Denis Villeneuve realmente não escondeu seu desejo de retornar rapidamente ao universo de Duna. De acordo com o Deadline, Duna 3, terceiro filme da saga, que deve adaptar “O Messias de Duna”, já entrou em fase de pré-produção e tem previsão para iniciar as filmagens nos próximos meses.
Leia também:
Segundo o colunista do Deadline, Baz Bamigboye, a nova produção baseada na obra de Frank Herbert contará novamente com Timothée Chalamet e Zendaya nos papéis principais. Desse modo, as gravações estão programadas para começar durante o verão no hemisfério norte, entre junho e agosto.
Atualmente, Duna 3 encontra-se na fase de pré-produção, mas ainda não há confirmação oficial sobre os locais onde as filmagens ocorrerão. Fontes afirmam que a equipe enfrenta um grande desafio para organizar a agenda do elenco e viabilizar a produção. Os dois filmes anteriores foram gravados em Origo Studios, na Hungria, além de locações na Jordânia e em Abu Dhabi.
Anteriormente, o The Hollywood Reporter indicava que o novo longa da Warner Bros. só começaria a ser produzido em 2026. No entanto, fontes sugerem que as filmagens foram adiantadas para o verão deste ano. Uma possível razão para a mudança seria a disponibilidade na agenda de Zendaya, que já está envolvida nas gravações da nova temporada de Euphoria e deve ter uma participação limitada em Homem-Aranha 4.
Além disso, as filmagens do novo filme não serão breves, devendo se estender por vários meses e passar por diferentes locações em diversas cidades, assim como os dois filmes anteriores. O longo processo de pós-produção também será fundamental para a qualidade final do longa. Além disso, Denis Villeneuve retornará mais uma vez para dirigir a sequência.
Com Denis Villeneuve na direção (A Chegada), a franquia Duna traz um elenco estrelado. Afinal, Timothée Chalamet (Wonka), Oscar Isaac (Ex_Machina), Rebecca Ferguson (Missão: Impossível – Efeito Fallout), Zendaya (Euphoria), Javier Bardem (Skyfall), Josh Brolin (Vingadores: Guerra Infinita), Dave Bautista (Blade Runner 2049) e Stellan Skarsgård (Chernobyl) são alguns dos nomes que fazem parte da produção do primeiro longa.
A saga cinematográfica conta a história da família Atreides, que em Duna: Parte 1 se muda para o hostil planeta Arrakis. O local, coberto por vastos desertos, é essencial para o império galáctico, pois é a única fonte da especiaria Melange, substância valiosa com múltiplos usos, incluindo viagens interestelares e consumo recreativo.
Enquanto isso, Duna: Parte 2 dá continuidade à trajetória dos Atreides, focando na luta pela sobrevivência em Arrakis. Assim, Paul Atreides (Timothée Chalamet) passa a viver entre os Fremen, povo nativo do planeta, desenvolvendo suas habilidades de clarividência e aprofundando seu relacionamento com Chani (Zendaya). Enquanto isso, ele e seus aliados buscam vingança contra o Imperador e a Casa Harkonnen, responsáveis pelo golpe de estado contra sua família.
A sequência também trouxe novos nomes ao elenco. Entre eles, Christopher Walken (O Franco Atirador), Florence Pugh (Viúva Negra), Léa Seydoux (007 – Sem Tempo Para Morrer), Austin Butler (Elvis), Souheila Yacoub (The Braves) e Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha).
No terceiro livro da série, Paul Atreides governa como Imperador há 12 anos. Ao assumir o papel de messias para os Fremen, ele desencadeia uma jihad que expande seu domínio por grande parte do universo. No entanto, apesar de seu poder, ele não consegue conter os excessos do movimento religioso que ajudou a criar.
Com 92% de aprovação no Rotten Tomatoes, Duna: Parte 2 se consolidou como um grande sucesso de público e crítica. Afinal, o filme arrecadou US$ 714,6 milhões mundialmente, tornando-se a sexta maior bilheteria de 2024.
Por fim, os dois primeiros filmes da franquia, Duna (2021) e Duna: Parte 2 (2024), estão disponíveis na plataforma de streaming Max. Já Duna 3 ainda não tem previsão de estreia.