Montagem com personagens do filme Street Fighter – A Última Batalha (1994).
Montagem com personagens do filme Street Fighter – A Última Batalha (1994).

A Legendary Entertainment anunciou que adquiriu os direitos de adaptação para o cinema e para a televisão da famosa franquia de videogames Street Fighter. O estúdio deve agora trabalhar em conjunto com a Capcom, estúdio japonês que criou e é dono da franquia, para desenvolver projetos cinematográficos e televisivos baseados nos personagens e nas histórias de Street Fighter.

Montagem com personagens do filme Street Fighter – A Última Batalha (1994).

A Legendary é uma das grandes produtoras americanas e já desenvolveu diversos projetos em conjunto com alguns dos principais estúdios hollywoodianos. Entre os seus projetos mais famosos, está a trilogia de Batman, dirigida por Christopher Nolan, a franquia Se Beber Não Case e os novos filmes da franquia Jurassic Park. Em 2023, um dos mais esperados filmes do ano, Duna – Parte II, foi produzido pela companhia em parceria com a Warner Bros. Pictures.

Street Fighter: Uma franquia de sucesso

Street Fighter, foi criado pelos japoneses Takashi Nishiyama e Hiroshi Matsumoto e lançado originalmente pela Capcom em 30 de agosto de 1987. O jogo original era protagonizado pelo lutador Ryu. O objetivo de Street Fighter era levar Ryu a vencer um torneio global que ocorria em cinco países e envolvia derrotar 10 lutadores diferentes. O jogo podia ser jogado em dupla, com o outro jogador controlando o personagem Ken Masters, melhor amigo e rival de Ryu. Além de chutes e socos, o jogador podia também executar três golpes especiais que eram criados a partir de uma combinação especial de botões, algo que, aliás, virou padrão em diversos jogos de luta.

Cena do primeiro jogo Street Fighter (1987).
Cena do primeiro jogo da franquia, lançado em 1987.

O sucesso do primeiro Street Fighter, levou ao lançamento de uma continuação do jogo em 1991. Em seus mais de 35 anos de existência, Street Fighter se transformou em uma franquia que já gerou seis continuações e diversos spin-offs e crossovers. Isso sem contar outros produtos como filmes, séries e revistas em quadrinhos. Atualmente, Street Fighter é uma das mais bem-sucedidas franquias da história dos videogames, com mais de 49 milhões de unidades vendidas, e a mais vendida franquia de jogos de luta da história, com mais de 12 bilhões de dólares arrecadados até o momento.

Rebootando a franquia

O que a Legendary Entertainment deve tentar fazer é “rebootar” a franquia inteira, criando novos filmes e séries e deixando de lado o que já foi feito. O produto mais famoso derivado de Street Fighter é o filme Street Fighter – A Última Batalha, protagonizado por Jean-Claude Van Damme e lançado em 1994. A obra é baseada no storyline de Street Fighter II, segundo jogo da série, e acompanha os esforços do Coronel Guile (Van Damme) em sua tentativa de derrubar e prender o General Bison (Raul Julia, em seu último papel para o cinema). Além de Van Damme e Julia, o filme conta também com as atuações de Kylie Minogue, Ming-Na Wen e Damian Chapa, entre outros.

Cena do filme Street Fighter (1994).
Cena do filme Street Fighter (1994).

Dirigido por Steven E. de Souza (que é conhecido por seus roteiros de grandes filmes de ação, mas tem pouca experiência na direção), Street Fighter – A Última Batalha tem uma estrutura caótica e diversos problemas que fizeram com que a crítica especializada odiasse o filme na época de seu lançamento (atualmente o filme tem uma taxa de aprovação de apenas 11% no Rotten Tomatoes). Apesar disso, a obra foi um enorme sucesso de bilheteria, arrecadando quase três vezes mais do que foi gasto em sua produção. Filmado a um custo de cerca de 35 milhões de dólares, o filme arrecadou quase 100 milhões nas bilheterias do mundo todo. Além disso, Street Fighter – A Última Batalha se tornou uma espécie de clássico cult para muita gente.

O sucesso fez com que fosse aventado a produção de uma sequência, que acabou nunca se materializando. Ao invés disso, a Capcom decidiu produzir uma série de animação que durou duas temporadas e que além de continuar a história do filme, apresenta também os mesmos personagens. Além do filme e da série, diversos outros produtos audiovisuais baseados em Street Fighter já foram produzidos, como um longa-metragem de animação lançado em 1994, uma série em anime, lançado em 1995, uma série live-action para a internet, lançada em 2014 e também o famigerado filme Street Fighter: A Lenda de Chun-Li (focado na personagem Chun-Li), lançado em 2019.

Cena do filme Street Fighter: A Lenda de Chun-Li
Cena do famigerado filme Street Fighter: A Lenda de Chun-Li (2019), que foi um enorme fracasso de crítica e público.

A esperança da Legendary Entertainment é usar o poder de atração que a franquia tem entre os fãs de videogame e juntar com o “saudosismo” que o nome “Street Fighter” desperta em muita gente, para assim criar um produto que gere interesse do público geral e, claro, gere também retorno financeiro para a empresa. É fato que um filme bem feito baseado nos personagens da franquia, com certeza atrairia a atenção da maioria dos fãs de cinema. O filme Mortal Kombat, lançado em 2021, está aí para provar isso. Apesar de seus muitos defeitos e de sua arrecadação limitada nas salas de cinema, o filme conseguiu fazer um enorme sucesso nas plataformas de streaming e deve, inclusive, gerar uma continuação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui