possui. Segundo o CEO da empresa, Andrew Wilson, todo o “portfólio exclusivo de licenciamento de mais de 17.000 jogadores, mais de 700 equipes, mais de 100 estádios e 30 ligas nas quais investimos por décadas ainda estará lá, exclusivamente no EA Sports FC”.

O astro da seleção francesa, Kylian Mbappé, deve estampar a capa de FIFA 23, que deve ser lançado no fim do ano.

Enquanto isso, a Federação Internacional de Futebol busca novos parceiros no mercado para lançar novos jogos utilizando o nome FIFA que, segundo o presidente da entidade Gianni Infantino, não deve acabar. Estamos “atualmente envolvidos com as principais empresas de jogos, de mídia e investidores em relação ao desenvolvimento de um novo e importante título de jogo de futebol de simulação da FIFA para 2024”, disse ele.

Infantino foi além e disse que o melhor e único game autêntico FIFA será aquele licenciado pela entidade. “Posso garantir que o único jogo autêntico e real que tem o nome FIFA será o melhor disponível para jogadores e fãs de futebol. O nome FIFA é o único título global original. FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25 e FIFA 26, e assim por diante. O nome FIFA permanecerá para sempre e continuará sendo o melhor”, completou ele.

Parceria longa e de sucesso

A parceria entre a FIFA e a Electronic Arts começou em 1993 com o lançamento de FIFA International Soccer. O primeiro jogo oficialmente licenciado pela entidade máxima do futebol. De um início difícil em que ele era criticado por sua jogabilidade ruim e seus inúmeros bugs, o jogo evoluiu passando a utilizar nomes reais de jogadores e ligas (um dos diferenciais do FIFA em relação a seus concorrentes) e passando a ficar cada vez mais realístico.

Imagem do FIFA International Soccer (1993). Primeiro jogo da franquia.

Com o sucesso, a série de games passou a cultivar uma forte rivalidade com o Pro Evolution Soccer (PES), da Konami. Contudo, com o tempo, o FIFA passou a dominar o mercado deixando o rival para trás que, inclusive, teve que mudar de nome para tentar voltar a ser competitivo no mercado.

EA quer fazer um jogo mais interativo a partir de 2023

Sem as “amarras” do contrato com a FIFA, a Electronic Arts.pretende utilizar a rede de mais de 150 milhões de usuários que ela possui no mundo todo para criar um experiência mais interativa para os jogadores do novo EA Sports FC. A Federação Internacional de Futebol, por outro lado, pretende utilizar essa “liberdade” para criar novos tipos de jogos com o nome FIFA. Jogos que não sejam exclusivamente simuladores reais de partidas de futebol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui